O marketing de conteúdo no turismo apresenta um ótimo custo/benefício. Veja quais são os principais objetivos das empresas que adotam essa técnica.
Você, agente de viagens, responda rápido: quantos clientes já solicitaram um destino estimulados pelas publicações de algum influenciador? Com certeza, muitos, né? Isso mostra o poder das redes sociais no turismo que você pode usar aí, no seu negócio.
De fato, a cadeia turística descobriu, em tempo, o poder das redes sociais para o encantamento do cliente e, consequentemente, aumento das vendas. Tanto que Instagram, Facebook e, mais recentemente, o Tik Tok viraram ferramentas de promoção dos serviços.
Importante destacar, aliás, que as redes sociais estão inseridas no marketing digital, cujas estratégias já se mostraram eficazes para atração e fidelização de clientes. Então, se você ainda não começou a usá-las, está na hora de aprender!
O fortalecimento das redes sociais e das mídias digitais em geral construiu um perfil de turistas: o viajante 4.0. Trata-se da pessoa que planeja a sua viagem com base no que assiste em canais do YouTube, perfis de influenciadores e sites especializados, bem como blogs.
Consequentemente, as redes sociais no turismo se consolidaram como meio da jornada de compra do cliente. E o caminho é muito simples:
Por isso, é mandatório que qualquer empresa do ramo turístico, seja hotel, restaurante ou agência, tenha presença garantida nas redes sociais. Afinal, elas são a vitrine, não só para o negócio, como também os serviços que são disponibilizados.
A propósito, esse posicionamento tem a ver com o próprio perfil deste viajante 4.0. Basta reparar no seu próprio comportamento durante uma viagem. Tudo o que você vê ou experimenta, desde o drink na praia até o passeio mais elaborado, vai para as redes, certo?
E aí, o que você faz ao postar a foto? Marca o restaurante, hotel ou o estabelecimento onde está. Deste modo, fortalece a marca daquele lugar e garante seu bom posicionamento digital. Por outro lado, empresas não digitalizadas acabam caindo no esquecimento.
A explicação está, sobretudo, nos números. Só para ilustrar, o brasileiro passa, em média, três horas e 47 minutos, por dia, nas redes sociais. Ou seja, estamos entre os usuários mais intensivos das mídias e meios digitais.
De fato, os números já eram altos antes da pandemia, quando éramos o terceiro país que mais se conectava às redes, lá nos idos de 2020. Com a pandemia e o isolamento social, essa presença se intensificou, consolidando a adesão à lives, vídeos e publicações.
Outro ponto primordial, sobre o qual já comentamos, é a jornada de compras do cliente por meio das redes sociais. Assim, elas se mostram como ferramentas de atração do consumidor, encantamento, fidelização e, consequentemente, novos negócios.
O acesso à internet, sem dúvidas, cresceu de forma substancial nos últimos anos, chegando a superar os quatro milhões de usuários em todo o mundo. Muito disso se deve à facilidade proporcionada pelos smartphones e, claro, ao consumo das mídias digitais. Nisso, se insere as redes sociais no turismo.
Como a comunicação interpessoal é particularmente favorecida pelo uso das redes, o compartilhamento das experiências leva as possibilidades de destinos, serviços e equipamentos a muito mais longe.
Sendo assim, é inegável a influência da internet no impulsionamento do turismo, graças a disseminação de informações e estratégias de marketing turístico
Em primeiro lugar, é preciso conhecer quais as redes sociais mais utilizadas no turismo. A princípio, para conhecer o comportamento do consumidor, identifica-se que as redes mais acessadas pelo brasileiro são, além do WhatsApp:
Destas, as mais aplicadas durante as utilizadas para fins turísticos são o Instagram e Facebook. O que não significa, porém, que você deva ignorar as demais. Pelo contrário, cada rede tem suas estratégias, público alvo e finalidades.
Inclusive, é preciso compreender a influência das redes no consumidor, desde a descoberta até o pós-viagem, passando pela decisão de compra. Neste sentido, o sucesso vai depender do conhecimento que tem de cada canal.
Abaixo, veremos os principais recursos que cada rede social disponibiliza para atingir seu público alvo.
Apesar de muitos afirmarem que o auge da rede já passou, ela ainda é bastante utilizada pela possibilidade real de geração de negócios. Um dos recursos disponibilizados pela rede é o Marketplace, por onde são alugados quartos, apartamentos e comercializados serviços diversos. Além disso:
Por fim, é uma rede de baixo custo eficaz para a manutenção dos clientes.
Uma das redes sociais no turismo mais utilizadas, tem recursos que aumentam a visibilidade da marca, a saber:
Ah, e no Instagram, precisamos falar dos Influenciadores. Sua presença é tão forte que o engajamento de alguns os levam a ancorar programas em canais televisivos de viagem!
Aliás, eles são uma ótima forma de alavancar seu negócio, sendo um canal de venda, pois podem indicar seu serviço e serem comissionados por isso.
Falando nisso, confira como funciona o nosso Programa de Afiliados.
A plataforma de conteúdo e, ao mesmo tempo, uma rede social que pode ser usada no turismo se torna um grande aliado graças à publicação de bons vídeos. Também viabiliza a veiculação de anúncios.
Ferramenta de negócios em potencial, o WhatsApp pode ser usado como rede social no turismo para aumentar o relacionamento com o cliente. Isso se dá tanto na resposta aos contatos diretos quanto na promoção de serviços.
Como é uma rede social voltada para o profissional, a empresa pode criar sua página e, nela, postar conteúdos relacionados a serviços, vagas e republicar postagens relacionadas à área.
Quantas pessoas não dão uma olhada no TripAdvisor para ter opiniões (algumas bastante sinceras, diga-se de passagem) sobre destinos e atrações? O interessante é que a plataforma permite, além das avaliações, inserir fotos dos viajantes.
As estratégias aplicadas nas redes sociais no turismo não diferem daquilo que é feito no marketing digital, em geral. O ponto chave, inicialmente, é alinhá-las ao que o seu cliente quer e, para isso, é preciso conhecer o público alvo, isto é, a persona. A partir daí:
Por isso, vale dar uma estudadinha no básico do marketing digital e, se for o caso, contratar um profissional especializado.
Novas mídias despontaram nos últimos meses, como o Be Real, WeChat, HouseParty, Hello, Reels do Instagram e Twitch TV. Todas podem e devem ser utilizadas como redes sociais no turismo. Quanto às já tradicionais, podemos apontar algumas tendências para 2023:
Como vimos, elas são ferramentas poderosas de venda e encantamento do cliente. Porém, é preciso conhecê-las a fundo para desenvolver as estratégias certas e converter suas publicações em negócios.
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