Práticas de sucesso para o empreendedorismo no setor de turismo

Por conta do imenso potencial turístico do Brasil, muitas pessoas começaram a ponderar sobre o empreendedorismo no setor de turismo.

E isso não é sem motivo, uma vez que até mesmo pessoas sem conhecimento prévio sobre o turismo podem alcançar o sucesso profissional definitivo investindo nessa área.

Por conhecer essa realidade bem de perto, resolvemos criar esse artigo, que elenca algumas ideias de empreendimentos no setor turístico para você, que pensa em embarcar nessa viagem.

Além disso, dedicamos alguns tópicos a ajudar quem já empreende no setor e quer descobrir formas de vencer os desafios que aparecem na trajetória.

Esse é o último artigo da nossa websérie especial. Ao todo, esse projeto conta com 4 conteúdos exclusivos que fazem parte das comemorações do Dia Mundial do Turismo, que será no próximo dia 27 de Setembro.

E como não poderia deixar de ser, essa quarta parte da nossa websérie conta com informações valiosas para todos aqueles que apostam no turismo brasileiro. Acompanhe!

Empreender no turismo: o que é e como fazer

Em resumo, podemos dizer que o empreendedorismo no setor de turismo funciona da mesma forma que em outros setores.

Ou seja, uma pessoa que deseja ter um negócio próprio analisa o mercado para localizar um tipo de produto ou serviço que possa ser oferecido.

Se você pensa em empreender e está interessado nesse ramo, nós queremos te ajudar. Nos tópicos abaixo constam ao todo 6 ideias de empreendimentos no ramo turístico que podem ser boas opções para você.

Fizemos questão de selecionar opções que não requerem grandes investimentos ou um aparato gigantesco para serem postas em prática. Veja!

Agência de turismo local

A primeira opção da nossa lista é montar uma agência de turismo local, que segue sendo uma boa ideia.

Para montar um empreendimento do tipo você precisa de uma pequena equipe, um local de atendimento e uma boa presença no mundo digital.

Já os serviços oferecidos podem ser os seguintes:

  • Pacotes de passeio turístico
  • Serviços de guia de turismo e de personal travel
  • Direcionamento para as principais atrações turísticas da região
  • Dentre diversos outros

Na hora de montar a lista de produtos e serviços a serem oferecidos, lembre-se sempre de focar nos principais atrativos da região onde a agência será montada, que pode ser a mesma na qual você vive.

Apps convenientes

Outra forma de entrar de cabeça no empreendedorismo no setor de turismo é prestar serviços em parceria com alguns apps bastante convenientes.

Como exemplo, podemos citar o Uber (Android | iOS) e outros apps de transporte, que são muito utilizados por turistas para locomoção nos destinos visitados.

Para incrementar a sua prestação de serviços nesse nicho, você pode se inteirar sobre os principais destinos turísticos da região onde vai trabalhar e assim dar dicas e informações aos turistas.

Personal travel

Você já ouviu falar na profissão chamada personal travel? Calma, nós explicamos.

Essa ocupação, que ganhou destaque recentemente, consiste em prestar serviços de consultoria de viagens, basicamente.

Com isso, o personal travel pode tirar dúvidas, contar a história de locais específicos, montar roteiros turísticos, dar dicas para viagens, cuidar de detalhes que os turistas não podem cuidar, etc.

Se você tem expertise suficiente ou deseja aprender mais sobre turismo, esse serviço pode ser uma ótima opção.

Vale ressaltar que um personal travel pode atender presencialmente, em agências de viagens, ou de forma remota, por videochamadas, por exemplo.

Serviço de locação de malas

Um outro serviço que tem ganhado a atenção dos aspirantes a empreendedor no setor turístico é a locação de malas.

Como você deve saber, muitas pessoas não viajam sempre e, por isso, não têm malas apropriadas à disposição quando vão viajar. É justamente aí que as pequenas empresas de locação de malas podem entrar.

Você pode atuar nesse mercado trazendo uma solução simples para o turista: alugue uma mala e mantenha a segurança dos seus pertences enquanto economiza o dinheiro de uma mala nova.

Por fim, divulgue os seus serviços na internet e faça a mágica acontecer!

Serviço de guia de turismo

Para as pessoas que moram em locais turísticos, oferecer o serviço de guia de turismo é uma opção e tanto.

Esse serviço consiste na destinação de grupos de turistas que vêm para visitar determinado local.

Para ser guia de turismo você precisa investir em cursos de formação e no conhecimento da região onde vai atuar, para elaborar roteiros, organizar passeios e visitas, etc.

Souvenirs turísticos

A última ideia que queremos apresentar a você, que quer embarcar no empreendedorismo no setor de turismo, é a venda de souvenirs turísticos.

Apesar de ser simples e até desvalorizada por pessoas sem visão comercial, a venda das "lembrancinhas" em locais turísticos é uma constante de sucesso.

Para entender essa lógica é só tentar pensar como o turista, que visita determinado local e deseja levar algo de recordação.

Portanto, se você mora próximo a alguma atração turística, pode apostar na montagem de uma loja ou quiosque que vende souvenirs para os turistas. As chances de dar certo são muito grandes!

Os principais desafios de quem já empreende no setor  turístico e as estratégias para superá-los

Empreendedorismo no setor de turismo

Como nem tudo são flores, estar engajado no empreendedorismo no setor de turismo tem lá seus desafios, que não são poucos ou pequenos.

Por saber disso, decidimos elencar as 3 situações que mais costumam desafiar as pessoas que já empreendem de alguma forma nesse ramo. 

Além disso, em cada tópico nós trazemos uma sugestão de solução para cada um dos problemas apresentados. Siga a leitura!

Falta de incentivos do setor público e dificuldades na captação de investimentos privados

A falta de recursos é o principal entrave encontrado por muitos empreendedores do setor turístico.

Isso se agrava ainda mais com as negativas recebidas quando se vai em busca de incentivos financeiros governamentais e privados.

Contudo, se você está enfrentando escassez de recursos no seu negócio, uma boa opção é pedir socorro ao Fungetur (Fundo Geral do Turismo).

Essa iniciativa do Ministério do Turismo visa exatamente  fomentar o crescimento e subsistência de negócios no setor turístico. 

Vale a tentativa!

Crescimento da concorrência

Assim como em qualquer outra área da economia, a concorrência no mercado turístico é uma constante que precisa ser enfrentada por empresários do setor.

E, claro, como não poderia deixar de ser, a chave para vencer a concorrência é apresentar mais qualidade no atendimento e nos próprios produtos vendidos ou serviços prestados.

Nessa relação, o cliente é o fiel da balança que define quem vai ter sucesso. Portanto, invista no seu negócio e torne-o cada vez mais atrativo.

Nesse artigo aqui nós falamos dos muitos tipos de turismo praticado no Brasil e damos algumas dicas de como ter sucesso em cada um. Dê uma olhada!

Falta de mão de obra especializada e de oportunidades para capacitação

Outro grande calcanhar de Aquiles no empreendedorismo no setor de turismo é a escassez de mão de obra especializada.

Além disso, alguns dos próprios empreendedores sentem dificuldades no gerenciamento dos seus negócios.

Para sanar esse problema, o SEBRAE oferece diversos cursos online e gratuitos para capacitação na gestão de empresas e em áreas específicas do turismo.

Existem ainda entidades de classe, como a Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo), que oferecem capacitação profissional aos seus associados.

A principal forma de vencer no turismo é manter-se em constante reinvenção

Como você pôde perceber ao longo do artigo, a jornada do empreendedorismo no setor de turismo requer reinvenção constante e ouvidos abertos a novas ideias.

Entender esse conceito é muito importante para quem está pensando em entrar no barco e ainda mais crucial para quem já é um empresário do ramo turístico. 

Afinal, no mundo dos negócios quem não evolui fica estagnado, e estar estagnado é o começo do fim dos empreendimentos.

Portanto, o nosso conselho derradeiro é: mantenha-se em evolução sempre. Foque no seu nicho e explore-o ao máximo para sempre oferecer o melhor.

Antes de finalizar, mais uma vez queremos convidar você para o nosso webinar, que começa agora, no dia 27 de Setembro, e vai até o dia 29. Como você sabe, esse evento será o ápice das comemorações pelo Dia Mundial do Turismo.

Serão 3 dias de muito conhecimento repassado por algumas das principais personalidades do setor turístico brasileiro na abordagem de assuntos de extrema relevância. Você não pode ficar de fora!

Webinar Paytour
Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Usuários no sistema: mais uma possibilidade do Paytour em sua loja virtual

Nós, do Paytour, estamos sempre buscando aprimorar os nossos serviços para proporcionar a você uma melhor experiência como gestor de um e-commerce de turismo e é por isso que hoje viemos falar sobre mais uma possibilidade de uso do nosso sistema para gerar resultados ainda melhores para a sua loja virtual que conta com a […]

LEIA MAIS →

10 anos da Lei do E-commerce - o que mudou de 2013 até hoje

Em geral, a Lei do E-commerce trata de direitos e deveres das empresas que atuam na internet. Entenda melhor essa lei e saiba como se adequar a ela!

LEIA MAIS →

Métricas: Como avaliar os resultados das ações de final e início de ano

O ano mal começou e o primeiro mês de 2019 já está acabando. É hora de traçar novas metas para o seu negócio de turismo, mas antes é interessante que seja elaborada uma análise das ações realizadas no final do ano passado e no início deste ano, para que seja possível mensurar o seu progresso […]

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour