Venda antecipada para atrativos turísticos: como explorar essa estratégia poderosa

Depois de um ano desafiador e de muitos prejuízos para o setor de turismo, com o avanço da vacinação em todo o país, a expectativa é que a retomada das viagens seja impulsionada em 2021, principalmente nas datas festivas do final de ano.

É o que esperam especialistas do setor e o que dizem estudos realizados por grandes agências de viagem para entender a intenção dos viajantes nos próximos meses.

Por aqui, nós já falamos sobre a transformação no comportamento dos turistas, causada pelas medidas sanitárias.

Além disso, trouxemos estratégias de marketing para atender a esta nova demanda e impulsionar as vendas dos atrativos turísticos.

Agora, pensando nas vendas dos nossos parceiros, vamos aprofundar uma das estratégias mais importantes e eficientes para o futuro do turismo: a venda antecipada.

Abaixo listamos as melhores práticas desse método, qual a importância de colocar o cliente no centro dessa estratégia e por quê esta iniciativa pode salvar a saúde financeira do seu atrativo turístico, no presente e no futuro.

Conheça as melhores práticas de venda antecipada para atrativos turísticos

Tradicionalmente, o setor de turismo sempre trabalhou com a venda de viagens agendadas com período considerável de antecedência. Então, o que muda dessa vez com as vendas antecipadas?

A fim de fazer o viajante se sentir mais seguro ao comprar viagens, as vendas antecipadas são feitas acompanhadas de benefícios, como ofertas especiais, descontos, brindes, entre outras coisas que tornam a compra um ótimo negócio para o viajante - e por isso, inadiável.

Alguns exemplos são:

  • Descontos especiais e com datas flexíveis
  • Atividades ou passeios extras, estadia e alimentação incluídos no pacote
  • Possibilidade de remarcar a viagem sem custos ou prejuízos

Na prática, pode ser difícil vender mais barato em um cenário pós-pandemia, que ainda é negativo ou incerto para a maioria dos negócios. 

No entanto, entre manter a operação funcionando com ofertas promocionais e manter preços lucrativos que não vendem, vale a pena pensar momentaneamente.

Tais medidas serão fundamentais para recuperar a confiança do consumidor e fazer com que ele se sinta incentivado e seguro para a viajar.

A importância das datas flexíveis

Com a pandemia, a incerteza foi constante na vida das pessoas ao longo dos últimos meses. 

Calendário escolar e faculdades; comércio e shoppings; parques, cinemas e áreas de lazer; todos viveram momentos de muita incerteza, assim como o turismo.

As medidas locais, determinadas por meio dos decretos municipais, afetaram os negócios e os consumidores em cheio.

Enquanto os negócios passaram a viver a incerteza do faturamento mensal, as pessoas passaram a conviver com a possibilidade de terem os planos cancelados a qualquer momento em consequência das medidas sanitárias.

Por este motivo, as datas flexíveis se tornaram fundamentais para que os viajantes possam comprar sem ter prejuízos no futuro e para que os atrativos possam contar com a entrada de dinheiro.

Para o seu negócio conquistar a confiança do viajante, atraí-lo, manter o faturamento e até mesmo aumentar o lucro, será necessário atender a esta nova demanda de relacionamento e política entre atrativos e viajantes.

Incentive o turista a remarcar em vez de cancelar

Enquanto o desafio de vender já é maior do que em outros tempos, lidar com o cancelamento de viagens que já estavam vendidas pode ser o pesadelo de muitos atrativos turísticos.

Por este motivo, a prática de incentivar o cliente a remarcar, ao invés de cancelar a viagem, tem se tornado cada vez mais comum, inclusive entre as instituições reguladoras do setor.

Desta forma, garanta que políticas flexíveis de reagendamento façam parte das negociações do seu atrativo. Mas não apenas isso: certifique-se de incluir essa facilidade nas campanhas de marketing, a fim de garantir que os viajantes sejam informados sobre ela.

Tal estratégia pode ser um grande diferencial para que o seu viajante compre agora e não deixe para depois.

Trabalhe o relacionamento com o viajante

As datas flexíveis servem para trazer mais segurança aos viajantes, no entanto, sozinhas não são capazes de eliminar o desgaste e o sentimento negativo causados pela necessidade de remarcar uma viagem muito esperada.

Por este motivo, os atrativos devem utilizar a oportunidade para formatar uma oferta ou entrega personalizada que seja complementar à viagem adquirida inicialmente, ou ainda, que seja completamente diferente.

O importante é causar algum nível de surpresa ou satisfação que supere os atritos vividos até ali - mesmo que a culpa não seja do seu negócio. 

Faça um overdelivery, ou seja, entregue mais (sem que isso sobrecarregue seu caixa), mas sempre superando as expectativas dos consumidores.

Para isso, é necessário conhecer o perfil do cliente, a fim de utilizar a oferta e abordagem mais adequada para ele.

Muitas vezes, os viajantes ficam na expectativa por meses ou até por mais de um ano e remarcar somente por remarcar pode não ser uma opção em meio à frustração.

Então pense em ofertas ou entregas que possam gerar esse sentimento de satisfação, surpresa ou que seja capaz de trazer expectativas positivas para superar o desgaste.

 Isso vai ser fundamental para incentivar que o turista remarque, nunca cancele.

Utilize ferramentas que auxiliem neste processo

Ao oferecer datas e políticas mais flexíveis para os viajantes, atrativos turísticos devem ter em mente que terão de cumprir com as condições oferecidas para os turistas quando os mesmos forem utilizar o serviço comprado.

Além de monitorar as ofertas entregues de forma personalizada para cada cliente, será necessário contar com soluções que automatizam o controle de disponibilidades, das reservas e produtos vendidos.

A plataforma completa do Paytour já auxilia centenas de receptivos turísticos que vendem online. 

Além de criar uma loja própria para o receptivo, o Paytour auxilia diretamente na gestão das reservas, dos parceiros (afiliados), destinos, das comissões e nas integrações, possibilitando a venda por diferentes canais.

Investir em soluções como o Paytour, além de trazer mais organização e melhorar a gestão, também é decisivo para que administradores possam focar nas estratégias em vez de processos manuais de controle.

Proporcione segurança aos viajantes

Uma prática que se tornou comum é que as pessoas estão buscando informações sobre as medidas sanitárias adotadas por cada destino antes de fechar a compra.

Empresas comprometidas com as medidas de segurança serão as mais procuradas e já existem até mesmo selos, como o Turismo Responsável, Limpo e Seguro, criado para identificar os atrativos que estão cumprindo com as recomendações sanitárias.

Mais do que selos ou certificados, os procedimentos práticos adotados para garantir a segurança dos viajantes serão levados em consideração e, por isso, devem aparecer de maneira clara durante a estadia, mas também devem ser descritos para que o viajante acesse facilmente antes da compra.

Vendas antecipadas como estratégia para sobreviver e prosperar

A estratégia de vendas antecipadas será uma grande aliada para os atrativos turísticos nos próximos meses.

Em um cenário que ainda é repleto de muita insegurança, mas com uma grande demanda de viagens reprimidas, oferecer maneiras dos viajantes terem confiança ao planejar viagens e comprar com antecedência é fundamental neste novo cenário.

Apesar das incertezas, 66% dos participantes de uma pesquisa realizada pela rede hoteleira Four Seasons afirmaram que desejam conhecer novos lugares quando voltarem a viajar.

O dado demonstra que os viajantes estão ansiosos para voltar a ter novas experiências e conhecer novos destinos, contanto que encontrem condições favoráveis e seguras para isso.

Agora bora lá pensar nas suas estratégias de venda antecipadas? Conte com a gente para te ajudar. Sempre que precisar, pode chamar a gente!

Compartilhe esse post
Irineu do Paytour
Irineu do Paytour
Analista de Marketing e Comunicação do Paytour.

Outros artigos que separamos para você

O seu Motor de Reservas com Inteligência Artificial e Chatbot

Reveja os principais pontos do nosso WEBINAR

LEIA MAIS →

Um panorama das principais políticas públicas para o turismo no Brasil

Apesar de ainda não estarem no patamar desejado, existem políticas públicas para o turismo no Brasil que têm feito a diferença para os players do setor.

LEIA MAIS →

Jornada do Cliente: O que é?

              Todos nós, ao adquirir um serviço, passamos por uma jornada até chegar na decisão de compra. Essa jornada varia de acordo com o serviço que você vai oferecer para o cliente. O que acontece é que muitos pensam que a jornada finaliza no momento de compra, porém não […]

LEIA MAIS →
Você é do turismo e não vende online?
Clique aqui que a gente te liga

Solução

Acompanhe nossas redes sociais

Fale com a gente

Comercial

[email protected]

Avaliações

Credenciado

Credenciado

Aceleração

Desenvolvido por Paytour