TikTok para negócios de turismo: 9 dicas para atrair mais clientes

Marcar presença nas redes sociais é fundamental para qualquer negócio. Dentre todas as opções atuais, uma que tem ganhado destaque é o TikTok. A plataforma tem um ar mais jovem e descontraído, sempre apresentando dancinhas que se tornam virais. Mas será que é possível usar o TikTok para negócios de turismo?

A resposta é sim, pois com inúmeros usuários, a plataforma oferece ótimas oportunidades para que você mostre o seu atrativo turístico para mais pessoas e conquiste uma grande base de leads.

Mas para ter bons resultados é preciso usar a rede social do jeito certo. Se você ainda tem dúvidas, confira nossas 9 dicas e comece a se destacar no TikTok agora mesmo.

1) Grave vídeos criativos

Na hora de fazer o seu marketing no setor de turismo, você deve saber que vídeos simples apenas mostrando o atrativo turístico tem o seu valor, mas o problema é que já há muitos deste tipo na internet. Por isso, tente fazer algo mais original, que aproveite o tom descontraído da plataforma.

Por exemplo, peça autorização de outros clientes para gravar um vídeo deles se divertindo no atrativo, depois insira uma música que esteja em alta e publique no TikTok.

2) Grave vídeos com dicas para os viajantes

O formato de vídeos curtos do TikTok é ótimo para dar dicas rápidas aos seus clientes. Você pode falar sobre pontos importantes relacionados ao seu atrativo ou sobre a cidade no geral, sempre focando em conteúdo que possa ajudar as pessoas.

Fale, por exemplo, sobre como está o clima em determinada semana, conte sobre eventos que estejam acontecendo na cidade e dê dicas de bons restaurantes. Isso ajuda a manter sua empresa sempre em evidência e aumenta a confiança do público.

3) Faça parcerias com influenciadores

Outra excelente forma de utilizar o TikTok para negócios de turismo é estabelecendo parcerias com influenciadores. Esta estratégia é muito usada por quem deseja conseguir resultados rápidos.

Para isso você deve pesquisar na rede social por grandes perfis que falem de assuntos nos quais o serviço que você oferece esteja englobado. Entre em contato com os perfis que você selecionar e defina os termos da parceria.

Geralmente, o interessado paga um valor para que o influenciador divulgue o serviço, mas é possível oferecer outras vantagens, como descontos ou gratuidade no seu atrativo turístico.

4) Utilize o TikTok for business

O TikTok for Business ou TikTok ads é uma forma de criar anúncios dentro da plataforma, assim você aumenta o seu alcance sem depender exclusivamente do tráfego orgânico.

Com este serviço você consegue criar campanhas totalmente personalizadas, definindo suas metas, orçamento e segmentando o público conforme a sua persona.

Além disso, você pode escolher entre vários tipos de anúncios. Os In-Feed Ads são os mais comuns. Por meio deles, seus vídeos serão exibidos no feed dos usuários de forma natural à medida que eles usam a plataforma.

Já no modelo Top View, vídeos de até 60 segundos podem ser veiculados para serem exibidos como o primeiro conteúdo quando o usuário abre o app. Esta é uma forma de alcançar mais contas e há menos chances de que o perfil simplesmente ignore o anúncio.

5) Verifique quais hashtags estão em alta

As hashtags são fundamentais para mostrar ao algoritmo da plataforma qual é o tema do seu vídeo e assim direcioná-lo para os usuários que realmente tem interesse naquele conteúdo.

Então é recomendado que, antes de postar um vídeo, você verifique quais são as hashtags mais importantes relacionadas àquele assunto. Não exagere, mas procure inserir as principais.

Outra forma de utilizar as hashtags é observando o que está em alta e produzindo conteúdo com base nas indicações, desde que seja algo relacionado ao seu atrativo, é claro. 

6) Utilize todas as ferramentas disponíveis

Quando criar conteúdo no TikTok para negócios de turismo, lembre-se de utilizar ao máximo os recursos da plataforma para tornar seus vídeos mais chamativos e interessantes. 

A rede social permite que você utilize músicas, filtros, efeitos, figurinhas, textos e muito mais. Ao caprichar neste tipo de formatação, seu vídeo ganha mais personalidade e conversa melhor com o público.

Entretanto, é fundamental estabelecer algumas regras e criar um estilo para que as coisas não fiquem bagunçadas e a formatação pareça totalmente diferente a cada postagem. 

Se sua empresa possui uma identidade visual, traga-a para o TikTok e use-a nas fontes, cores e efeitos. Isso faz com que os usuários reconheçam o seu negócio com facilidade.

7) Faça publicações constantes no TikTok para negócios de turismo

Se quiser melhorar os resultados do seu TikTok para negócios de turismo, é preciso postar com frequência. Contas que sempre produzem conteúdos novos passam mais credibilidade para o público, aumentam o engajamento e são mais recomendadas pelo algoritmo.

O ideal é que você crie um cronograma de publicações, assim é possível se preparar e a empresa não vai ficar sem ter o que postar.

Você pode pedir ajuda ao próprio público para ter novas ideias. No final de um vídeo, pergunte a eles se há algum tema sobre o qual gostariam que você falasse.

8) Atualize seu público quanto às novidades

Se você tiver novidades quanto a preços, promoções e novos serviços, utilize o TikTok para informar sua audiência em primeira mão. Fale também sobre possíveis alterações no local em que o seu atrativo está localizado.

Também é possível abordar novidades do setor de turismo de forma geral, principalmente aquelas que irão afetar o seu negócio de alguma maneira.

9) Sempre interaja com os seus seguidores

Não basta postar um conteúdo e desaparecer. Para melhorar os resultados, esteja sempre pronto para interagir com os seus seguidores de forma cordial.

Então, sempre responda a todas as dúvidas e tente criar uma relação mais próxima com o público. Quando as pessoas recebem atenção e se sentem valorizadas, há maiores chances de que elas decidam contratar o serviço.

Conquistando o mundo do turismo com o TikTok

O TikTok cresceu muito nos últimos anos e tornou-se uma das principais redes sociais da atualidade. Em 2022, a plataforma atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais.

Este potencial pode ser aproveitado pelo setor do turismo, que encontrou no TikTok uma importante ferramenta de divulgação, com conteúdos que podem atingir milhões de pessoas.

Além disso, a plataforma é o local ideal para quem possui atrativos turísticos voltados para pessoas mais jovens, que estão sempre de olho nas tendências mundiais.

O comportamento das pessoas nas redes sociais está mudando e o TikTok é uma parte importante dessa alteração. Cabe aos empreendedores acompanharem as novidades e se adaptarem a elas.

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Como montar um site de vendas de passeios turísticos

Entender como montar um site de vendas pode se tornar um grande diferencial para o seu negócio, principalmente quando se trata de vender passeios turísticos.

LEIA MAIS →

Invista em fotos e engaje mais em suas redes sociais

Você certamente já sabe que nós, brasileiros, amamos as redes sociais, não é mesmo? Mas você sabe que uma das principais redes sociais atuais, com foco em fotos, é a principal queridinha dos brasileiros? Pois, é, além disso, o Instagram funciona atualmente como uma ferramenta auxiliar aos e-commerces, ao possibilitar diversos recursos em sua plataforma, […]

LEIA MAIS →

Crescimento do Paytour vira notícia e faz sucesso!

O Paytour está crescendo e não poderíamos estar mais felizes! Confira agora o que estão falando sobre nós

LEIA MAIS →

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Suporte

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour

Vende passeios, atividades ou atrativos turísticos?