Como aproveitar o potencial do marketing de afiliados no turismo

Como já explicamos em vários outros conteúdos aqui do nosso blog, o mercado turístico tem se tornado cada vez mais digital e conectado.

Por esse e outros motivos, atualmente estamos presenciando um crescimento exponencial do marketing de afiliados no turismo.

Essa estratégia utilizada no marketing digital tem ajudado milhares de empreendedores a aumentarem os seus lucros dentro do setor turístico, no Brasil e noutros países ao redor do mundo.

Para falar melhor sobre esse assunto, nos tópicos a seguir nós explicamos de forma clara o que é, como funciona e quais são os benefícios do marketing de afiliados, bem como de que formas essa prática pode ser agregada no mercado turístico.

Pegue lápis e papel ou o bloco de notas do seu celular para anotar as informações que você pode conferir a seguir!

O que é o marketing de afiliados?

O marketing de afiliados é uma estratégia que está dentro do escopo do marketing digital e, muito por causa disso, tem ganhado destaque nos últimos anos. 

Inclusive, segundo dados colhidos pela empresa Rakuten Advertising e divulgados pelo Correio Braziliense, o marketing de afiliados impulsionou as vendas online realizadas no Brasil no primeiro semestre de 2022, gerando um crescimento de cerca de 45% em relação ao mesmo período de 2021. 

Por causa da sua eficácia, o marketing de afiliados é uma estratégia amplamente utilizada por grandes empresas como Amazon, CVC, Airbnb (que lida diretamente com o mercado turístico), dentre muitas outras.

Mas além dessas empresas que têm programas de afiliados dentro das suas operações, existem sites como o Hotmart e o Monetizze, nas quais os programas de afiliados são o ponto forte.

Essa é definitivamente uma opção interessante para pequenos empreendedores que precisam melhorar os seus rendimentos, já que eles podem promover produtos para ganhar um bom dinheiro com comissões ou ainda anexar os seus produtos e serviços a programas de afiliados, atraindo assim pessoas interessadas na divulgação.

Como funciona o marketing de afiliados?

Essa técnica consiste em promover produtos ou serviços de terceiros em troca de uma comissão sobre as vendas realizadas através do chamado link de afiliados. 

Basicamente, você pode entrar no site de determinado programa de afiliados, pesquisar por produtos disponíveis, escolher um produto para se afiliar, captar o link de divulgação e começar a dispará-lo onde desejar.

De igual modo, você pode utilizar um programa de afiliados para promover os seus produtos e/ou serviços. Assim, os afiliados vão fazer a divulgação, cabendo a você apenas remunerá-los com um percentual de retorno das vendas realizadas.

Interessante, não é?

Em outras palavras, o marketing de afiliados é uma ótima forma de ganhar dinheiro na internet, mas que não quer ou não pode investir grandes quantias.

Entretanto, vale destacar que para ter sucesso no mercado de afiliados você precisa de uma estratégia de marketing digital eficiente e bem montada, sobretudo para a correta segmentação do produto que você está divulgando ou oferecendo para afiliação.

Principais benefícios do marketing de afiliados

Em resumo, os maiores benefícios do marketing de afiliados são:

  • Investimento inicial baixo: no marketing de afiliados não é necessário fazer grandes investimentos para começar e, muitas vezes, não é preciso investir nada.
  • Flexibilidade de locais e horários: como afiliado, você pode literalmente trabalhar de onde quiser (desde que tenha acesso à internet), na hora que quiser e por quanto tempo quiser.
  • Diversificação de fontes de renda: ao começar a trabalhar com um programa de afiliados, você estará diversificando suas fontes de renda, alcançando assim uma maior segurança financeira (nesse ponto o marketing de afiliados no turismo é ainda mais valioso).
  • Potencial de ganhos ilimitados: as comissões recebidas sobre as vendas realizadas através de um link de afiliado vão de acordo com o volume de vendas realizadas. Ou seja, podem ser ilimitadas.
  • Acesso a uma ampla variedade de produtos e serviços: fator que viabiliza a escolha de produtos ou serviços que se adequem melhor ao nicho no qual o seu negócio está inserido.
  • Você pode desenvolver habilidades úteis no marketing digital: o marketing de afiliados envolve várias habilidades importantes em marketing digital, como geração de tráfego, otimização de conversão, e-mail marketing, entre outras, o que permite desenvolver habilidades que podem ser úteis em outras áreas de negócios.

É ou não é uma ótima opção para aumentar os lucros do seu negócio?

Marketing de afiliados no turismo: o que é necessário para se tornar um afiliado?

Tecnicamente falando, o processo de adesão ao marketing de afiliados no turismo é o mesmo visto em outros mercados.

Afinal, apesar de estarmos falando mais especificamente sobre negócios posicionados no mercado turístico, as ferramentas de marketing utilizadas são as mesmas para qualquer tipo de empreendimento.

Dito isto, confira nos tópicos a seguir um rápido passo a passo de como começar a trabalhar com o marketing de afiliados, divulgando produtos e serviços.

1 – Estabeleça canais digitais eficientes

Antes de qualquer coisa, implementar o marketing de afiliados no turismo requer a existência de canais digitais eficientes. Então, para começar, crie quantos canais forem possíveis para o seu negócio, caso eles ainda não existam.

Dentre esses canais você pode ter contas em aplicativos de trocas de mensagens, perfis em redes sociais, um site institucional, etc.

Além disso, faça o que for necessário para conseguir seguidores através desses canais, pois os seus seguidores serão os compradores dos produtos anunciados posteriormente.

2 – Escolha um programa de afiliados para trabalhar e selecione produtos adequados para divulgar

Quando já estiver com uma série de canais digitais estabelecidos, você deve então procurar um bom programa de afiliados para se associar e selecionar os produtos adequados para divulgar.

Existem dezenas de bons programas de afiliados disponíveis hoje em dia, além de milhares de produtos que podem ser divulgados por você.

Tenha bastante atenção na hora de escolher os produtos que irá divulgar, pois eles devem, obrigatoriamente, estar dentro do ramo de atuação da sua empresa.

Se você tem um restaurante de comidas típicas numa área de turismo rural, não faz sentido vender um livro sobre autoajuda. O correto seria divulgar o link de um curso de culinária, por exemplo.

3 – Invista na divulgação dos links de propaganda

Investir na divulgação dos links também é vital para a correta implantação do marketing de afiliados no turismo.

Para tanto, você pode criar campanhas de tráfego pago para redes sociais, investir no disparo de e-mail marketing, investir no serviço de Social Media para incrementar as redes sociais da sua empresa, etc.

De qualquer forma, o importante é que os links cheguem ao seu público para que vendas sejam realizadas!

4 – Tome cuidado com as interações que fizer com o seu público

Por fim, quando o seu negócio já estiver relacionado ao marketing de afiliados, você deve administrar as interações com o seu público.

Ou seja, é necessário garantir que as pessoas não sejam importunadas com anúncios inconvenientes e/ou repetitivos, e-mails indesejados, etc.

Para conseguir vender com o marketing de afiliados você precisa interagir organicamente com o seu público, vendendo, antes de tudo, boas experiências.

Os melhores programas de afiliados para negócios posicionados no mercado turístico

No segundo passo do tutorial listado acima você viu que para implementar o marketing de afiliados no turismo é necessário se associar a um programa vantajoso.

Por isso, decidimos listar os melhores programas de afiliados direcionados para você, empreendedor do mercado turístico:

  • Booking.com
  • Trip Advisor
  • Hoteis.com
  • CVC Afiliados
  • Airbnb
  • HomeAway
  • Homestay
  • Hostelworld
  • VBRO
  • Marriot
  • Skyscanner
  • Tourscanner
  • GetYourGuide
  • Viator
  • Gestour Brasil
  • Nattule
  • Groupon
  • Amazon
  • Hotmart
  • Monetizze

Dentre os produtos e serviços que podem ser divulgados através desses programas, estão itens como reservas de hotel e passagens aéreas, passeios turísticos, cursos de idioma, livros sobre turismo, etc. 

Como ter sucesso com o marketing de afiliados no turismo?

Planejando o marketing de afiliados no turismo

Para ter sucesso com o marketing de afiliados no turismo, você precisa, antes de qualquer coisa, ter um grande senso de disciplina e colocar algumas atitudes em prática, como, por exemplo:

  • Escolher produtos e serviços para divulgar que sejam relevantes para os turistas, como já repetimos ao longo do texto.
  • Se associar a um programa de afiliados que tenha boa audiência e que esteja alinhado com sua marca e segmento.
  • Oferecer produtos ou serviços de qualidade, caso esteja à procura de afiliados para ajudar na divulgação.
  • Ter um site e/ou blog bem projetado e otimizado para os mecanismos de busca, a fim de atrair tráfego orgânico e melhorar a experiência do usuário.
  • Produzir um conteúdo relevante para seu público-alvo, como guias de viagem, dicas, reviews de hotéis e destinos turísticos, dentre outros materiais úteis que possam atrair a atenção dos possíveis compradores de produtos anunciados.
  • Monitorar os seus resultados de forma regular para entender o seu desempenho e identificar possíveis áreas de melhoria em sua estratégia de marketing de afiliados.
  • Persistir com essa estratégia, mesmo que no início seja mais difícil.

Disponibilize os seus produtos e serviços para afiliação através do programa de afiliados do Paytour!

Para finalizar mais esse conteúdo repleto de informações úteis, queremos falar com você que quer disponibilizar produtos ou serviços para afiliação em vez de se afiliar.

Apresentamos o programa de afiliados do Paytour, que é um belo exemplo de como o marketing de afiliados no turismo pode ser eficiente e frutífero.

Resumidamente, você pode utilizar o nosso programa para conseguir afiliados que divulguem os produtos e/ou serviços que você oferece.

Afinal, também é bastante vantajoso ingressar nesse mercado como fornecedor dos produtos divulgados, o que configura uma estratégia de marketing e tanto.

Na nossa plataforma estão disponíveis diversas ferramentas que possibilitam a realização de um marketing de afiliados eficiente, a fim de garantir bons resultados para a sua marca. 

Experimente!

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Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

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