A real importância das mulheres no turismo do Brasil e do mundo

Com a aproximação de mais um dia 8 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, o assunto "mulheres no turismo" ganha um maior destaque.

Afinal, nunca é demais refletir de forma mais aprofundada sobre a indispensável presença feminina nesse, que é um dos maiores setores da economia mundial.

Entretanto, está mais do que na hora de não apenas incentivar a presença de mulheres no turismo, mas também normalizar esse fato, deixando de lado alguns estigmas que tratam esse assunto como algo novo ou extremamente desafiador, induzindo a insegurança.

Para tanto, incluímos nesse artigo um panorama geral sobre o papel, a importância e os motivos pelos quais as mulheres são bem mais que ajudadoras, mas verdadeiras construtoras do mercado turístico como o conhecemos hoje.

Além disso, antes de finalizar o texto destacamos alguns cases de sucesso e uma lista com algumas dicas para mulheres que querem trabalhar com turismo.

Esse conteúdo está imperdível!

Mulheres no turismo: desde sempre e para sempre

Desde os primórdios da atividade turística, que data de milênios atrás, podemos apontar a presença constante das mulheres em todos os aspectos.

Para entender esse fato na sua plenitude é necessário trazer à mente todos os pormenores que, unidos, formam o setor turístico.

O turismo não está restrito a serviços de viagem, hospedagem e outros aspectos mais característicos, mas de toda uma rede que inclui dezenas de serviços que são essenciais à sustentação do setor.

Dito isto, podemos observar sem muito esforço que existem mulheres em absolutamente todos os ramos do turismo e isso sempre foi assim.

No entanto, é inegável que nas últimas décadas, onde o empoderamento feminino virou pauta básica da sociedade, a presença feminina no turismo ficou ainda mais evidente.

Isso porque, pouco a pouco, antigos paradigmas hoje considerados machistas estão sendo deixados de lado, o que está de fato equilibrando o quantitativo de homens e mulheres trabalhando juntos para a manutenção do potente mercado turístico.

Para confirmar a existência desse cenário de construção positiva, a Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo criou uma amostragem que aponta um panorama geral da desigualdade de gênero no turismo do Brasil e do mundo.

Essa pesquisa mostra que apesar dos pesares as mulheres são presença marcante em todos os ramos do setor turístico, incluindo cargos de chefia e coordenação. 

Protagonistas ou coadjuvantes: qual é o peso das mulheres no turismo?

Protagonismo das mulheres no turismo

Sem arrodeios ou frases prontas, podemos afirmar que as mulheres são célebres protagonistas do mercado turístico e da sociedade como um todo.

Contudo, essa assertiva não se baseia em fatos aleatórios ou apenas em conquistas recentes, mas sim na lógica. 

Inclusive, aqui mesmo no blog do Paytour nós já tratamos desse assunto num artigo onde abordamos principalmente a presença feminina no que diz respeito ao empreendedorismo e ao mercado de trabalho no turismo. 

Como todos havemos de concordar, é totalmente descabido e irracional pressupor que um gênero seja mais capaz que o outro, ou até que um gênero possa se sobrepor a outro.

No setor turístico isso fica ainda mais evidente, uma vez que tanto homens quanto mulheres podem contribuir enormemente para o seu crescimento e avanço.

Esse entendimento é tão óbvio que está alcançando até mesmo regiões do mundo onde as mulheres ainda têm seus direitos suprimidos, segundo a própria Organização Mundial do Turismo (OMT).

Exemplos de mulheres que vêm se destacando no turismo brasileiro e internacional

Se o assunto é mulheres no turismo, nada melhor do que dar exemplos de profissionais que vêm se destacando nos seus ramos de atuação.

Leia os tópicos abaixo e conheça três mulheres que em diferentes ramos têm se empenhado e mostrado como as mulheres estão contribuindo para o avanço do turismo no Brasil e no mundo.

Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello

O primeiro exemplo de luta e presença firme de mulheres no turismo que queremos abordar é a história de Marta Rossi, que é diretora e cofundadora da Rossi & Zorzanello, empresa responsável por organizar e realizar a Festuris, feira que é considerada o melhor evento de negócios turísticos das Américas.

Em entrevista concedida ao portal Mercado & Eventos, Marta explica que a consolidação das mulheres no mercado turístico passa por seleções que visem a capacidade técnica, não o gênero.

"Uma cultura que reconheça os méritos e o conhecimento de cada um em primeiro lugar, ao invés de o gênero ser o primeiro critério de avaliação ao se escolher uma liderança", disse.

Ainda durante a sua fala, Marta destacou a importância da diversidade no setor. "Eu acredito muito que a diversidade tem influência direta no desenvolvimento dos negócios e na geração de valor para a sociedade", pontuou.

Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora de Turismo da Universidade de São Paulo (USP)

Outro bom exemplo de presença feminina no turismo é a professora e pesquisadora Mariana Aldrigui, que atua na Universidade de São Paulo (USP) e já desenvolveu diversos projetos que melhoraram o setor turístico brasileiro.

Também em entrevista, a acadêmica destacou a sua luta pela inclusão de jovens mulheres na área de pesquisas voltadas ao turismo. "O grande desafio de fato está nos profissionais mais jovens conseguirem ser bons sinalizadores dessas tendências e modificações [na prática acadêmica voltada ao turismo]. Eu coloco muita fé na voz de sinalizações dos mais jovens", afirmou.

Annette Taeuber, Country Manager da Lufthansa no Brasil

Queremos citar ainda Annette Taeuber, que atua no Brasil como Country Manager da Lufthansa, uma das maiores companhias aéreas do planeta. Em suma, Annette é responsável por todas as vendas realizadas pela empresa em solo brasileiro.

"Estou há 32 anos na Lufthansa e quando eu olho para trás eu vejo que quando comecei era uma das únicas Country Managers mulher da empresa", pontuou em entrevista.

"No turismo em geral, temos um número muito maior de mulheres. É um pouco contraditório ter muitas mulheres e poucas em cargos de liderança. Tem que mudar. Iniciativas como essas ajudam e temos que chamar atenção para este assunto.", disse Taeuber, se referindo a uma política interna da Lufthansa que visa ter, pelo menos, 25% dos cargos de liderança ocupados por mulheres.

Como crescer e se destacar em 2023?

As previsões para o setor turístico em 2023 são as melhores possíveis. Esse fato é alimentado pelo aumento nas movimentações do setor no pós-pandemia. Com isso, é fácil apontar que esse ano estará repleto de oportunidades para mulheres no turismo.

Inclusive, a nova administração do Ministério do Turismo tem afirmado repetidamente que conta com a força de trabalho feminina para movimentar o setor nos próximos anos.

Levando tudo isso em consideração, preparamos algumas dicas direcionadas a você, mulher que quer entrar no mercado turístico de corpo, alma e coração.

De antemão devemos frisar que as dicas abaixo são direcionadas a todos os públicos, desde mulheres que querem apenas conseguir um emprego no setor, até aquelas que sonham em alcançar cargos de liderança, passando por empreendedoras do turismo. Confira!

Invista na sua qualificação

Pode parecer clichê falar sobre isso, mas se você quiser de fato ter sucesso no mercado turístico, deve se qualificar para o ramo de atuação pretendido.

Afinal, como disse a empreendedora Marta Rossi em um trecho da sua entrevista que transcrevemos acima, a escolha para cargos de chefia em turismo, por exemplo, deve levar em consideração a competência e não o gênero.

Portanto, comece a sua jornada se qualificando e tornando-se, dia a dia, uma especialista naquilo que você quer fazer. O seu sucesso depende disso!

Tem uma boa ideia? Então coloque-a em prática!

Você tem uma ideia de negócio para colocar em prática dentro do mercado turístico? Se sim, não perca mais tempo e faça isso hoje mesmo.

Não importa se a sua ideia é abrir um restaurante de comidas típicas, uma agência de viagens, uma pousada, um quiosque para venda de souvenirs ou qualquer outra coisa. O importante é que o projeto saia do papel.

Inclusive, vale citar que grande parte das mulheres que atuam no turismo são empreendedoras. Se esse é o seu desejo, torne-se uma delas!

Mostre serviço e se imponha

Os grandes exemplos de mulheres no turismo só estão aí por causa da competência e imposição de atribuições. Afinal, a verdade é que por muito tempo as portas permaneceram fechadas para elas.

Dessa forma, queremos encorajar você a buscar o seu espaço de forma intransigente e firme, apresentando suas qualificações e pretensões sem receios.

Com foco e determinação em níveis adequados, absolutamente nenhum obstáculo será suficiente para pará-la. Apesar das paredes levantadas, sempre existirão portas de acesso ao outro lado.

Para se tornar um exemplo a ser seguido quando o assunto for mulheres no turismo, você deve provar a si mesma que é capaz e os outros perceberão por si próprios.

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Saiba quais são os conceitos e a importância do turismo indígena

Baseado em temas como respeito, valorização e preservação, o turismo indígena tem ganhado cada vez mais adeptos.

LEIA MAIS →

Paytour participa do Circuito Mapeando o Mercado promovido por incubadora do IFRN

Acontece nesta terça-feira (17.09), às 18h, no IFRN Campus Cidade Alta o circuito Mapeando o Mercado, promovido pela incubadora do IFRN, a ITCART, e o Paytour estará presente, sendo representado pelo CEO e Diretor Comercial, Marcus Borges. Na ocasião ele estará em um bate-papo com os participantes sobre a temática Turismo 3.0. A iniciativa do […]

LEIA MAIS →

Utilize o Pix como aliado ao seu negócio!

Com o PIX, você pode aproveitar diversas vantagens oferecidas por esse sistema de pagamento no seu negócio. O PIX permite que transferências e pagamentos sejam feitos de forma imediata, em qualquer horário e dia da semana, e entre bancos diferentes, sem custo para pessoa física. Pensando nisso, por que não utilizar essa forma de pagamento […]

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour