10 ideias de publicações para você compartilhar no Instagram do seu negócio de turismo

O consumo de conteúdos sobre turismo através de ferramentas virtuais como o Instagram é inquestionável. Para os atrativos de qualquer tamanho, não utilizar o alcance e os benefícios dessa ferramenta pode ser bastante arriscado e prejudicial. 

No dia a dia, o Instagram contribui de forma significativa para o bom desempenho nas vendas de empresas de turismo e atrativos por todo o mundo. 

Isso porque, os vídeos e fotos são bastante efetivos para atrair, engajar e se relacionar com viajantes dos mais variados cantos do país e do mundo e que, através da ferramenta, podem conhecer bons motivos para descobrir os atrativos da sua região.

Por isso, criar estratégias para extrair o potencial do Instagram pode ser um grande diferencial na propagação do seu empreendimento e da prestação de serviços de turismo oferecida por ele.

Atualmente, 99 milhões de usuários utilizam o Instagram diariamente no Brasil, o que demonstra o grande potencial de encontrar seus próximos clientes por meio da rede social.

Para alcançá-lo, se faz necessário um planejamento básico de conteúdos relevantes e que chamem a atenção, verdadeiramente, para os seus serviços. 

Pensamos nisso, elaboramos sugestões de ideias para que você divulgue os seus passeios turísticos da melhor forma possível a fim de atrair novos clientes.

10 sugestões de posts no Instagram para atrativos turísticos

1) Mostre a rotina do seu estabelecimento

Rotina do seu estabelecimento

Apesar de parecer algo bastante comum e pouco interessante para você, mostrar detalhes da rotina para os viajantes é uma forma de entretê-los e despertar o interesse a partir das atividades e dos cuidados do seu estabelecimento.

Lembre-se: tudo relacionado ao seu receptivo, ao turismo da região e à localidade é novidade para o turista que está pensando em viajar.

Fale sobre os locais disponíveis para se alimentar, detalhes do café da manhã, almoço ou jantar; como funciona o preparativo para excursões e trilhas; no caso de atividades consideradas mais radicais, demonstre os cuidados e invista em vídeos que se conectam através de sentimentos, como diversão, emoção, adrenalina, superação, etc.

2) Fale sobre a sua localização

A localização do seu atrativo turístico deve ser pauta constante nas publicações. 

Além das pessoas que te acompanham a algum tempo se sentirem cada vez mais próximas por compreenderem exatamente onde você está, ter a localização como pauta frequente vai garantir que as novas pessoas que estão chegando a cada semana se conectem de verdade e comecem a estabelecer uma ligação com o seu negócio.

Utilize a bio para deixar site, links e mensagens que forneçam informações sobre como encontrar o seu atrativo e como entrar em contato.

3) Invista em fotos e vídeos profissionais

Apesar dos celulares de última geração possibilitarem fazer fotos de alta qualidade, investir em vídeos e fotos profissionais é uma maneira de valorizar o seu negócio e atrair ainda mais os clientes por meio da imagem.

O sentido da visão é um dos mais eficazes quando o assunto é vendas, afinal, é assim que os clientes podem visualizar a experiência que eles vão obter a partir daquela compra.

Um fotógrafo profissional será capaz de trazer novos ângulos, registros criativos e fotos que vão transportar o viajante que está do outro lado da tela, fazendo o sentir encantado com a paisagem.

Dica: priorize fotos sem intervenções de texto ou de layout - exceto quando forem informativas.

4) Compartilhe informações relevantes para a compra

Nem só as belas paisagens vão encorajar o viajante a visitar seu atrativo. Por tanto, é fundamental compartilhar informações que auxiliem aquele viajante a evoluir na jornada de compra.

Divulgue o preço do passeio, preço dos hotéis e restaurantes da região, das atividades que podem se conectar com o seu atrativo, formas de pagamento que você disponibiliza e garantias que são oferecidas.

São todos detalhes que auxiliarão o viajante, mesmo que mentalmente, a se organizar e planejar viagens futuras. Com preços e uma rota em mente, fica muito mais fácil saber o que ele precisa fazer para tornar aquela viagem possível 😉

5) Faça pesquisas para aprender mais sobre quem te segue

As ferramentas disponibilizadas pelo Instagram nos stories podem ser muito efetivas para entender um pouco mais os viajantes que te seguem.

Você pode usar a enquete, a votação e até mesmo a caixinha de perguntas para descobrir o que eles gostariam de saber sobre seu atrativo, sobre a região e também sobre o que eles esperam ao viajar.

Além disso, as ferramentas também podem ser usadas para que eles participem da escolha de novas ofertas, selecionando entre opções as que eles gostariam de acessar.

As perguntas também ajudam a criar uma relação mais próxima, já que as pessoas se sentem importantes ao serem ouvidas nas interações. Então, lembre-se de compartilhar os resultados para mostrar que você está atendendo ao pedido da maioria.

6) Estimule seus visitantes a compartilhar a experiência vivida

Compartilhar experiências

Poucas coisas são capazes de superar o marketing boca a boca. Isso porque, quando uma pessoa se sente à vontade para indicar um serviço para outra pessoa, ela está colocando a reputação dela à prova junto com o negócio indicado.

Sabendo que as pessoas só indicam serviços e produtos que as deixam muito satisfeitas, estimular seus clientes a compartilhar as experiências que elas tiveram com o seu receptivo é uma ótima maneira de mostrar a outros viajantes uma prova social.

Se necessário, ofereça descontos ou brindes para as pessoas que compartilharem por escrito ou através de vídeos um depoimento sobre a experiência vivida no seu atrativo turístico.

7) Explore as datas comemorativas

As datas comemorativas podem ser exploradas de várias maneiras e são uma ótima forma de gerar conteúdo para se manter ativo e em contato com os viajantes nas redes.

Você pode explorar datas que se conectam com o turismo, datas locais e regionais que se conectam com a cultura do seu estado, datas mundiais que fazem sentido para o seu negócio, entre outros.

Use a criatividade!

8) Compartilhe curiosidades regionais

Paisagens regionais

Falar sobre as particularidades dos destinos que você atua pode despertar ainda mais o interesse daquele cliente em potencial que está em busca de um passeio turístico na sua região. 

Afinal, em muitos casos ele não até o seu receptivo para viver somente essa experiência.

Vale a pena contar mais sobre os costumes regionais, sobre feiras gastronômicas, atividades culturais, musicais, outros atrativos naturais e preparativos que estejam diretamente ligados à localidade e que podem fazer parte da rota do turista.

9) Utilize o Reels

Seguir as orientações do Instagram sobre o formato de publicações da vez, ou seja, as que têm mais alcance, é a melhor maneira de alcançar mais pessoas organicamente.

Por isso, comece a explorar essas ferramentas e, se necessário, utilize outras contas e perfis como referência para criar.

Não esqueça de manter a personalidade do seu negócio e trazer um pouco de criatividade para o seu perfil também!

10) Explore um calendário próprio

No Instagram, você tem um “canal próprio” onde várias pessoas te acompanham voluntariamente. Ou seja, elas estão ali porque possuem algum nível de interesse.

Por isso, oferecer a elas uma comunicação personalizada e ofertas diferenciadas é uma ótima maneira de mantê-las em um relacionamento com você.

Por exemplo, você não precisa esperar o ano todo pelo Black Friday. Que tal criar uma semana, um dia ou até um mês do ano com ofertas especiais para seus seguidores?

Crie um calendário personalizado e explore essas datas anualmente. Sempre lembrando de comunicar a chegada destes dias especiais com antecedência para que os turistas possam se programar.

Leve o relacionamento com os viajantes a sério

Cuidar do relacionamento com os viajantes, sem dúvida, é uma tarefa desafiadora. No entanto, pode ser mais fácil do que você imagina inserir o Instagram na rotina do seu negócio e também na dos turistas que estão do outro lado da tela.

Adquirir uma viagem e viver uma experiência em um novo local é um tipo de compra que leva tempo, pois exige planejamento e que o turista se sinta seguro.

Por isso, tirar o melhor proveito do Instagram para atender a essa demanda, auxiliar o cliente na jornada de compra e compartilhar as informações que ele precisa para tomar a decisão de conhecer o seu receptivo e a sua região é fundamental.

A Paytour é parceira dos receptivos que desejam oferecer praticidade e segurança para os viajantes. Temos compromisso em garantir que a experiência do cliente comece positiva desde o momento da compra e das etapas de aprendizado que ele percorre antes de finalizar o check out.

Se você deseja atingir um desses 3 objetivos (ou todos eles):

  • Profissionalizar ainda mais o seu receptivo
  • Oferecer a confiança que o cliente precisa 
  • Facilitar a gestão das reservas online e físicas de maneira integrada

Fale com um dos nossos atendentes e saiba mais sobre as vantagens de utilizar a Paytour!

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Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

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