Os passeios pedagógicos são excelentes oportunidades para educadores que desejam aprofundar o aprendizado dos alunos, proporcionando experiências únicas e práticas relacionadas ao que foi ensinado em sala de aula. Afinal, a vivência fora do ambiente escolar desperta maior interesse e curiosidade dos estudantes pelas disciplinas.
Além disso, momentos de lazer também são fundamentais para estimular a convivência fora da escola, fortalecendo os laços interpessoais entre os alunos.
Para promover esse tipo de experiência, muitas empresas de turismo vêm se especializando na oferta de passeios pedagógicos, garantindo um serviço completo, com mais comodidade e segurança para escolas, alunos e professores.
Se você tem uma empresa que atua nesse segmento, confira cinco estratégias essenciais de marketing digital para aumentar a visibilidade do seu negócio, fortalecer a confiança do seu público-alvo e impulsionar suas reservas online.
1. Invista no marketing de conteúdo para atrair novos clientes
Essa é uma estratégia altamente eficaz para quem deseja não apenas atrair o público-alvo, mas também consolidar sua empresa como uma autoridade no mercado. Por meio da produção de conteúdos relevantes e de qualidade, você alcança leads qualificados que realizam pesquisas no Google, nas redes sociais e em outras plataformas — ao mesmo tempo em que se posiciona como uma referência confiável para as escolas.
O marketing de conteúdo permite que o lead encontre sua empresa de passeios pedagógicos de forma orgânica e, a partir disso, desenvolva confiança no seu trabalho. Além disso, funciona como uma via de mão dupla: você oferece gratuitamente materiais educativos e informativos, e, ao tornar-se uma fonte confiável, aumenta significativamente suas chances de conversão. Isso ocorre porque o lead já passou por um processo de conscientização e amadurecimento, tornando-se mais propenso a fechar negócio com sua empresa.
Na prática, o ideal é criar conteúdos úteis, informativos e valiosos, que realmente façam a diferença para o seu público — sem a necessidade de vendas diretas. O objetivo aqui é construir autoridade e estabelecer uma relação de confiança com potenciais clientes. Entre os formatos mais recomendados, estão:
- Artigos de blog
- Vídeos mais longos para o YouTube e conteúdos curtos para Instagram e TikTok
- Infográficos
- E-books e guias gratuitos
Mesmo que, num primeiro momento, a escola não esteja considerando contratar uma empresa para organizar passeios pedagógicos — seja por questões financeiras ou outras prioridades — é fundamental iniciar esse relacionamento e se posicionar como uma referência no assunto.
Para que o conteúdo seja realmente atrativo, utilize gatilhos mentais, recorra a técnicas de storytelling e invista em uma comunicação eficaz, sempre utilizando uma linguagem alinhada ao universo escolar e às necessidades dos educadores.
2. Trabalhe o seu e-mail marketing
Após uma campanha eficaz utilizando o marketing de conteúdo para captar novos contatos, você tem a missão de qualificar os seus leads que estão no topo do funil e converter aqueles que já se tornaram oportunidades.
O e-mail marketing é um excelente canal para gerar uma comunicação direta com o seu público-alvo. Por lá, você pode oferecer novos conteúdos de qualificação para leads que não estão em nível elevado na maturidade de compra, e ofertas para aqueles que já estão no fundo do funil de vendas.
Embora muitas empresas desconsiderem essa estratégia, o e-mail ainda possui um forte poder no mercado, chegando a gerar uma receita média mensal sete vezes maior que a de seguidores do Instagram, segundo a pesquisa NP Digital 2024.
Para empresas B2B, esse dado pode se fortalecer ainda mais, considerando que os e-mails profissionais tendem a receber uma atenção ainda maior do que os pessoais. Mas para que você obtenha sucesso, é muito importante segmentar bem as bases de leads, identificando em qual etapa da jornada de compra eles se encontram.
Busque trabalhar o seu e-mail marketing para nutrir relacionamentos com escolas que:
- Já contrataram a sua empresa para passeios pedagógicos
- Contatos captados pelo site (formulário de orçamento, por exemplo)
- Diretores e coordenadores que demonstraram interesse nos seus conteúdos
Existem diversas ferramentas que você pode utilizar para realizar disparos de e-mail e gerenciar leads, como o Mailchimp, RD Station, Brevo e ActiveCampaign.
3. Trabalhe com prova social: avaliações e depoimentos
É muito importante que tanto o seu site como as redes sociais obtenham depoimentos reais de escolas que já contrataram a sua empresa para a realização de passeios pedagógicos. E até mesmo dos pais de alunos que confiam nos serviços oferecidos por você.
Depoimentos reais geram mais credibilidade, pois as pessoas tendem a confiar em indicações. Busque sempre abrir espaço para feedbacks, coletando avaliações no Google Meu Negócio, Facebook e Instagram.
Faça pesquisas de satisfação e, se possível, grave vídeos após a finalização dos passeios pedagógicos, com depoimentos dos responsáveis pela contratação da sua empresa, como diretores ou mesmo professores — mas sempre com autorização prévia para publicá-los.
Publique prints de feedbacks positivos no Instagram Stories também e inclua uma seção de testemunhos no seu site. Isso aumenta a taxa de conversão de visitantes em leads.
4. Anuncie com estratégia: Google Ads e Redes Sociais
Campanhas pagas podem acelerar seus resultados, principalmente nas épocas de maior decisão nas escolas (volta às aulas, feriados prolongados). Anúncios em plataformas como Google, Facebook, Instagram ou YouTube ajudam a atrair visitas ao seu site, redes sociais ou WhatsApp com o objetivo de gerar leads e vendas.
Mas para que funcionem bem, é preciso que você trace estratégias. Uma delas é a definição da sua persona, garantindo que você chegue até o seu cliente ideal. Portanto, antes de investir, responda:
- Quem decide sobre os passeios pedagógicos? Diretores, coordenadores pedagógicos, professores ou pais?
- Onde estão essas pessoas? Geograficamente e digitalmente?
- Quais são as principais dúvidas ou dores delas?
Exemplo de segmentação para uma campanha:
- Local: Natal e região metropolitana (ou sua área de atuação)
- Idade: 28 a 55 anos
- Interesses: educação, gestão escolar, ensino fundamental, ensino médio
- Cargo (no LinkedIn ou Facebook Ads): coordenador pedagógico, diretor, professor
Após isso, é muito importante que você também saiba qual tipo de conteúdo pode gerar mais engajamento e conversões, para que possa impulsioná-lo. Não foque apenas no destino e, sim, no valor educacional do passeio. Chame atenção com vídeos de passeios pedagógicos reais, realizados pela sua empresa, e imagens com alunos interagindo com exposições ou espaços educativos.
5. Otimize para SEO Local + Google Meu Negócio
Você precisa ser encontrado facilmente e, por isso, o SEO Local e Google Meu Negócio (hoje chamado de Google Perfil da Empresa) são essenciais.
Grande parte do público que deseja comprar passeios pedagógicos — como escolas, coordenadores e professores — busca por empresas na própria região. O SEO local é o conjunto de estratégias para fazer seu negócio aparecer nas buscas do Google relacionadas a uma localização específica, como:
- “Empresa de passeio pedagógico em Recife”
- “Roteiro escolar em Natal RN”
- “Agência de excursão educativa perto de mim”
O objetivo é que sua empresa apareça no Google Maps e no “pacote local” (os 3 primeiros resultados com mapa no topo da página). Acesse: https://www.google.com/business/ e preencha informações importantes como:
- Nome da empresa
- Categoria principal
- Descrição da empresa
- Endereço e área de cobertura
- Horário de funcionamento
- Telefone e site/WhatsApp
- Fotos e vídeos reais
- Avaliações
Além disso, para SEO Local, o conteúdo do site e blog também precisa estar otimizado. Então, não deixe de incluir palavras-chave em títulos de páginas, URLs, meta descriptions e no conteúdo da página. Também aposte em hiperlinks.
Conclusão
Investir em marketing digital deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade para empresas que desejam crescer no mercado de passeios pedagógicos. Ao aplicar estratégias como marketing de conteúdo, tráfego pago, SEO local, presença ativa nas redes sociais e e-mail marketing, sua empresa pode aumentar a visibilidade, fortalecer a confiança com escolas e educadores e, acima de tudo, gerar mais vendas qualificadas.
Lembre-se: mais do que vender um passeio, você está oferecendo uma experiência educativa transformadora. Use o marketing para comunicar esse valor com clareza, empatia e profissionalismo.
Se você ainda não começou, o melhor momento é agora. E se já começou, continue ajustando e aprimorando suas ações. O retorno vem com consistência e estratégia.