Saiba como reduzir os impactos na empresa causados pelo corona

Crise é um momento peculiar, difícil, perigoso ou decisivo, na vida das pessoas, empresas e instituições. Tem características gerais e singulares dependendo do setor, do contexto dinâmico sociopolítico e do ambiente econômico. Divide-se ainda em níveis de abrangência - locais, regionais e corporativas -, com ou sem agravante. Caracteriza crise com agravante o envolvimento da imprensa, de autoridades, a ocorrência de paralisações, de vítimas e/ou perda financeira.

Gerenciar crise é trabalhá-la em seu conjunto. O ponto principal da gestão de crise é a prevenção, por meio da identificação de sinais internos ou externos que anunciam a sua chegada e da preparação de estrutura para enfrentá-la.

A gestão da crise não é porta de saída, mas de entrada para a terceira fase: a reconquista da confiança na instituição para manter a atividade presente e perpetuá-la no futuro. A COVID-19 está chegando e impactando milhares de pessoas por todo o mundo, e nesse momento de crise, é necessário pensar claro diante as nossas decisões e responsabilidades. Com isso, esse é a hora de agir e pensar estrategicamente no seu negócio, mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar nesse assunto. 

1. Ganhar dinheiro em cima do Corona? Não é a hora.

A gestão de crise tem como objetivo em diminuir prejuízos, para que assim sua empresa não perca dinheiro. Empreender seu produto/serviço neste momento não pode ser uma boa ideia. Qualquer tentativa de lucrar com o tema pode ser mal interpretada, podendo até deixar a imagem da sua empresa manchada.

2. Reter seus clientes é a melhor escolha

Manter seus clientes numa crise é muito mais importante do que ganhar. Essa é a hora de dar um tempo nas campanhas e voltar os olhares para os clientes que já estão na sua empresa. 

3. É hora de planejar! 

É importante colocar todas as ideias e estratégias no papel para assim estar elaborando um planejamento para esse momento. Avaliar todos os cenários possíveis tendo uma visibilidade geral da situação e trabalhar nesse período.

4. Comunicar sempre com seus colaboradores

Evitar o contato é cuidar da sua saúde, dos outros e também evitar que seu time fique desfalcado, com isso, surge a necessidade de Home Office. Para uma administração bem sucedida, é necessário que todo o time se comunique constantemente e de forma assertiva. Planeje reuniões diárias para alinhar atividades, metas e objetivos do dia. Ferramentas como o Google Meet, WhereBy e Zoom possuem versões gratuitas e garantem comunicação rápida e efetiva com toda a equipe.

Compartilhe esse post
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Inovar o turismo, potencializando experiências e transformando resultados.

Outros artigos que separamos para você

O passo a passo completo de como renovar o certificado Cadastur

Renovar o certificado Cadastur é fundamental para qualquer empresa de turismo receptivo passar confiança e respeitabilidade aos consumidores.

LEIA MAIS →

Por que investir em um e-commerce voltado para o turismo?

        As vendas pela internet crescem cada dia mais, os chamados E-commerces vem fazendo sucesso no Brasil. O seu crescimento já era garantia de sucesso antes mesmo da pandemia do Coronavírus, porém com o confinamento da sociedade brasileira, os lojas virtuais aumentaram em grandes níveis.         Segundo o relatório […]

LEIA MAIS →

4 motivos para usar o TripAdvisor no seu negócio de turismo

Em um mundo que está cada dia mais conectado, a forma como as empresas de turismo expõem seus produtos e serviços na internet é bastante diversa. Já sabemos que é de fundamental importância para o seu negócio estar presente nas principais redes sociais utilizadas no momento, como o Instagram e o Facebook, mas também é importante […]

LEIA MAIS →
Ainda não vende seus atrativos na internet?
Clica aqui que a gente te liga