Pesquisa confirma a importância do turismo no Brasil e como ele alcançou alta de 36,9% em 2022.
Muitos empreendedores têm voltado os seus olhos para entender as expectativas do turismo para 2023.
Afinal, antes de investir ou continuar investindo em um setor, seja ele qual for, é necessário saber se o investimento dará retornos, e se terá "futuro", não é mesmo?
Por saber disso, preparamos esse artigo para discorrer mais a fundo sobre as expectativas do turismo para 2023.
Inclusive, esse conteúdo representa a terceira parte de uma websérie especial que estamos produzindo aqui no blog do Paytour em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, que será comemorado no próximo dia 27 de setembro.
Assim como os outros artigos dessa websérie, essa peça traz informações valiosas para você, empreendedor do setor turístico. Não deixe de ler!
De antemão, podemos afirmar que as expectativas do turismo para 2023 são essencialmente boas. Afinal, estamos falando de um dos principais setores da economia brasileira.
Além disso, podemos e devemos reforçar a informação de que os números do turismo tendem a finalmente voltar ao patamar pré-pandêmico, com grande superávit.
Inclusive, essa informação foi dada pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) durante a realização do seu Summit Global, em abril de 2022.
Segundo as projeções do órgão, o setor de viagens e turismo movimentará perto de US$ 9,6 trilhões (o equivalente a cerca de R$ 50 trilhões, na cotação atual) na economia mundial em 2023.
E, claro, como um dos principais destinos do mundo, o Brasil receberá grande parte desse aporte.
Como se sabe, em 2022 acontecem eleições no Brasil para o governo do estados, Senado Federal, câmaras estaduais e Federal, e também para o Palácio do Planalto.
Isso significa dizer que em 2023 podemos ter mudanças importantes no controle político do país.
Mas será que isso irá impactar o setor turístico? Provavelmente não, pelo menos não em larga escala.
Como já citamos, a economia, que esta sim poderia impactar o mercado do turismo, mostra bastante força em sua retomada no pós-pandemia.
Além disso, mais especificamente o setor turístico mostra previsões animadoras, como a possibilidade de atingir os patamares de 2019, ano anterior ao começo da crise sanitária.
Portanto, apesar das incertezas no cenário político em 2022, as expectativas do turismo para 2023 são as melhores possíveis.
Assim como qualquer mudança no cenário econômico, a retomada do turismo, que anima os players do setor, está baseada numa mudança de comportamento dos turistas no pós- pandemia.
A crise sanitária mexeu consideravelmente com o lado emocional das pessoas, que está essencialmente ligado à atividade turística.
Para resumir, no pós-pandemia os consumidores de turismo aparentam procurar os seguintes serviços:
Esses são apenas alguns dos serviços que podem atender fielmente os anseios dos turistas nessa retomada.
Vale destacar ainda que com a situação da Covid-19 estabilizada e o percentual de pessoas vacinadas em alta, as pessoas estão mais confiantes em viajar e retomar as suas programações de férias e lazer.
Por tudo isso, você, empreendedor, deve estar atento às tendências, explorando o potencial dos variados perfis de viajantes que circulam pelo país.
Em 2023 também são esperados incentivos governamentais e dos órgãos de classe do setor turístico.
Como exemplo, podemos esperar renovações em programas como o Investe Turismo, o Fungetur e o Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (PRODETUR), mantidos pelo Ministério do Turismo.
Programas de incentivo das secretarias estaduais de turismo também são aguardados, como acontece todos os anos.
Além disso, podemos citar a grande influência de órgãos de classe, como a ABBTUR, a ABAV e a ABETA, que devem seguir o seu trabalho de incentivo e apoio aos empreendedores do turismo brasileiro em 2023.
É incerto afirmar, nesse momento, as datas e eventos do setor turístico que acontecerão em 2023. Afinal, ainda estamos em 2022 e imprevistos podem ocorrer.
Contudo, com base no aumento de expectativas do turismo para 2023 e nos eventos que ocorreram nos últimos anos, podemos afirmar quase com certeza que o empreendedor desse setor pode esperar os seguintes eventos em 2023:
Fique atento ao calendário das entidades de classe do setor turístico e, na medida do possível, esteja por dentro dos principais eventos realizados em 2023.
Por fim, antes de fecharmos mais esse importante artigo, trouxemos algumas dicas para alavancar o seu negócio em 2023.
São práticas que, se bem executadas, vão trazer mais visibilidade para o seu negócio, posicionando-o como opção para os consumidores ávidos por turismo que esse ano especial promete trazer. Confira:
Além de todas essas dicas e ideias, queremos convidar você para o nosso Webinar, que vai ao ar entre os dias 27 e 29 de setembro, finalizando as comemorações pelo Dia Mundial do Turismo.
No evento, falaremos das expectativas do turismo para 2023 e de alguns outros assuntos de extrema relevância para você, empreendedor.
Contaremos com a presença de especialistas como Adonai Aires de Arruda Filho, diretor-geral da BWT Operadora e diretor-comercial da Serra Verde Express, Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de Turismo no SEBRAE Nacional e Bruno Reis, diretor-presidente da EMPROTUR e vice-presidente do FORNATUR.
Você já viu que não pode ficar de fora, não é?
Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de todos os detalhes do evento!
Pesquisa confirma a importância do turismo no Brasil e como ele alcançou alta de 36,9% em 2022.
Nesse artigo falaremos tudo o que você precisa saber sobre a ABETA, a Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura.
A importância da ética no turismo se demonstra no dia a dia desse mercado, que simplesmente não existiria sem respeito e colaboração mútua.