A transformação digital no turismo está otimizando esse mercado

Apesar de ter sido "inventado" há milhares de anos, o turismo como conhecemos só começou a se desenvolver nos últimos dois séculos.

No decorrer desses anos, essa atividade foi agregando vários conceitos que, por fim, estabeleceram a indústria turística atual, que está cada vez mais forte.

Nesse sentido, nas últimas décadas estamos experimentando uma transformação digital no turismo, que tem dado uma nova cara e até um novo sentido a esse mercado.

A seguir aprofundamos esse importante assunto juntamente com você, que empreende no turismo. Explicamos o que de fato é a transformação digital no turismo, como se valer dela e muito mais. Você não pode perder!

Mas afinal, o que é a transformação digital no turismo?

Em um primeiro momento, a frase "transformação digital no turismo" pode remeter apenas à tecnologia, inovações e assuntos relacionados ao mundo virtual.

Contudo, esse conceito vai muito além do que apenas incluir multimeios tecnológicos no dia a dia do mercado turístico, apesar de eles estarem muito presentes inevitavelmente.

Resumidamente, a transformação digital no turismo está baseada em uma mudança de mentalidade que está sendo construída através de várias ações.

Como exemplo, o atendimento aos turistas, que antes era feito presencialmente ou via telefone fixo, agora pode ser feito através de aplicativos de mensagem.

Por outro lado, a reserva de quartos de hotel e passagens aéreas que antes dependia de aparelhos de fax e impressoras arcaicas, em alguns locais já não demanda nem mesmo o uso de papel.

Assim, podemos classificar a transformação digital no turismo como uma mudança de paradigmas e conceitos estabelecidos, o que é 100% positivo para todos.

Como promover a transformação digital de um empreendimento no setor turístico?

A transformação digital no turismo é uma consequência do que tem acontecido em todos os outros mercados e setores da economia.

Em outras palavras, é correto afirmar que o turismo só está se digitalizando porque o mundo está se digitalizando, por assim dizer.

Por esse motivo, é natural que os turistas de hoje em dia busquem soluções mais simplificadas e rápidas, "forçando" os empreendedores do turismo a digitalizar os seus negócios.

Se você tem notado essa demanda, está no artigo certo. Nos tópicos abaixo nós listamos algumas dicas de como começar ou acelerar a transformação digital do seu negócio.

Acompanhe!

Estabeleça ou melhore os canais de atendimento digital do seu negócio

Uma das principais características da transformação digital no turismo é a melhoria no atendimento ao cliente, promovida pelos canais digitais.

Assim sendo, é praticamente impensável que um negócio que pretenda se transformar digitalmente não tenha bons canais de atendimento online para os seus clientes.

Portanto, "pegue pesado" no investimento em quantos canais de atendimento forem possíveis. Telefone, apps de mensagem, redes sociais, e-mail, atendimento presencial, etc. Tudo isso é válido!

Lembre-se que o objetivo final é oferecer uma boa experiência aos seus clientes, sobretudo aqueles que estiverem entrando em contato pela primeira vez.

Invista em marketing digital

O que seria dos negócios modernos se não existisse o vasto mundo do marketing digital, não é mesmo?

E se o seu objetivo é de fato digitalizar o seu negócio no mercado turístico, é necessário ter uma presença massiva no mundo virtual.

Alguns práticas importantes, são:

  • Criar um site oficial para a empresa
  • Criar um blog que seja alimentado com conteúdos voltados à sua área de atuação (essa atividade faz parte do chamado marketing digital orgânico)
  • Investir em campanhas de anúncios pagos para divulgar o seu negócio na internet
  • Aderir a inovações como chatbots baseados em inteligência artificial para instruir os clientes em alguns momentos da jornada de compra
  • Fazer divulgação através das redes sociais, sobretudo em parceria com influenciadores de médio e grande porte
  • Investir na criação de um aplicativo eficiente onde os clientes poderão conhecer os seus serviços

Automatize processos

O termo "automatização" está intimamente ligado ao termo "digitalização", pois o mundo digital é mesmo um pouco automático.

Indo nesse sentido, para ser transformado digitalmente o seu negócio precisa ter processos ágeis. Inclusive, essa também é uma demanda dos turistas da atualidade, que já não querem ficar esperando.

Então, seja qual for o seu ramo de atuação dentro do turismo, invista na agilidade, otimize o tempo de resposta e facilite as coisas para os seus clientes.

Ofereça meios de pagamento digital

Parece um pouco clichê falar desse assunto, mas ainda é necessário frisar que a transformação digital no turismo passa pela completa digitalização de pagamentos.

Em plena terceira década do século 21, ainda existem empresas, agentes e operadores de turismo que não dispõem de multimeios para pagamento digital, o que é inconcebível nos dias atuais.

Prepare o seu negócio para pagamentos via PIX, cartão de crédito, depósitos bancários e, inclusive, pagamentos em dinheiro vivo. Deixe que o seu cliente escolha o que é melhor!

Referências de transformação digital no turismo

ABAV Expo

Tendo lido o artigo até aqui, você com certeza já entendeu no que consiste a transformação digital no turismo. 

Porém, existem alguns cases de sucesso que se tornaram uma referência nesse assunto.

Veja dois bons exemplos abaixo!

Airbnb

Criado em 2008 na Califórnia, nos Estados Unidos, o Airbnb chegou ao mercado turístico para revolucionar o conceito de reservas de hotel.

Basicamente, esse empreendimento inovador permite que qualquer pessoa disponibilize imóveis para locação temporária de turistas. Esses imóveis podem ser casas, prédios, apartamentos e até quartos.

Por sua vez, os turistas entram na plataforma, que dispõe de site e aplicativos, e faz a sua reserva de forma bastante prática e economizando um bom dinheiro. E o melhor, o Airbnb funciona em mais de 191 países!

Com a sua proposta inovadora, o Airbnb conseguiu aliar a facilidade de reservar hospedagem digitalmente com uma incrível inovação que tem revolucionado o mercado turístico.

Sites de reserva

Hoje em dia, depois do surgimento de sites como booking.com, 123 Milhas, Decolar.com e outros, quase ninguém faz reservas presenciais.

Essas páginas possibilitam que os turistas façam reserva de passagens aéreas, quartos de hotel e até de serviços extra, como transfer e translado entre países e cidades, tudo através da internet, de qualquer lugar do mundo.

Essas "pequenas" inovações são um exemplo fiel do que se trata a transformação digital no turismo, pois de fato mudaram o mercado turístico na sua essência.

Quais são os desafios para a implementação da transformação digital no turismo?

Existem alguns obstáculos que podem atrasar a digitalização de alguns serviços turísticos. Entretanto, nenhum desses obstáculos podem de fato impedir que ela aconteça.

Indo nesse sentido, podemos afirmar que o principal desses obstáculos é o acesso à informação e a intenção do empreendedor do turismo em si.

Atualmente existem inúmeras empresas e ferramentas que servem como uma mão de força no processo de transformação digital no turismo, como é o caso do próprio Paytour.

Tendo isso em mente, você, que empreende bravamente no setor turístico, pode se valer desses artifícios para implementar um processo de modernização no seu negócio.

Acredite, se você empreender esforços nesse sentido, nenhum outro obstáculo será grande o suficiente para impedir que o seu negócio se torne digital de uma vez por todas.

Quem são os protagonistas da transformação digital no turismo?

Falando de uma forma bastante direta, podemos apontar os seguintes atores como protagonistas da transformação digital no turismo:

  • Turistas, que estão cada vez mais antenados e demandam serviços mais ágeis e práticos
  • Empreendedores, que são os responsáveis por captar as demandas dos turistas e então promover as mudanças necessárias
  • Empresas especializadas, responsáveis por fornecer as ferramentas necessárias para o processo de digitalização

Como empreendedor, você tem o dever de filtrar os desejos dos seus clientes, mas para tornar alguns deles em realidade você pode contar com o Paytour!

Como o Paytour vem se destacando na transformação digital no turismo?

Prints do sistema Paytour

Ao longo deste artigo fizemos questão de nos colocar como uma empresa que traduz perfeitamente o conceito de transformação digital no turismo, pois é exatamente isso que nós somos!

Na sua trajetória, o Paytour tem ajudado muitos empreendedores do turismo a encontrarem soluções práticas para gargalos no seu fluxo de produção.

Como principais exemplo dos serviços que oferecemos, podemos citar:

  • Motor de reservas: um serviço semelhante ao visto em grandes sites, mas com um investimento que cabe no seu bolso
  • Aplicativo de check-in: ideal para quem trabalha com vouchers e quer dinamizar os processos
  • Soluções para vendas: tudo para não deixar que o seu cliente fique "a ver navios" na hora de fazer o pagamento pelo produto/serviço contratado

Esses e outros serviços são um belo exemplo de como nós podemos ajudar você a transformar atividades manuais em processos totalmente digitais.

Não perca mais tempo e mergulhe o seu negócio na transformação digital do turismo junto com o Paytour!

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Utilize o Pix como aliado ao seu negócio!

Com o PIX, você pode aproveitar diversas vantagens oferecidas por esse sistema de pagamento no seu negócio. O PIX permite que transferências e pagamentos sejam feitos de forma imediata, em qualquer horário e dia da semana, e entre bancos diferentes, sem custo para pessoa física. Pensando nisso, por que não utilizar essa forma de pagamento […]

LEIA MAIS →

A importância da Criptografia de Dados para seu negócio

A criptografia dos dados é necessária nos dias atuais, para que você possa ter um ambiente seguro diante aos vazamentos de informação da sua empresa.

LEIA MAIS →

Por que investir em um e-commerce voltado para o turismo?

        As vendas pela internet crescem cada dia mais, os chamados E-commerces vem fazendo sucesso no Brasil. O seu crescimento já era garantia de sucesso antes mesmo da pandemia do Coronavírus, porém com o confinamento da sociedade brasileira, os lojas virtuais aumentaram em grandes níveis.         Segundo o relatório […]

LEIA MAIS →

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Suporte

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour

Vende passeios, atividades ou atrativos turísticos?