O Storytelling é uma das estratégias mais utilizadas pelo marketing e a publicidade para atrair, envolver e conectar o público-alvo, utilizando a arte de contar histórias. Ou seja, são construídas narrativas que encantam o cliente e geram um envolvimento emocional.
Ele é eficaz, porque cria um roteiro com elementos que despertam sentidos, retendo a atenção da audiência com mais facilidade e criando uma conexão. Não é à toa, é utilizada em comerciais audiovisuais com bastante frequência.
Marcas como a Coca-Cola e O Boticário, por exemplo, costumam apostar no Storytelling com o objetivo de despertar emoções e envolver o público, fazendo com que as pessoas lembrem com mais facilidade sobre os produtos que essas empresas oferecem.
A seguir, listamos algumas maneiras práticas de como usar o storytelling no marketing turístico para atrair leads e encantar clientes.
1. Descreva a experiência de forma atrativa e sensorial
Não basta apenas afirmar que você oferece uma experiência turística. É essencial que o cliente sinta o desejo de viver aquele momento, visualizando e se conectar emocionalmente com o que está sendo oferecido.
Portanto, ao divulgar os seus serviços turísticos, descreva-os com uma narrativa envolvente, permitindo que os viajantes imaginem qual seria a sensação de viver essa experiência.
Em vez de simplesmente dizer que vende um passeio de buggy em Natal (RN), por exemplo, você pode utilizar descrições, como:
“Imagine sentir a brisa do mar no rosto enquanto você viaja de buggy pela via costeira de natal, observando o mar e as dunas da cidade, com direito a mergulhos em lagoas escondidas e se deliciando com o melhor da culinária local”.
E descrições como ficam ainda melhor quando vêm acompanhadas de imagens que mostram como seria essa experiência. Leve em consideração os seguintes as seguintes ações:
- Descreva o ambiente em detalhes sensoriais
- Foque nos momentos-chave (amanhecer, pôr do sol, comidas, cultura local)
- Use ritmo e linguagem descritiva
2. Enalteça o valor histórico e cultural do local
A experiência turística se torna ainda mais interessante quando o viajante conhece mais sobre a história do lugar que ele pretende viajar, criando conexões com o ambiente e ganhando ainda mais conhecimento. Sendo assim, use o storytelling para contextualizar historicamente os destinos, valorizando sua riqueza cultural, lendas locais e curiosidades.
Ideias que podem ser utilizadas para diferentes tipo de negócio:
- Passeios de barco no rio ou mar: contar lendas que envolvem o lugar e histórias de moradores locais, além da importância que esses ambientes possuem para a região;
- Trilhas para cachoeira: fale mais sobre como o local foi descoberto e curiosidades culturais do local.
- Vinícola: conte a história desse lugar: como surgiu, quem foram seus fundadores e como o empreendimento impacta na economia local.
Além de gerar mais envolvimento emocional com o turista, o ato de contar histórias locais ajuda a criar memórias.

3. Utilize gatilhos mentais que despertam emoções
Ao criar narrativas sobre a sua atividade, utilize gatilhos mentais que ajudam a estimular o desejo pela experiência turística. Existem diversos motivos que despertam o interesse de viajar, mas algumas emoções possuem um peso ainda maior, como: liberdade, descanso, conquista, pertencimento, diversão, etc.
Portanto, sempre utilize frases que se alinham aos sentimentos que o turista pode ter ao vivenciar a atividade turística que você está oferecendo. Bem como, use palavras que possam remeter a sensações.
4. Publique depoimentos reais
As recomendações de outros turistas são cruciais na decisão de compra. Por isso, sempre busque criar conexão com seus clientes, para que eles ofereçam o melhor feedback. E quanto mais espontâneo o depoimento for, melhor.
Por isso, vídeos publicados pelos próprios viajantes, em que eles relatam o quão incrível foi a experiência vivida, agregam bastante valor ao seu negócio.
Você também pode criar parcerias com influenciadores para que eles produzam vídeos interativos, criando roteiros na cidade que incluam a sua experiência e mostram com riqueza de detalhes como ela funciona.
5. Use diferentes formatos e canais para contar suas histórias
A força do storytelling está em sua versatilidade. Você pode contar suas histórias em vários formatos:
- Posts no Instagram com carrossel narrativo
- Reels ou TikToks com cenas da experiência e trilha sonora marcante
- E-mails personalizados com histórias e dicas de viagem
- Blogs e artigos com roteiros e histórias locais
- YouTube ou IGTV com minidocumentários sobre a cultura e atrações do local
Conclusão
No turismo, vender experiências vai muito além de mostrar um roteiro. É preciso encantar, emocionar e transportar o cliente para o destino, antes mesmo dele fazer as malas. O storytelling é a ferramenta ideal para isso.
Aplique essas técnicas e transforme a forma como você comunica seus serviços. Afinal, quem conta boas histórias, conquista bons viajantes.