Você conhece a jornada de compra do turista?

    Você conhece o processo de compra do turista? Entender essa etapa é essencial para que você facilite a sua comunicação com o possível cliente e esteja tendo um processo de venda mais fluído.

    O processo de compra é o modelo utilizado para mapear onde se encontra o seu cliente nesse estágio, como em todo processo, ele irá percorrer um caminho até chegar no momento de comprar o passeio, atrativo ou receptivo. Notamos que alguns lojistas passam por dificuldade com a questão do marketing digital, uma vez que muitos acabam focando em uma parte do processo e acaba não tendo resultado e incentivo necessário para continuar a sua divulgação.

    Mas calma aí… Estamos aqui para te ajudar, tá certo? Não se preocupa! Nesse texto, estaremos te explicando sobre o processo de compra e auxiliando como você pode trabalhar cada etapa.

    Os estágios da jornada de compra do turista é dividida em 4 partes: sonho, planejamento, reserva e experiência. Em cada etapa de cada estágio de compra, o cliente passará por necessidades e dores diferentes, e para estar auxiliando esse comprador na decisão da compra, a sua divulgação deve levar em conta todos os estágios.

  1. O sonho

    As redes sociais têm um papel importante para dar inspiração e promover desejos em seus clientes. Esse é o momento em que o comprador nota que tem um sonho de viajar para determinado lugar e começa a procurar fotos dos lugares onde deseja ir.

    Rapidamente, encanta-se com as belezas do lugar e com isso, tem o sonho de visitar. Para isso, você pode: 

- Utilizar o feed das redes sociais com fotos inspiradores e impactantes 

- Faça o cliente sentir vontade de ir, trabalhe vídeos feito a partir de stories e reels dos seus passeios.

- Mostre as maravilhas do destino em seu instagram.

   2. O planejamento

    Após impactar o cliente com as belezas do lugar e convencer o cliente, ele está planejando o que fazer no destino, você deve entregar conteúdo relevante a ele, como por exemplo: 

- Publicar conteúdo do que ele pode fazer no destino, como: pontos turísticos, onde comer, onde comprar. Isso sempre fazendo relação com os passeios que você oferece.

- Além disso, aproveite esse momento para mostrar a experiência que ele terá com a sua empresa.

    3. A reserva 

    Após ter entregue conteúdo relevante, chegou a hora de antecipar a compra. Acabou-se o tempo em que comprava-se passeios de última hora, com o planejamento sendo feito de forma antecipada, a reserva deve seguir no mesmo caminho. A partir disso, você deve:

- Fazer postagens divulgando a sua loja online

- Falar das formas de pagamentos, diferenciais e benefícios; 

- Colocar o link da loja online na bio;

- Instalar o plugin do WhatsApp na sua loja.

   4. A experiência 

    Agora o cliente é seu, invista na melhor experiência. Ao proporcionar isso, o seu cliente divulgará o seu serviço de forma orgânica. Para isso acontecer, você pode: 

- Incentivar os seus clientes a interagirem com suas redes (Facebook, Instagram e TripAdvisor);

- Crie rotas instagramáveis. Crie espaço bem trabalhados e rotas com beleza imprescindível.

    Gostou das dicas? Então, vem saber mais sobre a Paytour, não perca tempo e fale agora com um de nossos consultores.

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Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

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