21 ideias de postagens para o Instagram de Guias de Turismo

A ascensão do Instagram como uma plataforma de marketing e comunicação transformou a maneira como os guias de turismo interagem com os viajantes em potencial. 

Através de imagens vívidas, vídeos inspiradores e histórias cativantes, os guias têm a oportunidade única de apresentar seus serviços ao mesmo tempo em que compartilham suas próprias perspectivas, conhecimentos e paixões.

A produção de conteúdo consistente e atraente pode parecer intimidante para alguns, e é compreensível que muitos se sintam sobrecarregados pela necessidade de criar postagens criativas regularmente.

É aqui que entra este artigo: ao explorar as 21 ideias de postagens cuidadosamente elaboradas, este guia visa oferecer inspiração, orientação e, acima de tudo, confiança para os guias de turismo que desejam elevar sua presença online e cativar sua audiência de maneiras inovadoras.

Explore os diversos formatos de postagens

Desde as postagens no feed até os stories, que duram apenas 24 horas, passando pelos reels e carrosséis, cada formato de postagem oferece oportunidades únicas para contar histórias, compartilhar conhecimentos e inspirar os seguidores. 

Conhecer essas opções permite aos guias de turismo diversificar seu conteúdo, mantendo-o fresco, relevante e atrativo para uma audiência em constante evolução.

Analise o mercado antes, e suas postagens depois

Observar a concorrência e explorar o que o mercado está fazendo pode fornecer insights valiosos sobre tendências, preferências do público e estratégias eficazes de engajamento. Essa observação atenta não apenas inspira novas ideias, mas também ajuda a ajustar e aprimorar a estratégia de conteúdo de forma contínua.

Também é essencial monitorar e analisar regularmente as métricas de desempenho após a publicação do conteúdo. Essa análise permite avaliar o impacto das postagens, compreender o comportamento do público-alvo e ajustar a estratégia conforme necessário para alcançar os objetivos de engajamento e crescimento no Instagram.

21 Ideias de Postagens para o Instagram de Guias de Turismo

1. Foto do Destino com Dica Especial

Escolha uma foto deslumbrante do destino turístico onde a sua atividade se encontra e acompanhe-a com uma dica exclusiva, como um ponto de vista secreto ou uma tradição local. 

Dica: Destaque elementos únicos da paisagem para despertar a curiosidade dos seguidores e incentivá-los a explorar mais.

2. Vídeo de "Por Trás das Câmeras"

Mostre aos seus seguidores o que acontece nos bastidores de um tour ou excursão, desde os preparativos até os momentos emocionantes durante a viagem. 

Dica: Adicione narração ou legendas explicativas para proporcionar insights valiosos sobre o seu trabalho como guia de turismo.

3. Série de Fotos "Dica do Dia"

Apresente uma série de fotos diárias destacando diferentes pontos turísticos, acompanhadas de dicas úteis e interessantes sobre cada local.

Dica: Utilize uma estética consistente para criar uma identidade visual coesa para a série.

4. Quiz sobre Destinos

Crie um post interativo com um quiz sobre destinos turísticos, desafiando seus seguidores a adivinharem o local da próxima postagem. 

Dica: Inclua pistas visuais nas imagens para tornar o quiz mais envolvente e divertido.

5. Repostagem de Fotos de Seguidores

Destaque fotos de seguidores que tenham marcado sua página, mostrando suas próprias experiências de viagem e criando um senso de comunidade.

Dica: Inclua uma legenda pessoal agradecendo aos seguidores pela participação e incentivando mais interações.

6. Infográfico de Dicas de Viagem

Crie um infográfico visualmente atraente com dicas práticas de viagem, como informações sobre clima, transporte e atrações locais. 

Dica: Utilize ícones e gráficos simples para tornar as informações facilmente compreensíveis.

7. Vídeo de Entrevista com Locais

Entreviste moradores locais para compartilhar suas perspectivas únicas sobre o destino, destacando sua cultura, história e tradições. 

Dica: Faça perguntas abertas que permitam aos entrevistados compartilhar suas histórias pessoais e insights.

8. Série de Histórias sobre Cultura Local

Conte histórias fascinantes sobre a cultura e tradições locais através de uma série de posts no Stories, utilizando imagens, vídeos e textos para criar uma narrativa envolvente. 

Dica: Adicione elementos interativos, como perguntas e enquetes, para estimular a participação dos seguidores.

9. Vídeo Time-lapse de Paisagens 

Grave e compartilhe um vídeo time-lapse de uma paisagem deslumbrante, capturando a transformação do cenário ao longo do dia. 

Dica: Escolha um local com elementos dinâmicos, como movimento das nuvens ou mudança de luz, para criar um efeito visual impressionante.

10. Postagem de Pergunta e Resposta

Convide os seguidores a fazerem perguntas sobre o destino e responda-as de forma informativa e detalhada, compartilhando seu conhecimento e expertise. 

Dica: Reserve um tempo para interagir individualmente com os seguidores nos comentários, demonstrando seu compromisso com o engajamento da comunidade.

11. Foto Comparativa "Antes e Depois" do Destino

Apresente fotos do destino ao longo do tempo, mostrando mudanças significativas e históricas, criando uma narrativa visual envolvente. 

Dica: Utilize legendas descritivas para contextualizar as imagens e contar a história por trás das transformações do local.

12. Recomendação de Livros de Viagem

Sugira livros inspiradores sobre viagens e aventuras para seus seguidores, compartilhando resenhas breves e motivadoras. 

Dica: Inclua trechos marcantes dos livros para despertar o interesse dos seguidores e incentivá-los a ler mais.

13. Vídeo de Tutorial de Viagem

Produza um vídeo tutorial com dicas práticas, como como fazer as malas de forma eficiente ou como economizar em passagens aéreas, fornecendo orientações valiosas para os seguidores. 

Dica: Divida o tutorial em passos simples e fáceis de seguir, e adicione gráficos ou animações para maior clareza.

14. Postagem de Curiosidades Locais

Compartilhe curiosidades interessantes sobre o destino, como fatos históricos pouco conhecidos ou tradições locais únicas, despertando a curiosidade dos seguidores e proporcionando insights exclusivos sobre a cultura local. 

Dica: Utilize uma linguagem acessível e envolvente para tornar as curiosidades mais cativantes e memoráveis.

15. Série de Vídeos "Pergunte ao Guia"

Grave uma série de vídeos respondendo às perguntas mais frequentes dos viajantes sobre o destino, oferecendo insights valiosos e informações práticas para ajudar os seguidores a planejarem suas viagens. 

Dica: Encoraje os seguidores a enviar suas perguntas e interagir ativamente com o conteúdo, criando um diálogo aberto e participativo.

16. Postagem de Recomendação de Restaurantes

Indique restaurantes locais favoritos e pratos imperdíveis do destino, compartilhando fotos apetitosas e detalhes sobre a culinária regional. 

Dica: Inclua avaliações pessoais e recomendações específicas para ajudar os seguidores a fazerem escolhas informadas durante suas viagens.

17. Vídeo de "Dia na Vida de um Guia de Turismo"

Documente um dia típico na vida de um guia de turismo, mostrando os desafios, as aventuras e os momentos memoráveis do trabalho. 

Dica: Seja autêntico e compartilhe insights genuínos sobre a profissão, oferecendo uma visão autêntica dos bastidores do seu trabalho.

18. Postagem de Agradecimento aos Seguidores

Dedique uma postagem especial de agradecimento aos seus seguidores por seu apoio e interação, expressando gratidão e reconhecimento pela comunidade que você construiu. 

Dica: Seja pessoal e sincero em sua mensagem, demonstrando apreço pelos seguidores e pelo engajamento contínuo com seu conteúdo.

19. Vídeo de "Top 5" do Destino

Crie um vídeo destacando os cinco principais pontos turísticos ou atividades imperdíveis do destino, fornecendo insights valiosos e inspiração para os seguidores planejarem suas viagens. 

Dica: Utilize uma edição dinâmica e cativante, com imagens vívidas e narração envolvente para prender a atenção dos espectadores.

20. Postagem de Bastidores da Produção de Conteúdo

Compartilhe fotos ou vídeos dos bastidores da produção de conteúdo, mostrando o processo criativo por trás das postagens do Instagram e proporcionando uma visão autêntica do seu trabalho como guia de turismo. 

Dica: Seja transparente e compartilhe insights exclusivos sobre suas experiências e desafios na criação de conteúdo para as mídias sociais.

21. Desafio Fotográfico dos Seguidores

Crie um desafio fotográfico para seus seguidores, incentivando-os a compartilhar suas melhores fotos do destino com uma hashtag específica, promovendo a participação ativa da comunidade e criando um senso de pertencimento e colaboração. 

Dica: Ofereça prêmios ou reconhecimento para as melhores fotos, incentivando a criatividade e o engajamento dos seguidores.

Só mais uma coisa…

Espero que você tenha gostado das ideias de postagens. Utilizando essas dicas e as orientações que te falamos lá no início, você já anda várias casas no jogo do engajamento no Instagram.

Além de observar a concorrência e analisar seu conteúdo sempre, fique atento ao seu dia a dia. Um bom conteúdo sempre é inspirado pelo dia a dia e pela sua atuação profissional.

Se você quiser aprender ainda mais sobre como utilizar o Marketing Digital para aperfeiçoar o seu trabalho no turismo ou apre

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

7 vantagens do e-commerce para o seu atrativo turístico

Investir em um e-commerce próprio ~pode trazer uma série de vantagens para quem vende atrativos turísticos. Confira as 7 principais nesse artigo.

LEIA MAIS →

Calendário Completo dos Principais Eventos de Turismo em 2024

Para as empresas do setor, os eventos de turismo são oportunidades estratégicas para destacar seus produtos e serviços, abrindo portas para a conquista de novos clientes e parcerias comerciais.

LEIA MAIS →

6 Plataformas de cursos gratuitos para profissionais do turismo

Com o conhecimento certo, é possível abrir novas oportunidades e expandir sua atuação no setor de turismo. Nesse artigo você descobre 6 plataformas de cursos gratuitos para profissionais do turismo. 

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour