Leitura: 3 minutos

A propagação do novo coronavírus (COVID-19) pelo mundo vem causando diversas consequências para inúmeros setores do mercado, inclusive o turismo, também devido a ação de quarentena decretada pelos órgãos competentes como forma de prevenção mais eficaz ao vírus. 

Entretanto, esse período de reclusão social em decorrência da pandemia, se bem utilizado, pode trazer muitos aprendizados e novos conhecimentos de gestão para serem colocados em prática quando essa situação estiver solucionada. Fazendo assim, com que a sua empresa de passeios e atrativos turísticos volte com tudo e esteja mais preparada do que nunca para realizar bons negócios.

Cursos online e gratuitos são uma ótima alternativa de atividade para o empreendedor e gestor que estão em quarentena devido ao novo coronavírus, afinal, é uma forma de transformar um tempo, que poderia estar sendo perdido, em algo extremamente útil, agregando valor ao seu negócio.  

Por isso, pensando em seu crescimento profissional e no aprimoramento de sua gestão empresarial, nas mais diversas áreas de atuação, selecionamos alguns cursos que podem ser realizados de forma gratuita, para que você possa garantir a produtividade nesta quarentena.

Cursos online realizados durante o período de quarentena podem ajudar na gestão do seu negócio.

Sebrae
Voltados para empreendedores, ou para quem pretende montar o seu negócio futuramente, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está oferecendo diversos cursos online gratuitamente, sendo eles:

Fundação Getulio Vargas
A FGV (Fundação Getulio Vargas) oferece 56 cursos gratuitos online nas áreas de finanças, administração pública, direito, gestão, marketing, entre outros temas. Os mais curtos têm duração de cinco horas e o mais longo, de 30 horas.

Coursera
A Coursera é uma empresa de tecnologia educacional norte-americana que disponibilizou ao público cursos em diversos idiomas, como português, inglês, alemão e espanhol. Dentre eles estão os os temas: negociação, marketing e projetos.

Centro Paula Souza
O Centro Paula Souza oferece 12 cursos online e gratuitos. A lista inclui Gestão de Pessoas, Gestão de Tempo, Vendas, entre outras opções. A duração dos cursos varia entre 6 e 30 horas.

IFRS
O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) oferece cursos online gratuitos nas áreas: Ambiente e Saúde, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Educação, Gestão e Negócios, Idiomas, Informática, Pré-IFRS: Preparatório para as Provas de Ingresso no IFRS, Produção Alimentícia, Recursos Naturais e Turismo e Hospitalidade.

SENAI
O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) liberou 17 cursos online gratuitos. A lista inclui: Economia Circular (disponível em idioma português e espanhol), Aperfeiçoamento Profissional do BIM, desvendando o blockchain, indústria 4.0 e empreendedorismo. Além desses, cursos transversais também são oferecidos nos temas: consumo consciente de energia, educação ambiental, finanças pessoais, fundamentos de logística, lógica de programação, metrologia, noções básicas de mecânica automotiva, propriedade intelectual, segurança no trabalho, tecnologias da informação e comunicação. 

Gostou das dicas? Então aproveite esse período de isolamento social para garantir novos conhecimentos e contribuir para a melhora de sua gestão e crescimento de seu negócio futuramente! Estamos na torcida pela resolução desta pandemia que tanto nos afeta atualmente no momento e sabemos que, ainda que distantes, estamos juntos para crescer e voltarmos com todo vapor em breve.