Entenda como os chatbots no turismo podem ajudar a melhorar os resultados do seu negócio

Você pode não estar familiarizado com o termo, afinal, essa é uma tecnologia relativamente nova no mercado, mas que tem ganhado espaço em muitos nichos. No turismo não é diferente. Os chatbots no turismo se apresentam como uma ferramenta eficiente para otimizar o atendimento entre agentes e o público.

Atualmente, a IA (inteligência artificial) está se aprimorando dia após dia e vem se tornando mais confiável. Com isso, empresas na indústria do turismo estão aplicando a IA para realizar uma enorme gama de tarefas administrativas e também de atendimento ao cliente. E é a respeito do aumento na eficiência do atendimento ao cliente que vamos falar no nosso artigo de hoje. Bora lá? 

O que é um chatbot?

Primeiro vamos entender o que é essa ferramenta. Um chatbot, basicamente, é um sistema, baseado em inteligência artificial, que permite a comunicação entre humanos e máquinas de forma fluida e natural.

É uma forma de atendimento automatizado. Com ele, seus clientes podem fazer perguntas ou até mesmo executar ações e o sistema responderá de forma automática.

Ele opera da seguinte maneira: o sistema acessa um banco de dados já armazenado previamente com as palavras-chave do seu negócio e os serviços que você oferece. 

Feito isso, ele compara as palavras-chave e responde com uma resposta predefinida. E graças à IA, esses sistemas podem aprender e refinar suas respostas através de comunicação contínua. Ou seja, ele vai se tornando cada vez mais eficiente e "humano".

Qual a importância dos chatbots no turismo?

Quanto custa um mergulho?

Durante o mergulho terei acompanhamento de um profissional?

Qual a categoria de ônibus da excursão?

Se você trabalha provendo atividades turísticas, provavelmente, você deve receber centenas de perguntas repetitivas como essa.

Não é mesmo? 

É aí que entra a importância dos chatbots no turismo. Ele irá desempenhar um papel no qual você gastaria tempo. Em um mundo onde o tempo é dinheiro, deixar de realizar uma atividade repetitiva para focar em algo mais importante, representa mais lucros para o seu negócio no futuro. 

Quando se trata de viagem, e principalmente das atividades oferecidas no destino, diversas questões precisam ser planejadas com antecedência.

Dentro desse cenário, um sistema de chatbot oferece um grande potencial para o setor de turismo: ele possibilita um atendimento personalizado e automatizado ao cliente. O cliente pergunta e não precisa esperar por uma resposta.

É crescente o número de empresas que oferecem serviços relacionados ao turismo que já estão usando chatbots para poder se comunicar com seus clientes com mais rapidez e menos trabalho.

Assim, utilizar o chatbot em serviços relacionados ao turismo é uma forma moderna de diferenciar a sua empresa da concorrência. Com um chatbot, todo o processo de reserva de um passeio, por exemplo, pode ser solucionado em uma conversa: desde a consultoria inicial para decidir qual a melhor opção até o processamento do pagamento.

Vamos supor, o seu cliente está planejando férias para uma cidade que você opera e precisa conhecer e reservar os melhores passeios disponíveis para a terceira idade. Considerando essas informações, o chatbot, como um verdadeiro agente, pode oferecer recomendações personalizadas e solucionar dúvidas específicas de forma automática.

Nada mal, né?

Mulher da terceira idade usando chatbot no turismo

Um chatbot pode fortalecer a sua marca

Você já pensou que o chatbot é uma forma eficiente de dar uma identidade mais amigável e personalizada a sua empresa? Geralmente, o chatbot vai ser a primeira ferramenta que o cliente irá utilizar para entrar em contato com a empresa, que será muito mais personalizada do que, por exemplo, a comunicação por e-mail ou telefone.

Mas onde isso se aplica ao fortalecimento da identidade da sua marca?

Ao desenvolver a "personalidade" do chatbot da sua empresa, vários fatores desempenham esse papel. Passando pela escolha do nome, sexo, personalidade do atendente, na definição da foto do perfil, assim como na ortografia e escolha das palavras. Assim,  você consegue criar uma identidade da sua marca de forma criativa e humanizada.

Chega de limitar o atendimento aos seus clientes

Ao contrário do atendimento tradicional, o chatbot estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não importa se é final de semana, feriado ou madrugada. Ele estará sempre lá, garantido atendimento imediato aos seus clientes. 

E caso haja uma pergunta que seu chatbot não possa responder, ele dará a opção de encaminhar a pergunta por e-mail para o atendimento humano e explicará que a resposta será dada no próximo dia útil.

Fature mais com a implementação de um chatbot

Se você tiver a capacidade de fornecer aos seus potenciais clientes as informações e ofertas certas com agilidade, poderá aumentar de forma significativa as chances de ele fechar negócio com você.

Uma pesquisa realizada pela Intercom, uma das maiores companhias relacionadas ao setor de inteligência artificial, chegou à conclusão de que, em média, as empresas consultadas conseguiram aumentar suas vendas em 67% com a ajuda de um sistema de chatbot.

Segundo os entrevistados, os principais motivos para isso são os seguintes:

  • A empresa consegue responder mais rapidamente aos questionamentos dos clientes
  • Os chatbots ajudaram a aumentar a satisfação com o atendimento ao cliente em 24%

O chatbot te ajuda a conhecer os seus clientes

Além de todas as razões mencionadas acima, um outro benefício importante dos chatbots no turismo é a percepção do comportamento do cliente. Pense só, você pode obter informações muito valiosas para serem aplicadas a suas estratégias de venda a partir das perguntas feitas, problemas encontrados e produtos mais procurados, por exemplo.

Você pode analisar o que exatamente move seus clientes e quais problemas eles estão enfrentando. Isso permite que você crie conteúdo que fornece as respostas certas. Esses insights também são úteis para compilar seu portfólio de produtos. Por exemplo, você pode identificar produtos populares para colocá-los com mais destaque na loja.

Percebeu que oferecer um serviço de chatbot para seus clientes pode somar vários pontos para o seu negócio?

Pois é, aqui no Paytour você terá essa ferramenta integrada a sua página, e não é qualquer ferramenta, utilizamos a tecnologia oferecida pela Asksuite.

A Asksuite é líder mundial em atendimento inteligente para serviços relacionados ao turismo. Com aprimoramento constante os chatbots da Asksuite são focados em melhorar a experiência do seu usuário e aumentar as suas vendas.

Está esperando o que?

Venha para o Paytour, profissionalize o seu negócio e esteja à frente da sua concorrência.

Compartilhe esse post
Marcus Borges
Marcus Borges
Inovar o turismo, potencializando experiências e transformando resultados.

Outros artigos que separamos para você

Conheça o marketing aplicado ao turismo e aprenda como usá-lo!

Entenda tudo sobre o marketing aplicado ao turismo e saiba de que formas você pode usá-lo para impulsionar o seu negócio.

LEIA MAIS →

Sua empresa está preparada para o carnaval?

          De fato, o maior feriado do ano está chegando, mas o que queremos saber é: sua empresa está preparada para atender seus clientes nesse período? Vem saber mais como podemos estar te auxiliando nesse momento.            Embora o feriado de carnaval esteja vindo com algumas mudanças, […]

LEIA MAIS →

5 dicas que irão melhorar as suas vendas online neste final de ano

O final do ano está chegando e com ele a alta estação também. Por isso, é necessário que você esteja atento para não deixar nenhum detalhe passar e garantir o sucesso das vendas dos seus passeios turísticos e deixar, é claro, os seus clientes satisfeitos com os seus serviços. Pensando nisso, trouxemos hoje algumas dicas […]

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour