Você sabe qual a importância do turismo no Brasil?

Apesar de as belezas naturais do Brasil encantarem o mundo há séculos, foi a partir da década de 1950 que o setor turístico nacional começou a ganhar força.

De lá para cá surgiram diversos órgãos regulamentadores que proporcionaram a organização e a estabilização desse mercado.

Depois de estabelecido, o setor turístico brasileiro cresceu estrondosamente, posicionando o país como uma referência econômica dentro do escopo do turismo internacional.

Por tudo isso, entender a importância do turismo no Brasil é entender uma parte da nossa história pregressa e contemporânea, além de apontar para o futuro.

Quer saber mais sobre o tema? Então te convidamos a seguir aqui com a gente!

A importância do turismo no Brasil: o fator econômico

Falar sobre a importância do turismo no Brasil no que diz respeito à economia, é "chover no molhado", como diz um famoso ditado popular.

Porém, sempre que uma nova pesquisa ou levantamento voltado à área é divulgado, os números são impressionantes.

Um bom exemplo é um levantamento que foi feito pelo Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Essa pesquisa aponta que durante o mês de setembro de 2022, o turismo movimentou, apenas na cidade de São Paulo, cerca de R$ 32,2 milhões.

Esses números impressionantes levam em consideração vários ramos de atividade que estão relacionados ao setor turístico da capital paulista.

Para endossar dados como esse, que se replicam em várias partes do país, o Ministério do Turismo divulgou que entre janeiro e setembro de 2022 o setor turístico nacional cresceu mais de 39% em relação ao ano anterior, que ainda foi afetado pela pandemia.

Todos esses dados demonstram a pujança do turismo brasileiro, e claro, esse aquecimento econômico provoca a geração de empregos, um dos maiores anseios do país. Tudo isso deixa ainda mais clara a importância do turismo no Brasil!

Qual é a contribuição do turismo para o meio-ambiente?

Como não poderia deixar de ser, a importância do turismo no Brasil também conversa com a questão ambiental.

Hoje em dia existem muitas leis e regulamentações nacionais, estaduais e municipais para a promoção do turismo sustentável

Inclusive, a própria Lei Geral do Turismo aponta a preservação ambiental como um dos seus principais objetivos.

Em outras palavras, em quase todo o território nacional só é possível oferecer serviços turísticos se houver respeito à natureza em volta.

Essas recomendações também valem para turistas. Como exemplo, quem vai ao Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, precisa pagar taxas de preservação ambiental.

A mesma dinâmica desse destino paradisíaco do nordeste brasileiro se estende a parques, reservas naturais e locais semelhantes espalhados pelo país.

Por fim, vale lembrar que em paralelo a todo esse esforço de conscientização, a prática do turismo gera recursos que podem ser usados por entidades de classe e governos para a preservação ambiental.

Turismo: uma fonte de desenvolvimento regional 

Serra de São Bento, RN, Brasil

O turismo também é uma ferramenta para o desenvolvimento regional no território brasileiro.

Nesse sentido, a Lei Geral do Turismo, também cita entre os seus principais objetivos a promoção do desenvolvimento de regiões antes esquecidas.

E, felizmente, esse objetivo parece estar sendo alcançado, uma vez que praticamente todas as regiões do país contam com destinos turísticos requisitados no cenário nacional.

Esse movimento contribui para o desenvolvimento de pequenas cidades e regiões pobres que possuem pontos turísticos interessantes.

Com isso, há a geração de empregos e uma mudança de perspectiva dos moradores dessa localidade, que passam a prosperar e ter uma melhor qualidade de vida.

Como o turismo afeta a sociedade brasileira?

Dentre tantos aspectos que demonstram a importância do turismo no Brasil, podemos citar também o impacto social dessa prática.

Afinal, como você já deve saber, fazer turismo recreativo é uma das melhores terapias que existem, capaz até de aplacar problemas emocionais.

Olhando por outra perspectiva, os efeitos práticos do turismo, como a geração de empregos e a promoção de encontros entre as pessoas, faz com que a autoestima do brasileiro aumente, além de fortalecer laços humanos.

É importante citar ainda o aspecto profissional que é direcionado mais especificamente ao turismo de negócios, que gera uma maior circulação de profissionais, oportunidades e ideias de negócios dentro do país, além de importar conceitos relevantes.

Por tudo isso, o turismo pode ser considerado um fio condutor para a felicidade, a prosperidade e o bom relacionamento na sociedade brasileira.

Os tipos de turismo praticados no Brasil

Muitas pessoas ainda não se atentaram para esse fato, mas o turismo não é um setor monobloco. Na verdade, essa área se divide em vários subtipos.

Segundo levantamentos que já fizemos aqui no blog do Paytour, existem pelo menos 16 tipos de turismo no Brasil. São eles:

  • Turismo de aventura
  • Turismo de consumo
  • Turismo cultural
  • Turismo de eventos
  • Turismo de estudos
  • Turismo esportivo
  • Ecoturismo;
  • Turismo gastronômico
  • Turismo de incentivo
  • Turismo de massa
  • Turismo náutico
  • Turismo de negócios
  • Turismo religioso
  • Turismo rural (agroturismo)
  • Turismo de saúde
  • Turismo sustentável

Clique aqui e leia um artigo especial onde explicamos em mais detalhes cada um dos tipos de turismo praticados no Brasil.

Tem como melhorar ainda mais?

Ao longo deste artigo tentamos explicar e estabelecer de forma sólida a importância do turismo no Brasil. Contudo, devemos concordar que o que é bom sempre pode ficar melhor.

Apesar da sua força e de já ter alcançado determinado grau de organização e fluxo de investimentos, o turismo nacional ainda tem muito a evoluir.

Para melhorar e atingir o topo, o turismo brasileiro ainda precisa de mais políticas públicas de incentivo e investimentos, sobretudo do setor privado.

Com isso, podemos sonhar com uma melhor exploração dos destinos nacionais, o que irá atrair ainda mais visitantes do mundo todo e incentivar os próprios brasileiros a colocar o turismo como um investimento fixo no orçamento doméstico.

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Conheça melhor a ABETA, uma importante associação do setor turístico

Nesse artigo falaremos tudo o que você precisa saber sobre a ABETA, a Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

LEIA MAIS →

Retomada definitiva: veja as expectativas do turismo para 2023

As expectativas do turismo para 2023 giram em torno de fatores como a melhora da economia e as mudanças no comportamento dos turistas. Saiba mais!

LEIA MAIS →

Entenda como funciona o projeto Vai Turismo e suas implicações

O projeto Vai Turismo faz parte de um conjunto de iniciativas que visam impulsionar o mercado turístico a partir de várias frentes. Entenda melhor!

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour