Conheça a Wakalua e a sua importância para o turismo internacional

Nas últimas décadas surgiram diversas entidades e órgãos públicos e privados que têm como objetivo modernizar e acelerar a evolução do mercado turístico no Brasil e no mundo.

Essas organizações são as responsáveis pelo surgimento de várias empresas inovadoras que apresentam solução para diversos problemas da área.

E dentre tantos exemplos, existe a Wakalua. Certamente você já ouviu falar.

Ao longo dos próximos tópicos explicaremos o que é e o que faz a Wakalua, entre outras informações. Veja!

O que é a Wakalua?

Criada em 2019, Wakalua é um hub, ou seja, uma organização que agrega outras organizações em torno de um objetivo.

Sediada em Madri, Espanha, essa entidade é fruto de uma parceria entre a OMT (Organização Mundial do Turismo) e a Globalia, que é uma espécie de associação internacional de entidades do turismo sediadas na Espanha e em países da América do Sul.

As principais ações da Wakalua estão relacionadas à captação e alocação de recursos para o desenvolvimento de empresas no setor turístico.

O foco principal desse hub são empresas jovens e inovadoras, como é o caso do Paytour e das turistechs, por exemplo.

Assim, a organização reúne grandes corporações do setor turístico, investidores e até governos em torno da modernização e do desenvolvimento sustentável do turismo em todo o mundo.

Como funciona a Wakalua Brasil?

No Brasil, a Wakalua funciona em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), por meio de um convênio.

Essa parceria foi firmada no final de 2019, durante a realização de uma edição da Semana Nacional do Turismo, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

As ações e intermediações promovidas pelo hub foram muito importantes para o início da retomada do turismo no país depois da pandemia, segundo o próprio MTur.

Por fim, vale destacar que assim como nos 150 países onde tem influência direta, a Wakalua tem ajudado a desenvolver pequenas empresas do setor turístico brasileiro.

Eventos realizados pela entidade

Por ser uma entidade relativamente jovem, a Wakalua ainda não tem um grande calendário de eventos.

Contudo, o hub já tem influência direta na organização de pelo menos três iniciativas de grande importância para o turismo nacional e internacional. São elas:

  • Competição Global de Startups de Turismo da OMT (OMT Tourism Startup Competition);
  • Tourism Tech Adventures (TTA), um fórum que reúne personalidades e órgãos interessados no impulsionamento de empresas do setor turístico;
  • Desafio SP de Inovação em Turismo, que, inclusive, teve o Paytour como vice-campeão na edição de 2021.

Essas competições servem como uma espécie de vitrine para as empresas participantes, que podem acabar firmando parcerias em decorrência do evento.

Quais são as contribuições da Wakalua para a inovação do mercado turístico?

Como já citamos ao longo do texto, a Wakalua incentiva a inovação no turismo mundial unindo investidores e empresas.

Dessa forma, a entidade age como uma espécie de intermediadora entre quem precisa de recursos e quem está disposto a investir.

No final, gera-se uma relação de ganha-ganha e quem sai fortalecido é o mercado turístico, com cada vez mais players e mais ideias inovadoras que facilitam a vida do turista na ponta da linha, aquecendo o setor.

Como os players do turismo podem se beneficiar com a Wakalua?

Parceiros Wakalua

A principal forma de tirar proveito da ajuda oferecida pela Wakalua é buscar patrocínios e visibilidade através do hub.

Basta entrar em contato com a organização para saber mais sobre encontros e rodadas de negócios, além de ficar de olho no calendário de eventos.

Quem pode fazer parceria?

Qualquer empresa do setor turístico que tenha uma proposta inovadora e que venha a somar no ambiente de negócios desse setor pode se tornar parceira da Wakalua.

Em especial, devemos destacar as startups do setor e as turistechs, que usam a tecnologia para facilitar a vida de turistas brasileiros e estrangeiros.

Entrando em contato com a entidade

Para entrar em contato com o hub de negócios você pode ir até o site oficial da entidade ou fazer contato com o próprio Ministério do Turismo.

Além disso, os perfis oficiais da Wakalua Brasil e também da sessão internacional da organização são grandes fontes de informação para quem deseja se conectar com a entidade.

Existem outras entidades semelhantes à Wakalua?

Em termos de abrangência e serviços prestados, poucas entidades se comparam à Wakalua em todo o mundo.

Entretanto, alguns outros hubs são destaque, sobretudo em países que têm uma atividade turística mais forte, como é o caso do Brasil.

Inclusive, recentemente o Ministério do Turismo brasileiro lançou um Portal de Investimentos próprio que age de forma semelhante ao hub espanhol.

Em resumo, essa iniciativa do MTur serve como uma vitrine para que players do turismo brasileiro exponham seus negócios a investidores do mundo inteiro.

Com isso, o próprio órgão governamental se coloca como um intermediador de investimentos, facilitando a oferta de crédito e fomentando o crescimento dos negócios turísticos brasileiros, sejam eles de que vertentes forem.

No turismo e na vida, inovar é preciso

Que a inovação é um dos motores que fazem o mundo funcionar já não é mais novidade e nem segredo para ninguém.

Porém, no mercado turístico manter-se atualizado e melhorando a cada dia é ainda mais necessário.

Afinal, apesar de os produtos oferecidos (as atrações turísticas) já serem bastante conhecidos do público, é preciso ter inventividade para atrair os turistas, motivando-os a sair das suas casas e ir até o destino oferecido.

Vale destacar também o anseio por comodidade, que pode ser oferecida pelas inovações tecnológicas.

Por tudo isso, recomendamos que você, empreendedor do setor turístico, foque na constante inovação do seu negócio, contando sempre com o auxílio de entidades como a Wakalua e, claro, com o Paytour também.

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Saiba os benefícios de um blog para a sua loja virtual de turismo

Certamente você já percebeu a importância da internet para os empreendimentos atualmente, não é mesmo? Mas como alcançar mais clientes através sua loja virtual sem gastar muito? O marketing de conteúdo é uma dessas maneiras e é por isso que hoje vamos falar sobre a importância de uma estratégia para obter sucesso: a criação e manutenção de um blog.

LEIA MAIS →

11 dicas para ter mais clientes por indicação no turismo

Ter mais clientes por indicação no turismo é mais fácil do que você imagina. Fechar novos negócios dessa forma é fundamental para crescer sua base de clientes rapidamente e sem a necessidade de investir ainda mais em marketing.

LEIA MAIS →

Assistência ao cliente pós compra: não deixe as vendas dos seus passeios esfriarem!

Se engana quem pensa que o processo de compra de passeios turísticos se encerra no momento da finalização da compra online. A jornada até a fidelização do cliente é longa e a assistência fornecida no pós-venda dos seus passeios turísticos é tão importante quanto as demais etapas do processo comercial. A sua presença nesse momento […]

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour