Turismo LGBT no Brasil: entenda a sua importância e oportunidades

A pauta sobre turismo LGBT no Brasil é mais uma vertente que surge dessa imensa árvore que é o mercado turístico nacional.

Essa discussão surge da necessidade de falarmos sobre a inclusão de turistas LGBTQIA+ nos espaços turísticos.

Contudo, para além de uma necessária pauta de conscientização, estamos falando também de uma fonte de oportunidades para empreendedores do ramo turístico.

Você já tinha ouvido falar sobre o turismo LGBT no Brasil?

Qual é a importância da discussão sobre o turismo LGBT no Brasil?

A importância da discussão sobre turismo LGBT no Brasil

17 de maio é a data escolhida como Dia Internacional Contra a LGBTfobia. Essa data relembra um dia histórico, ocorrido em 1990, em que a homossexualidade foi retirada do catálogo de doenças da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Nesse mesmo sentido, o dia 28 de junho também é marcado pelas comemorações do Dia Internacional do Orgulho LGBT. Essa data é mais antiga, tendo sido instituída em 1969 com a primeira parada gay dos Estados Unidos, em Nova York.

Essas datas são simbólicas e representam marcos de virada e mobilizações globais que visam deter o preconceito, inclusive no Brasil.

Contudo, apesar de todos os avanços ocorridos ao longo do tempo, segundo o Trans Murder Monitoring (Observatório de Assassinatos Trans, em tradução do inglês), o Brasil é um dos países mais violentos para pessoas transexuais.

Em levantamento feito em 2020, a organização internacional apontou que cerca de 124 pessoas trans foram assassinadas no país por questões relacionadas ao seu gênero.

O mais estarrecedor é que, ainda segundo o Observatório, o Brasil está há mais de 13 anos na lista dos países mais hostis ao público LGBT, já que os levantamentos feitos em 2020 se mantiveram precisos em 2021.

Diante dessas tristes estatísticas, é fácil perceber os motivos pelos quais é importante falar sobre turismo LGBT no Brasil.

Longe de ser um problema apenas para transexuais, o preconceito contra pessoas desse público têm dificultado a implantação de medidas que melhorem as suas experiências turísticas.

Portanto, é importante não apenas discutir, mas indicar os caminhos que os empreendedores do mercado turístico brasileiro precisam percorrer nesse ramo de atuação.

Fórum de Turismo LGBT do Brasil: um marco na propagação do tema

O Fórum de Turismo LGBT do Brasil é um evento anual, criado em 2017, que visa a discussão de medidas para combate ao preconceito.

A última edição aconteceu no dia 30 de Setembro de 2021, e a data para 2022 ainda não está confirmada.

O último encontro reuniu várias personalidades e autoridades ligadas ao turismo e a organizações LGBTQIA+.

Discussões enriquecedoras foram feitas e novidades no setor foram apresentadas.

A realização do Fórum de Turismo LGBT do Brasil é de fato um marco histórico na luta para melhorias do turismo LGBT no Brasil.

Os números desse setor do mercado turístico

Como dissemos no início do artigo, além de uma discussão importante no âmbito da conscientização, falar sobre turismo LGBT no Brasil também é tratar de uma oportunidade de ouro.

Em maio de 2021 a Associação Internacional de Turismo LGBTQ+ revelou em um levantamento que cerca de 60% dos turistas LGBTQIA+ estavam ansiosos para viajar no segundo semestre. Nós estamos ansiosos para saber se conseguiram e como foram acolhidos nos destinos escolhidos.

Aliado a isso, é também informado pela empresa que o turismo LGBT é cerca de 30% mais rentável que o turismo convencional.

Com toda essa potência, estima-se que o segmento movimente cerca de R$ 3 milhões anualmente em todo o mundo.

Isso porque o turista LGBT costuma ser mais ávido por experiências, uma vez que geralmente não têm tantas oportunidades de viajar.

Por tudo isso, é recomendado que você, empreendedor do ramo turístico, procure mais informações sobre como acolher melhor turistas gays, lésbicas, trans, bissexuais e afins.

As cidades brasileiras que melhor acolhem os turistas LGBT

As cidades mais acolhedoras para turismo LGBT no Brasil

Como já era de se imaginar, existem algumas cidades que proporcionam melhores experiências para turistas LGBT.

Vale destacar que em geral os estabelecimentos que orbitam o mercado turístico nacional são bastante acolhedores, não importando a cidade onde estejam localizados.

Entretanto, todos hão de convir que as maiores cidades oferecem mais opções de programas turísticos para pessoas desse grupo.

Como campeãs no acolhimento e integração às disposições do turismo LGBT no Brasil, podemos citar:

  • São Paulo (SP): a capital econômica do Brasil, maior cidade da América Latina e uma das maiores metrópoles do mundo, também é grande em inclusão.
  • Rio de Janeiro (RJ): conhecida como cidade maravilhosa, a antiga capital do Brasil Império é um prato cheio para turistas LGBT.
  • Belo Horizonte (MG): a icônica BH possui grandes atrativos turísticos acolhedores ao público LGBTQIA+.
  • Florianópolis (SC): Floripa, a capital dos catarinenses, é a “ilha da magia” também para os turistas LGBT.
  • Salvador (BA): a capital do axé e de todos os santos possui grande tradição no acolhimento a turistas, não importando o seu gênero.
  • Belém (PA): a capital do estado do Pará é uma das cidades com maior bagagem histórica do Brasil. Lá, os turistas LGBTQIA+ podem transitar em paz.

Além dessas capitais, existem muitas outras metrópoles e cidades menores que são conhecidas por integrarem boas rotas de turismo LGBT no Brasil.

Que esse bom exemplo reverbere! 

Conheça alguns influenciadores que atuam nesse universo e se inspire nessas histórias

A internet é o grande point para a difusão de ideais acerca do turismo LGBT no Brasil.

E como todo bom assunto, existem muitos influenciadores que falam sobre esse tema nas redes sociais.

Veja abaixo alguns perfis interessantes para se inspirar sobre como fazer um turismo LGBT proveitoso:

  • Rafael Leick, criador do portal Viaja Bi! (@viajabi - @rafaleick)
  • Lucas Diniz e Flávio Santos, criadores do Carona Pra Dois (@caronapradois)
  • Aline e Renata, criadoras do Mundo Sem Muros (@mundosemmuros)
  • Gustavo Furtado e Luiz Maciel, criadores do Reservas pra Dois (@reservaspradois)
  • Fabio Pastorello e Cleber Alcantara, criadores do Viagens Cinematográficas (@viagenscine)
  • Tiago Dias, criador do perfil Bicha Preta pelo Mundo (@bichapretapelomundo)
  • Francis Carvalho e Emile Ribeiro, criadoras do Apaixonadas Por Aí (@apaixonadasporai)
  • Lucas Caparroz e Vitor Garcia, criadores do LGBT Trip (@lgbtrip)
  • Tavinho Furtado, criador do Gay Travel and Fun (@gaytravelandfun - @tavinhu_furtado - @maiorviagem)
  • Nicolas Guerra, o Mochilek (@mochilek)

Esses são apenas alguns dos maiores influenciadores do turismo LGBT no Brasil. Existem dezenas de outros bons perfis para se inspirar. Aprecie!

O que é preciso para proporcionar um turismo gay-friendly?

Você deve estar se perguntando: “mas o que seria o turismo gay-friendly?”

Essa é apenas uma expressão que define boas práticas de acolhimento e conforto para turistas LGBT.

Para facilitar o seu entendimento, listamos algumas coisas que você pode fazer para adequar o seu negócio e a sua própria mentalidade para a chegada de turistas gays, lésbicas, trans e bissexuais.

Confira:

  • Procure conteúdos educacionais a respeito do tema
  • Adeque o seu estabelecimento para proporcionar maior segurança física aos seus clientes LGBTQIA+
  • Se o seu negócio oferece passeios turísticos ou outros atrativos outdoor, crie protocolos de segurança física e mental para turistas LGBT
  • No momento do acolhimento e primeiro contato com os viajantes, faço-os se sentir confortáveis e acolhidos, mas de forma natural 
  • Se você tiver funcionários, invista no treinamento deles com respeito a essas pautas
  • Mantenha o foco na generosidade, empatia e respeito total, sempre que interagir com os turistas LGBT
  • Invista em ações promocionais para comemorar os dias 17 de maio e 28 de junho, oferecendo condições especiais e outras facilidades para clientes LGBT

Vale ressaltar que essas boas práticas cabem em todos os tipos de estabelecimentos do ramo turístico, o que inclui hotéis, pousadas, restaurantes, agências e etc.

Posicione o seu negócio com respeito a essa pauta!

Casal fazendo turismo LGBT no Brasil

Ao ouvir falar de turismo LGBT no Brasil, muitos empresários começam a refletir sobre como se posicionar acerca do tema.

Existem basicamente dois posicionamentos que podem ser adotados nesse sentido: o amigável e o exclusivo.

Para sermos mais diretos, acreditamos que o posicionamento que você deve adotar no seu negócio é o de amigável aos turistas LGBTQIA+.

Criar uma exclusividade pode ser comercialmente nocivo, uma vez que no que se trata de negócios, o ideal é ser abrangente.

Portanto, torne o seu negócio inclusivo sem ser restritivo. 

Lembre-se: discursos e militâncias vazias não resolvem o problema da LGBTfobia, mas as ações sim.

Pratique atitudes repelentes ao preconceito no dia-a-dia do seu negócio. 

Fazendo isso, você colherá as oportunidades que o turismo LGBT no Brasil podem oferecer, além de estar fazendo a coisa certa, ética e humanamente falando!

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

Dicas de como elaborar um roteiro turístico: confira este guia completo!

Pode parecer difícil entender como elaborar um roteiro turístico, mas nesse artigo nós ensinamos você a fazer um de forma prática e fluida. Confira!

LEIA MAIS →

Saiba como a Recept tem contribuído para o turismo brasileiro

Criada recentemente, a Recept (Associação Brasileira de Turismo Receptivo) tem ajudado a aquecer o setor turístico brasileiro. Saiba mais!

LEIA MAIS →

A real importância das mulheres no turismo do Brasil e do mundo

Falar de mulheres no turismo é falar de força, crescimento, construção, sustentação e permanência no setor, pois as oportunidades não param de surgir.

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour