Política de privacidade

Atualizada em 1º de agosto de 2021

Seja bem-vindo à Paytour!

No exercício de nossas atividades, fornecemos uma licença de uso no formato de Software As a Service - SaaS (software como serviço) de um sistema de vendas e reservas para o Turismo Receptivo, Passeios, Excursões, Atrativos Turísticos, Atividades de Esporte e Lazer.

Através de nossa plataforma, você tem acesso a uma série de funcionalidades (canais de vendas, financeiro, marketing e gestão) que permitem a melhor gestão do sistema de reservas para o seu negócio.

Em nossa atuação comercial, temos como premissas a ética, as boas práticas do mercado e o respeito à lei. Tudo isso para garantir a segurança para os nossos clientes e usuários.

O intuito deste documento é esclarecer como são tratados os dados por nossa plataforma. Por isso, vamos esclarecer quais informações são coletadas dos Clientes de nossa plataforma e canais vinculados; bem como que forma esses dados são manipulados e utilizados. 

Assim, através desta política de privacidade, todos os usuários do sistema e dos canais vinculados são informados sobre:

  1. Quais dados são tratados pela Paytour;
  2. Quais as finalidades do tratamento e por quanto tempo esses dados permanecem com a Paytour;
  3. Com quem esses dados podem ser compartilhados;
  4. Quais os direitos dos Clientes em relação ao tratamento dos dados;
  5. Qual é o canal a ser utilizado pelos Clientes para o exercício dos direitos assegurados pela Lei nº 13.709/2018, também conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Outras políticas, notificações e informações poderão ser informadas aos Clientes em relação às atividades de tratamento com seus dados pessoais.

Para a finalidade desta política, serão considerados Clientes todos os usuários do sistema (“software”) da Paytour, bem como pessoas físicas ou jurídicas que solicitarem contato da Paytour para fins comerciais ou institucionais, além das demais disposições listadas no tópico “definições do cliente” deste Instrumento.

Caso não concorde com os termos deste Instrumento, é importante que interrompa qualquer tipo de uso de nossos softwares, sistemas, ferramentas e sites; bem como não insira qualquer informação de dados pessoais em nossas ferramentas automáticas de captura de informações.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo endereço de email ajuda@paytour.com.br. Será um prazer lhe orientar. 

Boa leitura!

CONTROLE E RESPONSABILIDADE SOBRE OS DADOS

A Lei nº 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados) detalha dois principais agentes e suas responsabilidades em relação aos dados:

  1. Controlador: é a empresa que controla os dados. É responsável pela coleta e utilização dos dados conforme permissão do titular e de acordo com as finalidades da lei. Considerado pela lei como responsável primário pelos dados. De forma simples, é quem é responsável pelo que será feito (“tratamento”) com os dados.
  2. Operador: é a empresa que o controlador utiliza para realizar operações de tratamento específicas com os dados, tais como armazenar e processar os dados pessoais coletados. O operador é considerado pela lei como responsável secundário pelos dados. De forma simples, ela executa o que o controlador decide sobre o que será feito (“tratamento”) com os dados.

A Paytour, enquanto licenciadora do produto “Sistema Paytour” para os seus clientes em geral, bem como seus canais vinculados, é considerada como:

  • Controladora, para os dados dos seus clientes diretos (“licenciados”, aqueles que são assinantes do sistema Paytour), tais como agências, empresas de receptivos, empresas de esporte e lazer, entre outras; leads alimentados diretamente pelas redes sociais e site da Paytour, bem como os usuários das redes sociais e sites da Paytour;
  • Operadora, para os dados alimentados por meio dos canais integrados ao seu sistema; como para os dados alimentados diretamente nos sites, redes sociais ou páginas de captura dos Licenciados da Paytour.

Portanto, caso você tenha utilizado os serviços da Paytour como usuário final (cliente do licenciado Paytour) e considerando o formato de SAAS da nossa plataforma, é importante que o seu exercício de direitos enquanto titular se dê perante o Controlador (licenciado Paytour), visto que a Paytour é mera operadora de tais dados.

