Entenda o que é e como praticar o turismo responsável

Apesar de todo o seu apelo positivo e de configurar uma verdadeira necessidade para o ser humano, o turismo pode ter um impacto negativo significativo no meio ambiente, na cultura e nas comunidades locais. 

Por esses e outros motivos, o chamado turismo responsável tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos, sobretudo em países turísticos e de cultura forte, como o Brasil. 

Essa prática envolve a realização de atividades turísticas de forma sustentável e consciente, levando em consideração os impactos sociais, culturais e ambientais envolvidos. 

Neste artigo, vamos explorar o conceito de turismo responsável a fundo e explicar como você, empreendedor, pode praticá-lo no dia a dia do seu negócio.

Entretanto, esse conteúdo não deixa de ter vários "conselhos" para turistas, que também devem aderir a essa prática.

Acompanhe nosso conteúdo!

O que é o turismo responsável?

Resumidamente falando, o turismo responsável é uma abordagem consciente que deve ser aplicada durante a prática de outros tipos de turismo, e não um tipo de turismo em si, como o turismo gastronômico ou o turismo histórico.

Em 2002, durante a Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável, realizada na Cidade do Cabo, África do Sul, esse conceito foi estabelecido e formalizado, por assim dizer.

Mais especificamente, a conceitualização levou em consideração os impactos sociais, culturais e ambientais envolvidos nas atividades turísticas, sejam elas quais forem. 

Para praticar um turismo responsável o turista deve, por exemplo, consumir os serviços de empresas que respeitam o meio ambiente e as comunidades locais, que promovem uma interação respeitosa entre visitantes e comunidades, o respeito pela cultura e tradições locais, a preservação do patrimônio natural e cultural, etc. 

Por outro lado, empresas que querem realizar um turismo responsável devem se atentar a esses deveres e atuar na conscientização dos seus clientes. 

E não estamos falando apenas de agências ou outros estabelecimentos que promovem viagens, mas de todo e qualquer negócio posicionado no setor turístico.

Por fim, é correto afirmar que, para ser considerada responsável, a prática turística deve fomentar o crescimento econômico e social do destino turístico, em paralelo com a satisfação dos visitantes.

Os objetivos dessa prática

No tópico anterior já demos algumas pistas sobre alguns objetivos do turismo responsável, mas a lista abaixo é ainda ampla:

  • Minimizar os impactos negativos do turismo no meio ambiente e nas comunidades locais
  • Preservar e proteger o patrimônio natural e cultural
  • Promover a sustentabilidade econômica e social das comunidades locais
  • Proporcionar uma experiência turística autêntica e respeitosa da cultura e tradições locais
  • Promover o turismo como uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável
  • Estimular a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas
  • Fomentar práticas de turismo sustentável entre empresas e turistas
  • Contribuir para um turismo mais justo e inclusivo, respeitando os direitos humanos e a diversidade cultural

Vale ressaltar que essa lista traz apenas um resumo de tudo que envolve o turismo responsável. De qualquer forma, esses pilares conceituais guiam a prática ao redor do mundo.

As diferenças entre turismo responsável e turismo sustentável

Como você talvez já tenha percebido, o turismo responsável e o turismo sustentável são conceitos inter-relacionados, mas com diferenças importantes. 

O turismo responsável é mais centrado nas ações dos indivíduos e empresas em relação aos impactos sociais, culturais e ambientais do turismo. 

Enquanto isso, o turismo sustentável enfatiza uma abordagem holística para a sustentabilidade no turismo, considerando a dimensão econômica, social e ambiental. 

Por outro lado, podemos dizer que o turismo sustentável tem um objetivo mais amplo e de longo prazo, enquanto o turismo responsável se concentra nas ações imediatas que podem ser tomadas para atingir esse objetivo.

Para resumir, a sustentabilidade no turismo é o objetivo, enquanto a prática do turismo responsável é um meio pelo qual se pode alcançar essa sustentabilidade com o passar do tempo.

Qual a importância do turismo responsável?

A importância de se praticar um turismo responsável reside na contribuição gerada para a preservação do patrimônio natural e cultural, bem como a sustentabilidade econômica e social das comunidades locais.

Além disso, a implantação desse conceito estimula a conservação da biodiversidade e promove um turismo mais justo e inclusivo, respeitando os direitos humanos e a diversidade cultural. 

Ademais, o turismo responsável pode ajudar a melhorar a imagem do turismo como um todo, aumentando a satisfação dos turistas e, em última análise, contribuindo para o aquecimento do setor turístico.

O turismo responsável tem aderência no Brasil?

Nas últimas décadas, sobretudo as duas que se passaram desde o início dos anos 2000, a preocupação com a implementação de práticas responsáveis no turismo tem aumentado muito em todo o mundo.

No Brasil, essa preocupação não apenas se repete, como se mostra até superior ao visto em alguns outros países, devido ao grande número de atrações turísticas ecológicas existentes no país.

É correto afirmar que hoje tanto as entidades públicas quanto os agentes privados do turismo brasileiro se preocupam com a aplicação do turismo responsável e da sustentabilidade no setor.

Mas claro, ainda existem gargalos e questões obscuras que precisam ser esclarecidas e otimizadas para que tenhamos um setor turístico cada vez mais equilibrado.

Selo de Turismo Responsável: o que é e como funciona

Criado em 2020 pelo Ministério do Turismo, o Selo de Turismo Responsável, Limpo e Seguro inicialmente fez parte dos esforços para implementação de protocolos de segurança sanitária para o combate à Covid-19.

Em resumo, esse dispositivo consiste em um QR Code que deve ser adquirido e exposto por estabelecimentos do setor turístico, a fim de que seja acessado pelos turistas que forem ao local. 

Ao ler o código, o turista tem acesso a uma lista de ações praticadas pelo empreendimento no que diz respeito à sanitização, higienização, organização do espaço, etc.

Ao fazer turismo, seja responsável!

Por fim, queremos nos dirigir especialmente a você, empreendedor do setor turístico, que é sempre nosso convidado especial aqui no blog do Paytour.

Tenha em mente que incentivar a prática do turismo responsável, além de fazê-lo você mesmo, é uma forma de fazer a diferença no mundo e contribuir para um futuro mais sustentável. 

Como empreendedor, você pode adotar práticas responsáveis em sua empresa e incentivar seus clientes a fazer o mesmo. 

Dessa forma, além de proteger o meio ambiente e as comunidades locais, você estará fomentando uma melhora na satisfação dos turistas e o fortalecimento da reputação da sua empresa. 

Um viva para o turismo responsável!

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Janeiro, um mês de novidades!

A cada começo de ano, nós temos a oportunidade de ser uma pessoa melhor a cada ano, desenvolvendo nossas habilidades. Esses ensinamentos se aplicam a qualquer fator da vida, inclusive à nossa plataforma. Garantindo a melhoria do nosso sistema, as mudanças do ano novo chegaram por aqui.  Ficou curioso para saber? Então, não perde a […]

LEIA MAIS →

Saiba como e porquê investir no turismo religioso!

O turismo religioso pode ser uma ótima porta de entrada para empreendedores no mercado turístico. Saiba tudo sobre isso aqui neste artigo!

LEIA MAIS →

Aumente suas vendas de turismo com o marketing de relacionamento

A cada dia que se passa é possível identificar mais empresas que aderiram ao marketing de relacionamento como estratégia para se conectarem com seus clientes de forma ainda mais efetiva. Essa tática consiste em fidelizar o cliente por meio de um relacionamento saudável, estabelecendo proximidade e proporcionando certos benefícios para conquistar o cliente. Dessa forma, […]

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour