Turismo no feriadão: 5 dicas essenciais para garantir boas vendas neste período

Independente de qual, o feriadão é um dos momentos do ano mais aguardados por quem trabalha com passeios, atividades, atrativos, receptivos e experiências. E o motivo é óbvio: essas ocasiões são oportunidades incríveis para alavancar as vendas e atrair mais turistas para esses negócios.

Os feriados prolongados estimulam diversos setores, em especial o do turismo, gerando renda e tráfego de pessoas, principalmente em capitais, litorais e regiões interioranas. Segundo o Ministério do Turismo, os feriados prolongados devem movimentar R$ 74,3 bilhões em 2023, maior volume desde 2018.

Muita coisa, não é verdade? Daí dá pra ver as oportunidades que podem surgir nessas ocasiões.

São momentos bons tanto para quem gosta de viajar e se divertir, aproveitando o momento de descanso por mais dias, quanto para quem tem negócio no setor de turismo, lazer e atrativos.

Se o seu caso é o segundo, então se prepara que trouxemos 5 dicas imperdíveis para quem quer aproveitar os feriadões para vender mais.

Simbora?!

 

Feriados prolongados em 2023

 

Os feriados prolongados acontecem quando uma feriado cai em uma sexta-feira ou em uma segunda-feira, ficando encostados ao final de semana. Neste ano de 2023, nós teremos 9 feriados prolongados. Sendo eles:

 

21 de fevereiro de 2023 Terça-Feira Carnaval*
07 de abril de 2023 Sexta-Feira Paixão de Cristo
21 de abril de 2023 Sexta-Feira Tiradentes
01 de maio de 2023 Segunda-Feira Dia do Trabalho
08 de junho de 2023 Quinta-Feira Corpus Christi*
12 de outubro de 2023 Quinta_feira Nossa Sra Aparecida
02 de novembro de 2023 Quinta-Feira Finados
25 de dezembro de 2023 Segunda-Feira Natal

Alguns deles já passaram e por isso é interessante refletir sobre um ponto importante: como foram os seus números durante esses períodos? Você validou uma estratégia de venda que já deu certo antes? O que você pode fazer de diferente para garantir melhores resultados nos próximos?

Se você ainda não sabe o que fazer, aqui vão algumas dicas que te ajudarão a aproveitar ao máximo o potencial do turismo durante os feriadões.

 

Você também pode se interessar:

 

1. Explore o Marketing Digital

 

Aproveite o poder do marketing digital para divulgar as suas ofertas de feriadão! Você pode fazer isso utilizando as redes sociais para criar campanhas atrativas, compartilhando fotos e vídeos inspiradores dos destinos e experiências que os clientes podem desfrutar.

Uma boa ideia também é investir em anúncios online segmentados para atingir o público-alvo certo, e manter o seu site atualizado com informações relevantes sobre os pacotes disponíveis.

Se fizer sentido para o seu negócio, considere também o uso de e-mail marketing para enviar promoções exclusivas aos seus clientes cadastrados.

 

2. Crie pacotes e oportunidades especiais

 

Você já deve saber que períodos do ano como esse requerem uma atenção especial e que as pessoas estão buscando por oportunidades para fecharem suas reservas. Tendo isso em vista, você deve focar em proporcionar ao seu cliente mais chances de comprar os passeios.

Faça pacotes com os destinos/serviços mais procurados e os ofereça como sugestão da sua loja virtual para o seu consumidor. Avalie personalizar os seus serviços para diferentes perfis de público, seja famílias, casais ou grupos de amigos, e certifique-se de que o preço esteja competitivo.

Uma estratégia interessante é oferecer descontos para reservas antecipadas, incentivando os viajantes a garantirem suas vagas com antecedência.

 

grupo de pessoas em pé de frente para o lago

 

3. Foque no atendimento ao cliente

 

Outro aspecto positivo para uma empresa que trabalha com turismo é trabalhar se colocando no lugar do turista, sendo assim, preste um atendimento de excelência.

Um atendimento de qualidade é essencial para garantir a satisfação dos clientes e o sucesso das suas vendas. Por isso, é importante estar sempre disponível para tirar dúvidas, fornecer informações detalhadas sobre os passeios e orientar os seus clientes durante o processo de reserva.

Treine sua equipe para ser prestativa, atenciosa e solucionar problemas de forma rápida e eficiente. Clientes satisfeitos tendem a voltar e ainda podem indicar o seu negócio para amigos e familiares.

 

4. Faça parcerias estratégicas

 

Considere estabelecer parcerias com outras empresas locais, como restaurantes, agências de passeios, aluguel de veículos, entre outros, para oferecer pacotes combinados e descontos exclusivos.

Essas parcerias podem agregar valor aos seus pacotes e tornar a experiência dos clientes ainda mais completa. Além disso, você pode ampliar sua visibilidade ao ser mencionado nos canais de divulgação dos seus parceiros.

 

5. Ofereça experiências únicas

 

Busque se destacar da concorrência oferecendo experiências únicas e memoráveis aos seus clientes. Promova atividades exclusivas, roteiros diferenciados ou até mesmo festas temáticas durante o feriadão.

Lembre-se de que muitos viajantes buscam não apenas conhecer lugares novos, mas também vivenciar momentos especiais durante a viagem. Proporcione isso e conquiste a fidelidade dos seus clientes.

 

Bônus: conte com um sistema de reservas de excelência

 

Não só em períodos como esse mas também durante todo o ano é necessário que o seu e-commerce tenha estabilidade, segurança e praticidade para não deixar nem você nem o seu cliente na mão.

Com o Paytour você tem tudo isso em um só lugar, sendo possível personalizar os passeios de acordo com a sua necessidade, criar cupons de desconto, evitar o overbooking (excesso de reservas, que acontece quando a venda ou reserva de passeios fica acima da capacidade de disponibilidade em sua loja virtual) e gerenciar tudo em tempo real.

 

Aproveite para saber mais:

mulher vestindo casaco em pé na estrada com bagagem de viagem durante o dia

 

Agora é com você: construa o seu sucesso no feriadão

 

Com essas dicas essenciais em mente, você está pronto para aproveitar ao máximo o potencial do turismo durante o feriadão. Lembre-se de sempre se adaptar às tendências do mercado e às necessidades do seu público, mantendo a qualidade dos serviços e a excelência no atendimento.

Desejamos muito sucesso nas vendas e um feriadão repleto de bons momentos e boas experiências para seus clientes!

Ahh! E se você gostou das dicas, ompartilhe este post com seus colegas de trabalho e amigos do setor de turismo. Tenho certeza que eles vão adorar.

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Entenda importância do marketing digital aliado a um gerenciamento eficaz 

Muitas empresas voltadas para o turismo ainda se questionam se devem investir em marketing digital e qual o retorno das estratégias desse artifício para a conquista do público e a resposta para esta pergunta é sim. Manter o seu negócio no mercado, em constante crescimento, com uma loja virtual bem gerenciada, exige a prática de […]

LEIA MAIS →

5 práticas simples que ajudarão a sua empresa de turismo a obter mais avaliações

Em um mundo onde a internet é um importante instrumento de venda, a necessidade de ter um negócio com boas avaliações é ainda mais importante. Atualmente as empresas de turismo estão buscando novas formas de conquistar os seus clientes através de diversas estratégias na rede, como por exemplo vídeos no Youtube, postagens no Instagram, Tiktok […]

LEIA MAIS →

Quarentena produtiva: confira como inserir sua empresa de turismo no Tripadvisor

Utilize a quarentena para criar a conta da sua empresa no Tripadvisor e garantir uma boa visibilidade em tempos de pandemia.

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour