Entenda como funciona o projeto Vai Turismo e suas implicações

Nos últimos anos têm surgido diversos projetos para o impulsionamento do turismo brasileiro, como é o caso do Vai Turismo - Rumo ao Futuro.

Essa iniciativa foi idealizada a partir do arrefecimento da pandemia, com o intuito de reaquecer o mercado turístico que foi grandemente afetado pela crise sanitária.

Mas, você já ouviu falar do Vai Turismo e sabe realmente como funciona esse projeto?

Se não, continue lendo, pois abaixo explicaremos do que se trata. Se sim, siga a leitura para entender as consequências positivas dessa iniciativa, bem como absorver mais algumas informações relevantes.

Vai Turismo: o que é o projeto?

O projeto Vai Turismo foi concebido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e vem sendo executado pelas 28 entidades que compõem o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC (Cetur).

Contudo, o Vai Turismo se estendeu para além da CNC, se conectando com personalidades e outros órgãos representativos do turismo em todos os estados e no Distrito Federal, totalizando, segundo os organizadores da iniciativa, mais de 300 parcerias.

O objetivo é criar uma agenda nacional de propostas e diretrizes que possam ser apresentadas a agentes públicos, visando sempre o fortalecimento de toda a cadeia produtiva do turismo nacional.

Além da proposição de políticas públicas virtuosas para o setor, o Vai Turismo também busca promover, dentre outras coisas, o encontro entre investidores e empreendedores.

Quais são as conquistas do Vai Turismo?

As conquistas do projeto Vai Turismo, que ganhou o slogan "Rumo ao Futuro", se resumem à consolidação da sua proposta inicial.

Ou seja, a iniciativa já vem gerando diversos bons frutos na forma de propostas enviadas a parlamentares e entes públicos com atuação municipal, estadual e federal, redação de projetos de lei, estudos realizados e artigos publicados.

Com isso, o Vai Turismo vai mostrando que, quando devidamente organizada, uma classe pode ter bastante êxito nos seus intentos.

Qual é a importância do Vai Turismo?

A importância do projeto Vai Turismo - Rumo ao Futuro se demonstra desde as suas propostas até a qualidade da execução de suas demandas.

Em outras palavras, temos nessa iniciativa a união quase perfeita entre a vontade de fazer e a competência para executar.

Além disso, esse projeto tem a virtude de ouvir desde os grandes produtores de serviços e produtos turísticos, até os pequenos empreendedores, que muitas vezes estão lutando sozinhos na ponta da linha.

Dessa forma, a visão se amplia e a luta por condições melhores ganha aspectos nacionais, o que facilita a visualização das necessidades e a confecção de propostas que beneficiem o mercado turístico como um todo.

Quem pode fazer parte e como participar

Podem fazer parte do Vai Turismo empresários e profissionais de qualquer ramo do setor e que estejam em qualquer parte do país.

Para tanto, basta ir até o site oficial do projeto e preencher um formulário que solicita dados pessoais e a proposta que a pessoa ou empresa deseja compartilhar.

O que os empreendedores podem fazer além de contar com o Vai Turismo?

Uma das principais características dos bravos empreendedores do turismo, e também de outros setores da economia, é a capacidade de fazer por si mesmo, sem esperar que as coisas "caiam do céu".

Por entender isso e apostar nesse ímpeto vencedor dos nossos empreendedores do turismo, nós aqui do Paytour sempre criamos conteúdos com dicas, insights e incentivos à prática empreendedora, como você pode ler nos artigos publicados em nosso blog ao longo de 2022 e de anos anteriores.

Nesse sentido, queremos falar aqui de ações que você, empreendedor, pode fazer, além de esperar pelo sucesso das proposições do projeto Vai Turismo. Leia nos tópicos abaixo!

Busque aperfeiçoar o seu negócio 

Sem uma boa manutenção e aperfeiçoamentos periódicos nada subsiste, e isso vale para tudo, inclusive para o seu negócio.

Portanto, busque sempre aperfeiçoar o seu empreendimento, modernizando os serviços, criando novas formas de atrair clientes, ampliando a sua capacidade, etc.

Para isso, uma boa dica é colher depoimentos dos seus clientes. E claro, não tenha receio de fazer, afinal, apenas os seus clientes podem apontar fielmente o que você precisa melhorar no seu negócio.

Aprenda e nunca deixe de aprender

Uma vez o matemático, físico e astrônomo inglês Isaac Newton, que é uma das maiores figuras da história da humanidade, disse que: "Deve-se aprender sempre, até mesmo com um inimigo".

E apesar de essa frase ter um teor filosófico, ela também conversa com o mundo dos negócios de forma bastante clara.

Lide com a ideia de que para que o seu negócio esteja sólido, independentemente das intempéries do mercado turístico, você deve aperfeiçoar os seus conhecimento e, é claro, colocá-los em prática a todo momento.

