A inovação em turismo é a tônica dos novos tempos

É correto afirmar que o mercado turístico é um setor inovador por natureza, que se reinventa com uma facilidade maior que outros ramos.

Porém, a fatídica pandemia de Covid-19, que se abateu sobre o mundo entre 2020 e 2022, lançou ainda mais luz sobre o tema inovação em turismo.

Como você deve lembrar, durante esses dois anos as atividades turísticas foram totalmente paralisadas pelas restrições sanitárias provocadas pela pandemia.

Agora, com a vibrante retomada do setor turístico, os empreendedores começam a pensar mais criativamente para os seus negócios.

Mas, o que de fato é inovação em turismo e como aproveitar esse conceito para crescer? Nos tópicos a seguir nós comentamos esse assunto.

O que podemos classificar como inovação em turismo? 

Quando falamos de inovação em turismo logo vem à mente a interação entre turismo e tecnologia, e isso não é à toa.

Afinal, a tecnologia tem mudado muitos paradigmas dentro do setor turístico, trazendo mais conforto e praticidade aos consumidores e criando novas oportunidades para os empreendedores.

Para exemplificar esse fato, um estudo publicado pela Scielo Brasil trouxe uma amostra do quão importante a tecnologia tem sido para a prática turística, sobretudo para turistas que estão na terceira idade.

Por outro lado, não podemos deixar de citar que a inovação em turismo não pode ser chamada assim se não for contínua.

Em outras palavras, se você tem um negócio posicionado no setor turístico e quer inovar, precisa manter-se em constante movimento. Não basta apenas utilizar as tecnologias mais recentes.

Com isso, podemos inferir que inovar em turismo é, basicamente, criar novas formas de solucionar problemas e incrementar soluções já existentes.

O que a tecnologia já mudou no turismo?

Tecnologia e inovação no turismo

Como citamos anteriormente, falar de inovação em turismo sem citar as tecnologias empregadas na área é praticamente impossível.

E como não poderia deixar de ser, os multimeios tecnológicos transformaram o panorama do mercado turístico em diversos aspectos.

O maior e talvez principal exemplo disso é a forma de fazer compras de produtos e serviços turísticos, que hoje são quase totalmente realizadas pela internet.

Outros avanços tecnológicos que podemos classificar como inovação em turismo, são:

  • A praticidade de comprar passagens, hospedagem, traslado e outros serviços todos de uma única vez, no formato de pacote de viagem.
  • Possibilidade de conhecer detalhes dos destinos antes mesmo de fazer a viagem.
  • As mais diversas formas de pagamento que são feitas em sua maioria sem contato físico.
  • Uso de Inteligências Artificiais (IA) e da Internet das Coisas (IoT) para melhorar a experiência em passeios turísticos.

Esses são apenas quatro dos vários aspectos do mercado turístico que foram modificados para melhor pelas novas tecnologias. Eles representam a inovação no sentido mais puro da palavra!

Como inovar na área do turismo?

Muitas pessoas que se interessam por inovação em turismo, querem na verdade saber como podem inovar nos seus próprios negócios.

Se você é um desses empreendedores ávidos por fazer coisas novas, nesse bloco do texto nós queremos falar diretamente com você.

Reforçando o que estamos falando até aqui, praticar a inovação no mercado turístico é um processo que não deixa de ser tecnológico, mas é contínuo e, portanto, deve ter pitadas de autoralidade.

Nesse sentido, apresentamos nos tópicos abaixo 3 dicas que podem acender a chama inovadora dentro de você. Vale a pena ler!

Busque soluções para o seu negócio

Uma das principais formas de praticar a inovação em turismo é ir a fundo na tecnologia, como já repetimos aqui nesse artigo.

Tenha em mente que a tecnologia irá trazer principalmente praticidade e segurança para você e seus clientes. Isso já é motivo suficiente para utilizá-la.

Muitos empreendedores, não apenas do setor turístico, vêem seus negócios naufragarem justamente por terem processos internos complicados e burocráticos, que poderiam ser facilitados com o uso de tecnologia.

Assim, podemos afirmar com certeza que a inovação em turismo passa também pela busca de soluções que vão "destravar" os empreendimentos, melhorando o relacionamento com a clientela.

E quando o assunto é solução para negócios do setor turístico, o Paytour se destaca com muito louvor. Aqui nós temos um plantel completo de ferramentas que vão facilitar o dia a dia do seu negócio

São aplicativos, chatbots, motores de reserva e outros meios tecnológicos indispensáveis hoje em dia. Chegou a hora de chamar o Paytour e dizer adeus às palavras transtorno e dificuldade!

Ofereça experiências personalizadas aos seus clientes

Oferecer experiências personalizadas é uma inovação no turismo

Estudos realizados recentemente, antes e depois da pandemia, apontam que o comportamento dos turistas brasileiros está mudando.

Essas amostragens científicas demonstram que, sobretudo, as pessoas buscam mais segurança, controle de gastos e experiências mais intimistas.

Levando isso em consideração, uma ótima forma de inovar em turismo é justamente oferecer experiências adaptadas ao gosto do turista.

Implementando isso na sua empresa, você estará saindo do básico padrão atual de oferecer uma série de opções ao cliente e simplesmente deixá-lo escolher conforme melhor lhe convier.

Em contraponto, vá mais a fundo, entreviste as pessoas e extraia delas as suas expectativas. Com essas informações em mãos, você poderá oferecer serviços e produtos que atendam a aqueles desejos.

Isso aumentará a sensação de "dinheiro bem gasto" nos seus clientes, gerando efeitos como a fidelização e o aumento do "boca a boca" positivo sobre a sua empresa.

Uma maneira muito eficaz de colocar essa dica em prática é utilizar o TripAdvisor

Ofereça os seus serviços de uma forma diferente

A nossa última dica para você que está refletindo sobre inovação em turismo, é fazer um marketing diferenciado dos demais.

Para tanto, você precisa analisar as estratégias de marketing utilizadas de forma a criar projetos de propaganda destacados, que chamem a atenção dos clientes por motivos diferentes.

Nesse sentido, uma "dica dentro da dica" é fugir de clichês, de disparos genéricos e de cases já "batidos". Analise o seu público-alvo e invista na criação de materiais interessantes para as pessoas que o compõem.

Cases de inovação em turismo: exemplos a serem seguidos 

Antes de finalizar o nosso artigo, queremos demonstrar, na prática, o que de fato é inovação em turismo. Para fazer essa demonstração, separamos dois cases de sucesso que são ótimos exemplos. 

Confira nos tópicos abaixo o que algumas agências de turismo de Roma e uma agência de turismo gaúcha têm em comum no quesito inovação.

Agências de turismo de Roma 

O nosso primeiro exemplo de empreendimento que usa e abusa da inovação em turismo é o trabalho realizado por algumas das principais agências de turismo de Roma, capital da Itália.

Em parceria com empresas de tecnologia, essas agências passaram a oferecer passeios virtuais pelas principais atrações da cidade.

Esses passeios podem ser feitos tanto à distância, pela internet, quanto in loco, enquanto os turistas visitam o lugar. Em ambos os casos, são utilizadas tecnologias de realidade aumentada e virtual, com o metaverso.

Com isso, entusiastas do mundo inteiro finalmente têm a possibilidade de visitar monumentos e locais históricos como o Coliseu, o Fórum de Roma, o Circo Máximo e o Vaticano, por exemplo.

Por outro lado, quem vai presencialmente à Cidade Eterna pode aproveitar melhor os seus passeios, em experiências imersivas que ligam o presencial ao virtual.

Gramado sua Viagem

Por fim, temos a inspiradora história da agência de turismo gaúcha Gramado sua Viagem, que comercializa roteiros personalizados nas cidades de Gramado e Canela, dois dos principais destinos turísticos do país.

Em depoimento, o empresário Maurício Vargas, dono da agência, explicou que tinha muitos problemas para emitir vouchers para os clientes que contratavam os serviços da Gramado sua Viagem.

A solução encontrada para resolver o problema foi contratar o sistema de emissão de vouchers do Paytour, que eliminou esse dilema. Com isso, o empresário demonstrou que, por vezes, para inovar e evoluir é necessário firmar parcerias. Conheça a loja online deles: https://gramadosuaviagem.com.br/

Histórias de sucesso como a de Maurício Vargas e das agências romanas demonstram que, de fato, a tônica do turismo nos tempos atuais é a inovação. Portanto, seja um inovador você também!

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Como o seu e-commerce de turismo pode atuar na Black Friday

A Black Friday trata-se de uma tradição estadunidense que se caracteriza pela redução no valor de produtos e serviços comercializados durante a última sexta-feira do mês de novembro. A prática de dar desconto aos clientes nesse período se popularizou também aqui no Brasil, se iniciando em 2010 pelos e-commerces, e hoje é muito usada em […]

LEIA MAIS →

Veja como o Paytour ajudou o Meia-Noite em Paris com as vendas online

O Meia-Noite em Paris é uma opção de turismo, para brasileiros na capital francesa, que tem como objetivo explorar a cidade por meio de passeios turísticos usando bike ou caminhando, tudo isso contando com roteiros e horários inovadores para uma melhor experiência do cliente e conta também com a presença do Paytour em suas vendas […]

LEIA MAIS →

Por que investir em um e-commerce voltado para o turismo?

        As vendas pela internet crescem cada dia mais, os chamados E-commerces vem fazendo sucesso no Brasil. O seu crescimento já era garantia de sucesso antes mesmo da pandemia do Coronavírus, porém com o confinamento da sociedade brasileira, os lojas virtuais aumentaram em grandes níveis.         Segundo o relatório […]

LEIA MAIS →

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Comercial

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour

Vende passeios, atividades ou atrativos turísticos?