O que é Cadastur e por que ele é importante para o seu negócio?

       Entenda como o Cadastur pode ser uma estratégia para aumentar as vendas do seu receptivo.

       Você já parou para pensar que a recomendação de amigos, familiares e conhecidos é a primeira forma de marketing de influência que conhecemos?

       A indicação de pessoas que confiamos é um dos principais indicadores de qualidade e segurança na hora de fazer negócio, de adquirir novos produtos e serviços. Mas e quando se trata de turismo? Como as pessoas podem contar com a garantia e a segurança de empresas que estão tão longe? 

       Quem pode fazer essa indicação para que turistas façam negócios com empresas sérias e comprometidas com a experiência de viagem?

       O Cadastur pode. Este é um dos motivos pelo qual o Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos é tão importante para os receptivos e para os clientes do turismo.

       Se você está em dúvida se vale a pena realizar o cadastro e passar pelo processo de formalização para se tornar uma empresa certificada pelo Cadastur, nós te mostramos os motivos que demonstram que você está perdendo tempo e vendas não se cadastrando na plataforma.

O que é o Cadastur e por que ele é importante para o seu negócio?

       O Cadastur é uma iniciativa do Ministério do Turismo, realizada em parceria com Órgãos Oficiais de Turismo das Unidades da Federação. O principal objetivo é promover a formalização e fiscalização dos fornecedores de serviços turísticos pelo Brasil.

       Para obter o certificado do Cadastur, as empresas precisam atender a alguns critérios especificados pelo Ministério do Turismo. Um fato que proporciona mais confiança e segurança para o turista contar com serviço profissional.

O Cadastur é obrigatório?

       A Lei nº 11.771/08, publicada em 2008, tornou o cadastro no Cadastur obrigatório para as empresas destes segmentos: 

  • Guias de turismo
  • Meios de hospedagem tradicionais e meios de hospedagem MEI
  • Agências de turismo
  • Organizadoras de evento
  • Parques temáticos
  • Transportadoras Turísticas

       Para as empresas listadas abaixo, o Cadastur é opcional:

  • Centros de convenções
  • Restaurantes, cafeterias e bares
  • Casas de espetáculo e equipamentos de animação turísticas
  • Prestadores de infraestrutura e apoio para eventos
  • Empreendimentos de apoio turismo náutico
  • Locadoras de veículos
  • Prestadores especializados em segmentos turísticos
  • Empreendimentos de entretenimento e lazer
  • Parques aquáticos

       Na prática, o órgão delegado pelo Ministério do Turismo nos estados é responsável pela análise da documentação, pela homologação do cadastro e pela disponibilização do certificado.

       Assista ao passo a passo para fazer o cadastro:

Qual a importância do Cadastur no dia a dia do meu negócio?

       A obtenção do certificado do Cadastur é recomendada tanto para empresas cujo o cadastro é obrigatório quanto para aquelas que é opcional pelos seguintes motivos:

Atestado de confiança

       Não é qualquer pessoa ou empresa que pode receber a certificação. Os critérios do Ministério do Turismo foram elaborados para garantir que a empresa ou prestador de serviço atendem ao padrão mínimo de qualidade que foi estabelecido pela lei.

       Dessa maneira, enquanto os turistas têm mais confiança ao se relacionar com empresas certificadas, os negócios que possuem o Cadastur podem utilizar o certificado como uma forma de atestar e reforçar a qualidade dos serviços prestados.

Garantia de segurança

       O Cadastur é uma forma de oferecer segurança aos turistas que vêm de lugares distantes. Além de garantir que ao chegar ao tão esperado destino os clientes vão encontrar um serviço de qualidade, o certificado também garante a credibilidade da empresa para que os turistas possam realizar compras e fazer reservas sem medo.

Disponível para consulta

       Hoje a internet é a principal ferramenta de apoio para construir roteiros de viagem e buscar indicações de outros viajantes que já passaram pela região e pela rede hotéis, receptivos, restaurantes, guias, traslados e demais serviços turísticos.

       A lista de empresas certificadas pode ser acessada facilmente pelo portal do Cadastur e utilizada de maneira estratégica pela sua empresa: além de reforçar a sua presença entre as empresa certificadas da região, ao demonstrar a sua presença na lista você incentiva que o turista consulte outros serviços e ganha ainda mais confiança ao auxiliá-lo a criar uma experiência segura e inesquecível.

Outros benefícios de se cadastrar no Cadastur

       Os motivos citados anteriormente demonstram que o Cadastur pode ser um ótimo argumento de venda, fazendo sua empresa sair na frente de empresas que não estão cadastradas e, por isso, não oferecem tanta segurança aos turistas.

       Mas além destes, existem outros benefícios diretos disponibilizados por meio desta legislação. São eles:

  • Acesso a linhas de financiamento por meio de bancos oficiais.
  • Participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo.
  • Visibilidade nos sites do Cadastur.
  • Visibilidade no site do Programa Viaje Legal.
  • Obtenção da classificação dos meios de hospedagem como hotel, resort, hotel fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart.
  • Ter o apoio em eventos, feiras e ações realizadas pelo Ministério do Turismo
  • Incentivo à participação em programas e projetos do governo federal.
  • Certificado de que a empresa está formalizada e funcionando de acordo com as leis brasileiras.

       Empresas cadastradas no Cadastur contam com um importante certificado que serve para aproximar as empresas e turistas, encurtando a distância e aumentando a confiança de pessoas que estão longe dos destinos turísticos, mas interessados em viver experiências de qualidade.

       Se você ainda não se cadastrou na plataforma, saiba que a sua empresa pode estar perdendo vendas para outros negócios locais que já utilizam o Cadastur como ferramenta para atestar a qualidade dos serviços prestados e como maneira de oferecer garantias de segurança ao turista.

       Sabendo que você já faz um trabalho incrível com os turistas, que tal certificar essa atividade e atrair ainda mais clientes para o seu negócios?

       Na Paytour, nós incentivamos nossos parceiros a formalizar o cadastro! Gostou do conteúdo que acabou de ler? Vem conhecer o nosso blog, repleto de dicas do turismo para você! 

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Descubra o que é e como promover acessibilidade e inclusão no turismo

Trabalhar para promover acessibilidade e inclusão no turismo significa garantir, de fato, o acesso de todas as pessoas às atrações turísticas.

LEIA MAIS →

Entenda a importância de coletar dados do seu cliente de turismo

Conhecer bem como pensa o cliente é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Para isso, utilizar alguns métodos de coleta de informações podem te ajudar a compreender o contexto em que ele está inserido para que, posteriormente, você possa traçar estratégias e usá-las ao seu favor. }Nesse sentido, ter uma visão clara de quem […]

LEIA MAIS →

A transformação digital no turismo está otimizando esse mercado

Ao contrário do que muito se pensa, a transformação digital no turismo não está relacionada apenas às novas tecnologias. Ela vai muito além disso!

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour