Nos últimos anos a tecnologia tem ajudado a aquecer o mercado turístico, tornando-se uma mão amiga para empresários do setor. Saiba mais sobre turismo e tecnologia!
É correto afirmar que o mercado turístico é um setor inovador por natureza, que se reinventa com uma facilidade maior que outros ramos.
Porém, a fatídica pandemia de Covid-19, que se abateu sobre o mundo entre 2020 e 2022, lançou ainda mais luz sobre o tema inovação em turismo.
Como você deve lembrar, durante esses dois anos as atividades turísticas foram totalmente paralisadas pelas restrições sanitárias provocadas pela pandemia.
Agora, com a vibrante retomada do setor turístico, os empreendedores começam a pensar mais criativamente para os seus negócios.
Mas, o que de fato é inovação em turismo e como aproveitar esse conceito para crescer? Nos tópicos a seguir nós comentamos esse assunto.
Quando falamos de inovação em turismo logo vem à mente a interação entre turismo e tecnologia, e isso não é à toa.
Afinal, a tecnologia tem mudado muitos paradigmas dentro do setor turístico, trazendo mais conforto e praticidade aos consumidores e criando novas oportunidades para os empreendedores.
Para exemplificar esse fato, um estudo publicado pela Scielo Brasil trouxe uma amostra do quão importante a tecnologia tem sido para a prática turística, sobretudo para turistas que estão na terceira idade.
Por outro lado, não podemos deixar de citar que a inovação em turismo não pode ser chamada assim se não for contínua.
Em outras palavras, se você tem um negócio posicionado no setor turístico e quer inovar, precisa manter-se em constante movimento. Não basta apenas utilizar as tecnologias mais recentes.
Com isso, podemos inferir que inovar em turismo é, basicamente, criar novas formas de solucionar problemas e incrementar soluções já existentes.
Como citamos anteriormente, falar de inovação em turismo sem citar as tecnologias empregadas na área é praticamente impossível.
E como não poderia deixar de ser, os multimeios tecnológicos transformaram o panorama do mercado turístico em diversos aspectos.
O maior e talvez principal exemplo disso é a forma de fazer compras de produtos e serviços turísticos, que hoje são quase totalmente realizadas pela internet.
Outros avanços tecnológicos que podemos classificar como inovação em turismo, são:
Esses são apenas quatro dos vários aspectos do mercado turístico que foram modificados para melhor pelas novas tecnologias. Eles representam a inovação no sentido mais puro da palavra!
Muitas pessoas que se interessam por inovação em turismo, querem na verdade saber como podem inovar nos seus próprios negócios.
Se você é um desses empreendedores ávidos por fazer coisas novas, nesse bloco do texto nós queremos falar diretamente com você.
Reforçando o que estamos falando até aqui, praticar a inovação no mercado turístico é um processo que não deixa de ser tecnológico, mas é contínuo e, portanto, deve ter pitadas de autoralidade.
Nesse sentido, apresentamos nos tópicos abaixo 3 dicas que podem acender a chama inovadora dentro de você. Vale a pena ler!
Uma das principais formas de praticar a inovação em turismo é ir a fundo na tecnologia, como já repetimos aqui nesse artigo.
Tenha em mente que a tecnologia irá trazer principalmente praticidade e segurança para você e seus clientes. Isso já é motivo suficiente para utilizá-la.
Muitos empreendedores, não apenas do setor turístico, vêem seus negócios naufragarem justamente por terem processos internos complicados e burocráticos, que poderiam ser facilitados com o uso de tecnologia.
Assim, podemos afirmar com certeza que a inovação em turismo passa também pela busca de soluções que vão "destravar" os empreendimentos, melhorando o relacionamento com a clientela.
E quando o assunto é solução para negócios do setor turístico, o Paytour se destaca com muito louvor. Aqui nós temos um plantel completo de ferramentas que vão facilitar o dia a dia do seu negócio.
São aplicativos, chatbots, motores de reserva e outros meios tecnológicos indispensáveis hoje em dia. Chegou a hora de chamar o Paytour e dizer adeus às palavras transtorno e dificuldade!
Estudos realizados recentemente, antes e depois da pandemia, apontam que o comportamento dos turistas brasileiros está mudando.
Essas amostragens científicas demonstram que, sobretudo, as pessoas buscam mais segurança, controle de gastos e experiências mais intimistas.
Levando isso em consideração, uma ótima forma de inovar em turismo é justamente oferecer experiências adaptadas ao gosto do turista.
Implementando isso na sua empresa, você estará saindo do básico padrão atual de oferecer uma série de opções ao cliente e simplesmente deixá-lo escolher conforme melhor lhe convier.
Em contraponto, vá mais a fundo, entreviste as pessoas e extraia delas as suas expectativas. Com essas informações em mãos, você poderá oferecer serviços e produtos que atendam a aqueles desejos.
Isso aumentará a sensação de "dinheiro bem gasto" nos seus clientes, gerando efeitos como a fidelização e o aumento do "boca a boca" positivo sobre a sua empresa.
Uma maneira muito eficaz de colocar essa dica em prática é utilizar o TripAdvisor.
A nossa última dica para você que está refletindo sobre inovação em turismo, é fazer um marketing diferenciado dos demais.
Para tanto, você precisa analisar as estratégias de marketing utilizadas de forma a criar projetos de propaganda destacados, que chamem a atenção dos clientes por motivos diferentes.
Nesse sentido, uma "dica dentro da dica" é fugir de clichês, de disparos genéricos e de cases já "batidos". Analise o seu público-alvo e invista na criação de materiais interessantes para as pessoas que o compõem.
Antes de finalizar o nosso artigo, queremos demonstrar, na prática, o que de fato é inovação em turismo. Para fazer essa demonstração, separamos dois cases de sucesso que são ótimos exemplos.
Confira nos tópicos abaixo o que algumas agências de turismo de Roma e uma agência de turismo gaúcha têm em comum no quesito inovação.
O nosso primeiro exemplo de empreendimento que usa e abusa da inovação em turismo é o trabalho realizado por algumas das principais agências de turismo de Roma, capital da Itália.
Em parceria com empresas de tecnologia, essas agências passaram a oferecer passeios virtuais pelas principais atrações da cidade.
Esses passeios podem ser feitos tanto à distância, pela internet, quanto in loco, enquanto os turistas visitam o lugar. Em ambos os casos, são utilizadas tecnologias de realidade aumentada e virtual, com o metaverso.
Com isso, entusiastas do mundo inteiro finalmente têm a possibilidade de visitar monumentos e locais históricos como o Coliseu, o Fórum de Roma, o Circo Máximo e o Vaticano, por exemplo.
Por outro lado, quem vai presencialmente à Cidade Eterna pode aproveitar melhor os seus passeios, em experiências imersivas que ligam o presencial ao virtual.
Por fim, temos a inspiradora história da agência de turismo gaúcha Gramado sua Viagem, que comercializa roteiros personalizados nas cidades de Gramado e Canela, dois dos principais destinos turísticos do país.
Em depoimento, o empresário Maurício Vargas, dono da agência, explicou que tinha muitos problemas para emitir vouchers para os clientes que contratavam os serviços da Gramado sua Viagem.
A solução encontrada para resolver o problema foi contratar o sistema de emissão de vouchers do Paytour, que eliminou esse dilema. Com isso, o empresário demonstrou que, por vezes, para inovar e evoluir é necessário firmar parcerias. Conheça a loja online deles: https://gramadosuaviagem.com.br/
Histórias de sucesso como a de Maurício Vargas e das agências romanas demonstram que, de fato, a tônica do turismo nos tempos atuais é a inovação. Portanto, seja um inovador você também!
Nos últimos anos a tecnologia tem ajudado a aquecer o mercado turístico, tornando-se uma mão amiga para empresários do setor. Saiba mais sobre turismo e tecnologia!
Sabemos que o período de fim de ano é o melhor para as vendas e, por isso, trouxemos hoje uma checklist básica para que você alcançar os melhores resultados possíveis em seu negócio, já que essa é a época do ano mais propícia para o crescimento de empreendimentos de turismo, considerando também todas as demandas […]
E chegamos ao final de 2020… Ufa, foram muitos momentos para chegar até aqui e nada mais que justo fazer uma retrospectiva sobre o nosso 2020. Assim como muitas empresas, apostamos todas as nossas fichas e metas para que esse ano o Paytour pudesse expandir mais ainda, porém veio a […]