O que é ecoturismo e porque investir nesse segmento

Turismo de natureza. Esse é o termo que resume bem o que é ecoturismo, segmento que tanto cresce no mundo todo. Ele consiste em proporcionar experiências junto a patrimônios naturais e culturais, sempre de modo sustentável: respeitando o meio ambiente, a economia local e a população no entorno.

E ao juntar um ramo do turismo cada vez mais valorizado com atrativos turísticos bem segmentados e diferenciados, o sucesso é garantido. Comercializar excursões, passeios e visitações guiadas, por exemplo, está entre as tendências para gerar alta lucratividade em 2022.

O próprio Ministério do Turismo indica o ecoturismo como um destaque das atividades turísticas do Brasil. Em 2021, Gilson Machado Neto, líder da pasta no governo federal,

exaltou as características positivas do país para o setor de viagens que priorizam a conexão com a natureza.

Afinal, o Brasil é o único território dono de nada menos do que seis biomas.

A expectativa é de que essa procura cresça ainda mais entre os turistas. Estamos com a campanha de turismo de natureza no ar mostrando aos brasileiros as nossas belezas, que muitos não conhecem. Além disso, nossa intenção é promover um turismo mais sustentável e inclusivo no país

Machado Neto

Quer entender melhor sobre o que se trata o ecoturismo e as vantagens de investir nele como ramo de negócio?

Acompanhe o artigo que o Paytour preparou para você!

Ecoturismo e sustentabilidade

Algo essencial a se entender é que o ecoturismo está relacionado intrinsecamente, principalmente hoje em dia, com a sustentabilidade. 

Atualmente, quem atua com turismo receptivo de natureza e deseja crescer nesse mercado deve estar aliado à consciência ambientalista, visando proporcionar experiências únicas aos seus clientes, mas também aprendizados que podem ser transformadores.

Sem dúvida, atrativos turísticos e excursões voltadas para o ecoturismo que valorizam a interação respeitosa com a natureza conquistam resultados mais gratificantes, pois conseguem impactar positivamente a população local com a economia girando naquele ponto. E isso sem contar a importante preservação ambiental.

Mais de 300 opções para oferecer Ecoturismo no Brasil

De acordo com o Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT), existe um total de 334 unidades de conservação federais no Brasil. Essas áreas estão presentes em todos os 26 estados e também no Distrito Federal.

As unidades de conservação se dividem nas seguintes categorias: 

  • Parque Nacional 
  • Floresta Nacional
  • Área de Proteção Ambiental
  • Reserva Extrativista
  • Área de Relevante Interesse Ecológico
  • Estação Ecológica
  • Monumento Natural
  • Reserva de Desenvolvimento Sustentável
  • Reserva Biológica
  • Refúgio de Vida Silvestre

As visitações em Parques Nacionais representam 64%, entretanto, segundo o governo federal, é possível perceber o aumento na procura por passeios turísticos em Áreas de Proteção Ambiental, Monumentos Naturais e Reservas Extrativistas.

Para fomentar ainda mais esse tipo de viagem, são necessárias ações em conjunto. Empresas que oferecem atrativos turísticos ou operadores de ecoturismo, por exemplo, devem estar concatenadas com as tendências dos turistas atuais para oferecerem as melhores experiências, garantindo que sejam também diferenciadas.

Com as soluções do Paytour, você consegue enxergar possibilidades vantajosas para o seu negócio, compreendendo bem o que é ecoturismo na atualidade e se posicionando online para vender mais.

O ecoturismo cresce, pois é uma necessidade 

O crescimento do ecoturismo tem diversas explicações, mas a principal delas é a necessidade que as sociedades hoje têm de se conectar ‘novamente’ com a natureza. 

Cada vez mais afastadas dos campos, inseridas em metrópoles e em um dia a dia exaustivo, as pessoas buscam opções de lazer que estejam ligadas a algo que fuja disso. 

Além disso, a pandemia e a inevitável quarentena para conter a disseminação de covid-19 também ascenderam nos turistas de todo o mundo o desejo e também a precisão de estar, pelo menos, ao ar livre. Portanto, passeios e atrativos de todos os patamares têm sido valorizados, desde a ida a um parque da cidade à visitação em cânions e cachoeiras isoladas.

Quem ‘bate o martelo’ quanto a essa tendência é Luiz Del Vigna, diretor executivo da Associação Brasileira das Empresas de ecoturismo e Turismo de Aventura. 

“O ecoturismo é uma necessidade contemporânea. O processo de urbanização ao longo dos anos fez com que ficássemos cada vez mais afastados da natureza. Natureza é saúde! Essa procura, essa transformação, já vinha acontecendo. Acredito que a pandemia adiantou uma série de coisas em uns dez anos, e com ele não foi diferente. É um movimento que há muito tempo acompanhamos e entendemos como certo de acontecer”, explica o executivo em entrevista recente.

Ou seja, apostar no ecoturismo é seguir por um caminho que pode dar muito certo, tanto no Brasil, onde há natureza por todos os cantos possíveis, de todos os tipos e para todos os gostos, quanto em outros países do mundo, afinal, a demanda é global e urgente.

Turismo de natureza: venda mais na internet!

Que o ecoturismo é tendência mundial você já pode perceber, não é mesmo?

Agora, como alavancar as suas vendas nesse segmento e aproveitar essa crescente onda?

Nós, do Paytour, sabemos bem o que é ecoturismo e estamos por dentro do que há de melhor nesse mercado. Conhecemos, por exemplo, como é possível oferecer atrativos turísticos, fazer reservas de excursões e automatizar processos, tudo isso de forma online.

“Modernizar” é a chave para vender mais quando se trabalha com turismo hoje em dia. E não há como fazer isso sem entrar de cabeça no universo digital. É na internet que você pode fidelizar mais clientes, mostrar a cara de seu empreendimento estrategicamente, organizar melhor as reservas e os check-ins, e claro, aumentar a recorrência

Em outras palavras: você vai lucrar mais!

Veja o que sua empresa ganha com o sistema do Paytour:

  • Uma loja online customizada com sua logo e identidade visual
  • Venda seus passeios e valide a disponibilidade automaticamente
  • Rapidez na hora de dar baixa nos vouchers com aplicativo Paytour para lojistas (vamos dar adeus ao uso de papéis, a natureza agradece)
  • Formulário dinâmico com informação do cliente dentro da sua loja virtual
  • Termo de Uso e Política de Privacidade em conformidade com a LGPD
  • Integração com plugins para marketing (Google e Facebook)
  • Gerencie seus estoques com total segurança evitando problemas com overbooking
  • Mobilidade e rapidez com a nossa maquininha para vender onde desejar

Quer ser uma referência no ecoturismo?

Aproveite essas soluções acima e muitas outras oferecidas pelo Paytour. Entre em contato com a gente!

Esperamos que tenha gostado do artigo. Não deixe de compartilhá-lo com quem precisa saber desse assunto e continue acompanhando o nosso blog.

Até mais!

Compartilhe esse post
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Inovar o turismo, potencializando experiências e transformando resultados.
Conheça a Paytour

Outros artigos que separamos para você

A vantagem de ter cupom de desconto em sua loja

   Tempos de feriados e black friday chegando, mas a sua loja de passeios e atrativos já está preparada para esses momentos? Esse momento requer planejamento antes de tudo. Por trás de uma campanha de promoções, existem um planejamento das ideias do que se pode explorar através de um cupom de descontos.    Promoções são […]

LEIA MAIS →

Paytour participa do Circuito Mapeando o Mercado promovido por incubadora do IFRN

Acontece nesta terça-feira (17.09), às 18h, no IFRN Campus Cidade Alta o circuito Mapeando o Mercado, promovido pela incubadora do IFRN, a ITCART, e o Paytour estará presente, sendo representado pelo CEO e Diretor Comercial, Marcus Borges. Na ocasião ele estará em um bate-papo com os participantes sobre a temática Turismo 3.0. A iniciativa do […]

LEIA MAIS →

Conecte-se com seus clientes de turismo com o Google Meu Negócio

Certamente você já buscou por alguma empresa no Google e se deparou com uma área, do lado direito da sua busca, que contém diversos dados sobre o negócio em questão, onde estão presentes informações como nome da empresa, horário de funcionamento, link para o site, como chegar através do maps, categoria de negócio em que […]

LEIA MAIS →