Conheça os benefícios e modalidades do turismo cultural no Brasil

O turismo cultural é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, principalmente depois das recentes mudanças de comportamento apresentadas pelos turistas.

Atualmente, os viajantes têm dado preferência a experiências de contato com tradições e culturas existentes dentro do próprio país.

Nesse sentido, além de enriquecer a experiência de viagem, o turismo cultural pode contribuir para a preservação do patrimônio histórico do país, gerando empregos e fomentando economias locais. 

Neste artigo, vamos apresentar algumas das principais modalidades do turismo cultural no Brasil, como o turismo religioso, o turismo étnico, o turismo histórico e outros. 

Além disso, vamos destacar os benefícios que essa forma de turismo pode trazer para os empreendedores do setor, que podem encontrar oportunidades de negócios e crescimento.

Continue lendo!

O que é o turismo cultural?

O turismo cultural é uma modalidade de viagem que tem como objetivo tornar possível o ato de conhecer a história, a arte e a cultura de um determinado destino. 

Ele engloba atividades como visitas a museus, exposições, monumentos históricos, festivais culturais e religiosos, locais que abrigam marcos históricos, entre outros. 

Além de proporcionar uma experiência enriquecedora e educativa, o turismo cultural pode contribuir para a preservação do patrimônio cultural e gerar benefícios socioeconômicos para as comunidades locais. 

Por todos esses motivos, podemos afirmar que praticar e investir em opções de turismo cultural no Brasil e no mundo é uma forma de valorizar e promover a diversidade presente na cultura de um país ou região.

Tipos de turismo cultural

Apesar de ter características marcantes e de certa forma únicas, o turismo cultural possui algumas vertentes bastante peculiares.

Conheça as principais nos tópicos abaixo!

Turismo religioso

A primeira vertente do turismo cultural da qual queremos falar é o chamado turismo religioso, que é voltado para visitas a locais sagrados e de peregrinação, como igrejas, templos e santuários.

No Brasil existem diversos locais para se fazer turismo religioso, a exemplo do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, São Paulo, e a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, famosa pela estátua de Padre Cícero.

Além desses locais, podemos citar ainda eventos como o Círio de Nazaré, uma das maiores procissões católicas do mundo, que leva milhões de pessoas à Belém, capital do Pará.

Turismo étnico

O chamado turismo étnico pode ser descrito como a experiência de conhecer a cultura e tradições de grupos étnicos distintos, como indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais.

Com a crescente conscientização sobre a importância de valorizar esses grupos, cada vez mais pessoas se interessam por conhecer aldeias, quilombos e áreas preservadas.

Aqui no Brasil, onde temos uma profusão de culturas originais em destaque, o turismo étnico não só é possível, como também se mostra uma fonte de oportunidades para empreendedores.

Turismo gastronômico

O turismo gastronômico é uma modalidade de turismo cultural que, como o seu nome já diz, promove conexões culturais a partir das tradições gastronômicas do local visitado.

Em outras palavras, quem faz esse tipo de turismo tem como objetivo a degustação de pratos típicos e visitas a produtores locais de alimentos.

Pode-se dizer que o turismo gastronômico é uma das modalidades mais utilizadas por empreendedores, uma vez que as cidades turísticas sempre têm restaurantes de comidas tradicionais ou típicas à espera dos turistas.

Esse tipo de turismo é muito forte e praticado em todo o Brasil, pois cada região e estado tem sua própria cultura gastronômica.

Turismo histórico

Quando alguém fala em turismo cultural, logo vem à mente imagens como a de pessoas visitando ruínas, sítios arqueológicos e outros lugares a fim de entender determinada cultura e sociedade.

Pois bem, essa é exatamente a premissa do turismo histórico, uma vertente do turismo cultural que é focada em proporcionar aos turistas um entendimento sobre o passado de determinada região.

No Brasil, temos diversas cidades com ótimo potencial para o turismo histórico, como Recife (PE), Belém (PA), Ouro Preto (MG), Paraty (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e a própria São Paulo, dentre outros exemplos de cidades que contam a história do país por meio de marcos históricos importantes.

Recife é um destino excelente para turismo cultural no Brasil
Recife/PE

Turismo de arte e cultura local

Fazer turismo de arte é, basicamente, visitar museus, galerias e outros lugares de contemplação, bem como participar de apresentações culturais no lugar de destino.

Afinal, poucas coisas representam tão bem os costumes e saberes de um povo do que a sua produção artística e manifestações culturais próprias.

Inclusive, o Brasil também é muito rico em produção de arte e na diversidade de culturas locais. Cada região do país se destaca de uma forma nesse sentido. 

Casal fazendo turismo cultural no Brasil

Turismo literário

Você já ouviu falar em turismo literário?

Pois bem, ele existe e é uma das principais vertentes do turismo cultural no Brasil.

Resumidamente falando, esse tipo de turismo é voltado para a visita a locais relacionados a autores e obras literárias.

Como exemplo, podemos citar bibliotecas históricas, exposições de acervo pessoal, casas que viraram museus, etc. Ao redor do Brasil é possível encontrar lugares com essa temática interessante.

Benefícios do turismo cultural

Como já pudemos perceber ao longo do texto, o turismo cultural é uma prática com grande potencial de gerar benefícios, tanto para empreendedores quanto para turistas.

Para quem quer empreender na área, o turismo cultural no Brasil oferece:

  • Oportunidades de negócios
  • Fomento da economia local, onde o empreendedor está inserido
  • Valorização de patrimônios culturais que são importantes de alguma forma para os empreendedores que investem no setor

Já para os turistas, que motivam o investimento dos empreendedores, essa modalidade proporciona:

  • Experiências enriquecedoras e educativas
  • Acesso fácil e prazeroso a novas culturas
  • Economia no investimento em turismo, nalguns casos

Por fim, vale destacar que o turismo cultural pode gerar renda para as comunidades locais, facilitando o desenvolvimento de cidades e comunidades turísticas.

Além disso, essa prática incentiva o desenvolvimento sustentável e outras temáticas que envolvem conscientização e respeito.

Algumas opções para quem quer investir em turismo cultural no Brasil

Se você é um empreendedor atento a novas oportunidades de negócio, depois de ler tudo o que já foi falado neste texto está pensando sobre como investir no turismo cultural no Brasil.

Bom, já adiantamos que isso não é tão difícil quanto parece e, por isso, queremos inspirar você com algumas opções de negócios no ramo. São eles:

  • Desenvolver roteiros turísticos, criando guias turísticos que valorizem a cultura e história local e ajudando turistas interessados nessa temática.
  • Oferecer serviços turísticos especializados, como o serviço de Guia de Turismo e passeios temáticos, bem como a oferta de hospedagem em locais históricos ou culturais.
  • Promover e fomentar a cultura e economia do turismo local, investindo em eventos e atividades culturais, como também em estabelecimentos temáticos, como museus, lojas de artesanato e outros.
  • Criar uma agência de turismo especializada em turismo cultural, o que promoveria a segmentação do público e a promoção dessa prática turística.

Viu só como existem várias formas de se entrar no mercado do turismo cultural no Brasil? 

Ao investir na área, conte com o Paytour para auxiliá-lo.

Dispomos de diversas ferramentas que podem fazer o seu negócio ir para outro patamar! 

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

11 dicas para ter mais clientes por indicação no turismo

Ter mais clientes por indicação no turismo é mais fácil do que você imagina. Fechar novos negócios dessa forma é fundamental para crescer sua base de clientes rapidamente e sem a necessidade de investir ainda mais em marketing.

LEIA MAIS →

Usuários no sistema: mais uma possibilidade do Paytour em sua loja virtual

Nós, do Paytour, estamos sempre buscando aprimorar os nossos serviços para proporcionar a você uma melhor experiência como gestor de um e-commerce de turismo e é por isso que hoje viemos falar sobre mais uma possibilidade de uso do nosso sistema para gerar resultados ainda melhores para a sua loja virtual que conta com a […]

LEIA MAIS →

Aprenda a usar o WhatsApp Business no turismo e como tirar o melhor da ferramenta

O WhatsApp Business no turismo é ótimo para se manter em contato com o cliente, trabalhar o relacionamento e oferecer atendimento ágil.

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour