A Persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, baseada em dados reais. Essa é uma ferramenta bastante usada nos setores do marketing e do comercial, porque ajuda identificar características importantes do seu público-alvo, de forma mais aprofundada.
Portanto, se você deseja impulsionar as suas vendas no turismo, precisa definir qual é o perfil do seu cliente ideal, pois isso vai te ajudar a conhecer melhor quem ele. Bem como, a ajustar a sua comunicação, de modo que ela seja mais assertiva.
Desse modo, seu time consegue estabelecer quais canais são mais eficientes para se comunicar, como e-mail e whatsapp, por exemplo. Além de permitir que o seu serviço seja cada vez mais especializado, com foco no cliente.
Abaixo, listamos algumas dicas que vão te ajudar a entender melhor o que é uma persona, qual a sua importância e como defini-la de acordo com o seu negócio.
Por que definir uma persona
Se você trabalha com turismo, sabe que os seus clientes podem ter perfis diversos, com diferentes idades, gêneros, interesses, estilos de vida, entre outras características. Nesse sentido, você pode criar mais de uma persona, se for o caso. Mas não exagere, para não perder o foco.
O importante é que você trace o perfil das pessoas com quem deseja alcançar. Para isso, é necessário entender se esse público possui interesse no serviço que está sendo oferecido.
Qual o objetivo da persona
Criar uma persona permite que você compreenda profundamente quais são as necessidades e motivações do seu cliente ideal, facilitando a criação de estratégias mais personalizadas e eficazes.
Isso ajuda também a criar roteiros ou experiências que atendam exatamente às expectativas e desejos do público-alvo. Por exemplo:
- Uma persona jovem e aventureira pode preferir destinos de ecoturismo.
- Uma família pode priorizar destinos seguros e com infraestrutura para criança ou até mesmo parques e passeios que incluem piscinas, entre outras experiências de lazer.
É importante lembrar que essa ferramenta é mais completa do que a definição de público-alvo. Afinal, ela explora mais detalhes sobre o seu cliente ideal, com as principais características dele.
Isso cria uma visão mais personalizada e específica de quem é o seu cliente, com uma identidade bem definida. Enquanto o público-alvo explora informações mais genéricas.
Pensando na prática
Supondo que você ofereça atrativos radicais, como salto de paraquedas, por exemplo, é preciso mapear informações sobre: idade, estilo de vida, hobbies, interesses, motivações.
Algumas delas podem não fazer sentido. Afinal, quando se trabalha com turismo, você lida com pessoas de diferentes localizações, profissões, níveis educacionais, etc. Por isso, tome cuidado para não segmentar da forma errada o seu público-alvo, e ignorar uma comunicação importante, para perfis distintos.
Como uma persona pode ajudar na venda
Uma das principais vantagens da persona, é saber onde o seu cliente ideal está. E não estamos falando necessariamente de uma localização física. Pois quando se trata do setor do turismo, é importante lembrar que ele pode vir de qualquer região do Brasil ou do mundo.
Nesse caso, estamos falando de canais que você pode utilizar para alcançar o seu público específico, por meio do marketing. Por isso, é importante saber algumas informações como idade e comportamento de consumo, para entender se essas pessoas acessam mais as redes sociais do que assistem televisão. Bem como, qual rede social é a mais acessada (Instagram, Facebook?).
Assim, você pode definir melhor a linguagem que irá utilizar na criação dos seus conteúdos de marketing para aumentar a sua taxa de conversão. Além disso, ao conhecer melhor a sua persona, o seu time comercial realizará uma comunicação mais personalizada.
Isso também pode ajudar a criar ofertas mais específicas e aprimorar o atendimento ao cliente. É importante pensar que estratégias mais assertivas ajudam a reduzir os custos com recursos de marketing e vendas, pois evita que a sua mensagem chegue para pessoas que não têm interesse no que você oferece.
Também é importante pensar que com personas bem definidas, é possível identificar lacunas no mercado e criar produtos inovadores.
Como criar uma persona
Você já sabe qual a importância de uma persona e para que ela serve. Agora, é importante que você aprenda a melhor forma de definir a sua. Em primeiro lugar, é essencial selecionar quais informações você precisa. Vamos te ajudar com isso:
1. Informações básicas
- Nome fictício (exemplo: João).
- Idade, gênero e localização (exemplo: 32 anos, homem, Rio de Janeiro).2.
2. Objetivos e motivações
O que o cliente ideal deseja alcançar? (exemplo: explorar destinos inusitados e compartilhar experiências nas redes sociais).
3. Desafios e dores
Quais problemas ou barreiras a persona enfrenta? (exemplo: falta de tempo para planejar viagens; dificuldade em encontrar pacotes econômicos).
4. Comportamentos e canais preferidos
- Onde a persona busca informações? (exemplo: Instagram, blogs de viagens e YouTube).
- Como ela toma decisões de compra? (exemplo: pesquisa online e consulta avaliações de outros viajantes).
5. História ou citação
Adicione um toque pessoal para humanizar a persona. (exemplo: “adoro planejar viagens para lugares que poucos conhecem, mas sempre busco economizar sem perder qualidade.”).
6. Como coletar dado
Outra ação muito importante na criação da sua persona, é a busca pelo método ideal para coletar as informações que você precisa. Algumas formas de coletar esses dados incluem:
- Estudos de mercado e dados de concorrentes.
- Entrevistas e pesquisas com clientes ou leads.
- Análise de dados demográficos e comportamentais das redes sociais, site ou CRM.
- Feedback de equipes internas, como vendas e atendimento ao cliente.
7. Criação de uma representação visual
Para conseguir visualizar ainda melhor a sua persona, você fazer representações dela por meio de imagens, como uma foto fictícia (stock photo, ilustração ou avatar).
Além disso, é interessante que você tenha um layout que organize as informações de forma visual, de modo que fique claro para o todo o seu time. Assim, eles conseguirão fazer uma melhor leitura sobre o seu cliente ideal.
Exemplo de Persona para Turismo
Nome: Bia
Idade: 28 anos
Profissão: Designer freelancer
Localização: Belo Horizonte, MG
Interesses: Trilhas, ecoturismo e viagens sustentáveis.
Objetivos: Conhecer lugares naturais preservados e contribuir com o turismo consciente.
Desafios: Planejar viagens que respeitem o orçamento e encontrar informações sobre destinos menos explorados.
Canais preferidos: Instagram, blogs de viagem e fóruns de mochileiros.
Citação: “Gosto de explorar o mundo, mas sempre procuro destinos que respeitem o meio ambiente e ofereçam experiências únicas.”
Para te ajudar ainda mais nessa missão, vamos compartilhar com você um Gerador de Persona gratuito, disponibilizado pelo time do RD Station. Clique AQUI para ter acesso.
Conclusão
A persona é uma ferramenta estratégica que permite que as empresas de turismo alinhem as suas ofertas, comunicação e atendimento às expectativas e necessidades do público-alvo. Isso resulta em maior engajamento, conversões mais altas, melhor relacionamento com o cliente e um crescimento sustentável nas vendas.
Com personas bem definidas, uma empresa de turismo pode criar campanhas mais assertivas, atrair clientes ideais e aumentar a conversão de vendas ao oferecer exatamente o que eles procuram.