Conheça os 16 tipos de turismo no Brasil e dicas para empreender com sucesso nesse mercado

Conhecer os tipos de turismo no Brasil é fundamental para entender o fenômeno turístico que é esse país.

Para se ter uma ideia, segundo a revista US News & World Report, uma das mais renomadas publicações do mundo no nicho de guia do consumidor, o Brasil é o melhor país para a prática de turismo de aventura, dentre um total de 78 países analisados.

Mas o turismo de aventura é apenas um dos muitos que podem ser praticados com esplendor nas terras tupiniquins.

Neste artigo nós vamos mostrar quantos e quais são os tipos de turismo no Brasil a você, turista.

Mas se você é empreendedor e quer saber como ganhar dinheiro com isso, continue lendo também, certamente terá muitos insights para estabelecer suas estratégias.

Aproveite a leitura!

Quantos tipos de turismo existem e como eles são definidos?

Como citamos anteriormente, existem variados tipos de turismo no Brasil. 

Não há um número exato, mas nesse artigo vamos te contar um pouco sobre 16 tipos.

A definição de cada um dos tipos de turismo é feita de forma natural, com base nas intenções de cada turista com a viagem.

Por exemplo, se a pessoa se desloca da sua cidade para ir escalar montanhas, desbravar matas e conhecer locais remotos, ele estará fazendo turismo de aventura, do qual também falamos anteriormente.

Observando isso, órgãos ligados ao setor turístico e especialistas na área, subdividiram os tipos de turismo, reunindo as características de cada um.

Dessa forma, é possível estudar essas definições em cursos técnicos e graduações ligadas ao turismo.

Quais são os tipos de turismo no Brasil?

Amigos descobrindo os tipos de turismo

Analisando as características de cada um dos tipos de turismo mais conhecidos, trouxemos boas explicações e as elencamos a seguir.

Confira!

Turismo de aventura

O turismo de aventura é indicado para os viajantes que amam a adrenalina.

Esse tipo de turismo envolve passeios por locais de difícil acesso e a prática de esportes radicais, como asa delta e bungee jump.

Aqui no Brasil existem diversos locais ideais para a prática dessa vertente do turismo, como é o caso da Chapada dos Veadeiros em Goiás e o Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, onde muitas pessoas vão para saltar de asa delta.

Mas esses são apenas dois exemplos de centenas de locais semelhantes espalhados pela imensidão do Brasil.

Turismo de consumo

Entende-se como turismo de consumo as viagens feitas com o intuito principal ou exclusivo de fazer compras.

Isso inclui, de certa forma, viagens para reposição de estoques, por exemplo. Afinal, o empreendedor vai comprar mercadorias, mas também aproveita para curtir novos lugares.

No Brasil esse tipo de turismo pode ser feito em todas as capitais e regiões metropolitanas, praticamente.

Turismo cultural

Dentre os tipos de turismo no Brasil, o turismo cultural é um dos mais abrangentes.

Quem está inserido nessa prática busca basicamente conhecer novos povos, métodos sociais e culturais.

Inclusive, no dia 9 de Agosto é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Essa data pode ser uma ótima oportunidade para os amantes do turismo cultural, haja vista o aparecimento de promoções e pacotes de viagem para visitar locais relacionados aos indígenas brasileiros.

Por outro lado, os empreendedores do setor turístico, sobretudo representantes de agências de viagens, podem organizar pacotes especiais com foco na data e assim atrair clientes.

Turismo de eventos

Turismo de eventos

O turismo de eventos é feito por pessoas que se deslocam para ir a alguma festa, atração cultural, esportiva, etc.

Um movimento que exemplifica bem essa modalidade é o grande número de turistas que visitam a região nordeste para as festividades juninas.

Ir a apresentações folclóricas, carnavalescas e tradicionais também pode ser considerado como turismo de eventos.

Turismo de estudos

O chamado turismo de estudos, é mais um modus vivendus do que uma prática turística em si.

Isso porque quem pratica o turismo de estudos geralmente são profissionais que estão em busca de aperfeiçoamento, universitários, concurseiros, vestibulandos, etc.

O turismo de estudos é um “prato cheio” para empreendedores. Afinal, há várias vertentes que podem ser exploradas, como o transporte desses turistas e o marketing em cima de atrativos na cidade de destino, por exemplo.

Turismo esportivo

Outro grande expoente dentre os tipos de turismo no Brasil, é o turismo esportivo.

Essa modalidade é praticada por todo aquele que viaja para vivenciar uma experiência esportiva, seja na prática ou apenas na audiência.

Com isso, é possível dizer que quem viaja para ver jogos da Copa do Mundo ou competições das Olimpíadas, está fazendo turismo esportivo.

Bem como, quem se desloca para praticar hóquei na grama, por exemplo, também pode ser considerado um turista esportivo.

Quem mora em cidades onde geralmente ocorrem eventos esportivos de grande escala, ou até mesmo nas proximidades de arenas, estádios e ginásios, pode lucrar bastante com o turismo esportivo.

Os turistas geralmente precisam de uma hospedaria e/ou um local para se alimentar, por exemplo. Se esses serviços estiverem na rota dessas pessoas, se tornarão um ponto de referência.

Artigos que você também pode gostar:

Ecoturismo

O ecoturismo é um dos tipos mais praticados no Brasil, devido às grandes e variadas belezas naturais existentes no país.

Esse tipo de turismo é baseado na contemplação não invasiva da natureza, como visitas a cânions, cachoeiras, praias, matas ciliares e outros.

Turismo gastronômico

Turismo gastronômico

Como o seu nome já denuncia, o turismo gastronômico é a vertente do turismo focada em novas experiências culinárias.

No Brasil essa modalidade turística encontra bastante apoio, visto que cada região do país tem costumes gastronômicos próprios.

Com isso, viajantes do sul podem ir ao nordeste experimentar as delícias do lugar, ou pessoas do sudeste brasileiro podem ir conferir os temperos da amazônia, por exemplo.

Turismo de incentivo

O turismo de incentivo é, na verdade, uma prática motivacional que envolve outros tipos de turismo.

Nele, patrões e líderes usam pacotes de viagem e vouchers para diárias em resorts e pousadas como incentivo para os seus colaboradores.

Com isso, a expectativa de passar alguns dias de lazer e folga, incentiva os trabalhadores a ter uma melhor produtividade.

Uma boa dica para você, que empreende no turismo, é oferecer esse tipo de serviço às empresas, indicando como elas podem incentivar os seus colaboradores através do turismo.

O atrativo a ser oferecido pode ser um dia de trabalho em um local diferente, ou quem sabe um final de semana de dinâmicas em grupo em um hotel fazenda, por exemplo. Use a criatividade!

Turismo de massa

Assim como outros tipos de turismo no Brasil, o turismo de massa é, na verdade, uma prática e não uma modalidade turística.

Tem-se por turismo de massa as viagens em grupo, que podem ser feitas para a prática de qualquer turismo.

Se um grupo de pessoas viaja de ônibus para fazer turismo de aventura, por exemplo, eles também estão praticando turismo de massa.

Turismo náutico

Turismo náutico

O turismo náutico nada mais é que viagens a navio e noutros tipos de embarcações, geralmente dentro de cruzeiros marítimos.

Essa modalidade não é tão acessível ao público em geral, mas é bastante apreciada e desejada.

Turismo de negócios

Pode-se considerar como turismo de negócios toda e qualquer viagem laboral, feita a trabalho.

Isso inclui deslocamento para eventos corporativos, reuniões, capacitações e outros, geralmente ocorridos em grandes cidades.

Turismo religioso

Outro dos principais tipos de turismo do Brasil, é o turismo religioso. Isso porque o país é um dos mais tolerantes à religião em todo o mundo.

Quem faz turismo religioso busca visitar locais onde possa fomentar a sua fé. No Brasil existem pontos de visitação bastante famosos, como o santuário de Aparecida, no interior de São Paulo, e o complexo do Cristo Redentor, no Rio, entre centenas de outros.

Turismo rural (agroturismo)

O agroturismo, ou turismo rural, é um conceito até recente dentro da turismologia. Contudo, ele é extremamente simples de se entender.

Turismo rural é, basicamente, visitar o campo e passar um tempo em contato direto com a natureza.

Isso é possível ao se hospedar em hotéis fazenda e/ou em cidades interioranas, que existem aos milhares no Brasil.

Turismo de saúde

O turismo de saúde é baseado na busca por um lugar terapêutico, que ofereça um bem-estar geral.

Além disso, os praticantes dessa modalidade também procuram locais que disponham de opções de medicina alternativa, como as fontes de águas termais de Poços de Caldas, em Goiás, por exemplo.

Turismo sustentável

O último integrante da nossa lista de tipos de turismo no Brasil, é o necessário turismo sustentável.

Para praticar esse tipo de turismo, a pessoa precisa estar disposta a vivenciar algumas práticas não ofensivas à natureza e experienciar uma viagem temática sobre isso.

Bons destinos para a prática do turismo sustentável são as chamadas "cidades limpas", como Curitiba, capital do Paraná, e Joinville, em Santa Catarina.

Dicas para empreender e ter sucesso em algum nicho do turismo

Para ter sucesso com algum dos tipos de turismo no Brasil que apresentamos, você precisa primeiramente definir a qual modalidade vai aderir.

A partir disso, foque as suas ações em criar um negócio que aproveite os melhores aspectos do nicho e possa oferecer experiências inesquecíveis aos viajantes.

Como exemplo, se você mora em um lugar que tem a culinária como grande chamariz, pode investir em um restaurante de comidas típicas e assim atrair turistas gastronômicos.

Já se a sua cidade é conhecida por ter paisagens de tirar o fôlego, você pode se tornar um guia de turismo e passar a atender praticantes do turismo de aventura.

As possibilidades são várias, afinal, estamos no Brasil!

Turismo é vida, para pessoas físicas e jurídicas

Turista feliz

Aqui no Paytour nós não cansamos de falar sobre a grandiosidade do turismo brasileiro.

Esse setor é incrivelmente rico e o Brasil é um país privilegiado por poder proporcionar o melhor das suas disposições.

Nós apresentamos 16 tipos de turismo possíveis, e absolutamente todos podem ser praticados em nosso país. 

No Brasil, turismo é saúde, gerando vida para indivíduos, e também pode gerar renda, criando empregos e trazendo dignidade para as pessoas.

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Turismo e tecnologia: o match perfeito para seu negócio prosperar

Nos últimos anos a tecnologia tem ajudado a aquecer o mercado turístico, tornando-se uma mão amiga para empresários do setor. Saiba mais sobre turismo e tecnologia!

LEIA MAIS →

Saiba como reduzir os impactos na empresa causados pelo corona

Crise é um momento peculiar, difícil, perigoso ou decisivo, na vida das pessoas, empresas e instituições. Tem características gerais e singulares dependendo do setor, do contexto dinâmico sociopolítico e do ambiente econômico. Divide-se ainda em níveis de abrangência - locais, regionais e corporativas -, com ou sem agravante. Caracteriza crise com agravante o envolvimento da […]

LEIA MAIS →

Pacotes de Serviços: Como vender mais?

Nós todos já sabemos que o comércio tem suas altas e baixas temporadas de vendas, principalmente no setor turismo. Em épocas de baixas temporadas, o lojista precisa ser criativo para conseguir atrair e fidelizar seus clientes. Com isso, os pacotes de serviços surgem como uma alternativa interessante, pois o lojista irá agrupar o que já […]

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

(11) 93249-4930
[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour