Como abrir uma empresa de turismo receptivo em 4 passos

O turismo receptivo tem como função facilitar a estadia e oferecer boas experiências aos viajantes que chegam em determinado local. É uma área em franco crescimento e que tem atraído a atenção de muitos empreendedores.

Mas, na hora de iniciar o negócio, muitas dúvidas costumam surgir. Neste texto, vamos mostrar o passo a passo de como abrir uma empresa de turismo receptivo, abordando questões que vão desde o planejamento até os registros necessários para que o seu negócio seja legalizado.

Quais são as maiores oportunidades e desafios do setor?

O setor de turismo voltou a crescer no período pós-pandemia. Pois, com as pessoas retomando suas viagens é essencial que um bom turismo receptivo seja oferecido nos destinos.

Esse tipo de negócio oferece oportunidades em diferentes áreas, como:

  • Transporte
  • Roteiros e visitas guiadas para as principais atrações
  • Passeios para públicos específicos
  • Promover eventos para os turistas

O empreendedor que deseja entender como abrir uma empresa de turismo receptivo vai enfrentar alguns desafios, como grande concorrência, dificuldades para encontrar um lugar adequado em que possa atuar e até mesmo a burocracia envolvida na abertura do negócio.

Mas, com disposição e ajuda dos profissionais certos, todos os problemas podem ser superados e levar à criação de uma empresa de sucesso.

Como abrir uma empresa de turismo receptivo?

A abertura de qualquer empresa exige que você enfrente um certo nível de burocracia e lide com os desafios da área escolhida. 

É muito importante que você tenha em mente uma ideia geral de todos os processos pelos quais precisa passar.

Mas, na hora de efetivamente colocar a mão na massa, divida o procedimento em partes. Assim ficará mais fácil percorrer esse caminho e você terá uma melhor consciência situacional para tomar as melhores decisões.

1) Escolha o segmento que mais combina com seu perfil e objetivos 

Como mencionamos, você terá muitas oportunidades ao aprender como abrir uma empresa de turismo receptivo. Então, é necessário focar em um ou em alguns segmentos.

Ao definir o perfil que sua empresa vai ter, você tem a possibilidade de fornecer um serviço melhor, centrado nas reais necessidades dos seus clientes.

O primeiro passo é selecionar uma subdivisão do turismo em que deseja atuar. Veja alguns exemplos:

Mas, apenas definir o segmento ainda não é o suficiente. Para se destacar, você precisa oferecer algo que possa ser visto como um diferencial.

Uma boa ideia é pensar em serviços que atendam a grupos específicos, como passeios especiais para casais em lua de mel, opções para casais com filhos ou então para idosos.

Avalie bem se você tem a disposição necessária para atuar em nichos específicos. Pois, apesar de oferecer boas oportunidades, esse tipo de serviço demanda mais cuidado e um maior planejamento.

Comece a pensar sobre o assunto e vá anotando as ideias no papel. Mas, desde o início, não há necessidade de fazer tudo sozinho. Você pode contratar um consultor ou uma empresa especializada, por exemplo.

2) Crie um plano de negócios consistente

Agora que você já definiu sua área de atuação, o segundo passo para entender como abrir uma empresa de turismo receptivo é criar seu plano de negócios.

Nessa fase, é necessário tomar decisões importantes sobre o funcionamento de sua empresa no geral, incluindo o local em que irá atuar e o sistema que vai usar para gerir o seu negócio.

Essa etapa se torna mais promissora quando é dividida em partes.

Estude o setor

Escute a opinião de especialistas e analise o setor como um todo, na tentativa de identificar o que está em crescimento e as áreas em decadência.

Esse estudo  também ajuda a encontrar os locais mais promissores para abrir sua empresa de acordo com as áreas de atuação escolhidas.

Observe a concorrência

Empresas que já estão estabelecidas no mercado podem ser de grande ajuda na hora de iniciar o seu negócio.

Observe o que os concorrentes em potencial estão oferecendo. Tente filtrar o serviço determinando o que está dando certo, quais são as falhas  e o que ainda é possível incrementar.

Use essas informações para criar boas opções e que fechem as lacunas que os seus concorrentes deixaram.

Defina os serviços que vai oferecer

Em tópicos anteriores, já destacamos a importância de escolher uma área de atuação ao estudar as formas de como abrir uma empresa de turismo receptivo.

Mas, agora é o momento de definir exatamente os serviços que vai oferecer. Tente não exagerar ao incluir opções demais que depois serão difíceis de cumprir.

Escolha um público alvo

Essa definição deve ser feita em conjunto com a escolha dos serviços oferecidos. Você deve pensar em qual é o tipo de pessoa que tem potencial para procurar sua empresa e fechar negócio.

Ao definir esse público alvo, você poderá aprimorar suas opções e fornecer serviços mais personalizados.

Sistema de gestão

Escolha um sistema que seja capaz de fazer a gestão operacional e financeira de sua empresa. Esse sistema precisa calcular os recebimentos e lucros, gerenciar vendas, ajudar a fazer reservas e enviar vouchers.

3) Respeite todas as exigências legais para se formalizar

Essa é a parte mais burocrática na hora de responder à pergunta como abrir uma empresa de turismo receptivo. Pois, são muitos passos a serem seguidos até que a empresa esteja totalmente regularizada.

Nessa fase é sempre importante contar com profissionais da área, como contadores ou uma empresa especializada que possa ajudá-lo nos diferentes processos.

Conheça e defina as informações iniciais

Ao iniciar o processo de abertura para sua empresa de turismo receptivo, você e o seu contador devem tomar algumas decisões importantes sobre o negócio:

  • Para entender como abrir uma empresa de turismo receptivo, você precisa definir qual será o tipo de empresa? Nessa área é possível atuar como MEI, Empresário Individual, EIRELI ou Sociedade Limitada Unipessoal. No caso de escolher a opção de MEI, é preciso verificar se é a adequada. Lembrando que o MEI só pode ter um lucro anual total de 81 mil reais.
  • Selecione a  Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) de acordo com a atividade de turismo escolhida. Essa informação é importante para registrar o CNPJ.
  • Defina a natureza jurídica da empresa, se você terá sócios ou não.
  • Defina um regime tributário para inscrever sua empresa. Suas opções são:  Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Estude cada uma delas para saber qual é a mais vantajosa para o seu caso.

Elabore um contrato social

Esse documento pode ser feito com a ajuda de um contador e é essencial no processo de como abrir uma empresa de turismo receptivo. As informações contidas nele funcionam como uma certidão de nascimento para sua empresa.

Faça os registros necessários

Após obter o contrato social, sua empresa precisa ser registrada na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas.

Em seguida, faça também o registro na Receita Federal para emitir o CNPJ. Depois, você poderá solicitar a inscrição estadual na Secretaria da Fazenda.

Por fim, vá até a prefeitura de sua cidade e verifique o que é preciso fazer para obter a inscrição municipal e o alvará de funcionamento.

Registrar-se no Cadastur é a última parte do processo sobre como abrir uma empresa de turismo receptivo

O Cadastur é um sistema do ministério do turismo para o registro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor.

Para fazer o registro basta acessar o site do Cadastur e preencher um formulário. É preciso estar de posse do CNPJ, ato constitutivo da empresa e termo de responsabilidade devidamente assinado por um representante legal.

Após cumprir todas essas fases, sua empresa de turismo estará pronta para atuar.

4) Forme uma equipe competente 

Agora você já sabe como abrir uma empresa de turismo receptivo, pelo menos no que diz respeito à parte burocrática.

Mas, há um outro ponto muito importante que deve ser levado em consideração: sua equipe. Afinal, é impossível construir uma empresa de sucesso atuando sozinho.

Então, você deve escolher cuidadosamente pessoas e companhias para atuar diretamente no seu negócio ou prestando algum tipo de suporte quando necessário.

Forme uma equipe competente para trabalhar em sua empresa e ofereça o treinamento necessário, para que seus colaboradores possam prestar um bom atendimento e um ótimo serviço no geral.

Mas, não se esqueça de construir parcerias com outras companhias que possam agregar valor ao seu negócio e por um preço justo.

Também é importante ter um cuidado especial com os fornecedores, para escolher somente aqueles que oferecem produtos de qualidade que vão deixar seus clientes satisfeitos.

Definitivamente, entender todo o processo de como abrir uma empresa de turismo receptivo  é uma tarefa extremamente desafiadora.

Mas, você estará diante de um mercado com boas possibilidades de lucros e crescimento, além de estar contribuindo para divulgar as belezas e a cultura de seu local de atuação e proporcionando aos viajantes experiências inesquecíveis.

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Usuários no sistema: mais uma possibilidade do Paytour em sua loja virtual

Nós, do Paytour, estamos sempre buscando aprimorar os nossos serviços para proporcionar a você uma melhor experiência como gestor de um e-commerce de turismo e é por isso que hoje viemos falar sobre mais uma possibilidade de uso do nosso sistema para gerar resultados ainda melhores para a sua loja virtual que conta com a […]

LEIA MAIS →

Confira esse guia completo de como legalizar uma van para turismo

Aprender como legalizar uma van para turismo é mais simples do que parece. Em poucos dias é possível completar todo o processo.

LEIA MAIS →

O que é o certificado Cadastur e quais os motivos para ter no seu negócio

Não há dúvida de que o certificado do Cadastur vai potencializar o seu empreendimento turístico. Os consumidores enxergarão os seus serviços com outros olhos e certamente isso trará diversas novas oportunidades.

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour