Ao contrário do que muito se pensa, a transformação digital no turismo não está relacionada apenas às novas tecnologias. Ela vai muito além disso!
Todos os anos milhões de pessoas viajam pelo Brasil, vindo de fora do país ou fazendo turismo doméstico. Esse fluxo fomenta o mercado turístico brasileiro, que é um dos mais fortes do mundo.
Nesse sentido, para ter sucesso nos negócios, os empreendedores do mercado turístico precisam, além de contar com bons serviços prestados e com a exuberância dos atrativos turísticos do Brasil, entender melhor o perfil do viajante brasileiro.
Afinal, cada turista tem um tipo de expectativa diferente em torno da viagem que está fazendo, o que acaba impactando diretamente o seu planejamento.
Com isso, têm-se por “perfil do viajante brasileiro” um agrupamento de aspectos que apontam para o comportamento dos turistas que viajam pelo Brasil.
Entender o perfil do viajante brasileiro é, em suma, criar uma persona do indivíduo que será atendido em um estabelecimento do ramo turístico.
Por causa disso, é de fundamental importância conhecer as peculiaridades desses indivíduos.
Com o intuito de ajudar você, empreendedor do mercado turístico, criamos uma lista com informações que podem esclarecer melhor esse assunto.
Nos tópicos abaixo existem muitos dados colhidos de uma pesquisa feita pela revista Viagem e Turismo, do grupo Abril, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Esse levantamento aponta diversos detalhes sobre os hábitos das pessoas que viajam pelo Brasil. Veja!
Segundo a pesquisa, cerca de 32% dos viajantes brasileiros são classificados como pessoas vencedoras.
Em geral, esses indivíduos possuem uma boa estabilidade financeira, bom nível intelectual e bastante segurança acerca do que querem.
Com isso, pode-se esperar um nível maior de exigência desses indivíduos quanto a qualidade no atendimento e nos serviços prestados durante a viagem.
Além disso, a maioria desses turistas prefere viajar em datas comemorativas e feriados prolongados. A maioria das viagens são também planejadas com antecedência.
Ainda segundo o levantamento, a maioria dos turistas que viajam pelo Brasil são mulheres, totalizando 52%, frente a 48% de homens.
Dentre esse total, 55% dos viajantes são casados e 45% solteiros, que transitam pelas classes sociais A, B e C.
Quanto à distribuição das faixas etárias dos viajantes brasileiros, temos uma grande flutuação.
Confira na lista abaixo:
Vale ressaltar que 73% dos viajantes são jovens adultos e pessoas de meia idade.
Talvez a dedução dos destinos prediletos seja o aspecto mais complicado a ser resolvido na hora de traçar o perfil do viajante brasileiro.
Contudo, tendo em vista a sucesso de alguns desses locais, é possível apontar estes:
No que diz respeito ao dinheiro investido em viagens, vale a pena destacar que a maioria dos brasileiros acredita que viajar é mais satisfatório que adquirir bens materiais.
Isso quer dizer que fora os gastos essenciais, as pessoas estão dispostas a investir em boas experiências turísticas.
Para endossar esse fato, também é válida a informação que a grande maioria daqueles que desejam viajar, acreditam que podem economizar na viagem.
Portanto, oferecer serviços com bom custo-benefício pode ser um grande atrativo.
Nenhum levantamento sobre o perfil do viajante brasileiro seria realmente completo sem que os tipos de turistas fossem relembrados.
Por causa disso, confira abaixo uma lista rápida contendo essas variantes:
A pandemia de coronavírus, que espalhou a temível Covid-19 pelo mundo entre 2020 e 2022, de fato afetou grandemente o mercado turístico.
Mas para além das mudanças mercadológicas e dos prejuízos causados pelo fechamento de aeroportos e atrativos turísticos, essa pandemia modificou a forma com que os consumidores de turismo veem a atividade.
Várias pesquisas foram feitas com o intuito de mapear esse “novo normal”, e a maioria delas decreta os seguintes pontos:
Em suma, é possível dizer que as pessoas estão mais ávidas por novas experiências ao passo que desejam economizar dinheiro e se proteger.
Como citamos anteriormente, entender o perfil do viajante brasileiro, sobretudo no cenário pós-pandêmico, possibilita a criação de uma persona.
Esse termo, que é bastante utilizado no marketing digital, se refere ao público-alvo de determinado esforço de marketing.
Dessa forma, saber qual é o perfil dos turistas que podem chegar até você, pode esclarecer quais são as adequações necessárias para melhor atendê-lo.
Portanto, a dica é: jamais negligenciar as preferências do turista e diversificar os produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio.
Vale também analisar o roteiro e o cenário turístico em que o seu estabelecimento está inserido, pois isso conta muito.
A partir da assimilação do perfil do viajante brasileiro e das peculiaridades de cada grupo, chega então o momento de criar estratégias para atrair esses turistas.
Para tanto, analise o seu negócio a fundo para entender para quem ele é destinado e o que você pode melhorar na prestação de serviços aos viajantes.
O Paytour criou um artigo totalmente dedicado ao entendimento do marketing aplicado ao turismo que pode ajudar bastante nessa etapa.
No que diz respeito a entender os hábitos dos turistas que viajam pelo Brasil, o principal desafio é acertar na previsão dos passos da pessoa.
Afinal, apesar de termos uma boa noção de quem são esses viajantes e do que querem, não dá para afirmar com certeza as atitudes que eles terão.
Porém, para aproveitar as grandes oportunidades que o lucrativo mercado turístico brasileiro oferece, é preciso pelo menos tentar.
Para melhor atender os seus clientes, use e abuse da internet, por meio de serviços especializados com o Paytour.
Faça enquetes, lance formulários online e colha o máximo de dados que indiquem as preferências dos seus possíveis clientes.
Para isso é necessário ter forte presença no meio digital, com perfis em redes sociais, site institucional e blogs.
Em resumo, para entender o que querem os viajantes e atender às suas expectativas, é necessário estar próximo dessas pessoas, conectar-se mesmo que à distância.
Ao contrário do que muito se pensa, a transformação digital no turismo não está relacionada apenas às novas tecnologias. Ela vai muito além disso!
De fato, o maior feriado do ano está chegando, mas o que queremos saber é: sua empresa está preparada para atender seus clientes nesse período? Vem saber mais como podemos estar te auxiliando nesse momento. Embora o feriado de carnaval esteja vindo com algumas mudanças, […]
Entenda a importância das vendas antecipadas para os atrativos turísticos e veja dicas para incentivar a retomada do turismo nos próximos meses.