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3 minutos
17 de abril de 2025
Atualizado em 17 de abril de 2025.

4 formas de usar o storytelling para vender experiências turísticas

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4 formas de usar o storytelling para vender experiências turísticas

O Storytelling é uma das estratégias mais utilizadas pelo marketing e a publicidade para atrair, envolver e conectar o público-alvo, utilizando a arte de contar histórias. Ou seja, são construídas narrativas que encantam o cliente e geram um envolvimento emocional.

Ele é eficaz, porque cria um roteiro com elementos que despertam sentidos, retendo a atenção da audiência com mais facilidade e criando uma conexão. Não é à toa, é utilizada em comerciais audiovisuais com bastante frequência. 

Marcas como a Coca-Cola e O Boticário, por exemplo, costumam apostar no Storytelling com o objetivo de despertar emoções e envolver o público, fazendo com que as pessoas lembrem com mais facilidade sobre os produtos que essas empresas oferecem.

A seguir, listamos algumas maneiras práticas de como usar o storytelling no marketing turístico para atrair leads e encantar clientes.

1. Descreva a experiência de forma atrativa e sensorial

Não basta apenas afirmar que você oferece uma experiência turística. É essencial que o cliente sinta o desejo de viver aquele momento, visualizando e se conectar emocionalmente com o que está sendo oferecido.

Portanto, ao divulgar os seus serviços turísticos, descreva-os com uma narrativa envolvente, permitindo que os viajantes imaginem qual seria a sensação de viver essa experiência.

Em vez de simplesmente dizer que vende um passeio de buggy em Natal (RN), por exemplo, você pode utilizar descrições, como:

“Imagine sentir a brisa do mar no rosto enquanto você viaja de buggy pela via costeira de natal, observando o mar e as dunas da cidade, com direito a mergulhos em lagoas escondidas e se deliciando com o melhor da culinária local”.

E descrições como ficam ainda melhor quando vêm acompanhadas de imagens que mostram como seria essa experiência. Leve em consideração os seguintes as seguintes ações:

  • Descreva o ambiente em detalhes sensoriais
  • Foque nos momentos-chave (amanhecer, pôr do sol, comidas, cultura local)
  • Use ritmo e linguagem descritiva

2. Enalteça o valor histórico e cultural do local

A experiência turística se torna ainda mais interessante quando o viajante conhece mais sobre a história do lugar que ele pretende viajar, criando conexões com o ambiente e ganhando ainda mais conhecimento. Sendo assim, use o storytelling para contextualizar historicamente os destinos, valorizando sua riqueza cultural, lendas locais e curiosidades.

Ideias que podem ser utilizadas para diferentes tipo de negócio:

  • Passeios de barco no rio ou mar: contar lendas que envolvem o lugar e histórias de moradores locais, além da importância que esses ambientes possuem para a região;
  • Trilhas para cachoeira: fale mais sobre como o local foi descoberto e curiosidades culturais do local.
  • Vinícola: conte a história desse lugar: como surgiu, quem foram seus fundadores e como o empreendimento impacta na economia local.

Além de gerar mais envolvimento emocional com o turista, o ato de contar histórias locais ajuda a criar memórias.

3. Utilize gatilhos mentais que despertam emoções

Ao criar narrativas sobre a sua atividade, utilize gatilhos mentais que ajudam a estimular o desejo pela experiência turística. Existem diversos motivos que despertam o interesse de viajar, mas algumas emoções possuem um peso ainda maior, como: liberdade, descanso, conquista, pertencimento, diversão, etc.

Portanto, sempre utilize frases que se alinham aos sentimentos que o turista pode ter ao vivenciar a atividade turística que você está oferecendo. Bem como, use palavras que possam remeter a sensações.

4. Publique depoimentos reais

As recomendações de outros turistas são cruciais na decisão de compra. Por isso, sempre busque criar conexão com seus clientes, para que eles ofereçam o melhor feedback. E quanto mais espontâneo o depoimento for, melhor.

Por isso, vídeos publicados pelos próprios viajantes, em que eles relatam o quão incrível foi a experiência vivida, agregam bastante valor ao seu negócio. 

Você também pode criar parcerias com influenciadores para que eles produzam vídeos interativos, criando roteiros na cidade que incluam a sua experiência e mostram com riqueza de detalhes como ela funciona.

5. Use diferentes formatos e canais para contar suas histórias

A força do storytelling está em sua versatilidade. Você pode contar suas histórias em vários formatos:

  • Posts no Instagram com carrossel narrativo
  • Reels ou TikToks com cenas da experiência e trilha sonora marcante
  • E-mails personalizados com histórias e dicas de viagem
  • Blogs e artigos com roteiros e histórias locais
  • YouTube ou IGTV com minidocumentários sobre a cultura e atrações do local

Conclusão

No turismo, vender experiências vai muito além de mostrar um roteiro. É preciso encantar, emocionar e transportar o cliente para o destino, antes mesmo dele fazer as malas. O storytelling é a ferramenta ideal para isso.

Aplique essas técnicas e transforme a forma como você comunica seus serviços. Afinal, quem conta boas histórias, conquista bons viajantes.

Transforme sua empresa de turismo, com o Paytour!

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