Você sabe o que é uma turistech? Saiba mais sobre esse novo conceito!

Ao ler o termo "turistech" possivelmente você será remetido ao termo "fintech", por exemplo. Pois bem, saiba que uma coisa tem tudo a ver com a outra.

As turistechs surgiram da necessidade de informatizar o mercado turístico, inclinando esse setor para atualizações necessárias.

Contudo, não é apenas isso. Existe uma série de fatores que devem ser corelacionados para que se entenda esse novo conceito.

Neste artigo nós vamos explicar, de forma objetiva, o que é uma turistech. 

Além disso, vamos falar sobre uma das maiores turistechs do Brasil na atualidade, que somos nós, o Paytour.

Continue lendo!

O que é uma turistech?

Uma turistech nada mais é que uma empresa que oferece produtos e serviços turísticos, mas que têm uma base de atuação majoritariamente digital. Ou seja, elas são basicamente fintechs de turismo.

Mas, além disso, o objetivo da existência de uma turistech é aproximar o cliente do turismo à medida que melhora sua experiência.

Como se sabe, até não muito tempo atrás, "turistar" era um tanto quanto complicado.

Desde a escolha de um pacote de viagens correto até o embarque para o destino, o turista passava por vários transtornos.

Com a informatização, esse cenário caótico mudou. Hoje, é possível planejar toda uma viagem a partir de um smartphone, sem nenhum encargo a mais.

Devemos ressaltar também que a pandemia impulsionou a criação de turistechs no Brasil e no mundo.

Afinal, o período evidenciou a necessidade de se ter ainda mais soluções digitais no mercado turístico e na economia como um todo.

Como funciona esse tipo de empresa?

Como funciona uma turistech?

Assim como qualquer outro tipo de empresa tecnológica, as turistechs têm como base sites e aplicativos intuitivos.

Por meio dessas plataformas, os clientes dessas empresas conseguem acessar, escolher, fechar a compra e pagar pelos serviços escolhidos.

E o mais legal de tudo isso é que o ambiente virtual é tão seguro quanto o físico, oferecendo também bastante acolhimento aos turistas.

As turistechs têm também bastante presença nas redes sociais, por onde atendem demandas do seu público.

O peso das turistechs no mercado atual

Como já deu para notar até aqui, há um grande valor envolvendo as turistechs.

Um grande diferencial dessas empresas, que ainda não citamos, é também a sua "leveza".

Ao entrar no ambiente de uma turistech, você pode notar o ar descontraído e as informações fluidas, desapegadas de burocracias desnecessárias que antes eram uma praxe para toda empresa.

Isso acaba trazendo o novo conceito de empresas modernas para o turismo, fomentando esse setor no Brasil e no mundo.

Afinal, ao encontrar facilidades para acessar os serviços de turismo, o potencial viajante pode finalmente ser convencido a consumi-los.

A grandeza das fintechs em números

Para se ter uma ideia da potência das empresas de tecnologia, basta dizer que em 2020, em plena pandemia, esse setor cresceu 34% no Brasil.

Esses resultados falam de várias formas, sobretudo no que diz respeito ao aumento na demanda de negócios digitais nos últimos tempos.

As turistechs, incluídas nesse setor, fazem a roda do mercado turístico, que traz ainda mais potencial, girar com mais força.

Paytour: uma das maiores turistechs do Brasil

Com certeza você já nos conhece. Mas, você sabia que o Paytour é uma turistech?

Por aqui o nosso foco é oferecer produtos e serviços para alavancar outros negócios no mercado turístico.

Dentre as nossas soluções, destacam-se:

  • Loja online customizada
  • Motores de reservas
  • Programas de afiliados
  • Aplicativos de check-in
  • Entre outros

Essas e outras soluções podem ser utilizadas pelas empresas para as seguintes atividades:

  • Vendas de serviços
  • Controle de comissões
  • Fomento da aparência da marca
  • Ações de marketing
  • Gestão da empresa como um todo (relatórios operacionais e financeiros)
  • Entre outros

Com os serviços do Paytour, os players do setor turístico não precisam criar uma turistech propriamente dizendo. Basta nos contratar que fazemos todo o serviço pesado!

Prêmios e certificações que já recebemos

Para reafirmar o sucesso do Paytour, vale destacar as premiações e certificações que a empresa vem recebendo recentemente. Veja algumas abaixo:

Todo esse reconhecimento só confirma o direcionamento do Paytour, que aponta para o futuro.

Destaques do Paytour

Além dos prêmios e certificações concedidos, o Paytour também foi destaque em várias ocasiões recentes. Veja em quais na lista abaixo!

  • Palestra ministrada na Abav Expo, a maior feira internacional de turismo. A palestra foi dada pelo nosso CEO, Marcus Borges, e o tema foi: "Vendas online: posicionamento, reputação e presença digital" (Setembro de 2019)
  • Destaque no Mercado & Eventos por causa da implantação da LGPD na nossa plataforma, e pelo webinar acerca do impacto da proteção de dados no turismo, que teve como destaque a utilização de uma linguagem clara e objetiva (Agosto de 2021)
  • Convite para participar do maior Encontro de Tecnologia e Inovação da América Latina, o Rio Innovation Week, em um painel no Espaço Turistech Zone (Janeiro de 2022)

Além de todos esses destaques exclusivos, temos uma ótima avaliação no Capterra, um dos principais sites de avaliação e seleção de softwares do mundo.

FEMPTUR: uma ótima oportunidade para as turistechs

FEMPTUR 2022

Entre os dias 21 e 23 de Julho, acontecerá a 8ª edição da FEMPTUR (Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN).

Todos os anos a FEMPTUR traz diversas atividades para o enriquecimento do turismo no Rio Grande do Norte e no Brasil. 

São palestras, apresentações culturais, vivências e imersões com vários temas diferentes.

O evento é também uma grande oportunidade para empresas do setor turístico apresentarem seus produtos e/ou serviços, já que representantes de vários municípios do estado estarão presentes. 

E claro, o Paytour também estará presente com um stand que foi concedido pelo Sebrae-RN, grande parceiro dessa turistech que tem mudado a perspectiva de muitas empresas do setor turístico brasileiro.

A inovação é o que move o mundo, desde sempre

Como você pôde entender ao longo deste artigo, as turistechs representam a inovação tecnológica que chegou ao setor turístico.

E como tudo na história do mundo, o turismo também precisa de ideias inovadoras para crescer.

Todos devem unir esforços no sentido de criar um ambiente para que mais e mais turistechs surjam, facilitando o acesso ao turismo e elevando o número de amantes dessa prática.

Compartilhe esse post
Irineu Júnior
Irineu Júnior
Inovar o turismo, potencializando experiências e transformando resultados.

Outros artigos que separamos para você

Plugins: O que é e como te auxiliam?

         Já imaginou obter mais resultados da sua plataforma? E ter mais informações sobre a sua loja? Então, esse é o momento certo de você ler esse texto. Os plugins irão te auxiliar de diversas maneiras para o seu e-commerce.          Antes de tudo, precisamos explicar para você o […]

LEIA MAIS →

Descubra as 6 principais tendências do mercado turístico para os próximos anos

Neste artigo você vai entender como e porque 6 das principais tendências do mercado turístico atual estão moldando esse setor.

LEIA MAIS →

Fique por dentro das tendências para o turismo em 2020

Como sabemos, 2020 está chegando e com isso muitas mudanças podem acontecer no que refere as preferências dos turistas em sua jornada de compra, escolha dos destinos e afins. Dessa forma, levantamos alguns tópicos vistos como tendências para o turismo no ano que virá. Para que você fique ligado e possa ser mais assertivo em […]

LEIA MAIS →
Você é do Turismo e não vende online?
Clica aqui que a gente te liga