Por exemplo, caso você    tenha adquirido ingressos para um passeio pelo site “Passeios ABC” e queira realizar o meu exercício de direitos enquanto titular de dados, e essa empresa utiliza o sistema Paytour para gerenciamento das atividades, você deverá procurar diretamente a “Passeios ABC” para o exercício de seus direitos.

Assim, se você é titular de dados pessoais, observe a seguinte orientação para melhor exercício dos seus direitos.

Definições de Cliente

Para as finalidades desta política de privacidade, o termo Cliente, quando escrito em letra maiúscula, deverá contemplar:

  • Usuários do sistema (ou lojistas): qualquer pessoa física ou jurídica que tenha acessado por meio de uma assinatura do software ou que tenha se cadastrado no produto Paytour;
  • Clientes dos usuários (ou clientes finais): pessoa jurídica e física responsável pela contratação das soluções dos usuários dos sistema Paytour. São os que utilizam os serviços de nossos licenciados.
  • Usuários dos canais: pessoa física ou jurídica que acesse os canais digitais vinculados ao Software Paytour;
  • Outros casos: pessoas físicas ou jurídicas que solicitarem contato ou auxílio da Paytour para fins comerciais ou institucionais, ou, de qualquer maneira, incluírem nos materiais de marketing digitais disponibilizadas pela Paytour em seus sites e redes sociais. Ex: participação em processo de recrutamento de talentos, solicitação de parceria, participação em eventos patrocinados pela Paytour, etc.

Essa classificação não significa que os dados são tratados de forma genérica e indiscriminada pela Paytour. Respeitamos todas as disposições específicas sobre o tratamento dos dados e os direitos dos seus titulares.

Coleta de dados pessoais

No Paytour e nos canais vinculados, as informações são coletadas das seguintes formas:

Informações fornecidas pelo usuário

Coletamos informações de identificação pessoal via preenchimento de formulários para utilização do sistema e site da Paytour, para contato comercial, download de materiais, participação em eventos, preenchimento de dados em landing page, preenchimento de dados em ferramentas de avaliação de situação do marketing, candidatura em processos seletivos. Eventualmente, a solicitação dessas informações pode resultar em contato direto da Paytour por email, telefone ou aplicativos de mensagem instantânea (WhatsApp, Telegram, etc.). 

Informações de navegação (cookies)

Os cookies são pequenos arquivos de texto hospedados em seu computador pelos sites que você acessa. Eles permitem que certas funções de um site funcionem ou que funcionem de modo mais eficiente. Abaixo descrevemos os tipos cookies que podem ser utilizados pela Paytour e o motivo da sua utilização:

  • Cookies de terceiros: Podem ser inseridos pelo controlador dos dados para que ferramentas parceiras acessem as informações. Ex.: Cookies de Facebook e Instagram para campanhas de marketing.
  • Cookies de sessão: Podem ser usados para manter os usuários logados dentro do Software Paytour.
  • Cookies para registro de UTM: Podem ser usados para envio dos dados de UTM nas conversões dos canais.

A maioria dos navegadores de internet permite algum tipo de controle de cookies por meio das configurações pessoais, em “Gerenciar cookies”.

Atente ainda que lojistas (“Clientes Paytour”) podem instalar plugins de terceiros, que poderão capturar e usar cookies para outras finalidades que não são de responsabilidade da Paytour.

Atente que a utilização dos nossos sites somente deverá ser efetivada se você consentir de forma direta, expressa e inequívoca com a nossa política de cookies, disponível nesta política de privacidade.

Histórico de contato

São armazenadas informações a respeito de todos os contatos já realizados com Clientes da Paytour. 

A Paytour poderá coletar os seguintes dados pessoais de seus Clientes:

  • Dados coletados: Nome, endereços, números de telefone e whatsapp, endereço de e-mail, perfil de redes sociais, o que deseja obter com a Paytour, quando deseja ter o sistema e como deseja ser contatado.
  • Cliente: Usuários dos canais (Leads)
  • Como é capturado: Visita às redes sociais da Paytour, E-mail p/ Paytour, Formulários no Software e site, Mensagens instantâneas para Paytour.

  • Dados coletados: CNPJ, dados do titular, dados dos responsáveis pelo atendimento e pelo financeiro, endereço, informações comerciais, informações de disponibilidade para agendamento, fotos, vídeos, informações institucionais e conteúdo customizado de produção, histórico de pagamentos, histórico de mensagens, dados de pagamentos.
  • Cliente: Usuários do sistema
  • Como é capturado: E-mail p/ Paytour, Formulários do Software, Mensagens instantâneas para Paytour, telefonema, cadastros dentro do software, redes sociais e ferramentas de comunicação controladas pela Paytour.

  • Dados coletados: Organização ou empresa a qual pertence, área de operação da empresa, posição, título, cargo ou setor de trabalho, autorização para recebimento de comunicações de marketing, endereço da conta no Instagram e redes sociais.
  • Cliente: Outros casos
  • Como é capturado: E-mail p/ Paytour, Formulários, Mensagens instantâneas e telefonema para a Paytour.

  • Dados coletados: Link de acesso a currículo ou portfólio, formação, conhecimento em outras línguas, histórico profissional passado.
  • Cliente: Outros casos (candidatos a processos seletivos na Paytour)
  • Como é capturado: Inscrição em processos seletivos da Paytour, e-mail p/ Paytour, Formulários, Mensagens instantâneas e telefonema para a Paytour.

As informações coletadas dos clientes dos usuários (usuários finais)  são padrão da plataforma (Nome, CPF, e-mail e telefone) e são capturados de cada cliente que conclui uma reserva. Estes dados são disponibilizados exclusivamente para o lojista em seu painel administrativo, não sendo compartilhado com nenhuma outra loja Paytour. Em determinadas situações, dependendo da atividade desenvolvida,  poderão ser solicitadas informações adicionais aos usuários finais, que serão de responsabilidade única e exclusiva dos solicitantes. 

Portanto, atente aos termos de uso e políticas de privacidade e sigilo próprias da empresa no ato de contratação de serviços de qualquer empresa que utilize o sistema Paytour.

Os dados de cartão de crédito não são armazenados pelo Paytour. Eles são criptografados e submetidos para a operadora de pagamento em tempo real no momento do processamento do pagamento. A operadora nos retorna apenas a informação do status da transação, aprovando ou não o pagamento. Junto com o ID da transação é retornada a informação dos últimos 4 dígitos do cartão de crédito utilizado na transação, que são as únicas informações disponibilizadas para a Paytour.

Note que em certas situações, como na prospecção de relacionamento com os Clientes ou em cumprimento às boas práticas e à regulação anticorrupção, a Paytour também pode obter seus dados pessoais de outras fontes, como em sites públicos ou por meio de provedores de verificação de antecedentes, em estrita conformidade com as leis de proteção de dados e regulamentos aplicáveis.

PROCESSAMENTO DE DADOS

Os dados pessoais podem ser processados de forma impressa ou em formato eletrônico automático e através de correios, e-mail, telefone, fax e qualquer outro canal eletrônico.

TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Paytour realiza as atividades de tratamento de dados de Clientes, de maneira transparente e para finalidades lícitas e específicas, conforme apontadas abaixo:

  • Permitir a necessária execução do contrato de licenciamento de software firmado com os seus clientes;
  • Para permitir a navegação no sistema Paytour, incluindo análises agregadas ou não de comportamento de Clientes, a identificação de problemas e realização de melhorias na plataforma, a personalização de recursos e o monitoramento de segurança;
  • Para permitir a prestação dos serviços oferecidos pela Paytour, como realização de cadastro, viabilização de transações, permissão e viabilidade de execução de contratos;
  • Para atender a solicitações e contatos, receber reclamações, apurar denúncias ou responder a requisições dos Clientes e outros sujeitos envolvidos na operação;
  • Para estabelecer contato entre a Paytour e os Clientes, inclusive para garantir o adimplemento de obrigações;
  • Para permitir a prestação de assistência e serviços acessórios, eventualmente relacionados aos contratos estabelecidos com os Clientes;
  • Para realizar a gestão de relacionamento com os Clientes, inclusive através de comunicação pelos meios disponíveis, marketing direto, publicidade e ações promocionais;
  • Para fins de marketing e publicidade dos serviços da Paytour, incluindo publicidade direcionada conforme perfil de comportamento, consumo e/ou localização;
  • Para permitir a participação em eventos promovidos ou patrocinados pela Paytour;
  • Para permitir a participação em processos seletivos para a Paytour;
  • Para realizar pesquisas de satisfação ou de outra natureza;
  • Para verificação da identidade do Cliente;
  • Para o exercício legal de direitos da Paytour, inclusive em contratos e processos judiciais, administrativos ou arbitrais, bem como para cumprimento das obrigações legais;
  • Para preparar respostas a autoridades no âmbito de processos judiciais ou administrativos, em cumprimento de deveres legais, regulatórios ou quaisquer outros licitamente exigíveis à Paytour, ou em defesa de seus direitos e interesses legítimos; e
  • Para a realização de atividades de prevenção contra fraude e atividades ilícitas, incluindo medidas para proteção da Paytour, de Clientes e/ou de terceiros.

A Paytour se compromete a manter os dados pessoais conforme o necessário para realizar os propósitos apontados acima e realizar o descarte dos dados pessoais sempre que possível e segundo possa ser razoavelmente exigido, em atendimento ao disposto na legislação nacional de proteção de dados. 

Caso o Cliente tenha dúvidas sobre as práticas de retenção e descarte de dados pessoais pela Paytour, poderá contatar o canal de comunicação com titulares de dados pessoais pelo endereço de e-mail: ajuda@paytour.com.br.

O consentimento eventualmente fornecido por você para outras atividades não relacionadas com a prestação de um serviço específico solicitado pode ser revogado a qualquer momento. Com a revogação do consentimento, os dados não poderão mais ser tratados para as referidas finalidades, embora possam ser ainda tratados para a proteção dos interesses da Paytour.

DADOS SENSÍVEIS E DE MENORES

No exercício das suas atividades, a Paytour - em regra - não realiza o tratamento de dados sensíveis (art. 5º, II, da LGPD) ou dados de menores e incapazes. Quando necessário, o tratamento seguirá as disposições legais.

Atente que para a efetiva prestação de serviços, em determinados casos os Usuários da Paytour podem coletar dados de menores. Caso necessite informar qualquer desses dados, observe as políticas de privacidade da empresa contratante.

Sobre os dados sensíveis (dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural), caso a Paytour necessite – por algum motivo específico e determinado – realizar o tratamento de tais dados, garantimos o cumprimento aos requisitos e limitações elencadas nos artigos 11 a 13, da LGPD.

Havendo a inclusão de forma equivocada de dados com tais características em nosso sistema, por meio das ferramentas de captura, nos comunique imediatamente, para adoção dos procedimentos cabíveis.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS 

A Paytour poderá compartilhar seus dados pessoais com terceiros apenas no limite do que for estritamente necessário para a realização das finalidades listadas no presente termo e conforme uma ou mais hipóteses listadas a seguir:

  • Caso o terceiro em questão seja uma das controladoras, subsidiárias ou afiliadas da Paytour;
  • Caso o terceiro em questão seja um prestador de serviços ou parceiro comercial, realizando tratamento de dados pessoais em nome e no interesse da Paytour, como seu operador de dados pessoais ou como controlador, mediante estrita observância da legislação aplicável;
  • Caso o terceiro em questão seja um órgão ou entidade pública oficial, autoridade regulatória, policial ou governamental, solicitando informações legitimamente no contexto de fiscalizações, auditorias, processos ou procedimentos legais regulares e que constituem obrigações jurídicas vinculantes à Paytour, ou quando sejam razoavelmente necessárias para proteger os direitos da Paytour, de Clientes e/ou de terceiros; e
  • Quando a Paytour tiver obtido o livre, inequívoco e expresso consentimento do Cliente para o compartilhamento de dados.

A Paytour também se compromete a não alugar, vender ou tornar públicas informações pessoais, excetuando-se os casos listados acima. Ressalte-se que, para fins de pesquisa ou estatística, a Paytour pode divulgar a terceiros sua informação anônima, desde que não contenha dados pessoais.

A Paytour, na prestação dos seus serviços, poderá necessitar de serviços de terceiros, que serão meros operadores dos dados. Nestes termos, os seus dados poderão ser compartilhados com as seguintes empresas, com as finalidades estritas abaixo delimitadas:

  1. Em caso de sucessão empresarial (fusão, incorporação, aquisição);
  2. Para a instituição responsável pelo fornecimento e processamento de transações com cartão, incluindo atividades com máquinas de cartões;
  3. Para a assessoria contábil e financeira empresarial;
  4. Para a assessoria empresarial em tecnologia da informação;
  5. Para a agência de publicidade e marketing, com o objetivo de realizar ações de marketing, comunicação e publicidade institucional, de eventos e de parceiros;
  6. Para empresas prestadoras dos serviços de atendimento e suporte ao cliente;
  7. Para a empresa de recorrência de cobranças e pagamentos (emissão de boletos e notas fiscais);
  8. Para plataformas de assinatura eletrônica de contratos;
  9. Para a empresa prestadora dos serviços de armazenamento de dados em nuvem;
  10. Para a empresa prestadora dos serviço consultoria e assessoria jurídica;
  11. Para a empresa prestadora dos serviços de desenvolvimento web e programação;
  12. Para entidades governamentais e regulatórias, quando necessário;
  13. Para empresas e instituições que sejam essenciais para o desenvolvimento das atividades da Paytour, dentro dos limites da LGPD. 

Atente que a Paytour poderá utilizar empresas que realizem tratamento de dados fora do território nacional. Embora estes países possam ter níveis de proteção de dados diferentes, adotaremos a proteção contratual na defesa da confidencialidade, integridade e segurança da informação dos nossos dados e seus titulares.

Sobre o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais

Ao clicar nos botões de compartilhamento de conteúdo nas mídias sociais disponíveis em nossas páginas, o usuário estará publicando o conteúdo por meio de seu perfil na rede selecionada. A Paytour não tem acesso ao login e senha dos usuários nessas redes, nem publicará conteúdo em nome do usuário sem que ele realize esta ação.

SEGURANÇA E LOCAL DE TRATAMENTO

A Paytour se responsabiliza pela adoção e manutenção de medidas razoáveis de segurança, técnicas e administrativas para prevenção de tratamento irregular ou ilícito dos dados pessoais dos Clientes, inclusive hipóteses não autorizadas de acesso, destruição, perda, alteração ou comunicação dos dados. 

Todos os empregados da Paytour estão sujeitos a obrigações de confidencialidade. Além disso, a Paytour atualiza e testa, conforme as boas práticas, seus sistemas de segurança com a finalidade de proteger seus dados pessoais. 

Utilizamos as seguintes práticas de segurança da informação em nossa empresa, com a finalidade de proteger os seus dados pessoais:

  • Armazenamento em nuvem (PAAS), que garante redundância e recuperação de dados em caso de falha);
  • Gestão de DNS por meio do Registro.Br.
  • Armazenamos todas as senhas do nosso sistema utilizando os mais avançados algoritmos de hash.
  • Não armazenamos números de cartão de crédito em nosso banco de dados.
  • Utilizamos certificação digital (HTTPS) através da Let's Encrypt em todos os nossos sites e em todos os nossos softwares.
  • Controles de acesso ao banco de dados: usuários apenas com permissão de acesso para leitura dos dados, com proteção de hierarquia de acesso. 
  • Permissão de acesso aos dados completa somente pelo nosso DPO.
  • O acesso à nossa infraestrutura de software é restrito, liberado apenas de forma pontual aos desenvolvedores da aplicação.
  • Implementamos log de boa parte das ações realizadas pelos usuários com acesso aos nossos softwares, podendo ser rastreadas e auditadas.
  • Ademais, estamos em constante aprimoramento, buscando a implementação de boas práticas de segurança da informação, diante das inovações tecnológicas existentes.

No entanto, embora a Paytour trabalhe com boas práticas de proteção e segurança, nenhum serviço web possui 100% de garantia contra invasões e não deve haver responsabilização caso isso ocorra.

EXERCÍCIO DE DIREITOS DE TITULAR DE DADOS

A Paytour garante o cumprimento à Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD), assegurando o cumprimento aos princípios e fundamentos legais no tratamento de dados e a garantia dos direitos aos seus titulares.

Nos termos do art. 41 da LGPD, o Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (DPO) é Waldson Patrício do Nascimento Leandro. O contato com o Encarregado deverá ser realizado pelo seguinte e-mail: waldson@paytour.com.br.

Os seguintes direitos do titular de dados pessoais poderão ser exercidos a qualquer momento, em conformidade com a legislação aplicável, pelos Clientes mediante solicitação:

  • Confirmação da existência de tratamento dos dados pessoais;
  • Acesso aos dados pessoais;
  • Correção de dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD;
  • Portabilidade dos dados pessoais para outro fornecedor de um serviço ou produto, sujeito à regulamentação da autoridade nacional;
  • Apagamento ou anonimização dos dados pessoais tratados com base no seu consentimento, exceto quando a lei autorizar a manutenção destes dados por outro fundamento;
  • Informações sobre as entidades públicas e privadas com as quais a Paytour tenha realizado o uso compartilhado dos seus dados pessoais;
  • Informações sobre a possibilidade de não dar consentimento ao tratamento dos seus dados pessoais e sobre as consequências de tal ação; 
  • Revogação do seu consentimento, quando o tratamento tenha sido feito com base no consentimento do titular.

A Paytour facilitará o exercício de direitos pelos titulares de dados, sempre que possível e nos termos da lei. A Paytour possui um canal de comunicação específico para gerenciar as comunicações com titulares de dados e possibilitar o exercício de direitos. 

Os Clientes poderão fazer qualquer reclamação, solicitação ou pedido de informação relacionado ao tratamento de seus dados pessoais, inclusive para o exercício dos direitos de titular de dados indicados no presente termo e garantidos pela legislação nacional, através do e-mail dpo@paytour.com.br pelo seguinte endereço ou outros canais disponíveis, aos cuidados do Encarregado de dados da empresa (DPO):

Chat: área administrativa da loja

Telefone: (11) 4210-4930

Endereço: Av. Lima e Silva, 76, Sala 4 - Seahub - Lagoa Nova, Natal - RN, CEP n. 59.075-710

Quando o Cliente entrar em contato com a Paytour para o exercício de seus direitos de titular, a Paytour poderá coletar informações para fins de confirmação da identidade do titular de dados, na medida de seu interesse e sua segurança.

Em caso de qualquer incidente de segurança com nossos dados, por favor, entre imediatamente em contato pelo e-mail dpo@paytour.com.br.

ATUALIZAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A presente política de privacidade poderá ser atualizada periodicamente, sendo as alterações consideradas como de aplicação e vigência imediata, exceto em caso de comunicação em contrário enviada pela Paytour. 

A Paytour tomará medidas razoáveis para comunicar os Clientes acerca das atualizações nos termos desta política. Também recomendamos visitar periodicamente esta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações. 

Qualquer dúvida em relação à nossa política de privacidade pode ser esclarecida entrando em contato conosco através do e-mail ajuda@paytour.com.br.

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