Black Friday: uma forte aliada nas estratégias de vendas no turismo

Como você já deve saber, a maioria das melhores estratégias de vendas no turismo têm a ver com promoções, datas comemorativas, etc.

Da mesma forma, você com certeza conhece a famosa Black Friday, que se tornou o período mais quente para o comércio do mundo ocidental.

Mas, você já parou para pensar em quão impactante a Black Friday é para o setor turístico?

Caso ainda não tenha refletido sobre isso, não se preocupe, pois esse conteúdo foi feito justamente para tratar desse assunto.

Nos tópicos abaixo vamos aprofundar o entendimento sobre a Black Friday voltada ao setor turístico, além de dicas para vender mais nesse período.

Esse artigo é a segunda parte de uma mini websérie com 4 partes que estamos produzindo aqui no Paytour em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, que será comemorado no próximo dia 27 de setembro.

O objetivo principal dessa websérie é trazer conteúdos enriquecedores para que você, que empreende no setor turístico, adquira novos conhecimentos para levar na bagagem.

Continue com a gente!

Será que você sabe mesmo o que é a Black Friday?

O termo "black friday", que em tradução livre significa "sexta-feira negra" ou "sexta-feira preta", se tornou sinônimo de promoções, descontos e economia.

Porém, a tal sexta-feira de blackout que tradicionalmente ocorre em meados do mês de novembro tornou-se, na prática, um período bem maior que apenas 24h. 

Nos Estados Unidos, onde esse conceito foi inventado, a Black Friday começa no Dia de Ação de Graças e acaba apenas na chamada Cyber Monday. Ou seja, são cerca de 5 ou 6 dias de promoções e descontos especiais.

Inclusive, ultimamente algumas empresas adotaram o chamado Black November, que é uma imensa Black Friday que dura o mês inteiro.

Portanto, já a partir da definição do conceito de Black Friday você pode ter uma ideia de como ela pode ser usada em estratégias de vendas no turismo.

Porque a Black Friday é tão importante para as estratégias de vendas no turismo?

Mulher olhando o nascer do sol

Em primeiro lugar, devemos destacar que se você quiser ter sucesso com o seu negócio no setor turístico, deve investir em marketing durante o ano todo e não apenas em novembro.

Portanto, tenha um plano sólido de investimentos em propaganda, sobretudo na internet. Afinal, quem não é visto não é lembrado.

Por outro lado, é impossível deixar de citar que desde de que o conceito de Black Friday foi citado pela primeira vez ele tem alavancado negócios de todos os setores.

Assim, podemos dizer que ao investir em uma boa campanha para a Black Friday você posicionará o seu negócio como referência para os clientes.

Tenha em mente que descontos e promoções são fortes artifícios de atração. Uma agência de turismo que oferece descontos em pacotes durante a Black Friday, por exemplo, pode até mesmo modelar o comportamento dos clientes.

Não é difícil imaginar que muitos consumidores podem deixar para tirar férias em novembro só para aproveitar os descontos e promoções. Mantenha isso em mente.

Black Friday 2021: que lições levar em consideração?

A Black Friday de 2021 foi marcada pelo início da retomada econômica depois da pandemia de Covid-19.

No que diz respeito ao turismo, essa retomada foi ainda mais evidente, uma vez que as restrições de viagens começaram a cair justamente em 2021.

Com isso, é correto afirmar que investir em estratégias de vendas no turismo para  a Black Friday 2022 é seguro e tem retornos garantidos, vide a melhoria já sentida em 2021.

Resultados observados no período

Segundo um levantamento citado em matéria veiculada pela revista Exame, só no âmbito do e-commerce a Black Friday movimentou cerca de R$ 4,2 bilhões em 2021.

Esse valor demonstra 5% de crescimento em relação à observação dos mesmos indicadores em 2020.

E, claro, grande parte dessas vendas pela internet foram de produtos e serviços turísticos, sobretudo passagens aéreas e pacotes de hospedagem.

Como foi a movimentação do mercado turístico na Black Friday 2021?

Na Black Friday 2021 as estratégias de vendas no turismo se concentraram em ações e chamadas que evocavam esse sentimento de retomada.

Afinal, devido à quarentena experimentada na pandemia, muitos turistas entraram em 2021 com a expectativa de finalmente poder viajar.

Em grande parte esses esforços deram certo, fazendo da Black Friday do ano passado um instrumento de alavancagem do números do setor turístico em todo o ano.

As expectativas para a Black Friday 2022

Como não poderia deixar de ser, as expectativas para a Black Friday 2022 são as melhores possíveis, sobretudo para o setor turístico.

Isso porque a retomada do turismo tem animado os investidores, mesmo com altas na inflação e a lenta retomada econômica do país no contexto pós-pandêmico.

Para se ter uma ideia, segundo o FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), no segundo semestre de 2021 o Brasil já contava com cerca de 147 empreendimentos no setor hoteleiro, que somam juntos mais de R$ 6 bilhões em investimentos.

Essa informação pode ser consultada em matéria publicada no ano passado pela revista Hotéis, que traz muitas informações sobre o ramo da hotelaria no Brasil.

Tudo isso contribui ativamente para a atração de clientes, que já estão ávidos por fazer turismo depois de um período de abstinência.

E, ademais, a Black Friday de 2022 irá se "misturar" com a Copa do Mundo do Catar, o maior evento esportivo do planeta.

Pode até não parecer, mas em certo grau a Copa deve ajudar a aquecer o setor turístico no período, tanto com viagens para o Catar quanto em traslados domésticos, por exemplo.

Todo esse contexto deve impactar também a chegada de 2023, que é um ano repleto de expectativas em torno do mercado turístico.

Como criar uma campanha para vender serviços de turismo na Black Friday? 

Consumidor feliz

Toda e qualquer campanha de vendas é composta por um cronograma de estratégias assertivas.

Com isso, para ter sucesso na Black Friday deste ano você precisa organizar uma série de estratégias de vendas no turismo, ao melhor estilo checklist.

Para te ajudar, criamos uma lista rápida de dicas que você pode usar como passo a passo na sua campanha. Veja:

  • Faça uma correta precificação dos produtos e serviços que você oferece. Com isso você terá uma melhor noção de como  fazer promoções e aplicar descontos.
  • Comece a divulgação das promoções bem antes da Black Friday começar.
  • Crie conteúdos de valor, cheios de gatilhos mentais, para chamar a atenção dos seus potenciais clientes, e os inclua na divulgação.
  • Ofereça vantagens, como cartão-presente, promoções exclusivas, programas de fidelidade e outros.
  • Use ferramentas de marketing digital como newsletter, email marketing, tráfego pago e outros, sempre focando no seu público-alvo.
  • Faça parcerias com influencers de viagem.
  • Invista na imagem do seu negócio na internet.
  • Quando a Black Friday começar, aumente os esforços de divulgação.
  • Contrate o Paytour para te ajudar.

Com essas dicas, ou passo a passo, como você quiser, a sua Black Friday 2022 tem grandes chances de ser um sucesso.

Em breve lançaremos o terceiro artigo da nossa websérie alusiva ao Dia Mundial do Turismo. Assim que a websérie terminar, nós vamos realizar um Webinar que vai ao ar nos dias 27, 28 e 29 de setembro. 

No evento, os temas abordados na websérie serão aprofundados por um time de especialistas em turismo. Você não pode perder!Para mais informações, continue acompanhando os conteúdos do nosso blog e das nossas redes sociais.

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Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

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