Saiba como e porquê investir no turismo religioso!

Se existe um ramo do setor turístico brasileiro que une tradições nacionais, este é o turismo religioso.

Afinal, essa modalidade compreende o enaltecimento da fé e o próprio turismo, que é uma das práticas preferidas dos brasileiros.

Contudo, vale destacar que o turismo religioso nacional também ultrapassa fronteiras, com muitos brasileiros indo para fora do país em busca de uma conexão com o transcendental.

De toda forma, esse ramo do turismo é uma ótima oportunidade para você, empreendedor, entrar de vez nesse setor que só cresce dia após dia.

Neste artigo nós vamos te explicar o que é o turismo religioso, trazendo dados sobre o ramo, além de como e porquê investir nessa modalidade.

Aproveite a leitura!

O que é o turismo religioso?

O turismo religioso é, basicamente, o deslocamento motivado pela fé religiosa de um ou mais indivíduos.

Essa modalidade compreende peregrinações, excursões para locais sagrados ou o simples ato de viajar para contemplar templos e monumentos religiosos, por exemplo.

Vale destacar que o turismo religioso engloba incursões motivadas por qualquer religião, não apenas as maiores.

Porém, é importante dizer que os principais locais de peregrinação religiosa do mundo são dedicados às grandes religiões, como cristianismo, islamismo, judaísmo, hinduísmo e budismo.

Dados sobre o turismo religioso no Brasil e no mundo

É impossível falar de turismo religioso e não falar de história. Afinal, desde os primórdios da humanidade as pessoas se deslocam até locais sagrados.

Todavia, apenas com a modernidade e a instrumentalização dos meios de controle de dados, tornou-se possível aferir o real impacto dessa atividade.

Hoje em dia, sabe-se que o trânsito de pessoas por motivos espirituais movimenta bilhões anualmente e aquece o mercado turístico.

Inclusive, existem cidades que sobrevivem do turismo religioso, como é o caso do município de Aparecida do Norte, em São Paulo.

Alguns números importantes

O maior incentivador para novos investimentos, em qualquer área, são os números positivos daquele setor.

Nesse sentido, se você pensa em empreender no turismo religioso do Brasil, saiba que está mirando numa mina de ouro.

Segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo e publicados pelo jornal especializado em turismo Brasilturis, somente o Círio de Nazaré, que ocorre em Belém, capital do Pará, movimentou cerca de R$ 32 milhões na sua edição de 2019.

Ainda segundo o levantamento, o turismo religioso movimenta cerca de R$ 15 bilhões anualmente no Brasil.

Locais de visitação no Brasil

Turismo religioso em Salvador/BA

Como já citamos ao longo deste artigo, a fé move as pessoas pelo Brasil e as move em direção  a santuários e locais sagrados.

Veja na lista abaixo os principais locais dedicados ao turismo religioso praticado em terras tupiniquins:

  • Belém - PA: local sede do mundialmente famoso Círio de Nazaré, uma manifestação de fiéis católicos em reverência à Nossa Senhora de Nazaré, uma das principais figuras do catolicismo.
  • Salvador - BA: além de inúmeros locais históricos para cristãos, a capital da Bahia conta também com vários locais de peregrinação para integrantes de religiões afro brasileiras.
  • Aparecida do Norte - SP: sede do segundo maior santuário católico do mundo, dedicado à Nossa Senhora Aparecida, que fica atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Cerca de 13 milhões de devotos visitam o local anualmente.
  • Juazeiro do Norte - CE: onde fica localizada a Basílica de Nossa Senhora das Dores e a famosa estátua de 27 metros de altura de Padre Cícero, que apesar de não ser reconhecido como santo pela Igreja Católica, é adorado por muitos fiéis. Estimativamente, a cidade recebe cerca de 2,5 milhões de romeiros por ano.

Vale destacar que existem inúmeros outros locais relacionados à fé espalhados pelo Brasil, como é o caso de Olinda e Recife, em Pernambuco, Nova Trento, em Santa Catarina, e muitos outros.

Locais de visitação no resto do mundo

Turismo religioso no Taj Mahal

Ao redor do mundo também existem locais sagrados que são destino para vários turistas religiosos, inclusive provenientes do Brasil. Conheça os mais famosos logo abaixo:

  • Jerusalém - Israel: considerada a principal cidade sagrada do mundo, Jerusalém é reverenciada por cristãos, judeus e muçulmanos. Segundo a tradição cristã, o lugar serviu de palco para a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo.
  • Cidade do Vaticano - Roma: local de residência do Papa e sede da Igreja Católica Roma, o Monte Vaticano abriga vários templos sagrados e relíquias do cristianismo.
  • Meca - Arábia Saudita: cidade sagrada do Islamismo, por ser considerada o local de nascimento do profeta Maomé, fundador da religião.
  • Varanasi - Índia: a principal das 7 cidades sagradas do Hinduísmo. Milhões de fiéis da religião vão à cidade anualmente para se banhar nas águas do rio Ganges, que, segundo a tradição hindu, foi criado pelo deus Shiva, juntamente com a própria cidade.
  • Bodhgaya - Índia: assim como Varanasi, a cidade de Bodhgaya também fica localizada na Índia. Ela é uma das principais localidades do budismo, recebendo milhões de visitantes por ano.
  • Tóquio (palácio de Kashikodokoro) - Japão: o palácio de Kashikodokoro, em Tóquio, capital do Japão, é o local sagrado o Xitoísmo, a principal religião do país. Estima-se que o Xitoísmo congregue cerca de 120 milhões de adeptos no Japão e no mundo.

Citamos apenas alguns locais sagrados, referentes às principais religiões do mundo atualmente. 

Porém, vale ressaltar que existem outros milhares de destinos religiosos no mundo, que também atraem milhões de visitantes por ano.

Como se tornar um empreendedor na área

Como você viu até aqui, o turismo religioso é uma ótima opção para investimentos, e não faltam motivos para isso.

Por esse motivo, existem diversas opções para quem quiser entrar nesse ramo do turismo e, eventualmente, alcançar o sucesso.

Veja alguns insights que podem servir como inspiração para novos negócios na área, nos tópicos a seguir.

Agência de turismo focada em turismo religioso

Montar uma agência de turismo com foco em pacotes de viagem para turismo religioso é uma das melhores opções de investimento na área.

Nesse ramo de atuação o empreendedor fica responsável por roteirizar toda a viagem do cliente e oferecer boas experiências.

Vale a pena ter em mente destinos nacionais e internacionais. Nos destinos nacionais, organizar excursões para romeiros que vão em direção a santuários pode ser um grande diferencial.

Serviço de guia de turismo em atrações religiosas

Como você deve imaginar, muitos turistas vão por conta própria a locais de peregrinação.

Ao chegar nesses lugares, essas pessoas precisam de guias de turismo para de fato guiá-las até os locais sagrados e atrações da cidade em questão.

Você pode investir nisso, oferecendo os serviços de guia para agências e até através da internet, na intenção de chamar a atenção de fiéis que estão planejando a ida para santuários e eventos religiosos.

Serviços de traslado para jornadas religiosas

Grandes peregrinações como as romarias para Juazeiro do Norte e Aparecida do Norte, se apresentam como grandes oportunidades para empreendedores do mercado turístico.

Oferecer um serviço de traslado para guiar essas excursões pode gerar ótimos retornos, sobretudo em épocas específicas do ano. 

Geralmente as viagens de ônibus e vans são as prediletas dos fiéis, que se deslocam geralmente de estados vizinhos até os locais sagrados.

Acolhimento de viajantes

Assim como alguns viajantes "avulsos" precisam de serviços de guia de turismo, outros também precisam de um acolhimento ao chegarem no destino.

E claro, acolher esses viajantes é uma ótima sacada para lucrar com o turismo religioso.

Invista na criação de espaços de acolhimento próximos a locais sagrados e também na divulgação desses serviços.

Assim, quem for viajar de última hora e sem planejamento prévio para determinado destino religioso, pode acabar procurando o seu espaço.

Vai investir em turismo religioso? Chama o Paytour!

Como você sabe, o Paytour é um braço forte e uma mão amiga para empreendedores do mercado turístico brasileiro.

E como não poderia deixar de ser, nós temos observado o crescimento do turismo religioso no corrente ano.

Tem aumentado, e muito, a procura por pacotes de viagem, principalmente no formato de excursão, para romarias e datas festivas de padroeiras, santos populares e outros.

Portanto, decidimos investir mais nessa área e apresentar novas soluções para os empreendedores do setor a partir de 2023, além daquelas que já dispomos.

Conte com os nossos serviços para alavancar o seu sucesso no turismo religioso!

A fé move montanhas e pessoas também!

O turismo é movido por emoções, sensações e sonhos. E claro, a fé é um dos principais motores desses três aspectos da vida humana, dentre muitos outros.

Por causa disso, mas não apenas por isso, pode-se dizer que o turismo religioso é uma das principais vertentes do setor turístico.

Aqui, a fé literalmente gera oportunidades!

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Descubra o potencial do turismo para um bom engajamento nas redes sociais

Segundo um estudo recente realizado pela AspireIQ, a principal plataforma de marketing de influência do mundo, sobre o alcance de conteúdo nas redes sociais, a categoria turismo lidera o ranking de engajamento médio com a ação de influenciadores. Ou seja, o maior interesse das pessoas que acompanham o conteúdo de influenciadores digitais está no nicho […]

LEIA MAIS →

Como oferecer uma melhor experiência aos seus clientes usando formulários

O Paytour está sempre comprometido em proporcionar a você e aos seus clientes a melhor experiência possível com o nosso sistema. Pensando nisso, trouxemos hoje um pouco sobre a importância dos formulários que disponibilizamos para você usar ao inserir novos passeios em sua loja virtual. Os formulários possuem o papel de coletar informações relevantes do […]

LEIA MAIS →

Gerencie de forma inteligente o seu e-commerce com os relatórios do Paytour

Gerenciar a sua loja de forma inteligente é essencial para obter bons resultados nas vendas do seus passeios. Um caminho para isso é adotar os resultados dos relatórios gerenciais com o objetivo de tornar mais eficaz a gestão do seu e-commerce. Essa ferramenta pode se tornar uma grande aliada sua nesse processo e o Paytour […]

LEIA MAIS →

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Suporte

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour

Vende passeios, atividades ou atrativos turísticos?