Conheça a Wakalua e a sua importância para o turismo internacional
Nas últimas décadas surgiram diversas entidades e órgãos públicos e privados que têm como objetivo modernizar e acelerar a evolução do mercado turístico no Brasil e no mundo.
Essas organizações são as responsáveis pelo surgimento de várias empresas inovadoras que apresentam solução para diversos problemas da área.
E dentre tantos exemplos, existe a Wakalua. Certamente você já ouviu falar.
Ao longo dos próximos tópicos explicaremos o que é e o que faz a Wakalua, entre outras informações. Veja!
O que é a Wakalua?
Criada em 2019, Wakalua é um hub, ou seja, uma organização que agrega outras organizações em torno de um objetivo.
Sediada em Madri, Espanha, essa entidade é fruto de uma parceria entre a OMT (Organização Mundial do Turismo) e a Globalia, que é uma espécie de associação internacional de entidades do turismo sediadas na Espanha e em países da América do Sul.
As principais ações da Wakalua estão relacionadas à captação e alocação de recursos para o desenvolvimento de empresas no setor turístico.
O foco principal desse hub são empresas jovens e inovadoras, como é o caso do Paytour e das turistechs, por exemplo.
Assim, a organização reúne grandes corporações do setor turístico, investidores e até governos em torno da modernização e do desenvolvimento sustentável do turismo em todo o mundo.
Como funciona a Wakalua Brasil?
No Brasil, a Wakalua funciona em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), por meio de um convênio.
Essa parceria foi firmada no final de 2019, durante a realização de uma edição da Semana Nacional do Turismo, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
As ações e intermediações promovidas pelo hub foram muito importantes para o início da retomada do turismo no país depois da pandemia, segundo o próprio MTur.
Por fim, vale destacar que assim como nos 150 países onde tem influência direta, a Wakalua tem ajudado a desenvolver pequenas empresas do setor turístico brasileiro.
Eventos realizados pela entidade
Por ser uma entidade relativamente jovem, a Wakalua ainda não tem um grande calendário de eventos.
Contudo, o hub já tem influência direta na organização de pelo menos três iniciativas de grande importância para o turismo nacional e internacional. São elas:
Competição Global de Startups de Turismo da OMT (OMT Tourism Startup Competition);
Tourism Tech Adventures (TTA), um fórum que reúne personalidades e órgãos interessados no impulsionamento de empresas do setor turístico;
Essas competições servem como uma espécie de vitrine para as empresas participantes, que podem acabar firmando parcerias em decorrência do evento.
Quais são as contribuições da Wakalua para a inovação do mercado turístico?
Como já citamos ao longo do texto, a Wakalua incentiva a inovação no turismo mundial unindo investidores e empresas.
Dessa forma, a entidade age como uma espécie de intermediadora entre quem precisa de recursos e quem está disposto a investir.
No final, gera-se uma relação de ganha-ganha e quem sai fortalecido é o mercado turístico, com cada vez mais players e mais ideias inovadoras que facilitam a vida do turista na ponta da linha, aquecendo o setor.
Como os players do turismo podem se beneficiar com a Wakalua?
A principal forma de tirar proveito da ajuda oferecida pela Wakalua é buscar patrocínios e visibilidade através do hub.
Basta entrar em contato com a organização para saber mais sobre encontros e rodadas de negócios, além de ficar de olho no calendário de eventos.
Quem pode fazer parceria?
Qualquer empresa do setor turístico que tenha uma proposta inovadora e que venha a somar no ambiente de negócios desse setor pode se tornar parceira da Wakalua.
Em especial, devemos destacar as startups do setor e as turistechs, que usam a tecnologia para facilitar a vida de turistas brasileiros e estrangeiros.
Entrando em contato com a entidade
Para entrar em contato com o hub de negócios você pode ir até o site oficial da entidade ou fazer contato com o próprio Ministério do Turismo.
Além disso, os perfis oficiais da Wakalua Brasil e também da sessão internacional da organização são grandes fontes de informação para quem deseja se conectar com a entidade.
Existem outras entidades semelhantes à Wakalua?
Em termos de abrangência e serviços prestados, poucas entidades se comparam à Wakalua em todo o mundo.
Entretanto, alguns outros hubs são destaque, sobretudo em países que têm uma atividade turística mais forte, como é o caso do Brasil.
Inclusive, recentemente o Ministério do Turismo brasileiro lançou um Portal de Investimentos próprio que age de forma semelhante ao hub espanhol.
Em resumo, essa iniciativa do MTur serve como uma vitrine para que players do turismo brasileiro exponham seus negócios a investidores do mundo inteiro.
Com isso, o próprio órgão governamental se coloca como um intermediador de investimentos, facilitando a oferta de crédito e fomentando o crescimento dos negócios turísticos brasileiros, sejam eles de que vertentes forem.
No turismo e na vida, inovar é preciso
Que a inovação é um dos motores que fazem o mundo funcionar já não é mais novidade e nem segredo para ninguém.
Porém, no mercado turístico manter-se atualizado e melhorando a cada dia é ainda mais necessário.
Afinal, apesar de os produtos oferecidos (as atrações turísticas) já serem bastante conhecidos do público, é preciso ter inventividade para atrair os turistas, motivando-os a sair das suas casas e ir até o destino oferecido.
Vale destacar também o anseio por comodidade, que pode ser oferecida pelas inovações tecnológicas.
Por tudo isso, recomendamos que você, empreendedor do setor turístico, foque na constante inovação do seu negócio, contando sempre com o auxílio de entidades como a Wakalua e, claro, com o Paytour também.
As férias de julho são um período em que toda a família se une para explorar novos horizontes e viver novas experiências. É o mês em que as escolas promovem o recesso escolar e os estudantes querem aproveitar bastante com seus parentes as diversas opções de lazer. Com isso, esse perfil de turista costuma viajar […]
Nos dias 29 e 30 de março, no Centro de Convenções de Natal, o Paytour participa como expositor do maior evento de turismo do estado, a Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (FEMPTUR), além de participar também do 10º Fórum de Turismo do RN. A Feira, que está em sua 5ª edição, vem […]
Um recurso super eficaz e ainda pouco explorado pelos empreendedores em suas lojas virtuais como estratégia de venda são as famosas vitrines, ou banners, como também são conhecidas. Além de serem usadas para uma boa composição estética de seu site, atuando como um cartão de visita, elas servem também para atrair os clientes por meio […]