O protagonismo e a atuação das mulheres no mercado de turismo

O Brasil é um dos principais exemplos da forte atuação das mulheres no turismo. Presente em todos os nichos, esse público fortalece o setor e abre cada vez mais portas para o engajamento feminino.

Na base, as mulheres fazem a diferença tocando seus empreendimentos sozinhas ou então comandando empresas já com muitos funcionários. São líderes natas que encaram de frente o desafio de estar em um mercado altamente competitivo como o de turismo.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo constatou que as mulheres representam a maior parcela do total de servidores e colaboradores da Pasta, ajudando a transformar o turismo e a cultura do país.

Já de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de participação feminina na força de trabalho foi de 54,5% em 2019. Estatísticas mais recentes indicam que 57% delas estão à frente dos negócios turísticos no Brasil.

Isto é: as mulheres dominam o mercado turístico e pretendem expandir essa atuação mais ainda daqui para a frente. Oportunidades não faltam! Quer entender melhor sobre a atuação feminina no turismo e como a inovação tecnológica pode ampliar o ingresso delas de forma significativa? Acompanhe o artigo!

Força da mulher nos mais diversos nichos do turismo

Já se foi o tempo em que as profissões eram rotuladas entre masculinas e femininas.

Antigamente, quando se falava de emprego para mulheres no turismo, logo era relacionado o cargo de comissárias de bordo. Hoje, contudo, esse estigma tem sido quebrado.

Pouco a pouco elas foram conquistando espaço nos mais diversos segmentos. Elas ainda tomam conta das oportunidades para aeromoças, claro, mas também se colocam em outras posições no mercado, sobretudo abrindo seus próprios negócios.

Vale lembrar que as mulheres conseguem se manter ativas no turismo mesmo diante da ainda recorrente disparidade salarial entre elas e os homens, além de outras dificuldades que costumam surgir no meio do caminho.

Exemplos brilhantes

A jornada é longa e árdua, mas traz resultados expressivos e surpreendentes. Podemos citar, por exemplo, o destaque de Jucelha Carvalho, CEO da Smart Tour Brasil, única startup brasileira a compor o ranking das TOP 100 Tourism Startups da Organização Mundial do Turismo (OMT).

Especializada em roteiros inteligentes, a empresa de Jucelha se diferenciou por apresentar inovação tecnológica e modernidade. A empreendedora conquistou espaço por priorizar temas de alta relevância: sustentabilidade, acessibilidade e ainda o imediatismo da sociedade.

Está aí uma ideia encabeçada por uma brasileira, que evidencia como o turismo e a tecnologia precisam se atrelar para funcionar bem hoje em dia. Além disso, serve para se ter uma noção de como as mulheres surgem impactando o turismo não somente em serviços locais, como também na internet, obtendo grande alcance.

Além disso, há Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens). Hoje com 66 anos, a executiva começou sua carreira no turismo receptivo aos 19 anos de idade, atuando como guia turística. Começou de baixo, abriu sua própria empresa de turismo aos 26 anos e hoje colhe os frutos.

Porém, segundo Magda, atingir posições de liderança no turismo ainda é um desafio enorme para as mulheres brasileiras. “É difícil ser mulher nesse meio. Apesar da linha de frente de trabalho ser composta majoritariamente por mulheres, ainda é difícil encontrá-las em cargos de gerência para cima”, pontuou ela em entrevista.

Soluções que impulsionam o empreendedorismo feminino no turismo

Com o mundo dinâmico e cada vez mais exigente, os empreendimentos de turismo precisaram também se adaptar e correr contra o tempo para atender as expectativas dos mais variados públicos.

À frente de milhares desses negócios estão elas, as mulheres. De acordo com um estudo do Global Entrepreneurship Monitor 2019/2020 em parceria com o Sebrae, há mais de 30 milhões de empreendedoras no Brasil, representando 48%. O país, falando nisso, é o sétimo com o maior número de ‘donas de seu próprio negócio’.

Por ter nascido em meio a esse ‘boom’ de novas startups, além de micro, pequenas e médias empresas lideradas por mulheres, o Paytour está mais do que preparado para fomentar o empreendedorismo feminino no setor de turismo receptivo, um dos mais visados por esse público atualmente.

As soluções oferecidas pelo Paytour englobam a alta conectividade e modernidade de negócios de turismo receptivo. Tudo é estudado para por o empreendimento no universo digital da forma mais assertiva possível. Desse modo, a mulher que atua analogicamente pode ampliar sua atuação e ver sua marca enxergada por muito mais pessoas, centenas, milhares e por que não milhões?

Na internet a ambição toma proporções gigantescas, inclusive quando falamos de turismo. Empresas brasileiras podem atravessar fronteiras com uma plataforma que disponibiliza vendas dinâmicas, organizadas e seguras aos clientes. Mulheres à frente de seu tempo, que visam o crescimento e, além disso, o reconhecimento, precisam se colocar no mundo online para alcançar seus objetivos.

O que acha de contar com o Paytour para dar esse passo à frente em seu negócio de turismo? Uma equipe está pronta para entender o seu negócio e potencializá-lo de acordo com o que você deseja. Quer saber o que pode ser feito?

  • Ampliação estratégica dos canais de venda pela internet
  • Melhoria da experiência de compra para seu cliente
  • Economia de tempo com processos automatizados
  • Maior visibilidade online da sua empresa
  • Além de uma gestão inteligente com indicadores de desempenho

Quer saber ainda mais detalhes desse atendimento especializado para a mulher empreendedora no turismo? Veja só o que as ferramentas do Paytour podem proporcionar:

  • Organizar o estoque para você e o cliente
  • Evitar problemas com overbooking
  • Fazer reservas seguras
  • Oferecer um histórico de pedidos detalhado
  • Manter os produtos e serviços disponíveis 24 horas por dia
  • Permitir uma rede de afiliados
  • Dispor opcionais, além dos atrativos
  • Incluir inúmeros atrativos
  • Integrar a loja virtual com o WhatsApp

Ou seja, com o Paytour sua empresa estará preparada para competir no atual mercado!

Compartilhe esse post
Marcus Borges
Marcus Borges
Inovar o turismo, potencializando experiências e transformando resultados.

Outros artigos que separamos para você

Conecte-se com seus clientes de turismo com o Google Meu Negócio

Certamente você já buscou por alguma empresa no Google e se deparou com uma área, do lado direito da sua busca, que contém diversos dados sobre o negócio em questão, onde estão presentes informações como nome da empresa, horário de funcionamento, link para o site, como chegar através do maps, categoria de negócio em que […]

LEIA MAIS →

Como o SEO pode otimizar suas vendas de turismo?

Talvez você ainda não saiba, mas o SEO (​Search Engine Optmization)​ é uma estratégia muito utilizada para aprimorar a chegada do seu público a sua loja virtual ou site através de conteúdos produzidos com esse intuito específico. Ou seja, essa tática te possibilita um melhor posicionamento nos sites responsáveis por buscas na internet. O perfil […]

LEIA MAIS →

Pix: tudo o que você precisa saber do queridinho do brasileiro.

Após um ano de sua estreia no mercado financeiro brasileiro, podemos dizer que o Pix chegou para ficar e tem se mostrado o queridinho de muitos brasileiros.

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour