3 dicas sobre turismo para 3ª idade e tudo o que você precisa saber para empreender nesse nicho

Que o setor turístico possui vários nichos e vertentes, com certeza você já sabe. Afinal, aqui mesmo, no blog do Paytour, já falamos sobre vários deles.

Mas, você sabia que atualmente existe um olhar diferenciado em direção ao turismo para 3ª idade? Se ainda não sabia, vai ficar sabendo ao longo deste artigo.

Aqui nós explicamos porque o turismo na melhor idade pode ser uma grande oportunidade para os agentes turísticos.

Continue com a gente!

Por que falar em turismo para terceira idade?

No dia 26 de Julho é comemorado o dia dos avós, uma das muitas datas que enaltecem a melhor idade e lembram da importância dos idosos.

E por falar em importância, o turismo para a terceira idade é justamente um olhar diferenciado ao lazer dessas pessoas tão importantes.

Contudo, esse nicho pode ser lucrativo e ótimo para se trabalhar, e os motivos vão além da importância tácita. Conheça alguns abaixo!

Os números só crescem

Terceira idade é tech

O primeiro e principal motivo pelo qual investir em turismo para 3ª idade pode ser uma boa, são os bons números relacionados ao nicho.

Uma pesquisa publicada em 2019 pela revista Viagem & Turismo, em parceria com o portal Booking.com, apontou que 77% dos idosos acima de 65 anos de idade acreditam que viajar é uma boa saída para vencer o tédio da aposentadoria.

Esse levantamento por si só já indica a predisposição das pessoas mais maduras a fazer investimentos em turismo.

Mas, além disso, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), cerca de 15% dos pacotes de viagem que foram vendidos até 2018 no Brasil, foram adquiridos por pessoas acima de 60 anos de idade.

Tudo isso mostra que, de fato, o interesse de pessoas que estão na terceira idade pelo turismo é algo que não pode ser ignorado.

As pessoas estão vivendo mais e melhor

Idosos comendo e bebendo ao ar livre

Já não é de agora que ouvimos falar que a expectativa de vida da população mundial está aumentando. Aqui no Brasil, esse dado é ainda mais relevante.

Segundo uma amostragem divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2012 a 2017 a população de idosos cresceu 18% no Brasil.

Isso significa que no período, que foi de 5 anos, cerca de 4,8 milhões de pessoas entraram nessa faixa etária, totalizando uma população de mais de 30 milhões de idosos.

O censo demográfico de 2022, que será divulgado exatamente 5 anos depois da amostragem  citada, deve revelar um novo aumento.

Dados como esse só reafirmam a necessidade de se pensar nessa população, que só tende a crescer.

A melhor idade agora é tech

Terceira idade é tecnológica

O advento da internet e o avanço tecnológico também justificam o turismo para 3ª idade.

Hoje em dia os idosos têm acesso às redes sociais e à internet no geral, o que pode despertar um desejo por viajar, por exemplo.

Afinal, o que não falta na internet são propagandas de maravilhosos destinos turísticos que são atrativos para esse público.

Você já tinha pensado por esse lado? Se não, passe a dar uma maior atenção a esse aspecto.

Pode haver uma diminuição na ociosidade

Alguns players do mercado turístico compartilham uma preocupação bastante pertinente: os períodos de ociosidade.

Isso porque, principalmente na baixa temporada, o número de turistas cai drasticamente. 

Esse movimento tem vários motivos, desde escassez financeira até falta de tempo.

Porém, quando o assunto são os turistas idosos, a coisa muda de figura. Afinal, muitas pessoas que estão na terceira idade já não trabalham, são aposentados e possuem tempo livre o ano todo.

Com isso, é correto afirmar que os atrativos do turismo para 3ª idade podem focar em várias épocas do ano, preenchendo períodos ociosos.

Para se inserir nesse nicho, o seu negócio precisa estar preparado

Como você já deve ter visto até aqui, proporcionar turismo para pessoas da terceira idade requer um pouco de preparo.

Por isso, preparamos alguns tópicos explicativos sobre esse aspecto do tema. Veja abaixo!

Aposte na inclusão

A maioria dos pacotes de viagem e produtos turísticos no geral têm um apelo muito forte a pessoas mais jovens.

Contudo, adaptar esses materiais para o público mais maduro é a chave para atrair idosos ao consumo de turismo.

Buscar saber melhor sobre as preferências dessa fatia da população é indispensável nesse processo.

Os idosos precisam ser convencidos que terão experiências incríveis na sua viagem. 

Proporcione conforto

Quem não gosta de estar confortável, não é mesmo? Ainda mais quando se está pagando por isso.

Assim, se você tem um negócio que está incluído no setor turístico e deseja atrair clientes da terceira idade, precisa investir ainda mais em deixar as suas instalações  mais confortáveis.

Afinal, um dos sinônimos do turismo para 3ª idade é o conforto, que pode ser encarado até como uma necessidade para essa faixa etária.

Ofereça serviços personalizados

Outra grande diferença entre o turismo convencional e o turismo para 3ª idade é a prestação de serviços.

Em serviços prestados via internet ou  telefone, por exemplo, é tácito o entendimento de que um idoso pode não ter tanta facilidade em acessar quanto um jovem.

Por outro lado, nos serviços in loco, realizados em restaurantes, hotéis, equipamentos de traslado e outros, a acessibilidade e o conforto, de que falamos no tópico anterior, é essencial.

Portanto, para atrair turistas idosos, adapte o seu negócio para oferecer serviços que sejam acessíveis a esse público.

Uma análise interna minuciosa poderá apontar se algo precisa ser mudado e o que precisa ser feito.

Segurança: não negligencie

Segurança no turismo para 3ª idade

Outro fator primordial quando falamos de pessoas mais maduras, em qualquer assunto, é a segurança.

Para proporcionar experiências marcantes a turistas idosos, você precisa mantê-los seguros.

Veja abaixo, em uma lista resumida, alguns cuidados essenciais que são obrigatórios nesse sentido:

  • Tenha informações sobre a saúde de todos os turistas que estiverem sob a sua responsabilidade.
  • Em viagens, passeios e eventos, tenha sempre um kit de primeiros socorros. Ter um profissional de saúde na equipe também é extremamente importante.
  • Garanta a segurança dos turistas durante as viagens, conferindo todos os aspectos de segurança de carros, ônibus, vans e outros meios de transporte.
  • Esteja especialmente atento a idosos que portam alguma comorbidade, como Alzheimer, hipertensão e diabetes.
  • Se possível, prefira viagens em grupo.
  • Tenha alguém disponível para carregar malas e utensílios dos idosos. Isso pode evitar problemas;
  • Antes de levar um grupo de idosos para determinado local, cheque as informações sobre como o clima do lugar estará no dia do passeio.
  • Faça um check list de tudo que precisa ser organizado antes de viagens e passeios, e só inicie o programa depois de dar "Ok" em absolutamente tudo.

Essas são apenas algumas dicas que você pode implementar para oferecer mais segurança aos seus clientes.

Entretanto, existem diversos outros pontos que podem ser observados em situações específicas. 

Roteiros para turistas da melhor idade: como fazer?

Roteiro de turismo para 3ª idade

Os roteiros turísticos são a alma de toda e qualquer atividade nesse setor. Inclusive, nós temos um baita artigo que fala sobre esse assunto aqui no nosso blog.

E como já era de se imaginar, no turismo para 3ª idade o roteiro é um fator primordial.

Todavia, ao elaborar um roteiro de viagem para idosos, você deve observar as peculiaridades desse público. 

Uma grande dica é incluir no cronograma passeios em locais mais calmos, com bastante natureza e até com atrativos terapêuticos.

Além disso, estar atento às acomodações onde os turistas irão ficar e à forma como vão se locomover no destino, também é indispensável.

Vale destacar, também, que nem todos os idosos são iguais. Alguns deles preferem até mesmo grandes centros urbanos ultra movimentados ao invés de praias e hotéis fazenda, por exemplo.

Para resolver isso, basta fazer uma boa triagem e colher as preferências do consumidor na hora de montar o roteiro. Com um pouco mais de trabalho e consequentemente você pode elaborar roteiros temáticos, atendendo os  mais variados interesses desses seniors.

Melhores destinos nacionais para fazer turismo na 3ª idade

Para lançar luz e dar dicas sobre bons destinos nacionais para pessoas que estão na terceira idade, criamos a lista abaixo. Dê uma olhadinha:

  • Águas de Lindóia - SP: localizada na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, Águas de Lindóia é o local perfeito para aproveitar o clima de interior da melhor forma possível.
  • Campos do Jordão - SP: Campos do Jordão fica no alto da Serra da Mantiqueira, o que faz a cidade ter um clima ameno e ares europeus. Isso atrai turistas de todo o Brasil e até de fora do país.
  • Caldas Novas - GO: a cidade de Caldas Novas, em Goiás, é conhecida pelas suas famosas piscinas termais. Existem muitos outros atrativos turísticos na cidade, mas essas formações naturais podem ser até mesmo um atrativo terapêutico para os idosos.
  • Gramado - RS: outro incrível destino em que o turismo para 3ª idade pode ser feito, é a famosa Gramado, localizada na Serra Gaúcha. O clima gostoso da cidade pode ser uma verdadeira terapia para os idosos.
  • Holambra - SP: fundada por holandeses e povoada majoritariamente por seus descentes, Holambra é uma cidade do interior de São Paulo onde existem inúmeros atrativos turísticos agradáveis que lembram muito alguns famosos cenários europeus.
  • Ouro Preto - MG: Ouro Preto, em Minas Gerais, é uma das mais importantes cidades históricas do Brasil. Lá, é possível, entre outras coisas, conhecer melhor a história do Brasil Colônia e da Inconfidência Mineira.

Existe algum tipo de incentivo ao turismo para 3ª idade?

Sim, existem diversos incentivos ao turismo praticado por pessoas que estão na terceira idade.

Porém, a maioria dos incentivos previstos são demonstrados na figura de campanhas e materiais ricos, como esse.

Com exceção de algumas prefeituras e governos estaduais que têm programas específicos, não existem políticas públicas de incentivo ao turismo para 3ª idade.

Em 2013 foi lançado o programa Viaja Mais Terceira Idade, do Ministério do Turismo. Entretanto, em 2016 o programa foi cancelado.

Apesar de tudo isso, é inegável que várias atrações turísticas e locais de visitação oferecem isenção no pagamento de taxas e descontos para idosos, por exemplo.

Fazer turismo também é uma forma de descansar de uma vida inteira de trabalho duro!

Turismo para 3ª idade descansar

Queremos finalizar o artigo ressaltando que o turismo para 3ª idade possui um forte apelo terapêutico e um caráter inclusivo.

Pessoas idosas, com as devidas exceções, geralmente são indivíduos que se sentem solitários e entediados, mesmo que estejam acompanhados de parentes.

Esse cenário pode levar muitos deles a perder completamente o contentamento na vida, sendo propício inclusive para o surgimento de depressão, ansiedade e outros distúrbios.

A prática do turismo surge como um dissipador dessas más energias, dando um novo gás a essas pessoas.

Seja você também um incentivador do lazer turístico desses que passaram a vida cuidando dos sonhos de outras pessoas!

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Saiba como os millennials consomem turismo atualmente

Você sabe quem são os millennials? Ainda não? Então continua essa leitura que a gente vai te explicar quem são, qual a relação deles com as compras realizadas online e como eles podem consumir os seus passeios e atrativos turísticos.  Também chamados de geração Y, os millennials levam esse nome por serem conhecidos como a […]

LEIA MAIS →

11 dicas para ter mais clientes por indicação no turismo

Ter mais clientes por indicação no turismo é mais fácil do que você imagina. Fechar novos negócios dessa forma é fundamental para crescer sua base de clientes rapidamente e sem a necessidade de investir ainda mais em marketing.

LEIA MAIS →

4 formas de se preparar para recuperar seu negócio de turismo pós pandemia

Confira 4 formas de você preparar o seu negócio de turismo para o período pós quarentena.

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour