Pesquisa confirma a importância do turismo no Brasil e como ele alcançou alta de 36,9% em 2022.
A Organização Mundial do Turismo (OMT) surgiu com a finalidade de criar políticas para o desenvolvimento do turismo mundial. Portanto, sua criação foi fundamental para o surgimento de estratégias que permitissem o surgimento de um turismo sustentável, responsável e acessível a todos.
Logo, a OMT, celebrará no dia 27 de setembro, mais um dia mundial do turismo, uma data que é referência para o setor turístico e que foi estabelecida em 1980, após a implementação do estatuto da OMT, e permanece até os dias de hoje.
Ao continuar lendo este post você irá conhecer mais sobre a Organização Mundial do Turismo e sua importância para a sociedade de modo geral, seja nas esferas sociais, econômicas ou culturais. Além disso, verá como o dia mundial do turismo se tornou tão importante para o setor.
Segundo informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Organização Mundial do Turismo é composta por 155 países e, atualmente, conta com incríveis 400 membros afiliados.
Entre esses membros estão representantes e autoridades do turismo, sendo tanto de áreas educacionais, quanto de associações e empresas privadas. Assim, abaixo entenderemos melhor como ocorreu a sua criação, desde os anos de 1990 até os dias de hoje. Confira:
A OMT é sediada em Madri e teve sua criação em meados dos anos 90, mais precisamente em 1925, quando ainda era chamada de União Internacional de Organizações Oficiais de Viagens (IUOTO).
Naquela época, a Organização Mundial do Turismo era considerada não-governamental, contudo, em 1974, passou a ser chamada intergovernamental. Aliás, em 2003, ganhou o título de agência especializada das Nações Unidas.
A data do dia mundial do turismo é celebrada para mostrar a importância deste setor para a sociedade. Desde sua criação em 1980 até os dias de hoje, esta data tem servido como forma de celebrar a criação do primeiro Estatuto da organização mundial de turismo, em 27 de setembro de 1970.
Além do dia mundial do turismo, outras datas são importantes para o setor, que também tem seus objetivos pautados na sustentabilidade. Por isso, no setor do ecoturismo, forte tendência nos dias de hoje, comemora-se também:
O dia da terra é uma das comemorações mais antigas que se tem notícia. Na ocasião, o senador americano Gaylord Nelson, que na época era um importante militante das causas ambientais, convocou a população para ir às ruas.
O político teve a ideia de sair às ruas, em protestos, a favor do meio ambiente e contra a poluição. O protesto gerou a participação de cerca de 20 milhões de pessoas, o que deu origem ao Dia da Terra.
Todavia, apenas em 1990, Denis Hayes, aliado de Gaylord Nelson em 1970, organizou o primeiro Dia da Terra. O evento, considerado um sucesso, teve o apoio de cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com Latin American Quality Institute (LAQI).
No Brasil, o Dia do Turista é comemorado no dia 13 de junho. Nesta data, apaixonados por viagens, comemoram as novas experiências e tendências de turismo no Brasil e no mundo.
Além destas datas, outras também merecem destaque, são essas: o Dia dos Oceanos, comemorado em 8 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia da Ecologia, ambos comemorados no dia 05 de junho.
A OMT é a entidade responsável pela tomada de decisões em todo o turismo mundial. Ela, portanto, promove ações com a finalidade da criação de um turismo sustentável, responsável e acessível. Além disso, ela dá prioridade, principalmente, aos países que se encontram em desenvolvimento.
Aliás, em relação ao fator acessibilidade, o tema “Turismo para o crescimento inclusivo” foi tema do Dia Mundial do Turismo do ano passado (2021). O tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde, abordou a retomada do turismo no contexto pós-pandemia.
Mundialmente falando, pode-se dizer que atualmente o turismo é a fonte de emprego e renda de centenas de pessoas. Aliás, estudos recentes confirmam que o setor do turismo é um dos que mais cresce atualmente. Inclusive, ele está entre um dos cinco novos postos de trabalho criados nos últimos três anos.
Logo, pode-se afirmar ainda que atualmente o turismo é uma importante fonte de emprego e renda. Inclusive, o Secretário Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, falou sobre a importância do setor turismo para todos os países:
"Em todo o mundo, em países de todos os níveis de desenvolvimento, muitos milhões de empregos e negócios dependem de um setor de turismo forte e próspero”, disse a maior autoridade em turismo.
Corroborando com esta afirmativa, o Ministro do Turismo, em alusão ao Dia Mundial do Turismo de 2021, criou no ano passado, uma série abordando o turismo de proximidade. Nesta data, o ministério do turismo, incentivou a acessibilidade e o turismo inclusivo através da promoção de ações para retomada do setor, após o contexto pós-pandemia..
Sua fala, portanto, corrobora com o pacto que a OMT fez para atingir os objetivos do Milênio pelo desenvolvimento das Nações Unidas. No pacto, a Organização Mundial do Turismo prometeu auxiliar na redução da pobreza, dando subsídios para o desenvolvimento sustentável do turismo.
Logo, a OMT é importante para promover políticas eficazes no desenvolvimento do turismo adequado e saudável. Contudo, além disso, ela oferece capacitação continuada no campo de visto educacional e técnico na área turística.
No Brasil, o Sebrae é a entidade responsável pelo vínculo direto entre a OMT e as associações, autoridades e instituições públicas e privadas. Membro desde 2004, o Sebrae participa de fóruns, congressos e eventos da OMT.
Além disso, de acordo com o Ministério do Turismo, a OMT, irá criar o primeiro escritório da organização no Brasil. A notícia, comemorada pelo Ministro do Turismo, Gilson Machado, informou que o Brasil será o primeiro país das Américas a ter o seu próprio escritório.
O Brasil foi escolhido pelo potencial turístico e econômico, além de ser um dos países prioritários das ações da organização mundial do turismo. Por outro lado, a OMT também atua no Brasil através de estratégias com vistas a promover o potencial turístico do nosso país.
Foi assim que a organização mundial do turismo criou o 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo. O Desafio foi criado a fim de buscar a melhor forma de reintroduzir as atividades turísticas após a pandemia. Deste modo, um total de quase 800 empresas se inscreveram.
O evento ainda deu a oportunidade de 10 finalistas participarem da terceira edição da UNWTO Tourism Startup Competition, importante desafio promovido pela OMT em parceria com o Wakalua, um importante centro global de inovação para o turismo.
Pesquisa confirma a importância do turismo no Brasil e como ele alcançou alta de 36,9% em 2022.
A importância da ética no turismo se demonstra no dia a dia desse mercado, que simplesmente não existiria sem respeito e colaboração mútua.
As expectativas do turismo para 2023 giram em torno de fatores como a melhora da economia e as mudanças no comportamento dos turistas. Saiba mais!