Conheça o turismo rural e saiba como crescer nesse nicho

Todos nós sabemos que o Brasil é uma potência no agronegócio mundial. Contudo, algumas pessoas ainda não sabem que o meio rural também está no radar do setor turístico.

Nesse sentido, o turismo rural, como é conhecida a modalidade da qual falaremos nesse artigo, só tem crescido nos últimos anos.

Se você deseja conhecer melhor esse ramo do turismo e entender como atuar nele, continue lendo este artigo!

O que é turismo rural?

O turismo rural, também chamado de agroturismo, é o ramo do turismo que visa permitir e fomentar um contato mais direto com zonas rurais de grandes e pequenas cidades.

O objetivo é, além de promover a satisfação do turista em estar na tranquilidade do campo, promover ações de estruturação desse ambiente, como:

  • Desencorajar o êxodo rural
  • Aumentar os investimentos no setor agropecuário
  • Fortalecer comunidades, culturas e modos de vida tradicionais
  • Fortalecer a economia rural como um todo

Segundo descrições oficiais, o turismo rural foi colocado como uma modalidade do turismo tradicional pela primeira vez em Portugal, ainda na década de 1970.

No país ibérico, onde existem várias propriedades rurais famosas por diversos motivos, viu-se a possibilidade de atrair turistas para o campo.

Ao chegar no Brasil, que também é rico nesse quesito, o conceito ganhou força e hoje em dia desponta como um dos principais ramos do setor turístico nacional.

Inclusive, por aqui existem diversas organizações que fomentam o ramo, como o próprio Ministério do Turismo e o Instituto Brasil Rural.

Quais são as principais atividades?

Passeio de cavalo no turismo rural

Os visitantes de atrações do turismo rural podem desempenhar as seguintes atividades:

  • Visitas a áreas de cultivo diversas como plantações, lavouras, vinhedos, pomares, etc;
  • Visitas contemplativas a criações de animais, inclusive de espécies exóticas;
  • Participação de atividades recreativas e pedagógicas relacionadas ao contexto rural;
  • Visitas a locais históricos, como casarões, capelas antigas e sítios arqueológicos situados na zona rural;
  • Visitas a atrativos naturais como cachoeiras, cânions e outros;
  • Hospedagem em hotéis fazenda;
  • Degustação de pratos tradicionais da culinária interiorana;
  • Entre muitas outras.

Porque o ramo é interessante para investir?

Segundo diversos levantamentos feitos por várias instituições, como é o caso da importante revista Viagem e Turismo, as prioridades dos turistas no pós pandemia incluem estar em maior contato com a natureza e fazer viagens domésticas.

Esses dois fatores em especial só reforçam a força e a importância do turismo rural no cenário atual.

Afinal, com a estratégia certa o empreendedor do mercado turístico pode oferecer uma experiência incrível para o seu cliente, se utilizando dessa modalidade.

Como empreender nesse nicho do turismo?

Se você é empreendedor do setor turístico e viu no turismo rural uma possibilidade de ter sucesso na área, saiba que está no caminho certo.

Preparamos algumas dicas, que servem também como guia, para que você comece os preparativos para se tornar um player nessa modalidade. Confira abaixo!

Primeiramente, entenda os anseios do turista rural

Na maioria das vezes, o turista rural busca experiências mais tranquilas, contemplação da natureza, contato com animais, um tempo de enriquecimento cultural, etc.

Portanto, para atrair essas pessoas você precisa entender os seus anseios e relacioná-los com as características do seu negócio.

Transforme a sua propriedade

Valorize sua propriedade para o turismo rural

Se você deseja ter um negócio no turismo rural, e já tem uma propriedade que pode ser útil, precisa adequá-la completamente.

Um bom exemplo são donos de restaurantes localizados em rotas de turismo rural, que podem modificar o cardápio do seu estabelecimento, oferecendo comidas típicas da região.

Outra boa ideia é adequar casas antigas, ou que nem sejam tão antigas, para receber os turistas, talvez até servindo como um hotel fazenda.

Vale destacar que quem faz agroturismo preza por elementos clássicos como a arquitetura rústica, a comida saudável e o verde da natureza.

Com isso, é importante também cuidar do entorno da propriedade, tematizando todo o terreno pertencente a ela.

Ainda não tem uma propriedade? Então comece do zero!

Muitas pessoas que veem no turismo rural uma oportunidade, na verdade não possuem nem mesmo ligação com esse meio.

Felizmente, para esses empreendedores também existem opções viáveis, como não poderia deixar de ser. Veja algumas que pensamos:

  • Agências de turismo focadas no turismo rural
  • Parcerias com outros empreendedores que já têm negócios no agroturismo
  • Serviços de guia de turismo em zonas rurais
  • Implantação de novas atrações em propriedades privadas (em parceria com seus proprietários)
  • Arrendamento de propriedades rurais privadas
  • Entre outros

Siga os parâmetros de uma atividade turística consciente

Assim como todo e qualquer ramo de atividade turística que sugere algum contato com a natureza, o turismo rural também exige consciência ambiental.

Portanto, ao implantar o seu negócio dentro da modalidade, procure seguir as regras dos órgãos de proteção ao meio ambiente.

Essas normas incluem, entre outras coisas, ações educacionais para a condução dos turistas e a não interferência na vida vegetal e animal do entorno de propriedades e atrativos turísticos de zonas rurais.

Os melhores lugares para se fazer turismo rural no Brasil

Melhores lugares para fazer turismo rural

É bem verdade que a imensidão do Brasil reserva diversos locais onde o turismo rural pode ser realizado em toda a sua completude.

Porém, como acontece em todos os ramos do turismo, existem locais famosos que viraram referência para a modalidade. Conheça-os na lista rápida a seguir:

  • Bento Gonçalves - RS: conhecida como a capital nacional do vinho e da uva, essa cidade possui diversas propriedades rurais pitorescas, além do delicioso clima da serra gaúcha.
  • Betim - MG: Betim é o lugar perfeito para os visitantes aproveitarem as delícias mineiras ao melhor estilo do estado. O lugar é uma ótima oportunidade também para os empreendedores do turismo rural.
  • Campo Verde - MS: a zona rural desta cidade do centro do Brasil é um ótimo destino para quem quer cavalgar e visitar plantações.
  • Cabaceiras - PB: a zona rural da cidade foi o local de gravação do filme O Auto da Compadecida, um dos maiores clássicos do cinema nacional.
  • Gravatá - PE: localizada no agreste pernambucano, Gravatá possui diversas propriedades rurais localizadas em serras e locais que lembram vales europeus.
  • Ilhéus - BA: ótimo local para quem deseja visitar as vastas plantações de cacau e as reservas naturais da região.
  • Lages - SC: Lages possui um circuito de fazendas com estilo colonial, sendo conhecida como uma das pioneiras do turismo rural no Brasil.
  • Parelheiros (Distrito da zona sul de São Paulo): para quem quer fazer turismo rural sem sair de perto de uma grande cidade, ir ao Distrito de Parelheiros, em São Paulo, é uma ótima opção.
  • Petrolina - PE: conhecida como uma das principais cidades produtoras de frutas do país, e banhada pelo rio São Francisco, Petrolina é um local indicado para agroturistas que desejam visitar pomares, vinhedos e outros vários tipos de plantações.
  • Vassouras - RJ: a região de Vassouras, no estado do Rio de Janeiro, se encontra em uma famosa região cafeeira, repleta de fazendas e propriedades que datam da época do Brasil Império.
  • Vinhedo - SP: como o seu nome já diz, Vinhedo, no interior de São Paulo, é conhecida por suas muitas propriedades rurais relacionadas à produção de vinho. Ótima opção para quem quer fazer turismo rural ou empreender na área. Além de possuir um vasto estoque de terrenos à venda.

Além das cidades citadas, existem diversos circuitos de turismo rural que englobam vários locais, como Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, o Circuito das Frutas, em São Paulo, e o Vale do Café, no Rio de Janeiro.

A existência de todos esses locais e os atrativos que eles apresentam, deve servir de inspiração para o empreendedorismo.

Afinal, é correto afirmar que esses atrativos por si só são uma propaganda dos benefícios e vantagens da prática do turismo rural.

Ruraltur: a maior feira dedicada ao turismo rural no Brasil

A Ruraltur foi fundada em 2005, pelo Sebrae Paraíba. De lá até hoje, essa feira, que é conhecida como o maior evento do agroturismo brasileiro, não parou mais.

Depois de dois anos de eventos remotos, por causa da pandemia, a Ruraltur, que já está na sua 18ª edição, vai acontecer presencialmente entre os dias 8 e 10 de Setembro de 2022, na cidade de Bananeiras, no interior da Paraíba.

Lá haverá rodadas de negócios, palestras, workshops, imersões e várias exposições que contarão com a presença de empresas proeminentes no setor turístico.

O Paytour estará na 18ª Ruraltur!

Como não poderia deixar de ser, o Paytour estará presente na 18ª Ruraltur.

Nós entendemos que eventos como esse são lugares certos para o encontro de empreendedores e empresas que oferecem soluções para essas pessoas, como é o nosso caso.

Setor turístico brasileiro: uma fonte de prosperidade

A potência do turismo rural brasileiro só reforça a assertiva de que o setor turístico nacional é um dos mais fortes da nossa economia.

Com isso, vale reforçar que você, empreendedor, pode e deve aproveitar as oportunidades oferecidas.

Torne-se um player do turismo rural e conte com o Paytour!

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Diretor Comercial do Paytour ministra palestra no Startup Day

O Diretor Comercial e CEO do Paytour, Marcus Borges, participa neste sábado, dia 18, do Startup Day - Natal, evento organizado pelo SEBRAE.  Na ocasião, ele irá ministrar a palestra Construindo um MVP (Minimum Viable Product ou "Produto Minimamente Viável”, em português), que aborda a coleta de dados sobre os clientes e a criação de […]

LEIA MAIS →

A real importância das mulheres no turismo do Brasil e do mundo

Falar de mulheres no turismo é falar de força, crescimento, construção, sustentação e permanência no setor, pois as oportunidades não param de surgir.

LEIA MAIS →

Descubra as 6 principais tendências do mercado turístico para os próximos anos

Neste artigo você vai entender como e porque 6 das principais tendências do mercado turístico atual estão moldando esse setor.

LEIA MAIS →

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Suporte

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour

Vende passeios, atividades ou atrativos turísticos?