O impacto da LGPD no ambiente digital

A Lei Geral de Proteção de Dados passou a ter vigência obrigatória, a partir de agosto de 2021, e tem como objetivo principal proteger, de forma igualitária e dentro do país e no mundo, os dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil.

Entretanto, numa pesquisa recente feita pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), apenas 37% dos brasileiros afirmam conhecer “muito bem” ou “mais ou menos” a LGPD, enquanto que 60% dizem só ter “ouvido falar” ou sequer conhecem a nova legislação.

É preocupante que mais da metade da população brasileira não saiba o que é e para que serve a nova LGPD. Notamos que o país ainda tem um longo caminho a percorrer no que diz respeito à educação digital, entender para que serve a legislação é fundamental para que suas informações fiquem protegidas, longe de golpes e fraudes.

O que é a LGPD?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) estabelece orientações importantes e obrigatórias para a coleta, processamento e armazenamento de dados pessoais no Brasil. Legislações como essa já passaram a ser aplicadas em outras regiões, como a General Data Protection Regulation que entrou em vigência em 2018 na União Europeia. Mudanças trazem grande impacto para o ambiente digital e na forma de lidar com dados. 

A partir dessa nova lei, os brasileiros passam a fazer parte de um grupo de países que contam com uma legislação específica para a proteção de dados dos seus cidadãos. Perante aos diversos atuais casos de comercialização e vazamento de dados, as novas diretrizes garantem a privacidade dos brasileiros assegurados pela nova lei brasileira.

Entendendo como funciona a LGPD

Dados pessoais

O texto sancionado define como dado pessoal qualquer informação relacionada à pessoa natural não-anônima ou anônima. A legislação é bem específica para proteger todo e qualquer dado, incluindo até mesmo os dados sensíveis, os quais são usuários que possuam dados como origem racial ou étnica; convicções religiosas; opiniões políticas; informações genéticas ou biométricas; e afins.

Consentimento dos usuários

Presente no artigo 5 da lei, o consentimento é a “manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada”. É necessário que as empresas informem e deixem claro a finalidade do uso dos dados, a finalidade precisa ser explicada a partir de “propósitos legítimos, específicos, explícitos e informados”.

Transparência

Ao mesmo tempo que é preciso ter conhecimento, é preciso ter transparência sobre a informação. A lei visa garantir que o titular dos dados possa acessar facilmente as informações que as empresas têm sobre o usuário e tenha a liberdade de revogar sem complicações o consentimento sobre o uso das informações.

Sanções

Cerca de 4(quatro) artigos definem as punições às empresas que descumprirem as regras, que vão de um advertência a multas diárias de até 2% do faturamento da companhia.

Esses foram alguns pontos importantes a serem destacados sobre a nova LGPD, o mercado digital brasileiro vem crescendo e para isso, é necessário acompanhar essas mudanças. E aí, sua loja já está adequada à LGPD? Não? Conte agora com um sistema de reservas totalmente seguro e adequado à LGPD!

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Fique por dentro dos recursos de pagamento do Paytour

Você já conhece todos os serviços do Paytour? Ainda não? Hoje trouxemos alguns dos vários recursos que oferecemos para os nossos usuários em relação às formas de pagamento dos seus clientes e seu embolso. Sabemos que em e-commerces a sistemática de pagamento e repasse de dinheiro é diferente de como funciona em lojas físicas e […]

LEIA MAIS →

Dicas para melhorar a experiência do cliente em seu negócio de turismo

Hoje em dia a disputa por clientes está cada vez mais acirrada e a concorrência não está para brincadeira. A experiência do cliente, tanto no momento de compra, quanto no momento de desfrutamento do produto/serviço em questão, vem sendo aprimorada por empresas de diversos nichos e o turismo, é claro, não poderia estar de fora. […]

LEIA MAIS →

Plugins da plataforma: recursos para obter bons negócios pós quarentena

Google Adwords, Google Tag Manager e Google Analytics soam como termos desconhecidos para você? Então vem que vamos te explicar o que são e como usar esses recursos, em sua loja virtual de turismo, para a obtenção de bons resultados pós pandemia. O Google Tag Manager trata-se de uma ferramenta de soluções para integrar diversas […]

LEIA MAIS →

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour

Vende passeios, atividades ou atrativos turísticos?