8 dicas para escolher um software para agência de turismo receptivo

Lembra quando, para reservar um simples passeio para seus clientes, você precisava sair ligando para os fornecedores, um a um?

E para pagar as faturas, então? Sempre uma luta!

Felizmente, o turismo evoluiu com as novas tecnologias e acompanhou o perfil cada vez mais digital do consumidor. Por isso, vale conhecer as opções de software para agência de turismo receptivo. 

Antes de mais nada, turismo receptivo engloba tudo que é feito para receber e cuidar do turista que chega ao destino. Por exemplo, o serviço de traslado do aeroporto para o hotel ou o city tour. Assim como os outros produtos turísticos, tais como aéreo e hospedagem, também é possível reservá-los e pagá-los virtualmente. 

Isso facilita de forma substancial a vida do empreendedor de turismo. E, com o objetivo de agregar vários fornecedores em um lugar só para visualizar opções, nada mais eficiente do que implantar um software para agência de turismo receptivo em sua empresa. 

Software para agência de turismo receptivo - o que é?

De modo geral, trata-se de um sistema on-line de reservas que possibilita a contratação de excursões, passeios, atrativos e traslados. A plataforma, baseada em  sites e aplicativos intuitivos, viabiliza consulta e reserva de serviços, além de permitir o controle das vendas e pagamentos. 

Por ela, é possível, por exemplo, acompanhar todo esse movimento por meio de gráficos e relatórios. E como estas plataformas funcionam?

Pelo modelo de assinatura mensal, chamado sistema SaaS (Software as a service).

A boa notícia é que, para usar essas ferramentas, não é necessário ter experiência anterior ou alguma formação técnica. Como esse tipo de e-commerce é de fácil utilização, a própria pessoa pode configurar sua hospedagem. Além disso, customiza layout, inclui produtos, paga vendas, estrutura as estratégias de marketing e gerencia pagamentos. 

Um conceito relacionado a essa informatização do mercado turístico é turistech. Trata-se de uma empresa que oferece produtos e serviços de turismo com base na atuação digital. Em outras palavras, uma fintech de turismo.

Para exemplificar, quando o cliente acessa esse tipo de software, escolhe os serviços que deseja e paga por eles. Tudo sob medida. Ah, e com a mesma segurança e acolhimento de um ambiente físico. 

Motivos para implantar um software em sua agência

Primeiramente, a empresa ganha ao ampliar sua presença nos meios digitais. Outra vantagem é incrementar seus canais de venda e reserva, uma vez que a plataforma conecta a empresa aos parceiros em um ambiente só.

Na prática, isso melhora o atendimento, otimiza o fluxo de vendas e, consequentemente, a rotina de operações. 

Também constituem como razões para implantar um software para agência de turismo receptivo: 

  • Melhoria do sistema de serviços 
  • Prospecção de novos clientes 
  • Gestão simplificada e eficiente 
  • Processos automatizados e informações centralizadas 
  • Segurança no arquivamento de dados e informações 
  • Facilidade em reunir o cadastro do cliente e analisar seu perfil para oferta de produtos personalizada

Em suma, um software para agência de turismo receptivo otimiza a gestão e melhora seu relacionamento com o cliente. Mesmo porque melhora sua experiência de viagem. 

O que considerar ao escolher um software para sua agência

Apesar dos vários benefícios que um software para agência de turismo receptivo oferece, é preciso que a gestão da empresa identifique aquele que melhor se encaixa em suas necessidades. Logo, é importante analisar determinadas especificações, a saber:

1 - Valores e planos de pagamento

Em primeiro lugar, você precisa escolher um software para agência de turismo receptivo que caiba no seu orçamento. Se for o caso, opte por uma plataforma de planos mais simples ou que ofereça planos de entrada, conforme as vendas forem aumentando, você pode fazer um upgrade

2 - Limite de acessos

Ainda na linha da velocidade, seu software para agência de turismo receptivo deve ter uma boa limitação de acessos. Além disso, estes acessos devem corresponder ao seu movimento real e leque de produtos ou serviços disponibilizados. 

3 - Estratégias de marketing 

Marketing digital para agências de turismo receptivo

O marketing digital é vital para qualquer negócio on-line. Sendo assim, o software deve usar técnicas de SEO para angariar tráfego orgânico e otimizar os mecanismos de busca. Ainda, ser integrado às plataformas de vendas, como Facebook Ads e Google Analytics para anúncio de produtos. Inclusive, você pode adicionar por meio de plugins

4 - Atualizações 

O software para agência de turismo receptivo escolhido deve ter uma equipe responsável pelas atualizações e manutenções. Não esqueça de verificar esse item para não ficar na mão quando mais precisar.

5 - Layout customizado

O software deve ter a cara da sua empresa, então, entre suas funcionalidades, deve haver a de customização. Assim, você poderá inserir banners com sua marca, dar destaque a produtos ou divulgar promoções. 

Ainda neste sentido, a plataforma também deve ter espaço para conteúdo institucional. Isso é importante para que o cliente conheça sua empresa e tenha confiança em você. Outro aspecto importante é permitir a interação com o cliente, tanto para questionamentos como perguntas frequentes. 

6 - Facilidade de pagamento

Um ambiente virtual de reservas certamente deve disponibilizar facilidades de pagamento ao cliente. Não só isso, como também segurança e integração com plataformas mais aplicadas no mercado. 

7 - Ferramentas de desconto

Ao escolher um software para agência de turismo receptivo, além da customização de layout, verifique se há possibilidade de inserir, por exemplo, cupons de desconto.

8 - Velocidade

Poucas coisas irritam tanto quanto um sistema lento, já percebeu? E esse é um fator que leva à perda de negócios. Por isso, verifique se o site é rápido, responsivo e fácil de navegar.

Em suma, é importante que você, ao implantar um software para agência de turismo receptivo, tenha loja online customizada, acesso a motores de reservas, programas de afiliados e aplicativos de check-in.

Por fim, é importante também que haja presença nas redes sociais, uma vez que são canais por onde você pode atender demandas do seu público.

Solução inteligente de gestão 

Diante de tudo que falamos até aqui, concluímos que um software para agência de turismo receptivo consiste em solução de gestão com benefícios tanto para a empresa quanto para os clientes

Com essa ferramenta, o gestor de turismo promove vendas de serviços, controla comissões, gere sua empresa como um todo, além de fomentar sua marca por meio de ações de marketing. 

Veja, na prática, o que outros empreendedores do turismo receptivo levaram em conta na hora de escolher o software para seus negócios, e se precisar de uma ajuda, conte com a gente.

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

A nossa retrospectiva sobre 2020

          E chegamos ao final de 2020… Ufa, foram muitos momentos para chegar até aqui e nada mais que justo fazer uma retrospectiva sobre o nosso 2020. Assim como muitas empresas, apostamos todas as nossas fichas e metas para que esse ano o Paytour pudesse expandir mais ainda, porém veio a […]

LEIA MAIS →

Está com dúvidas no Sistema? Fala com a gente!

Certamente você já conhece a Islaine, a nossa colaboradora da área do sucesso do cliente. Ela está em nossa equipe para melhor atendermos os nossos usuários, estando apta a tirar todas as suas dúvidas, te ajudar com algum possível problema, receber elogios ou sugestões de melhorias quando você entrar em contato conosco. Dentre suas funções, ela […]

LEIA MAIS →

Conheça as novas colaboradoras da nossa equipe comercial!

A nossa equipe está crescendo e quem mais se beneficia com isso é você. Dayane e Juliana são as mais recentes integrantes do Paytour que entraram em nosso time para contribuir na apresentação do sistema aos novos clientes, mostrando todas as vantagens de ter uma loja virtual de turismo gerenciada por nosso sistema. Para isso, […]

LEIA MAIS →

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Suporte

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour

Vende passeios, atividades ou atrativos turísticos?