A importância da ética no turismo e o que você tem a ver com ela

Assim como acontece em todos os setores, o mercado turístico também possui regras e boas práticas éticas, que devem ser seguidas por todos.

O objetivo é bastante claro: tornar o turismo uma prática cada vez mais acolhedora e receptiva a todos, sem nenhum tipo de distinção.

Por entender esse assunto como primordial, decidimos falar um pouco sobre a importância da ética no turismo. 

A seguir nós detalhamos o que significa esse conceito, quem deve praticá-lo e quais são os seus benefícios. Além disso, explicamos o que é o Código Mundial de Ética no Turismo. 

Nos dê a honra de mais essa leitura!

Qual é o conceito de ética no turismo?

De forma bastante resumida, podemos afirmar que o conceito de ética no turismo se baseia em duas palavras: consciência e respeito.

Em primeiro lugar, todos aqueles que estão envolvidos no turismo devem ter consciência do seu papel nesse cenário, desde o turista que pretende se deslocar até o agente de turismo que vai recebê-lo no destino.

Afinal, sem estar devidamente conscientizado, o ente, seja ele qual for, não terá a completa noção dos seus próximos passos e sua repercussão.

Em uma segunda análise, a ética no turismo pressupõe a prática de um respeito mútuo e constante.

Como exemplo, você, que tem um empreendimento posicionado no mercado turístico, precisa agir respeitosamente com todos, desde os fornecedores que possibilitam a oferta de produtos e/ou serviços, até o cliente final, que "sustenta" o seu negócio.

Por outro lado, os turistas devem ser instruídos sobre o respeito às tradições culturais de destinos, às boas práticas necessárias durante os deslocamentos, etc.

Com tudo isso, podemos concluir dizendo que a prática da ética no turismo é como a argamassa que une os tijolos de uma parede: a liga que dá sustentação à toda a estrutura.

O que é o Código Mundial de Ética no Turismo?

Para pontuar de forma ainda mais abrangente a importância da ética no turismo, surgiu em 1999 o Código Mundial de Ética no Turismo.

Esse documento, que foi expedido pela Secretaria Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), tem como objetivo uniformizar a prática do turismo ao redor do mundo.

Composto por 10 artigos, o Código Mundial de Ética no Turismo é um documento bastante amplo, apontando direitos e deveres de todas as partes envolvidas na atividade turística.

Por causa das suas características, esse texto é utilizado até os dias de hoje como uma espécie de bússola por governos, entidades e empreendedores do turismo no mundo inteiro.

A quem cabe a postura ética na prática do turismo? 

Podemos afirmar e reafirmar sem medo de errar que todos devemos estar atentos para a importância da ética no turismo.

Isso porque, como já citamos ao longo do texto, cada partícipe tem um papel fundamental na engrenagem do mercado turístico, que por sua vez não funciona se não houver colaboração.

Nos próximos tópicos damos alguns exemplos sobre o papel de cada parte no desenvolvimento da ética no turismo. Veja!

Órgãos governamentais e entidades representativas

Nos últimos parágrafos do 6º artigo do Código Mundial de Ética no Turismo estão descritas as atribuições de órgãos públicos e entidades relacionadas ao turismo.

Em resumo, o texto diz que é de responsabilidade desses órgãos fiscalizar a prática turística no país que lhes couber, visando sempre a proteção e a garantia do direito à informação dos cidadãos do local. 

Como exemplo, os governos têm por obrigação apurar a ocorrência de desastres naturais em destinos turísticos, a fim de proteger turistas e trabalhadores que estiverem em determinado local.

Por outro lado, é também um dever do setor público praticar a supressão de lástimas como o turismo sexual e o tráfico de drogas, que podem "se disfarçar" de turismo legal.

Já as entidades representativas, como as associações, têm o dever de agir na conscientização e instrução dos agentes de turismo sobre leis vigentes e normas diversas.

Empreendedores e agentes de turismo

Agentes de turismo precisam ter ética com os clientes

O 6º artigo do Código Mundial de Ética no Turismo também traz algumas recomendações para empreendedores e agentes de turismo.

Como exemplo, o primeiro parágrafo diz que: "os agentes profissionais do turismo têm por obrigação fornecer aos turistas uma informação objetiva e sincera sobre os destinos, as condições de viagem, de receptivo e de estadia".

Dentre outras disposições, o parágrafo 3 diz: "os profissionais do turismo, enquanto dele depender, contribuirão para o pleno desenvolvimento cultural e espiritual dos turistas e permitirão o exercício de suas práticas religiosas durante os deslocamentos".

Esses são apenas alguns exemplos que demonstram a você, empreendedor, as boas práticas relacionadas à ética no turismo.

Turistas

Por fim, aos turistas cabe, primeiramente, entender qual é a importância da ética no turismo.

Uma vez conscientizados, esses consumidores devem se atentar principalmente às questões culturais, disposições legais, boas práticas diárias e outros detalhes relacionados ao seu destino. 

Além disso, é necessário haver uma conscientização sobre as reais motivações da prática turística para que vícios nocivos sejam suprimidos.

É responsabilidade dos governos, entidades e empreendedores ligados ao setor turístico fazer essa conscientização, sobretudo na direção de turistas estrangeiros, pois eles podem não conhecer alguns traços culturais do país de destino, neste caso, o Brasil.

O que acontece quando um turismo antiético é praticado?

O não entendimento sobre a importância da ética no turismo leva à prática de um turismo antiético, o que é extremamente prejudicial a esse mercado.

Como exemplo de algumas consequências de se fazer um turismo antiético, podemos citar:

  • Desrespeito à tradições culturais
  • Exploração indevida do meio-ambiente em destinos turísticos
  • Práticas xenofóbicas e preconceituosas de uma forma geral
  • Precarização da mão de obra empregada no setor turístico
  • Estigmatização de um destino turístico
  • Queda na arrecadação e no rendimento do setor turístico de determinado destino
  • Fuga de patrocinadores e investidores

Esses e outros desdobramentos negativos podem ocorrer sem a menor dificuldade, caso as boas práticas da ética no turismo não sejam observadas.

Porém, salientamos mais uma vez que todos os envolvidos no setor devem contribuir ativamente para a criação de um turismo ético e sustentável.

Qual é a importância da ética no turismo?

Para finalizar o nosso artigo, sustentamos que a importância da ética no turismo está relacionada com a sobrevivência desse mercado.

Isso porque, quando são levadas em consideração, essas boas práticas trazem os seguintes benefícios:

  • Fortalecimento de culturas ao redor do mundo
  • Aumento da conscientização em torno da preservação ambiental
  • Aumento do fluxo de turistas em locais antes esquecidos
  • Aquecimento da economia do país e da região que abriga o destino turístico
  • Geração de empregos e oportunidades de trabalho digno dentro do setor turístico
  • Atração de investidores e patrocinadores
  • Geração de um impacto social educativo

Ao contrário das más práticas que definem a falta de ética no turismo, praticar um turismo ético e responsável é o melhor para todos.

Seja você também um disseminador da importância da ética no turismo!

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Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

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