Aqui, uma dica válida é se associar a alguma entidade de classe e participar de eventos, online ou presenciais, como palestras e formações na sua área de atuação.

Seja inovador

Uma outra frase de impacto que faz todo sentido no contexto do nosso artigo é: "Não existe mercado saturado para empreendedores que inovam", de autor desconhecido.

Busque sempre novos conhecimentos, baseados em dados concretos, de preferência, para inovar no seu negócio que está posicionado no setor turístico.

Se você tem um restaurante, por exemplo, pode investir em pratos diferentes daqueles oferecidos nos cardápios dos concorrentes. Isso pode atrair os turistas para o seu estabelecimento, conforme a fama da sua cozinha se espalha.

Por outro lado, se você tem uma pousada, pode caprichar no serviço de quarto, dar um toque personalizado aos ambientes, etc.

Essas e outras dicas, que eventualmente se enquadrem na realidade do seu negócio, representam inovação, destaque e aperfeiçoamento. Coloque em prática!

Faça parcerias

Outra ação que você pode adotar para impulsionar seu negócio é fazer parcerias, tanto com outros empreendedores quanto com entidades representativas.

Associações como a ABETA e a ABBTUR, por exemplo, trabalham para defender os interesses dos seus associados e de toda a classe que representam. 

Por outro lado, iniciativas como o próprio Vai Turismo e a Wakalua, focam no fomento do turismo como um todo, trazendo investimentos e regulamentações que podem alavancar o setor.

Associe o seu empreendimento!

Aproveite as políticas públicas já existentes

Como você viu até aqui, o principal objetivo do projeto Vai Turismo é propor novas políticas públicas para fomentar o setor turístico brasileiro.

Contudo, já existem algumas iniciativas em vigor no país, como é o caso do Fungetur e de outras ações institucionais semelhantes.

Você pode beneficiar o seu negócio ao inscrevê-lo em alguma dessas políticas públicas. Busque mais informações!

Fique atento à economia e ao cenário político

É de conhecimento geral que os cenários econômico e político impactam profundamente os negócios. 

Inclusive, foram justamente a economia fragilizada pela pandemia de Covid-19 e as decisões políticas tomadas, ambas consequências provocadas pela crise sanitária, que prejudicaram o setor turístico entre 2020 e 2022.

Por esse motivo, você deve estar atento às decisões e ações realizadas nessas duas searas, e preparar o seu negócio com base nas previsões. 

Contudo, lembre-se que, esteja o cenário como estiver, sempre haverá oportunidades!

Posicione o seu negócio na direção que os consumidores estão indo

Posicionamento do seu negócio no mercado de turismo

Assim como acontece em todos os setores da economia, o mercado turístico é guiado em grande parte pelo comportamento dos seus consumidores, que nesse caso são os turistas.

Por esse motivo, é indispensável que os empreendedores estejam atentos a isso, sobretudo pelo fato de o comportamento dos consumidores poder mudar rápida e drasticamente.

Fique de olho principalmente no que as pessoas fazem na internet, por meio de mapas de persona e rastreamento de comportamentos de pesquisa, por exemplo.

Além disso, atente-se aos vários perfis que o viajante brasileiro pode ter, ainda mais agora, com as transformações provocadas pela pandemia.

Não deixe as oportunidades escaparem

Por fim, uma outra coisa que você deve fazer para alavancar o seu negócio é aproveitar absolutamente todas as oportunidades que aparecerem pela frente.

E no mercado turístico, uma das principais portas de oportunidades são os feriados, datas comemorativas e períodos de alta, quando uma maior quantidade de turistas começa a circular.

Inclusive, aqui no nosso blog temos um artigo especial que trata justamente dos feriados de 2023 e outro que indica boas estratégias de vendas que podem ser usadas no mercado turístico.

Vamos de turismo em 2023?

Por todo o cenário que vem se desenhando nos últimos dois anos, de retomada após a pandemia, existem grandes expectativas para 2023.

Indo nesse sentido, já existem dezenas de eventos relacionados ao setor marcados para o próximo ano, além de outros tantos que ainda vão ganhar uma data.

Assim sendo, é correto afirmar que existem muitos motivos para acreditar em um novo ano cheio de novas oportunidades e prosperidade para o turismo brasileiro, que é uma das maiores jóias da nossa economia. Vamos todos de turismo!

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Você sabe qual a importância do turismo no Brasil?

Pesquisa confirma a importância do turismo no Brasil e como ele alcançou alta de 36,9% em 2022.

LEIA MAIS →

Conheça melhor a ABETA, uma importante associação do setor turístico

Nesse artigo falaremos tudo o que você precisa saber sobre a ABETA, a Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

LEIA MAIS →

Retomada definitiva: veja as expectativas do turismo para 2023

As expectativas do turismo para 2023 giram em torno de fatores como a melhora da economia e as mudanças no comportamento dos turistas. Saiba mais!

LEIA MAIS →

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Suporte

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour

Vende passeios, atividades ou atrativos turísticos?