Conheça o marketing aplicado ao turismo e aprenda como usá-lo!

Já não é mais segredo para ninguém que o setor turístico é um dos que mais oportunizam no Brasil.

Segundo o Ministério do Turismo, só em 2021 o setor, que movimenta mais de 50 segmentos da economia, faturou mais de R$ 152 bilhões.

Contudo, crescer no mercado turístico demanda trabalho e a implantação de estratégias de sucesso.

E como não poderia deixar de ser, a maioria das estratégias que impulsionam negócios ligados ao turismo estão ligadas à propaganda e marketing, como é falado hoje em dia.

Você já ouviu alguém falar na expressão “marketing aplicado ao turismo”?

Neste artigo nós vamos apresentar essa vertente do marketing e demonstrar pelo menos 10 estratégias que podem alavancar empreendimentos turísticos. Acompanhe!

Antes de tudo, entenda o que é o marketing aplicado ao turismo

Em resumo, o marketing aplicado ao turismo é um conjunto de conceitos que visam a atração de clientes até estabelecimentos que vendem serviços e/ou produtos turísticos.

São estudos, métricas, estratégias e várias outras ações voltadas a entender o que o consumidor de turismo quer.

A partir daí, as informações são repassadas aos empreendedores do turismo, que têm o dever de implantar inovações em seus negócios.

Vale destacar também que a depender do segmento do negócio, as estratégias de marketing turístico tendem a mudar.

As estratégias para atrair clientes a determinados hotéis hão de ser diferentes daquelas direcionadas a restaurantes, por exemplo.

Continue lendo e saiba mais sobre o marketing aplicado ao turismo!

Coisas que você precisa saber antes de mergulhar no mundo do marketing turístico

Existem alguns pilares que baseiam o marketing aplicado ao turismo. Conheça-os a seguir!

Defina a sua persona (seu público-alvo)

Antes até mesmo de pensar em alguma estratégia de marketing turístico, é necessário conhecer o seu público-alvo.

Essa representação semi-fictícia diz, basicamente, para que tipo de pessoa o seu negócio é direcionado.

Depois de entender as características do tipo de cliente principal, todas as outras estratégias da cadeia de marketing podem ser melhor direcionadas.

As ações devem atender aos anseios dessas pessoas e apresentar soluções para os seus problemas.

Entenda a diferença entre as estratégias de marketing e as ferramentas de marketing

Muitas pessoas confundem as estratégias de marketing com as ferramentas de marketing, e vice-versa.

Entretanto, apesar de se complementarem, elas são bem diferentes.

As ferramentas de marketing são softwares ou outras tecnologias que podem ser usadas, entre outras coisas, para a produção de estratégias de marketing.

Um bom exemplo de ferramenta de marketing são as redes sociais. Porém, elas não fazem o marketing por si só, precisam ser incluídas em uma estratégia para poder dar resultados.

Conheça todos os tipos de serviços oferecidos dentro do seu segmento

Como citamos acima, o setor turístico engloba mais de 50 segmentos da economia.

Assim, muitos empreendedores que desejam aprender sobre o marketing aplicado ao turismo são de nichos específicos, como hotelaria, agências ou restaurantes.

Nesse sentido, é necessário que o empresário compreenda tudo o que o seu segmento pode oferecer aos turistas. 

A partir daí, o foco será o melhoramento dos serviços prestados, o que inclui criar campanhas de marketing para anunciá-los.

Conheça o comportamento do consumidor de turismo

Você, empreendedor do mercado turístico, sabe qual é o comportamento esperado dos seus potenciais clientes?

Se ainda não sabe, comece a analisar isso, pois é muito importante.

Geralmente as pessoas que fazem turismo possuem os seguintes perfis:

  • Viagens solo
  • Mochileiros
  • Aqueles que procuram economizar
  • Os amigos da natureza
  • Praticantes do turismo gastronômico
  • Casais em viagens românticas (lua de mel, aniversário de relacionamento, etc)
  • Turistas que viajam a negócios/trabalho
  • Praticantes de ecoturismo e turismo de aventura
  • Entre outros

Adeque o seu negócio e as suas estratégias de marketing a todos os tipos de clientes possíveis.

Defina um orçamento voltado ao marketing

Não dá para investir em marketing turístico se você não souber quanto tem disponível para gastar.

Portanto, analise as finanças do seu negócio e defina um orçamento exclusivo para o marketing.

Adeque o seu negócio ao cenário mundial, seja ele qual for

2022 é o ano que representa uma retomada mais forte do setor turístico, depois de dois longos anos de sofrimento por causa da pandemia de Covid-19.

Cenários como esse só reforçam a máxima de que os empreendedores do setor precisam estar preparados para crises, venham elas de onde vierem.

Por esse motivo, esteja sempre atento às mudanças que você precisará implementar no seu negócio e mantenha-se atualizado, sempre um passo à frente da concorrência.

10 estratégias que podem impulsionar negócios do setor turístico

Agora, confira 10 estratégias práticas de marketing aplicado ao turismo para alavancar o seu negócio.

Use o celular no marketing aplicado ao turismo

Instigue as emoções dos seus clientes

O marketing turístico é muito influenciado pelos fatores emoção e experiência.

Sabendo disso, você pode criar materiais de divulgação que instiguem de alguma forma o subconsciente dos seus clientes, ativando as suas emoções.

A partir disso, as chances de conversão ficam bastante altas.

O neuromarketing é uma vertente que foca nesse aspecto.

Invista no marketing de influência

Hoje em dia os chamados influenciadores digitais ou apenas influencers, são as estrelas do marketing digital.

Essas pessoas, que atraem centenas de milhares de seguidores com conteúdos relevantes, são ótimas vitrines para negócios do ramo turístico.

Para aplicar essa estratégia em seu negócio, você pode avaliar pelo menos duas alternativas: contratar influenciadores já consolidados ou desenvolver pessoalmente.

Crie um ecossistema na web

Hoje em dia a imensa maioria dos consumidores de turismo vêm à internet em busca daquilo que querem.

Por isso, é praticamente impossível ter sucesso na área sem ter um ecossistema bem montado na web.

Esse tal ecossistema é formado, principalmente, por esses dois elementos:

  • Um site institucional profissional: onde estarão todas as informações institucionais relevantes sobre a sua empresa.
  • Um blog bonito e bem atualizado: onde serão postados conteúdos otimizados sobre o seu segmento e o mercado turístico no geral.

Vale destacar que é necessário criar uma simbiose entre as duas páginas, com links de um para outro.

Faça campanhas multiplataforma em datas alusivas ao turismo

Uma boa campanha de marketing aplicado ao turismo só é realmente efetiva se tiver o timing certo. No caso do setor turístico, esse timing é demonstrado por ações em dias especiais. 

Confira abaixo algumas das principais datas alusivas ao turismo em que ações de marketing podem ser realizadas.

  • Dia Nacional do Turismo: 8 de maio
  • Dia do Guia de Turismo: 10 de maio
  • Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia: 5 de junho
  • Dia dos Oceanos: 08 de junho
  • Dia do Turista: 13 de junho
  • Dia do Viajante: 25 de julho
  • Dia da Árvore: 21 de setembro
  • Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo: 27 de setembro
  • Dia do Hoteleiro: 9 de novembro

Outras datas mais específicas, como feriados municipais e estaduais, também podem ser usadas.

Tenha perfis bem alimentados nas redes sociais

As redes sociais são os mecanismos digitais que mais aproximam os consumidores de turismo e os negócios do setor.

Portanto, invista em perfis bem organizados, ativos e com postagens relevantes para despertar a atenção do seu público-alvo.

O Paytour tem um artigo dedicado onde oferece dicas de como fazer publicações criativas no Instagram, uma das maiores redes sociais da atualidade.

Faça campanhas de tráfego pago recorrentemente

Sabe aqueles anúncios que você vê nas redes sociais e/ou em sites?

Pois bem, eles fazem parte de alguma campanha de tráfego pago, iniciada em ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads.

Investir em campanhas do tipo pode gerar bons resultados para o seu negócio.

Campanhas de rua: porque não?

Campanhas offline para fazer marketing aplicado ao turismo

É inegável que hoje em dia o marketing aplicado ao turismo está quase que completamente focado na internet.

Porém, campanhas de rua, com outdoors, panfletagem, banners, totens e outros elementos, não devem ser descartadas.

Invista parte do seu orçamento em marketing físico. Afinal, o mundo real é o que sustenta o virtual, e não o contrário.

Invista em vídeos: eles podem fazer a diferença

Uma das melhores estratégias de marketing digital da atualidade são os vídeos institucionais.

Essas peças publicitárias contam basicamente o que é a empresa e para quem ela é feita através de vários elementos.

E se esses vídeos receberem edições e incrementos que melhorem o seu visual, os deixando mais divertidos, é ainda melhor.

Invista na criação desses vídeos e use-os em campanhas nas redes sociais. É sucesso garantido!

Crie um aplicativo

Assim como o site institucional, um aplicativo pode ser uma ferramenta muito útil para o fechamento de negócios.

Ali, o seu cliente terá mais comodidade para comprar produtos ou serviços de forma rápida e instantânea.

Estampe a sua marca em locais estratégicos

Estampe sua marca e faça marketing orientado ao turismo

A última das nossas estratégias de boas práticas em marketing aplicado ao turismo é pulverizar a marca do seu negócio em todos os locais possíveis.

Crie materiais de apelo visual e coloque-os onde as pessoas possam vê-los. Boas opções, são:

  • Bolas gigantes em shows e apresentações;
  • Artes estampadas em muros;
  • Faixas de propaganda em sinais e avenidas;
  • Cartazes espalhados pela cidade;
  • Estampas em uniformes de entregadores, mototaxistas e outros trabalhadores ambulantes;
  • Entre outros.

Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado!

Para ter sucesso, seja um especialista no que você faz!

Para finalizar, temos uma dica bônus: aprofunde o seu conhecimento na sua área de atuação constantemente.

Não adianta montar a melhor estratégia de marketing aplicado ao turismo sem saber o que está fazendo, para quem está fazendo e porque está fazendo.

E uma vez que o mercado turístico pode mudar as suas nuances constantemente, manter-se atualizado e educado sobre o assunto é fundamental.

Para te auxiliar ainda mais nessa busca constante e também como forma de comemorarmos juntos, os seis anos de aniversario Paytour, nós preparamos o Webinar Digitalização do Turismo. Serão 3 dias de muito conteúdo gratuito, com especialistas renomados na área de turismo. Clique aqui e faça agora mesmo sua inscrição.

Nos encontramos lá!

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Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

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