Como ganhar dinheiro com turismo receptivo

Com a pandemia, muitos empreendedores se viram em um mar de dúvidas sobre os ramos que vão se fortalecer e aqueles que vão despencar.

Uma notícia que pode ser reconfortante para quem deseja investir no turismo receptivo daqui para a frente é que o "novo normal" já começou. Apesar da pandemia não ter acabado ainda, está perdendo força, sobretudo por conta da adesão à vacina.

O surgimento de novas variantes como a ômicron e surtos de Influenza não representam perigo, segundo diversos especialistas. “A queda do turismo será menor do que se previa no início da pandemia”, disse o presidente da Gol em entrevista recente ao Estadão.

Portanto, quem está pensando em apostar suas fichas em atrativos turísticos, negócios de roteiros e excursões, passeios e demais serviços voltados ao turismo receptivo, não deve temer o momento atual e nem o que vem pela frente. Afinal, o mundo está procurando, cada vez mais, maneiras de ter uma vida mais leve, com experiências ricas e longe dos problemas.

Por que não dar um passo à frente em um empreendimento nesse segmento então?

Para explicar melhor sobre como ganhar dinheiro com turismo receptivo, elaboramos este artigo.

Acompanhe!

Turismo receptivo é para quem?

O turismo receptivo é uma das áreas do turismo mais atrativas do ponto de vista do setor terciário. No entanto, ela depende de uma série de fatores para alcançar o sucesso.

Um deles é o perfil de quem vai trabalhar para colocá-lo para funcionar. 

É preciso saber lidar com pessoas, pois mesmo aqueles empreendedores que não atenderão diretamente o cliente, precisarão estar em constante contato com fornecedores, parceiros e colaboradores dos serviços turísticos oferecidos.

Além disso, quem visa abrir um negócio de turismo receptivo, precisa entender que o ramo tem exigências geográficas - não muito estáticas, mas que devem ser levadas em conta.

É mais fácil, digamos assim, oferecer turismo receptivo em localizações que disponham de:

  • Infraestrutura local
  • Opções de hospedagens
  • Variedade de alimentação
  • Atrações para públicos diversos
  • Espaços abertos e fechados para eventos
  • Apoio dos órgãos públicos

Essa é uma lista básica de requisitos para pensar na hora de planejar uma agência do segmento. Com esses pilares em ordem, há muitas formas de se diferenciar e ganhar dinheiro com turismo receptivo.

Aliás, se diferenciar é um termo-chave para quem vai entrar no turismo receptivo de cabeça a partir deste ano.

Cada vez mais sofisticado, esse setor pede que os novos empreendimentos sejam diferentes em relação não só aos produtos e serviços oferecidos, como também ao sistema de operação, atendimento, marketing, entre outros pontos.

Isso tem acontecido por duas razões principais.

Há um boom de empresas competindo o mesmo espaço e, de modo geral, os consumidores de viagens do Brasil e do mundo têm acompanhado as novidades tecnológicas e do mercado, portanto, querem cada vez mais o melhor que se tem por aí. 

É a sua chance então de se destacar e lucrar comercializando excelência em recepção.

O que acha?

Se precisa de uma ajudinha para começar a ganhar dinheiro de verdade com excursões, passeios, eventos e tudo o mais, o Paytour tem soluções voltadas exatamente para isso.

Serviços de turismo receptivo para ganhar dinheiro

Além de ser um segmento muito valorizado, o turismo receptivo tem o lado bom de dispor de um leque de possibilidades aos empreendedores. São muitos e muitos serviços que podem ser explorados e renovados para atrair e fidelizar clientes. 

Abaixo listamos algumas opções.

Transporte 

Primeiramente, há serviços considerados essenciais e que dificilmente ficarão em baixa no mercado. Um deles é o traslado do aeroporto para a hospedagem e vice e versa, assim como transporte para pontos turísticos. Quem visa atuar com excursões também pode tirar proveito da questão logística e de locomoção, pois é um fator que o viajante presta muita atenção.

Roteiros e guias

Outra sugestão para ganhar dinheiro com turismo receptivo é trabalhar com serviços que englobam roteiros e guias, sobretudo quando possuem versões personalizadas, daquelas que fazem o gosto do cliente. Lembre-se que o consumidor hoje está mais exigente, quer se planejar direito e geralmente não quer perder muito tempo, então vale a pena se diferenciar nesse aspecto.

Passeios direcionados

Qualquer passeio tem potencial para fazer a sua empresa lucrar. O importante é que esse serviço seja vendido com a estratégia certa. Especializar-se em um atrativo turístico direcionado para um certo público pode ser uma maneira garantida de conquistar mercado e reconhecimento, afinal, você se tornará uma autoridade no assunto. Mesmo que sua agência venda passeios para diversos nichos, tente ter uma expertise, por exemplo: excursões para a terceira idade; eventos de negócios; ecoturismo.

Produção de eventos

Esse tipo de serviço também compõe o turismo receptivo, sabia? Há empreendimentos que escolhem somente reservar o espaço para o evento, outros atuar com o traslado ou com a reserva de hotéis e restaurantes. Mas para se destacar, uma ótima ideia é ampliar a atividade para toda a formatação do evento, com parceiros e fornecedores próprios.

Vender turismo na internet é sinônimo de sucesso

Como você pode notar, o turismo receptivo está em alta e vai continuar crescendo à medida que a sociedade começa a se adaptar ao "novo normal". Também pode ver que o setor é amplo e cheio de possibilidades.

Porém, para aproveitar as vantagens desse mercado ao máximo, é preciso ir além do espaço físico para vendas. Hoje, marcar presença na internet é o maior acerto de qualquer empresa de turismo, dizem os especialistas. 

Aqui no Paytour, assistimos de camarote a trajetória de sucesso de nossos clientes que investem no online.

Os processos ficam mais organizados, automatizados e as vendas disparam. O melhor de tudo é que temos estratégias digitais certas para cada tipo de empreendimento do turismo receptivo, isso facilita a prática de qualquer projeto.

Tem um negócio de turismo receptivo e quer ganhar dinheiro de janeiro a janeiro?

Veja como o Paytour pode te ajudar:

  • Criação e baixa rápida de vouchers automatizados
  • Controle total sobre a disponibilidade
  • Criação da loja online e diversos canais de vendas
  • Formulário dinâmico dentro da sua loja virtual
  • Relatórios automatizados com informações dos passageiros
  • Promoção de passeios online com cupons de desconto
  • Gestão da empresa com relatórios práticos
  • Pedidos com sistema automatizado e intuitivo
  • Tarefas operacionais e financeiras centralizadas em nosso sistema
  • Disponibilidade atualizada em tempo real

Tudo isso melhora o seu trabalho e o atendimento ao cliente, potencializando o serviço oferecido na internet, ambiente mais usado pelos viajantes hoje em dia. Sinceramente, só fica fora do virtual quem não tem intuito de ganhar dinheiro. E você quer exatamente o contrário, não é mesmo?

Conte com o Paytour para dar um up em seu negócio!

Compartilhe esse post
Marcus Borges
Marcus Borges
Inovar o turismo, potencializando experiências e transformando resultados.

Outros artigos que separamos para você

Como o seu e-commerce de turismo pode atuar na Black Friday

A Black Friday trata-se de uma tradição estadunidense que se caracteriza pela redução no valor de produtos e serviços comercializados durante a última sexta-feira do mês de novembro. A prática de dar desconto aos clientes nesse período se popularizou também aqui no Brasil, se iniciando em 2010 pelos e-commerces, e hoje é muito usada em […]

LEIA MAIS →

Como o SEO pode otimizar suas vendas de turismo?

Talvez você ainda não saiba, mas o SEO (​Search Engine Optmization)​ é uma estratégia muito utilizada para aprimorar a chegada do seu público a sua loja virtual ou site através de conteúdos produzidos com esse intuito específico. Ou seja, essa tática te possibilita um melhor posicionamento nos sites responsáveis por buscas na internet. O perfil […]

LEIA MAIS →

COVID-19: torne sua quarentena produtiva com cursos online

A propagação do novo coronavírus (COVID-19) pelo mundo vem causando diversas consequências para inúmeros setores do mercado, inclusive o turismo, também devido a ação de quarentena decretada pelos órgãos competentes como forma de prevenção mais eficaz ao vírus.  Entretanto, esse período de reclusão social em decorrência da pandemia, se bem utilizado, pode trazer muitos aprendizados […]

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour