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5 minutos
16 de dezembro de 2024
Atualizado em 16 de dezembro de 2024.

Como trabalhar o marketing de indicação em empresas de turismo

Marketing de indicação
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Como trabalhar o marketing de indicação em empresas de turismo

Sabia que boa parte das suas reservas vêm de recomendações feitas por turistas que tiveram uma boa experiência com a sua empresa, e compartilham isso com outras pessoas? O marketing de indicação é uma estratégia poderosa para gerar novas vendas e deve ser trabalhado no seu negócio.

Um estudo realizado pela Nielsen aponta que 92% dos consumidores têm mais credibilidade nas sugestões de amigos e familiares do que na publicidade. Isso significa que o “boca a boca” possui grande influência na tomada de decisão dos consumidores.

Embora a recomendação aconteça de forma espontânea, quando você oferece um ótimo serviço, existem estratégias eficazes para transformar clientes em grandes parceiros.

Se você tem uma empresa que proporciona experiências turísticas, e quer saber como trabalhar o marketing de indicação nesse setor, continue a leitura para conferir as dicas que separamos no texto abaixo.

Qual a importância de uma indicação para a sua empresa?

Se você deseja trabalhar o seu marketing de indicação, precisa entender primeiramente quais benefícios essa estratégia oferece para o seu negócio. Listamos abaixo alguns deles.

Diminuição no seu CAC 

A sigla CAC significa Custo por Aquisição de Cliente. Essa é uma métrica que permite a análise dos custos que a sua empresa possui para conquistar novos clientes. Ou seja, é o cálculo de todo investimento que é feito em marketing e comercial para gerar novas vendas.

Se alguém realiza uma reserva com você por meio da recomendação de outra pessoa, os custos para conquistar esse novo turista são diminuídos significativamente. Afinal, ele não chegou por meio de publicidades diretas como o tráfego pago, por exemplo, que requer um investimento para alcançar o público-alvo na internet.

Ou seja, quanto menos você precisar investir para converter um lead em cliente, menor será o seu CAC. Portanto, aplicar estratégias eficazes de marketing de indicação te ajudarão bastante nessa missão.

Confiança na sua marca

O turista que tem uma experiência positiva com a sua empresa e a indica para outras pessoas também te ajuda a construir uma imagem de confiança no seu negócio.

Isso fortalece a reputação da sua marca perante o público, permitindo também que você se torne autoridade e referência no mercado. Sendo assim, o marketing de indicação é fundamental na construção da imagem institucional de um negócio.

Tomada de decisão mais rápida

O turista que recebe a indicação de um amigo ou familiar, geralmente chega até a sua empresa sabendo detalhes sobre a atividade que deseja realizar, como preço e horários em que elas acontecem, por exemplo. Portanto, ele provavelmente já possui uma forte intenção de compra.

Nesse caso, as chances desse cliente comprar diretamente pela sua loja virtual são maiores, sem buscar por um atendimento para tirar dúvidas. Especialmente se o seu site já dispõe de informações importantes e de um bloco com perguntas e respostas frequentes.

Essa tomada de decisão mais rápida traz mais agilidade nas suas vendas e diminui o total de atendimentos realizados ao longo do dia. 

Estratégia para trabalhar o marketing de indicação no turismo

Se você deseja aumentar o número de indicações da sua empresa, é fato que precisa oferecer um serviço de excelência. Não importa qual atividade de turismo você venda, sempre há chances de melhorar a experiência do seu cliente.

Abaixo, listamos algumas ideias que podem ser aplicadas no seu negócio, e que irão ajudar a fazer com que os clientes se tornem embaixadores da sua marca.

1. Crie parcerias com influenciadores digitais 

Em uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo esse ano, 47% dos entrevistados relataram que buscam informações sobre os destinos em viagens por meio das redes sociais.

Isso mostra o poder que esse canal possui, não só em compartilhar informações, mas também em influenciar na tomada de decisão das pessoas. Muitos influenciadores utilizam as mídias sociais para compartilhar as suas rotinas, especialmente em viagens.

Alguns deles, inclusive, trabalham exclusivamente com conteúdos relacionados à viagens. Sendo assim, se tornam excelentes referências para compartilhar experiências turísticas e de lazer. 

Por isso, você pode criar parcerias de sucesso para ajudar a divulgar as suas atividades como forma de indicação. Contudo, é necessário escolher influenciadores que tenham credibilidade com o seu público. Caso contrário, o efeito pode ser contrário e negativo para a sua empresa.

2. Divulgue cases de sucesso nas suas redes sociais

A atualização das redes sociais é importante para garantir que os seus seguidores recebam os conteúdos que você produz. E alimentar essas mídias com depoimentos dos clientes, ajuda a dar uma visibilidade positiva ao seu negócio.

Isso gera confiança e estimula outros turistas a fecharem reservas, a partir dos relatos de outras pessoas que vivenciaram experiências positivas. Por isso, se tornar uma estratégia eficiente de marketing de indicação.

3. Programas de indicação

Você pode criar programas de indicação que oferecem bonificações para o cliente que já fez uma reserva com a sua empresa em algum momento e indicou alguém. 

Ambos podem ser beneficiados de diversas formas: com descontos em atividades ou na inclusão de um almoço ou jantar durante um passeio, por exemplo.

Programas como esses potencializam ainda mais o seu marketing de indicação e também fortalecem o seu relacionamento com o cliente, garantindo que o turista sempre lembre da sua empresa quando decidir realizar uma nova viagem para o destino onde sua atividade acontece.

4. Melhore a experiência de compra do seu cliente 

Embora as atividades que você venda sejam incríveis, outros fatores podem interferir na satisfação do seu cliente e, consequentemente, no seu marketing de indicação. Uma delas é a experiência de compra.

Os seus clientes não querem perder tempo pesquisando informações em diversos lugares sobre a sua empresa. Ele deseja ter agilidade, encantamento e confiança no seu negócio. Por isso, é muito importante que você tenha uma loja virtual que permita a facilidade na hora da reserva e emissão de vouchers.

Bem como, que contenham informações sobre as suas atividades e a sua empresa. Também é importante ter um espaço reservado para perguntas e respostas frequentes, e a disponibilidade de canais de atendimento, caso ele precise de ajuda. Ter avaliações de outros clientes também irá ajudar ainda mais na decisão de compra.

Esse é um dos fatores que estimularão o seu cliente a se sentir satisfeito e indicar o seu negócio para amigos e familiares.

Loja online

5. Crie parcerias com outras empresas

Nem sempre o turista tem referências boas sobre outros lugares para visitar em um destino. Ao criar parcerias com outras empresas, você consegue gerar indicações mútuas, que trarão ainda mais comodidade e satisfação para o seu cliente.

Por exemplo: se você oferece um passeio de barco pela manhã no litoral de João Pessoa/PB, é possível fechar parcerias com algum bom restaurante que fique próximo ao seu local de atuação. E esse mesmo restaurante pode indicar o seu serviço para os clientes. Nesse caso, vocês podem criar preços promocionais para fechar com ambos.

Conclusão

O marketing de indicação te ajudará a gerar novas vendas sem precisar aumentar o seu custo por aquisição de clientes. Combinando essas estratégias citadas acima, sua empresa de turismo pode transformar clientes satisfeitos em promotores ativos, aumentando sua base de clientes de maneira orgânica e sustentável.




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