7 dicas de como vender turismo e se tornar uma referência nesse mercado

Vender turismo é uma coisa. Saber como vender turismo é outra completamente diferente. Tendo em mãos produtos e serviços desse segmento tão competitivo e aquecido, é preciso entender bem o mercado para não pôr tudo a perder.

Para entrar nesse ramo com o pé direito é essencial ter em mente que o turismo é construído por pessoas. Sem elas essa atividade não existe. 

Desse modo, em qualquer local que você esteja e trabalhe com turismo, haverá um perfil de comprador do seu produto ou serviço - é nele que você deve focar e não atirar para todos os lados como costuma acontecer com empreendedores iniciantes por conta da ansiedade em vender.

Direcionamento e cautela são pontos cruciais para atuar com turismo, seja no Brasil ou em qualquer lugar do Mundo. O que acha de descobrir 7 passos para chegar no topo das vendas e se tornar uma referência?

Acompanhe o artigo!

Como vender turismo da maneira certa

Há quem pense que trabalhar com vendas é algo básico: você tem um produto ou serviço e basta oferecê-lo até alguém comprar. O que muita gente não sabe é que existem estratégias e um planejamento por trás disso.

Se você está começando a vender turismo agora ou então quer dar um up em seus rendimentos nesse nicho, veja a seguir 7 dicas indispensáveis.

1) Tenha um plano de negócios

Um bom plano de negócios é a porta de entrada para vender turismo continuamente, crescendo no mercado, fidelizando clientes e se tornando uma autoridade no nicho.

Monte um projeto estruturado com tópicos essenciais para seu ponto de partida: estudo do setor; escolha do nicho; análise da concorrência; quais produtos e serviços oferecer; definição do público-alvo e da persona e a adoção de um sistema de gestão.

Entenda como formatar seu plano de negócios voltado para turismo clicando aqui

2) Conheça seu público como ninguém

No seu plano de negócios você incluirá um estudo sobre quem é o seu público-alvo de fato.

Qual é o perfil de comprador do serviço que você vende?

No caso de um atrativo turístico, por exemplo, entenda a sazonalidade, a média de idade do cliente, o poder aquisitivo e outros interesses que possam formalizar um padrão de sua persona.

Além de conhecer o cliente para poder oferecer o produto, isso é essencial para poder fazer com que ele compre novamente com você e indique seu trabalho para outras pessoas. 

Para uma fidelidade completa, é preciso lançar mão de artifícios que só a internet pode proporcionar, como o relacionamento direto e frequente nas redes sociais, por exemplo.

3) Tenha a concorrência em seu radar

Vestir a camisa de seu próprio negócio não significa que você deve ignorar tudo o que está ao redor. Não deixe de conhecer seus principais concorrentes, entender como eles trabalham, seus diferenciais e suas falhas.

Esse entendimento ajuda você, como empreendedor, a perceber qual é o lugar da sua empresa nesse mercado e o que ela pode oferecer para se destacar em meio a outras que oferecem o mesmo serviço ou produto. 

4) Invista em um site eficiente

Falando de internet, não podemos deixar de indicar um bom site para a sua empresa poder vender turismo com mais precisão e em maior escala. 

Esse é o começo da presença de seu negócio no mundo digital, sem precisar deixar de estar também no ambiente físico - caso você já tenha uma agência em sua cidade, por exemplo. É possível conciliar os dois estilos de vendas e, aliás, um ajudar a potencializar o outro.

Lembrando que, para um site ser eficiente para as vendas de turismo, deve ser rápido e funcional. Nele, as informações sobre os produtos e serviços precisam estar muito claras e nenhum dado útil deve ser escondido do cliente. A partir do conteúdo você gera confiança.

Para garantir um bom site, contrate uma empresa profissional de modo que proporcione uma ótima experiência de navegabilidade ao cliente. Ele deve entrar em sua plataforma de turismo online e não passar sufoco desde a hora de conhecer os serviços à hora de definitivamente comprá-los.

5) Esteja nas redes sociais

As redes sociais são necessárias para qualquer ramo de negócio hoje em dia. Quem atua com turismo também deve marcar presença nos sites de relacionamento de forma estratégica, criando conteúdos relevantes, que informem, eduquem e também evoquem uma interação sadia com o cliente.

Além de investir no site, faça um plano de divulgação nas redes sociais. Esse ambiente vai complementar o que você já faz em seu portal, tendo o objetivo de atrair novos leads, manter o relacionamento com eles e também ajudar muito no pós venda.

Lembre-se que o visual importa muito na hora de vender turismo e atrativos turísticos. Portanto, saiba escolher bem a mídia utilizada e capriche na identidade visual dos posts. Além disso, mantenha uma frequência, trate todos bem e converta esse público para o seu site - é lá que as vendas são concretizadas de fato!

6) Obtenha um certificado CadasTur

Quem atua com turismo receptivo, sobretudo atrativos turísticos, deve se atentar ao Cadastur, uma ação do Ministério do Turismo junto a Órgãos Oficiais de Turismo das Unidades da Federação para formalizar e fiscalizar os fornecedores de serviços turísticos pelo Brasil.

Desse modo, para vender turismo de forma legal em território nacional, é necessário estar de acordo com o certificado que o Cadastur exige.

Para obtê-lo, o seu empreendimento precisa atender a determinados critérios especificados pelo MTur. Ao mesmo tempo, é algo que gera mais confiança e segurança para o turista que irá contratar seus serviços.

Lembrando que o Cadastur é destinado a empresas e microempreendedores individuais (MEI) dos seguintes ramos turísticos:

  • Meios de hospedagem
  • Agências de turismo
  • Transportadoras turísticas
  • Organizadoras de eventos
  • Parques temáticos
  • Acampamentos turísticos

Com um certificado Cadastur você garante participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo, acesso a financiamento por meio de bancos oficiais e apoio em eventos, feiras e ações promovidas pelo Ministério do Turismo.

7) Use um bom sistema de gestão de vendas

Tanto para quem tem um negócio físico quanto para aqueles que vendem turismo somente a partir da web, um bom sistema de gestão é o que vai transformar a experiência de compra para seu cliente.

Com esse sistema aplicado em seu portal de vendas, você garante a organização completa do começo ao fim: do momento em que o lead se interessou pelo seu serviço ou produto até o tão importante pós-venda.

Para se ter uma ideia, o sistema de gerenciamento do Paytour disponibiliza inúmeros benefícios para o negócio de turismo receptivo, fazendo você vender mais:

  • Deixa o estoque organizado para você e o cliente
  • Evita problemas com overbooking
  • Proporciona reservas seguras
  • Oferece um histórico de pedidos todo detalhado
  • Produtos e serviços disponíveis 24 horas por dia
  • Backoffice
  • Rede de afiliados
  • Disponibilidade de opcionais, além dos atrativos
  • Inclusão de inúmeros atrativos
  • Sistema integrado ao WhatsApp

Esses são somente alguns dos recursos oferecidos pelo sistema Paytour para seu negócio de turismo receptivo. 

Com eles, você fortalece e moderniza a sua empresa, adquire um controle maior sobre ela e ainda proporciona experiências de compra inesquecíveis para seus clientes. Ou seja, quem comprar com você a partir desse sistema vai certamente comprar novamente e indicar seu empreendimento para outras pessoas. O lucro é certo.

E então, pronto para começar a vender turismo que nem água?

Clique aqui e entre em contato conosco!

O Paytour tem profissionais especializados no setor receptivo para te orientar sobre as melhores soluções para alavancar seu negócio.

Até mais!

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Marcus Borges
Marcus Borges
Inovar o turismo, potencializando experiências e transformando resultados.

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