Segurança e economia: saiba as prioridades do turista pós-pandemia

Devido ao novo coronavírus muitas viagens com o intuito de lazer foram desmarcadas em todo o mundo. Turistas mudaram suas férias ou até remarcaram para outro período para se protegerem do vírus cumprindo as ordens de quarentena e isolamento social propostas pelos órgãos de saúde.

O setor de turismo por completo foi atingido, tanto o internacional, quanto o nacional, e em nosso país as atividades estão retornando cautelosamente nos locais com menos incidências de novos casos, conforme orientam os órgãos competentes de cada município. 

Entretanto, o perfil do turista no pós-pandemia é outro, uma vez que a saúde e o bem estar estão em primeiro lugar e fazem toda a diferença na escolha do destino e da empresa de turismo responsável pelo seu lazer e de sua família nesse momento delicado.

Por isso, os destinos estão sendo repensados e viagens mais longas e duradouras, de férias de fim de ano, por exemplo, podem se tornar menores e para locais mais próximos, dando preferência ao turismo local.

Segundo empreendedora Georgia Roncon, a capacidade de se reinventar permitirá que pessoas e empresas se adaptem ao cenário de pós-pandemia. Essa habilidade adaptativa requer autoconhecimento, maturidade e persistência, mas o maior desafio para a resiliência será o pessimismo.

Dois fatores são a principal motivação para tais mudanças nesse contexto de novo normal que estamos vivendo: a segurança e a economia. Viajar para mais perto de casa significa estar exposto a menos risco de infecção pelo vírus, além disso, a economia interfere bastante nessa escolha, uma vez que a economia a nível mundial ainda está muito instável.

Ainda com o turismo regional em pauta, o TRVL LAB – Laboratório de Inteligência de Negócios em Viagens, aponta uma preliminar em que num primeiro momento, o Nordeste lidera a escolha dos consumidores, com pouco mais de 26%, como destino mais almejado após a atual crise. Já falando em destinos internacionais, o continente europeu tem apenas 7,9% de votos, já os continentes asiáticos e africanos não foram votados, o que revela, inicialmente, a falta de interesse dos brasileiros por viagens mais longas e reforça a busca pelo regional.

Dessa forma, é necessário que a sua empresa de turismo esteja pronta para acolher esse público da maneira correta. Uma das melhores formas de fazer isso acontecer é deixá-lo sabendo que você está seguindo todas as normas de segurança e higiene, pensando sempre na saúde de cada pessoa, dessa forma utilizar as redes sociais para evidenciar e dar destaque a esse fato é um ótimo início para familiarizar o turista ao novo normal.

Compartilhe esse post
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Inovar o turismo, potencializando experiências e transformando resultados.

Outros artigos que separamos para você

5 dicas que irão melhorar as suas vendas online neste final de ano

O final do ano está chegando e com ele a alta estação também. Por isso, é necessário que você esteja atento para não deixar nenhum detalhe passar e garantir o sucesso das vendas dos seus passeios turísticos e deixar, é claro, os seus clientes satisfeitos com os seus serviços. Pensando nisso, trouxemos hoje algumas dicas […]

LEIA MAIS →

Chegou a Paytour Smart, mobilidade e praticidade para você!

      O turismo é feito da mobilidade, nasce da capacidade de se movimentar, ir e vir para os lugares que deseja e explorar nossos caminhos a partir desse setor cada dia inovador. Pensando na mobilidade dos nossos lojistas e dos seus clientes, nós chegamos em nosso novo produto, a Paytour Smart.      […]

LEIA MAIS →

Tendências pós COVID-19: o interesse dos turistas pós pandemia

Sabemos que o momento é difícil,  com muitas incertezas, e que a crise causada devido a pandemia do COVID-19 pode trazer muitas consequências para o setor do turismo, seja em hotéis, pousadas, receptivos, empresas de passeios turísticos e afins. Entretanto, devemos manter o foco no futuro, planejando no presente, utilizando os recursos que está em […]

LEIA MAIS →