5 práticas simples que ajudarão a sua empresa de turismo a obter mais avaliações

Em um mundo onde a internet é um importante instrumento de venda, a necessidade de ter um negócio com boas avaliações é ainda mais importante.

Atualmente as empresas de turismo estão buscando novas formas de conquistar os seus clientes através de diversas estratégias na rede, como por exemplo vídeos no Youtube, postagens no Instagram, Tiktok e outras redes sociais.

Por estarem focadas na produção de conteúdo para essas plataformas, essas empresas acabam dando pouca importância às avaliações do seu negócio na web.

Mas acredite! As avaliações podem fazer a diferença nos resultados, principalmente quando o assunto são empresas de experiências e passeios turísticos.

Para entender a relevância das avaliações para no dia a dia das vendas do turismo, assim como para saber como conquistar melhores avaliações, continue lendo este artigo. Nele, listamos 5 práticas simples para te ajudar a alcançar o sucesso em avaliações.

 

A importância das avaliações

 

Em uma pesquisa feita pela PhoCusWright para o TripAdvisor, foi identificado que 53% dos participantes não se comprometem com a reserva de um produto turístico até lerem as avaliações dos clientes que já optaram por aquele serviço.

A pesquisam também identificou que entre os respondentes, 80% disseram que liam de 6 a 12 revisões por vez antes de tomar a decisão final e efetuar a reserva. Uau! Você consegue entender a importância desses números?

Mais do que em empresas, as pessoas confiam em outros consumidores. Por mais que as estratégias de Marketing estejam cada vez mais criativas, uma das principais e melhores formas de venda ainda é o boca a boca. 

E o que seria às avaliações que não uma nova espécie de boa a boca?

 

Conteúdos que você também pode gostar:

 

Como conseguir avaliações?

 

É possível conseguir avaliações de experiências de clientes em seus passeios em diversas redes sociais e plataformas, como é o caso do Facebook e do Tripadvisor. Cabe a você ver qual desses é mais viável e pertinente para o público da sua empresa.

Apesar disso, o ato de persuadir os clientes a escreverem suas opiniões nas redes sociais ainda pode parecer trabalhoso e cansativo para os funcionários do seu negócio.

Entretanto, há diversas formas de fazer o seu público se sentir à vontade e deixar a avaliação ao final do passeio/serviço em questão. Vamos te dar algumas dicas que irão te ajudar com isso.

 

Pergunte sobre como está sendo o passeio

Saber a opinião dos seus clientes enquanto o passeio ainda estiver acontecendo é uma das melhores formas de convencê-los a publicarem comentários sobre a experiência vivida.

Momentos antes do final do passeio é a melhor ocasião para pedir que deixem os comentários nas plataformas de avaliação.

 

Seja encantador na abordagem

Um excelente atendimento é a melhor tática para conquistar o seu cliente e fazer com que ele fale bem do seu negócio, retornando futuramente. Dessa forma, é de fundamental importância que a abordagem seja feita com muita atenção às reações e expectativas do cliente.

 

3 mulheres de regata branca e shorts pretos em pé na formação rochosa marrom durante o dia

Uma ótima maneira de gerar avaliações positivas é proporcionando uma experiência inigualável e única.

Recompense seus funcionários

É importante que haja uma motivação em sua equipe a fim de que com o trabalho de seus colaboradores (sejam eles guias turísticos, atendentes e afins) sua empresa alcance melhores avaliações do público.

Para isso, é necessário que se faça uma ação de incentivo, encorajando a equipe a alcançar bons resultados, como por exemplo recompensando-os com brindes ou com o título de “melhor funcionário do mês” ou “funcionário Nº1 em avaliações”. 

 

Dê um retorno aos feedbacks


É de extrema importância que você responda todos comentários deixados em suas redes sociais, em especial as avaliações feitas após o término do passeio.

Os clientes querem se sentir especiais e necessitam da atenção da sua empresa. Os tornar mais próximos com palavras gentis e atenciosas é uma ótima forma de fazer isso.

Ah, e ainda que os comentários sejam relatos de experiências negativas é de fundamental importância que sejam respondidos e solucionados.

Mostre que gostou das avaliações


Repostar esse conteúdo em suas redes sociais faz com que seus clientes se sintam íntimos da sua empresa, além de fidelizá-los. Isso faz com que esses comentários se tornem visíveis para outras pessoas, o que passa credibilidade e atrai mais consumidores para o seu negócio.

 

Agora é hora de colocar em prática


Agora que você conhece as cinco práticas essenciais para receber avaliações impactantes, é hora de colocá-las em ação! Lembre-se, ao oferecer experiências autênticas e memoráveis, você estará abrindo portas para avaliações positivas que irão impulsionar o seu negócio de turismo.

Com dedicação e uma pitada de inovação, você estará no caminho para receber avaliações inspiradoras e conquistar o coração dos viajantes mais conectados.

Seja sempre grato pelas críticas construtivas e use-as como combustível para melhorar constantemente. No mundo do turismo, a jornada é tão importante quanto o destino, e você está no caminho certo para oferecer uma jornada verdadeiramente especial.

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

4 dicas que irão levar seus clientes do Whatsapp e Instagram para sua loja virtual

Todos nós sabemos que as pessoas buscam comodidade e praticidade no momento de realização de compras online e que o hábito de vender pelo Whatsapp e Instagram (Direct) ainda é muito comum entre os lojistas do turismo, entretanto também se faz necessário estimular os clientes a realizarem as compras de seus passeios, ou atrativos turísticos, […]

LEIA MAIS →

Janeiro, um mês de novidades!

A cada começo de ano, nós temos a oportunidade de ser uma pessoa melhor a cada ano, desenvolvendo nossas habilidades. Esses ensinamentos se aplicam a qualquer fator da vida, inclusive à nossa plataforma. Garantindo a melhoria do nosso sistema, as mudanças do ano novo chegaram por aqui.  Ficou curioso para saber? Então, não perde a […]

LEIA MAIS →

Utilize o Selo do Turismo Responsável para oferecer segurança aos turistas e atraia mais visitantes

O Selo do Turismo Responsável foi criado para que os turistas e trabalhadores se sintam mais seguros, a fim de retomar o crescimento do setor.

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour