Com a pandemia, muitos empreendedores se viram em um mar de dúvidas sobre os ramos que vão se fortalecer e aqueles que vão despencar.
Uma notícia que pode ser reconfortante para quem deseja investir no turismo receptivo daqui para a frente é que o "novo normal" já começou. Apesar da pandemia não ter acabado ainda, está perdendo força, sobretudo por conta da adesão à vacina.
O surgimento de novas variantes como a ômicron e surtos de Influenza não representam perigo, segundo diversos especialistas. “A queda do turismo será menor do que se previa no início da pandemia”, disse o presidente da Gol em entrevista recente ao Estadão.
Portanto, quem está pensando em apostar suas fichas em atrativos turísticos, negócios de roteiros e excursões, passeios e demais serviços voltados ao turismo receptivo, não deve temer o momento atual e nem o que vem pela frente. Afinal, o mundo está procurando, cada vez mais, maneiras de ter uma vida mais leve, com experiências ricas e longe dos problemas.
Por que não dar um passo à frente em um empreendimento nesse segmento então?
Para explicar melhor sobre como ganhar dinheiro com turismo receptivo, elaboramos este artigo.
Acompanhe!
Turismo receptivo é para quem?
O turismo receptivo é uma das áreas do turismo mais atrativas do ponto de vista do setor terciário. No entanto, ela depende de uma série de fatores para alcançar o sucesso.
Um deles é o perfil de quem vai trabalhar para colocá-lo para funcionar.
É preciso saber lidar com pessoas, pois mesmo aqueles empreendedores que não atenderão diretamente o cliente, precisarão estar em constante contato com fornecedores, parceiros e colaboradores dos serviços turísticos oferecidos.
Além disso, quem visa abrir um negócio de turismo receptivo, precisa entender que o ramo tem exigências geográficas - não muito estáticas, mas que devem ser levadas em conta.
É mais fácil, digamos assim, oferecer turismo receptivo em localizações que disponham de:
- Infraestrutura local
- Opções de hospedagens
- Variedade de alimentação
- Atrações para públicos diversos
- Espaços abertos e fechados para eventos
- Apoio dos órgãos públicos
Essa é uma lista básica de requisitos para pensar na hora de planejar uma agência do segmento. Com esses pilares em ordem, há muitas formas de se diferenciar e ganhar dinheiro com turismo receptivo.
Aliás, se diferenciar é um termo-chave para quem vai entrar no turismo receptivo de cabeça a partir deste ano.
Cada vez mais sofisticado, esse setor pede que os novos empreendimentos sejam diferentes em relação não só aos produtos e serviços oferecidos, como também ao sistema de operação, atendimento, marketing, entre outros pontos.
Isso tem acontecido por duas razões principais.
Há um boom de empresas competindo o mesmo espaço e, de modo geral, os consumidores de viagens do Brasil e do mundo têm acompanhado as novidades tecnológicas e do mercado, portanto, querem cada vez mais o melhor que se tem por aí.
É a sua chance então de se destacar e lucrar comercializando excelência em recepção.
O que acha?
Se precisa de uma ajudinha para começar a ganhar dinheiro de verdade com excursões, passeios, eventos e tudo o mais, o Paytour tem soluções voltadas exatamente para isso.
Serviços de turismo receptivo para ganhar dinheiro
Além de ser um segmento muito valorizado, o turismo receptivo tem o lado bom de dispor de um leque de possibilidades aos empreendedores. São muitos e muitos serviços que podem ser explorados e renovados para atrair e fidelizar clientes.
Abaixo listamos algumas opções.
Transporte
Primeiramente, há serviços considerados essenciais e que dificilmente ficarão em baixa no mercado. Um deles é o traslado do aeroporto para a hospedagem e vice e versa, assim como transporte para pontos turísticos. Quem visa atuar com excursões também pode tirar proveito da questão logística e de locomoção, pois é um fator que o viajante presta muita atenção.
Roteiros e guias
Outra sugestão para ganhar dinheiro com turismo receptivo é trabalhar com serviços que englobam roteiros e guias, sobretudo quando possuem versões personalizadas, daquelas que fazem o gosto do cliente. Lembre-se que o consumidor hoje está mais exigente, quer se planejar direito e geralmente não quer perder muito tempo, então vale a pena se diferenciar nesse aspecto.
Passeios direcionados
Qualquer passeio tem potencial para fazer a sua empresa lucrar. O importante é que esse serviço seja vendido com a estratégia certa. Especializar-se em um atrativo turístico direcionado para um certo público pode ser uma maneira garantida de conquistar mercado e reconhecimento, afinal, você se tornará uma autoridade no assunto. Mesmo que sua agência venda passeios para diversos nichos, tente ter uma expertise, por exemplo: excursões para a terceira idade; eventos de negócios; ecoturismo.
Produção de eventos
Esse tipo de serviço também compõe o turismo receptivo, sabia? Há empreendimentos que escolhem somente reservar o espaço para o evento, outros atuar com o traslado ou com a reserva de hotéis e restaurantes. Mas para se destacar, uma ótima ideia é ampliar a atividade para toda a formatação do evento, com parceiros e fornecedores próprios.
Vender turismo na internet é sinônimo de sucesso
Como você pode notar, o turismo receptivo está em alta e vai continuar crescendo à medida que a sociedade começa a se adaptar ao "novo normal". Também pode ver que o setor é amplo e cheio de possibilidades.
Porém, para aproveitar as vantagens desse mercado ao máximo, é preciso ir além do espaço físico para vendas. Hoje, marcar presença na internet é o maior acerto de qualquer empresa de turismo, dizem os especialistas.
Aqui no Paytour, assistimos de camarote a trajetória de sucesso de nossos clientes que investem no online.
Os processos ficam mais organizados, automatizados e as vendas disparam. O melhor de tudo é que temos estratégias digitais certas para cada tipo de empreendimento do turismo receptivo, isso facilita a prática de qualquer projeto.
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