Gestão de turismo receptivo: as melhores estratégias para alavancar seu negócio

Uma boa gestão de turismo receptivo é o que costuma diferenciar seu negócio dos demais. Investir nisso garante mais organização e planejamento, pilares essenciais para visualizar características, qualidades e possibilidades para o seu empreendimento.

Ou seja, a gestão, quando bem realizada e assessorada, consegue deixar tudo mais claro e dinâmico para quem visa iniciar ou expandir seu negócio no ramo de turismo receptivo. É uma ação que promete fazer sua marca se estabelecer e crescer no mercado, além de, claro, alavancar as vendas.

O que acha de conhecer melhor como realizar uma gestão de turismo receptivo poderosa?

Nós elaboramos um artigo com dicas e passos importantes. Acompanhe!

Problemas que a falta de gestão traz

Há reclamações comuns a agências de receptivos que ainda não investem em um gerenciamento eficiente. As principais são:

  • Gasto de tempo na operação para criar e enviar vouchers para o cliente
  • Perda de tempo preenchendo voucher manualmente
  • Tem que ficar checando a disponibilidade dos seus passeios sempre
  • Agenda de passeio em um lugar, relatório financeiro em outro
  • Complicação para vender no local do atrativo
  • Dificuldade para organizar relatórios dos passageiros
  • Atraso na excursão para conferir documentação de cada passageiro
  • Falta de informação do usuário para o passeio
  • Preocupação com overbooking e disponibilidades das datas
  • Dificuldade de vender seus serviços no ambiente digital
  • Consequente perda de rentabilidade do negócio

Apesar de comuns, são problemas graves e que acarretam em uma bola de neve complicada de ser desfeita.

Consumidores que se deparam com uma empresa que enfrenta alguma dessas adversidades costumam não sentir segurança, afinal, turismo é um segmento que depende muito da confiabilidade de quem o oferece.

Sua empresa passa por problemas desse tipo?

Fique atento. O que provavelmente falta é uma gestão de turismo receptivo direcionada e feita por quem sabe do assunto. 

O Paytour pode ajudar você nesse sentido, do começo ao fim, auxiliando na automatização dos processos, no controle das reservas e ainda na expansão de seu empreendimento no meio digital.

Pontos principais da gestão de turismo receptivo 

Começar um plano de gestão envolve muitos procedimentos. Por isso é algo que deve ser feito com ajuda de profissionais que entendam bem onde estão pisando em cada passo.

A gestão de turismo receptivo do Paytour é voltada para os seguintes públicos:

  • Agências de receptivos
  • Agências de excursões
  • Operadores de ecoturismo
  • Empresas de atrativos turísticos
  • Empresas de passeios e atividades de lazer

Se o seu negócio é de alguma dessas áreas, então a gestão de turismo receptivo é realmente para você. 

Conheça a seguir os tópicos cruciais que compõem esse tipo de gerenciamento.

Planejamento e organização do receptivo turístico

O primeiro passo, sem dúvida, é traçar o plano de ação.

Perguntas como essas vão nortear a elaboração de seu planejamento.

Identificação de potencialidades

Outro tópico importante na gestão de turismo receptivo é visualizar as possibilidades para seu negócio. 

  • Dentro do turismo local e regional, quais são as grandes potencialidades? 
  • O que é garantia de sucesso? 
  • O que pode ser melhor explorado? 

Pense nisso para conseguir se diferenciar no mercado.

Levantamentos quantitativos e qualitativos

Em uma gestão de turismo receptivo, não há como não fazer o diagnóstico da infraestrutura e dos serviços turísticos disponíveis. Entenda as principais falhas, como é possível resolver e quais as características positivas.

Extraia todas as informações pertinentes para fazer um balanço quantitativo e qualitativo, garantindo números que vão embasar o seu empreendimento. 

Faça uma pesquisa completa inicial, mas tenha em mente que ela precisará ser refeita de tempos em tempos para manter seu negócio atualizado e de acordo com estatísticas reais.

Escolher atrativos turísticos com infraestrutura e hospitalidade

Após ter os estudos quantitativos e qualitativos em mãos, dá para seguir para o próximo passo: a definição dos atrativos turísticos que vão compor o seu catálogo de serviços e produtos. 

Valorize aqueles com a melhor infraestrutura e a hospitalidade que podem oferecer aos viajantes.

Elaborar roteiros e eventos locais 

Além de ter conhecimento sobre todos os atrativos turísticos possíveis para comercializar ao seu público, trabalhe na elaboração de roteiros que possam ser interessantes. Isso agrega valor ao seu serviço e certamente chama a atenção dos consumidores. 

Nos roteiros, busque incluir eventos fixos e sazonais, assinalando aqueles indicados para famílias, casais, aventureiros, etc.

Buscar parcerias privadas e públicas 

Você não precisa se isolar no mercado turístico. 

Aliás, crescer junto a outros empreendedores locais e regionais pode ser muito mais gratificante. Um divulga o outro e os dois saem ganhando. 

Pense nisso para eventos específicos, datas especiais ou então algo fixo, como descontos para quem comprar com a empresa parceira.

Isso funciona também com parcerias com órgãos públicos. Muitas prefeituras e secretarias de turismo envolvem agências de todos os portes em eventos, festivais e períodos estacionais para atrair turistas e oferecer atrativos diferenciados.

Estudar a diversificação de ofertas de turismo receptivo

Sente que seu negócio pode ir muito além? Então estude possíveis novidades para incluir em seu catálogo. 

Diversificar as ofertas também faz parte da gestão de turismo receptivo moderna e eficiente, afinal, o mundo muda muito rápido e sua empresa precisa acompanhar para não ficar para trás. 

Lembre-se que o Paytour pode te ajudar em tudo que está relacionado ao sistema de ofertas, vendas e reservas, facilitando a inclusão e retirada de produtos e serviços na plataforma.

Investir no mercado online de turismo receptivo

Por fim, mas não menos importante, a gestão de turismo receptivo de hoje em dia não deve deixar de lado o investimento no digital. É no universo online que tudo acontece de forma mais dinâmica e que as vendas têm crescido exponencialmente.

O Paytour tem know-how para ajudar você a marcar presença na web, apresentando um sistema de reservas eficiente, rápido e que está disponível 24 horas por dia. Ou seja, sua empresa sai na frente por ter uma gestão online atenta ao consumidor moderno.

Bom, essas são nossas considerações sobre o que uma boa gestão de turismo receptivo deve ter. 

O que achou? 

Ficou com alguma dúvida? 

Entre em contato por algum de nossos canais de atendimento. Compartilhe com quem precisa saber disso e continue acompanhando outros artigos em nosso blog, até mais!

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Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

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