Os 4 passos da Jornada de Compra para o Marketing Digital das Empresas de Turismo

Você tem dificuldades para atrair clientes para a sua empresa de passeios turísticos? Se a sua resposta for sim, não se preocupa. Esse problema está pertinho de acabar, pois nós do Paytour iremos te dar algumas dicas para mudar isso.

Essa é a hora perfeita para avaliar como estão as ações de Marketing Digital do seu negócio, entender o que está funcionando e quais as estratégias do mercado que comprovadamente levam a bons resultados.

Quando uma empresa de turismo aposta em um marketing digital de excelência, ela se torna referência no setor, passa mais credibilidade e, consequentemente, consegue vender mais.

Contudo, são necessários alguns cuidados para que os resultados sejam concretos. E eles passam pela construção de uma Jornada de Compra de excelência. 

Para entende o que é e como construir a sua, continue lendo este artigo!

pessoa usando laptop segurando cartão

O que significa "Jornada de Compra"?

A “Jornada de Compra” é o nome que damos aos vários passos que uma empresa atravessa no processo de marketing digital.

Estes passos vão desde a captura de visitantes para o seu site de vendas até o momento em que o cliente finalmente efetua sua primeira compra.

A Jornada de Compra é importante por que cada passo colabora para que o cliente cumpra o objetivo final.

Quer entender melhor como funciona? Então vamos lá às etapas dessa jornada.

Aprendizado e Descoberta

Esse é o primeiro passo da Jornada de Compra. Nesse estágio, o potencial cliente ainda não tem consciência de nada: nem do seu próprio desejo ou necessidade, nem da capacidade da sua empresa para atender essa necessidade.

O que o marketing digital faz neste estágio, o seu principal objetivo, é conseguir a atenção do cliente, fazendo com que ele se interesse pelo que a sua empresa tem a dizer.

Como assim?

Vamos supor que você tem uma agência de turismo especializada em tours pela Nordeste; e sua agência tem um perfil no Instagram.

Milhares de pessoas navegam na internet todos os dias. Muitas delas já pensaram vagamente sobre a possibilidade em passar férias na região Nordeste, mas não consideram isso uma prioridade no momento. Outras nunca sequer pensaram em viajar para essa região.

Então você cria uma campanha de posts patrocinados no Facebook ADS, divulgando um texto chamado “Veja as praias mais bonitas do Nordeste”.

Muitos desses internautas (que não estão nem pensando em viajar no momento, vamos reforçar) irão clicar no seu post, simplesmente por curiosidade. Parabéns: você acabou de completar o primeiro passo, capturando a atenção de potenciais clientes.

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Identificação de um problema

Nesta etapa da Jornada de Compra, o seu objetivo é fazer o cliente perceber seu próprio desejo pela viagem ou pela oportunidade de turismo no local.

Geralmente usa-se a palavra “problema”, pois é de praxe que todo modelo de negócios (ou seja, toda empresa) tem como objetivo solucionar um problema dos clientes. Porém, você pode pensar nisso como criação de um desejo, também.

Quando se fala de produtos e serviços voltados para o entretenimento, o desejo é uma força maior do que o problema.

Exemplo prático:

Vamos pensar naquela pessoa que viu seu post sobre “As praias mais bonitas do Nordeste”.

Se o passo 01 foi dado corretamente, essa pessoa passou a acompanhar seu conteúdo, percebendo progressivamente aspectos interessantes do Nordeste.

Depois disso, você pode produzir novos conteúdos como “Lugares paradisíacos para se visitar”, “Os pontos turísticos mais românticos”, “10 cidades favoritas do Nordeste pelos viajantes brasileiros”. Ou seja, conteúdos que gerem o desejo de visitar o Nordeste e experimentar suas experiências de perto, inclusive os destinos que você oferece em seu negócio.

O conteúdo é essencial no marketing digital: um conteúdo consistente caminha sempre na direção de criar o desejo. Todos os conteúdos – textos, fotos, vídeos, podcasts – são desenvolvidos com este objetivo em mente.

Um conteúdo mal planejado pode até prender a atenção do potencial cliente, mas não consegue desenvolver o desejo que levará à compra.

Avaliação de uma solução

Agora, o potencial cliente já está consciente de seu próprio desejo, e irá buscar uma solução. Isso significa que ele vai buscar maneiras de satisfazer a vontade de viajar.

Nessa etapa, a sua estratégia de marketing digital precisa estar pronta para mostrar a ele que sua empresa de turismo pode oferecer esta solução. Existem diversas maneiras de fazer isso.

A maneira mais simples é incluir um call-to-action  (do português: chamada para a ação) no seu conteúdo. Ou seja, uma pequena mensagem que leve os interessados em viajar a ligar para sua agência, enviar um e-mail, solicitar um orçamento, ou outra ação concreta para realizar a compra.

Porém, existem muitas outras maneiras de fazer com que o cliente considere sua empresa na hora de avaliar uma solução. Você pode criar um conteúdo especialmente sobre a sua agência, falando um pouco sobre os serviços que oferecem, citando o diferencial, fotos de passeios já realizados, avaliações de outros clientes e afins.

Você pode até mesmo criar um “simulador de orçamento de viagens” online para facilitar a busca do seu futuro cliente.

Neste estágio, qualquer ferramenta que demonstre a qualidade e o preço oferecidos pela sua agência é extremamente útil.

Casal de turistas, um homem e uma mulher, tirando fotos em frente a um ponto turístico. O homem tem uma câmera pendurada no pescoço, óculos escuro, chapéu e tira a foto com o celular, enquanto a mulher utiliza um óculos escura e se abraça a ele.

Casal de turistas, um homem e uma mulher, tirando fotos em frente a um ponto turístico

Decisão de compra

A decisão de compra é o momento em que, finalmente, o cliente decide fechar a compra. No caso de grande parte das agências de turismo, o mais comum é que parte desta etapa ainda seja efetuada pessoalmente. Porém já existem tecnologias no mercado que facilitam e digitalizam esse passo, como é o caso do Paytour.

Nessa etapa, o marketing digital pode ajudar muito proporcionando confiança e segurança ao cliente desde o momento da busca.

Se você ainda não se sente seguro para colher os frutos de investir em um e-commerce de turismo, você pode escolher usar ferramentas de coleta dos dados dos visitantes de seu site e criar uma lista de prospectos. A partir daí, a sua equipe comercial pode ligar para esses contatos e oferecer oportunidades de descontos, com a intenção de fechar um pacote de passeios turísticos.

A vantagem já existe, pois estes prospectos são do tipo que chamamos de “hot leads” – eles são quentes, ou seja, eles já demonstraram um interesse pelo serviço que você está oferecendo.

Os benefícios de digitalizar toda a sua Jornada de Compra

Imagine poder proporcionar aos seus clientes uma experiência turística perfeita com apenas alguns cliques. A digitalização completa da jornada de compra de seus negócios turísticos pode tornar essa visão uma realidade emocionante.

Com a tecnologia ao seu lado, você poderá alcançar um público global, oferecendo uma experiência de compra conveniente, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Suas ofertas estarão ao alcance de viajantes em todo o mundo, aumentando sua visibilidade e presença no mercado.

Além disso, a automação de processos reduzirá seus custos operacionais, permitindo que você otimize recursos e ofereça preços competitivos. Ao digitalizar, você poderá coletar e analisar dados valiosos sobre seus clientes, possibilitando recomendações personalizadas que os encantarão.

Não perca a oportunidade de liderar o caminho para o futuro do turismo, proporcionando uma experiência excepcional, sustentável e eficiente para seus clientes. Conte com o Paytour nesse processo! 😉

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Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

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