Leitura: 3 minutos

Em um mundo onde a internet é caracterizada como um importante instrumento de venda, sabemos a necessidade de ter um negócio bem avaliado no meio digital. Atualmente as empresas de turismo estão buscando novas formas de conquistar os seus clientes através de diversas estratégias na rede, como por exemplo vídeos no youtube, postagens no Instagram e afins, e acabam dando pouca importância às avaliações do seu negócio na web.

É possível conseguir avaliações de experiências de clientes em seus passeios em diversas redes sociais e plataformas, como é o caso do Facebook e do TripAdvisor. Cabe a você ver qual desses é mais viável e pertinente para o público da sua empresa.

Em uma pesquisa feita pela PhoCusWright para o TripAdvisor, foi identificado que 53% dos participantes não se comprometem com a reserva até lerem as avaliações dos clientes que já optaram por aquele serviço e 80% disseram que liam de 6 a 12 revisões por vez antes de tomar a decisão final e efetuar a reserva.

Apesar disso, o ato de persuadir os clientes a escreverem suas opiniões nas redes sociais ainda pode parecer trabalhoso e cansativo para os funcionários do seu negócio, entretanto há diversas formas de fazer o seu público se sentir à vontade e deixar a avaliação ao final do passeio/serviço em questão. Vamos te dar algumas dicas que irão te ajudar com isso.

  1. Pergunte sobre como está sendo o passeio
    Saber a opinião dos seus clientes enquanto o passeio ainda estiver acontecendo é uma das melhores formas de convencê-los a publicarem comentários sobre a experiência vivida. Momentos antes do final do passeio é a melhor ocasião para pedir que deixem os comentários nas plataformas de avaliação. 
  2. Seja encantador na abordagem
    Um excelente atendimento é a melhor tática para conquistar o seu cliente e fazer com que ele fale bem do seu negócio, retornando futuramente. Dessa forma, é de fundamental importância que a abordagem seja feita com muita atenção às reações e expectativas do cliente. 
  3.  Recompense seus funcionários
    É importante que haja uma motivação em sua equipe a fim de que com o trabalho de seus colaboradores (sejam eles guias turísticos, atendentes e afins) sua empresa alcance melhores avaliações do público. Para isso, é necessário que se faça uma ação de incentivo, encorajando a equipe a alcançar bons resultados, como por exemplo recompensando-os com brindes ou com o título de “melhor funcionário do mês” ou “funcionário Nº1 em avaliações”. 
  4. Dê um retorno aos feedbacks
    É de extrema importância que você responda todos comentários deixados em suas redes sociais, em especial as avaliações feitas após o término do passeio. Os clientes querem se sentir especiais e necessitam da atenção da sua empresa. Os tornar mais próximos com palavras gentis e atenciosas é uma ótima forma de fazer isso. Ah, e ainda que os comentários sejam relatos de experiências negativas é de fundamental importância que sejam respondidos e solucionados.

  5. Mostre que gostou das avaliações
    Repostar esse conteúdo em suas redes sociais faz com que seus clientes se sintam íntimos da sua empresa, além de fidelizá-los. Isso faz com que esses comentários se tornem visíveis para outras pessoas, o que passa credibilidade e atrai mais consumidores para o seu negócio.