A Lei Geral do Turismo (LGT) surgiu como um farol para organizar o mercado turístico brasileiro e fomentar o seu crescimento.
Você já parou para pensar que a recomendação de amigos, familiares e conhecidos é a primeira forma de marketing de influência que conhecemos?
A indicação de pessoas que confiamos é um dos principais indicadores de qualidade e segurança na hora de fazer negócio, de adquirir novos produtos e serviços. Mas e quando se trata de turismo? Como as pessoas podem contar com a garantia e a segurança de empresas que estão tão longe?
Quem pode fazer essa indicação para que turistas façam negócios com empresas sérias e comprometidas com a experiência de viagem?
O Cadastur pode. Este é um dos motivos pelo qual o Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos é tão importante para os receptivos e para os clientes do turismo.
Se você está em dúvida se vale a pena realizar o cadastro e passar pelo processo de formalização para se tornar uma empresa certificada pelo Cadastur, nós te mostramos os motivos que demonstram que você está perdendo tempo e vendas não se cadastrando na plataforma.
O Cadastur é uma iniciativa do Ministério do Turismo, realizada em parceria com Órgãos Oficiais de Turismo das Unidades da Federação. O principal objetivo é promover a formalização e fiscalização dos fornecedores de serviços turísticos pelo Brasil.
Para obter o certificado do Cadastur, as empresas precisam atender a alguns critérios especificados pelo Ministério do Turismo. Um fato que proporciona mais confiança e segurança para o turista contar com serviço profissional.
A Lei nº 11.771/08, publicada em 2008, tornou o cadastro no Cadastur obrigatório para as empresas destes segmentos:
Para as empresas listadas abaixo, o Cadastur é opcional:
Na prática, o órgão delegado pelo Ministério do Turismo nos estados é responsável pela análise da documentação, pela homologação do cadastro e pela disponibilização do certificado.
Assista ao passo a passo para fazer o cadastro:
A obtenção do certificado do Cadastur é recomendada tanto para empresas cujo o cadastro é obrigatório quanto para aquelas que é opcional pelos seguintes motivos:
Não é qualquer pessoa ou empresa que pode receber a certificação. Os critérios do Ministério do Turismo foram elaborados para garantir que a empresa ou prestador de serviço atendem ao padrão mínimo de qualidade que foi estabelecido pela lei.
Dessa maneira, enquanto os turistas têm mais confiança ao se relacionar com empresas certificadas, os negócios que possuem o Cadastur podem utilizar o certificado como uma forma de atestar e reforçar a qualidade dos serviços prestados.
O Cadastur é uma forma de oferecer segurança aos turistas que vêm de lugares distantes. Além de garantir que ao chegar ao tão esperado destino os clientes vão encontrar um serviço de qualidade, o certificado também garante a credibilidade da empresa para que os turistas possam realizar compras e fazer reservas sem medo.
Hoje a internet é a principal ferramenta de apoio para construir roteiros de viagem e buscar indicações de outros viajantes que já passaram pela região e pela rede hotéis, receptivos, restaurantes, guias, traslados e demais serviços turísticos.
A lista de empresas certificadas pode ser acessada facilmente pelo portal do Cadastur e utilizada de maneira estratégica pela sua empresa: além de reforçar a sua presença entre as empresa certificadas da região, ao demonstrar a sua presença na lista você incentiva que o turista consulte outros serviços e ganha ainda mais confiança ao auxiliá-lo a criar uma experiência segura e inesquecível.
Os motivos citados anteriormente demonstram que o Cadastur pode ser um ótimo argumento de venda, fazendo sua empresa sair na frente de empresas que não estão cadastradas e, por isso, não oferecem tanta segurança aos turistas.
Mas além destes, existem outros benefícios diretos disponibilizados por meio desta legislação. São eles:
Empresas cadastradas no Cadastur contam com um importante certificado que serve para aproximar as empresas e turistas, encurtando a distância e aumentando a confiança de pessoas que estão longe dos destinos turísticos, mas interessados em viver experiências de qualidade.
Se você ainda não se cadastrou na plataforma, saiba que a sua empresa pode estar perdendo vendas para outros negócios locais que já utilizam o Cadastur como ferramenta para atestar a qualidade dos serviços prestados e como maneira de oferecer garantias de segurança ao turista.
Sabendo que você já faz um trabalho incrível com os turistas, que tal certificar essa atividade e atrair ainda mais clientes para o seu negócios?
Na Paytour, nós incentivamos nossos parceiros a formalizar o cadastro!
A Lei Geral do Turismo (LGT) surgiu como um farol para organizar o mercado turístico brasileiro e fomentar o seu crescimento.
Nos últimos anos a tecnologia tem ajudado a aquecer o mercado turístico, tornando-se uma mão amiga para empresários do setor. Saiba mais sobre turismo e tecnologia!
O Paytour atua no mercado, conciliando turismo e tecnologia há 2 anos e desde então vem possibilitando a seus clientes melhores experiências com vendas por meio de um sistema eficaz de reservas online para passeios, entretenimentos e atrativos turísticos. Dessa forma, trazendo sempre praticidade, segurança e eficácia tanto para o gestor da empresa, que […]