O que é Cadastur e por que ele é importante para o seu negócio?

Você já parou para pensar que a recomendação de amigos, familiares e conhecidos é a primeira forma de marketing de influência que conhecemos?

A indicação de pessoas que confiamos é um dos principais indicadores de qualidade e segurança na hora de fazer negócio, de adquirir novos produtos e serviços. Mas e quando se trata de turismo? Como as pessoas podem contar com a garantia e a segurança de empresas que estão tão longe? 

Quem pode fazer essa indicação para que turistas façam negócios com empresas sérias e comprometidas com a experiência de viagem?

O Cadastur pode. Este é um dos motivos pelo qual o Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos é tão importante para os receptivos e para os clientes do turismo.

Se você está em dúvida se vale a pena realizar o cadastro e passar pelo processo de formalização para se tornar uma empresa certificada pelo Cadastur, nós te mostramos os motivos que demonstram que você está perdendo tempo e vendas não se cadastrando na plataforma.

O que é o Cadastur?

O Cadastur é uma iniciativa do Ministério do Turismo, realizada em parceria com Órgãos Oficiais de Turismo das Unidades da Federação. O principal objetivo é promover a formalização e fiscalização dos fornecedores de serviços turísticos pelo Brasil.

Para obter o certificado do Cadastur, as empresas precisam atender a alguns critérios especificados pelo Ministério do Turismo. Um fato que proporciona mais confiança e segurança para o turista contar com serviço profissional.

O Cadastur é obrigatório?

A Lei nº 11.771/08, publicada em 2008, tornou o cadastro no Cadastur obrigatório para as empresas destes segmentos: 

  • Guias de turismo
  • Meios de hospedagem tradicionais e meios de hospedagem MEI
  • Agências de turismo
  • Organizadoras de evento
  • Parques temáticos
  • Transportadoras Turísticas

Para as empresas listadas abaixo, o Cadastur é opcional:

  • Centros de convenções
  • Restaurantes, cafeterias e bares
  • Casas de espetáculo e equipamentos de animação turísticas
  • Prestadores de infraestrutura e apoio para eventos
  • Empreendimentos de apoio turismo náutico
  • Locadoras de veículos
  • Prestadores especializados em segmentos turísticos
  • Empreendimentos de entretenimento e lazer
  • Parques aquáticos

Na prática, o órgão delegado pelo Ministério do Turismo nos estados é responsável pela análise da documentação, pela homologação do cadastro e pela disponibilização do certificado.

Assista ao passo a passo para fazer o cadastro:

Qual a importância do Cadastur no dia a dia do meu negócio?

A obtenção do certificado do Cadastur é recomendada tanto para empresas cujo o cadastro é obrigatório quanto para aquelas que é opcional pelos seguintes motivos:

Atestado de confiança

Não é qualquer pessoa ou empresa que pode receber a certificação. Os critérios do Ministério do Turismo foram elaborados para garantir que a empresa ou prestador de serviço atendem ao padrão mínimo de qualidade que foi estabelecido pela lei.

Dessa maneira, enquanto os turistas têm mais confiança ao se relacionar com empresas certificadas, os negócios que possuem o Cadastur podem utilizar o certificado como uma forma de atestar e reforçar a qualidade dos serviços prestados.

Garantia de segurança

O Cadastur é uma forma de oferecer segurança aos turistas que vêm de lugares distantes. Além de garantir que ao chegar ao tão esperado destino os clientes vão encontrar um serviço de qualidade, o certificado também garante a credibilidade da empresa para que os turistas possam realizar compras e fazer reservas sem medo.

Disponível para consulta

Hoje a internet é a principal ferramenta de apoio para construir roteiros de viagem e buscar indicações de outros viajantes que já passaram pela região e pela rede hotéis, receptivos, restaurantes, guias, traslados e demais serviços turísticos.

A lista de empresas certificadas pode ser acessada facilmente pelo portal do Cadastur e utilizada de maneira estratégica pela sua empresa: além de reforçar a sua presença entre as empresa certificadas da região, ao demonstrar a sua presença na lista você incentiva que o turista consulte outros serviços e ganha ainda mais confiança ao auxiliá-lo a criar uma experiência segura e inesquecível.

Outros benefícios de se cadastrar no Cadastur

Os motivos citados anteriormente demonstram que o Cadastur pode ser um ótimo argumento de venda, fazendo sua empresa sair na frente de empresas que não estão cadastradas e, por isso, não oferecem tanta segurança aos turistas.

Mas além destes, existem outros benefícios diretos disponibilizados por meio desta legislação. São eles:

  • Acesso a linhas de financiamento por meio de bancos oficiais.
  • Participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo.
  • Visibilidade nos sites do Cadastur.
  • Visibilidade no site do Programa Viaje Legal.
  • Obtenção da classificação dos meios de hospedagem como hotel, resort, hotel fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart.
  • Ter o apoio em eventos, feiras e ações realizadas pelo Ministério do Turismo
  • Incentivo à participação em programas e projetos do governo federal.
  • Certificado de que a empresa está formalizada e funcionando de acordo com as leis brasileiras.

Empresas cadastradas no Cadastur contam com um importante certificado que serve para aproximar as empresas e turistas, encurtando a distância e aumentando a confiança de pessoas que estão longe dos destinos turísticos, mas interessados em viver experiências de qualidade.

Se você ainda não se cadastrou na plataforma, saiba que a sua empresa pode estar perdendo vendas para outros negócios locais que já utilizam o Cadastur como ferramenta para atestar a qualidade dos serviços prestados e como maneira de oferecer garantias de segurança ao turista.

Sabendo que você já faz um trabalho incrível com os turistas, que tal certificar essa atividade e atrair ainda mais clientes para o seu negócios?

Na Paytour, nós incentivamos nossos parceiros a formalizar o cadastro!

Compartilhe esse post
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Inovar o turismo, potencializando experiências e transformando resultados.

Outros artigos que separamos para você

Fique por dentro da sua loja virtual com o histórico de pedidos

Sabemos que a tarefa de gerenciar a loja virtual de uma empresa de passeios de turismo pode não ser tão fácil, ainda mais quando surgem problemas de reservas dos passeios, o que pode acabar em um grande problema, tanto para o lojista quanto para o cliente. Mas se você usa o Paytour, com certeza não […]

LEIA MAIS →

Como preparar sua empresa para os feriados?

            Estamos oficialmente começando o mês de Fevereiro e os feriados mais esperados do ano estão se aproximando, como os de Carnaval e da Semana Santa. Esses momentos requerem muita atenção e preparação da equipe para atendimento do seu cliente, não só para ter a melhor experiência, mas também para […]

LEIA MAIS →

O poder do Instagram: dicas para sua loja virtual de turismo

O uso das redes sociais se mostra cada vez mais plural. Se antes elas eram usadas apenas para conectar pessoas, hoje também são uma importante ferramenta de marketing para as pequenas e médias empresas, inclusive para a sua empresa de passeios turísticos. E agora, mais do que nunca, nesse contexto de pandemia, elas são essenciais para uma comunicação eficaz. Confira alguns dados e dicas que trouxemos hoje.

LEIA MAIS →
Ainda não vende seus atrativos na internet?
Clica aqui que a gente te liga